Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Criação de novas empresas cresce em Portugal, em contraciclo com UE
  2. Preços na produção industrial em Portugal aumentam 15,9% em outubro
  3. Inflação aumentou para 4,1% na zona euro e 4,4% na União Europeia em outubro
  4. Brasil reduz projeção do PIB e prevê inflação mais alta em 2021
  5. Portugal: recorde de exportações para Cabo Verde
  6. Cascas do lixo de 12 concelhos de Évora “transformadas”
  7. Outros

1Criação de novas empresas cresce em Portugal, em contraciclo com UE

eco
O número de novas empresas criadas desceu 3,4% na UE no terceiro trimestre do ano, enquanto as falências registaram uma quebra de 1,3%. Apesar da queda, nasceram mais empresas do que antes da Covid.

2Preços na produção industrial em Portugal aumentam 15,9% em outubro

ri.expresso
“Estes aumentos estão fortemente influenciados pela evolução dos preços da produção de eletricidade, assim como do petróleo e seus derivados, incluindo os produtos químicos e fibras sintéticas”, refere o INE.

3Inflação aumentou para 4,1% na zona euro e 4,4% na União Europeia em outubro

jornaleconomico
No mês anterior a taxa de inflação tinha sido de 3,4% na zona euro e de 3,6% na União Europeia. As taxas anuais mais elevadas foram registadas na Lituânia (8,2%), Estónia (6,8%) e Hungria (6,6%).

4Brasil reduz projeção do PIB e prevê inflação mais alta em 2021

ri.noticiasaominuto
O Brasil reduziu a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 5,30% para 5,10% neste ano e reviu em alta a inflação deste ano para 9,7% (antes projetava 7,9%), de acordo com um relatório divulgado hoje.

5Portugal: recorde de exportações para Cabo Verde

ri.observador
Agroalimentar, produtos agrícolas, materiais de construção, combustíveis e medicamentos foram os principais produtos exportados para Cabo Verde por mais de 2.000 empresas portuguesas.

6Cascas do lixo de 12 concelhos de Évora “transformadas”

ri.noticiasaominuto
As cascas do lixo produzidas pela população de 12 concelhos do distrito de Évora vão poder ser “transformadas” em apoio monetário para instituições públicas de solidariedade social (IPSS) que ajudam pessoas com deficiência da região.

7Outros

dinheirovivo

BCE: Ritmo lento da vacinação pode ameaçar estabilidade financeira

O Banco Central Europeu (BCE) afirmou hoje que o ritmo lento da vacinação contra a covid-19 em algumas partes do mundo pode ameaçar a estabilidade financeira, apesar de a recuperação económica estar já bem encaminhada.

Inflação no Reino Unido em máximos de novembro de 2011

A inflação homóloga no Reino Unido subiu para 4,2% em outubro, contra 3,1% em setembro, o nível mais alto desde novembro de 2011, informou hoje o Office for National Statistics (ONS).

Presidente dos EUA pede ratificação de tratado para reduzir gases superpoluentes

O Presidente dos Estados Unidos apelou na terça-feira ao Congresso para ratificar uma emenda a um tratado internacional que visa reduzir drasticamente os hidrofluorocarbonetos (HFC), gases com efeito de estufa extremamente nocivos.

eco

Empresas gastam mais 693 euros por trabalhador com novo salário mínimo, mas Governo admite apoio

A subida do salário mínimo proposta pelo Governo significa, entre encargos remuneratórios e TSU, mais 693 euros de custos anuais por trabalhador para as empresas. Ministro da Economia admite apoio.

ri.expresso

Deloitte cria dois centros tecnológicos em Portugal e contrata entre 1500 a 2000 pessoas

Localização do projeto foi ganho pela gestão portuguesa numa competição entre várias firmas da consultora a nível mundial.

Perspetiva estável para a zona euro, mas endividamento pode ser um desafio, indica a Moody’s

A Moody’s considera que os “elevados níveis de vacinação, juntamente com planos de investimento a nível nacional e europeu, sustentarão a recuperação económica da zona euro em 2022, apoiando alguma modesta desalavancagem após os aumentos dos rácios da dívida desencadeados pela pandemia”.

ri.lusa

Covid-19: Portugal com 2.527 novos casos e nove mortes

Portugal regista hoje 2.527 novos casos confirmados de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2, o número mais alto desde 02 de setembro, nove mortes e um aumento de internamentos em enfermaria.

Bolsa de Lisboa encerra no ‘verde’ com PSI20 a crescer 0,38%

A bolsa de Lisboa encerrou hoje em alta com o índice PSI20 a crescer 0,38% para 5.675,72 pontos, com os CTT a liderarem as subidas, com 2,58%.

Indústria de componentes para automóvel prevê crescimento de 1,2% nas receitas em 2021

A Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA) prevê um crescimento de 1,2% no volume de vendas em 2021, iniciando assim a recuperação dos efeitos da pandemia de covid-19.

Concorrência multa Auchan, Pingo Doce, Continente e Bimbo Donuts em 24,6 ME por fixação de preços

A Autoridade da Concorrência decidiu multar, num total de 24,6 ME, as cadeias de supermercados Auchan, Pingo Doce e Modelo Continente, bem como a empresa Bimbo Donuts, por fixação de preços.

ri.jornalnegocios

João Leão reitera crescimento de 5,5% e diz que Governo tem mecanismos para implementar PRR

O ministro das Finanças garantiu que o Governo tem mecanismos que lhe permitem manter a execução do PRR, mesmo sem orçamento.

Presidente da República defende reposição do uso de máscara na rua

O Presidente da República defendeu hoje que deve ser reposto o uso obrigatório de máscara na rua, mas remeteu a decisão sobre as medidas a adotar para conter a propagação covid-19 para depois da reunião no Infarmed.

ri.noticiasaominuto

Tribunal de Castelo Branco manda vender massa insolvente da Dielmar

O Juízo de Comércio do Fundão, do Tribunal Judicial da Comarca de Castelo Branco, notificou o administrador da insolvência da empresa de confeções Dielmar para que proceda à liquidação da massa insolvente “com a maior brevidade possível”.

PIB moçambicano cresceu 3,26% no terceiro trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) moçambicano subiu 3,36% no terceiro trimestre, acelerando a tendência de subida registada desde janeiro, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Sonae Sierra diversifica negócios na Europa

A Sonae Sierra anunciou hoje uma nova estratégia de diversificação da atividade na Europa, dadas as já “escassas” oportunidades nos centros comerciais, que passa pela aposta na gestão de fundos de investimento e na promoção imobiliária de projetos urbanos.

ri.observador

Autorretrato de Frida Kahlo vendido por 31 milhões

A obra “Diego y yo”, de Frida Kahlo, foi vendida por cerca de 31 milhões de euros num leilão da Sotheby’s em Nova Iorque, ao fundador do Museu de Arte Latino-americana.

jornaleconomico

Gasóleo desce 0,6 cêntimos por litro e gasolina sobe 0,2 na última semana

O preço médio de venda ao público do gasóleo desceu 0,6 cêntimos por litro entre 08 e 15 de novembro e o da gasolina subiu 0,2 cêntimos por litro, segundo a Entidade Nacional para o Setor Energético.

ri.publico

Matérias-primas que contribuam para a desflorestação deixam de entrar no mercado europeu

Comissão Europeia aprovou proposta para travar a importação de soja, carne, madeira, óleo de palma, café e cacau produzidos em territórios florestais. Produtos derivados, como couro, mobiliário e chocolate também estão na lista das restrições.