Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Aprovado novo apoio à contratação de desempregados e jovens. Empresas podem candidatar-se a partir de janeiro
  2. Custos horários da mão-de-obra sobem 2,5% na zona euro no 3.º trimestre
  3. Economia portuguesa perde fôlego e abranda em dezembro
  4. Lagarde revê contas e anuncia corte no crescimento e mais inflação em 2022
  5. Atividade na zona euro abranda em dezembro devido à subida de contágios com covid-19
  6. Coreógrafa Marlene Monteiro Freitas distinguida nos Prémios Chanel Next
  7. Outros

1Aprovado novo apoio à contratação de desempregados e jovens. Empresas podem candidatar-se a partir de janeiro

ri.expresso
Novo incentivo vai apoiar empresas que contratem a título permanente desempregados e jovens. Apoio a conceder varia entre os 5.318 euros e os 9.573 euros por trabalhador.

2Custos horários da mão-de-obra sobem 2,5% na zona euro no 3.º trimestre

ri.noticiasaominuto
Os custos horários da mão-de-obra aumentaram 2,5% na zona euro e 2,9% na União Europeia (UE), no terceiro trimestre face ao mesmo período de 2020, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.

3Economia portuguesa perde fôlego e abranda em dezembro

ri.expresso
Depois de arrancar o mês a crescer perto de 9% face a 2020, o crescimento da atividade económica travou a fundo na semana terminada a 12 de dezembro.

4Lagarde revê contas e anuncia corte no crescimento e mais inflação em 2022

dinheirovivo
BCE. Em vez de crescer 4,6%, como se antecipava em setembro, economia avança 4,2% em 2022. Inflação acelera de 2,6% este ano para 3,2% no próximo.

5Atividade na zona euro abranda em dezembro devido à subida de contágios com covid-19

ri.jornalnegocios
A Markit explica que a desaceleração da atividade se deveu ao abrandamento do setor dos serviços perante a “queda acentuada” do turismo e lazer devido ao recrudescimento da pandemia e à imposição de novas restrições.

6Coreógrafa Marlene Monteiro Freitas distinguida nos Prémios Chanel Next

ri.lusa
A coreógrafa e bailarina Marlene Monteiro Freitas foi distinguida com um Prémios Chanel Next, atribuídos pela marca de moda para incentivar artistas com ideias visionárias, anunciou a empresa.

7Outros

dinheirovivo

Volume de negócios no setor do comércio baixou 6,5% em 2020

Os principais indicadores económicos das empresas de comércio decresceram no ano passado, ano em que “o setor do comércio foi fortemente penalizado pela pandemia da covid-19”, conclui o INE.

Valor mínimo do subsídio de desemprego de 509,68 euros em 2022

O diploma que estabelece o valor mínimo do subsídio de desemprego em 1,15 Indexantes de Apoios Sociais (IAS), ou seja, 509,68 euros em 2022, foi hoje publicado e produz efeitos a partir de 01 de janeiro.

Atividade económica e consumo privado recuam em novembro

A quebra no indicador coincidente para o consumo privado foi maior do que a registada no indicador para a atividade económica, segundo dados do Banco de Portugal.

eco

Costa diz que vai prolongar restrições para além de 9 de janeiro e admite quarta dose da vacina

A partir de Bruxelas, António Costa diz que as medidas contra a Covid-19 “seguramente” vão continuar em vigor depois de 9 de janeiro, por causa da variante Ómicron.

Portugal soma mais 19 óbitos e 5.137 casos de Covid-19

Desde o início da pandemia, Portugal soma 1.211.130 casos de infeção e 18.717 mortes por Covid-19. Há 1.122.741 pessoas recuperadas da doença.

ri.expresso

PSI-20 volta ao “verde”: Ramada disparou quase 5%

Das 19 cotadas que compõem o PSI-20, 11 acabaram o dia em alta e cinco em terreno negativo. Ramada disparou quase 5%, mas Galp também esteve em destaque ao ganhar mais de 3%.

Economia portuguesa perde fôlego e abranda em dezembro

Depois de arrancar o mês a crescer perto de 9% face a 2020, o crescimento da atividade económica travou a fundo na semana terminada a 12 de dezembro.

Défice comercial português agrava-se dentro e fora da Europa

O défice comercial português intra-União Europeia foi, feitas as contas, de 11,8 mil milhões de euros, ao passo que o défice comercial extra-UE foi de 2,4 mil milhões de euros nos primeiros dez meses do ano.

ri.lusa

Museu do Côa é único português nomeado para prémio de museu europeu do ano

O Museu do Côa é a única instituição portuguesa a integrar a lista de nomeados do prémio Museu Europeu do Ano 2022, disse hoje à Lusa a presidente da Fundação Côa Parque, Aida Carvalho.

ri.jornalnegocios

«Importações da zona euro continuam a crescer acima de 20% em outubro

Os países da moeda única compraram bens no valor de 210,4 mil milhões de euros ao resto do mundo em outubro. A subida foi de 24,1%, mantendo uma recuperação acentuada face a 2020, o primeiro ano da pandemia de covid-19.

ri.noticiasaominuto

Portugal dispõe de 61.000 milhões de euros em financiamentos até 2029

Portugal dispõe de 61.000 milhões de euros em financiamentos, entre 2021 e 2029, repartidos pelo Portugal 2020, NextGeneration EU e pelo Quadro Financeiro Plurianual, segundo um estudo promovido pela PortugalFoods.

Bolsa de Wall Street abre mista com Dow Jones a subir 0,24%

A Bolsa de Wall Street abriu hoje mista, com o seu principal índice, o Dow Jones, a subir 0,24%, após o anúncio da Reserva Federal (Fed) dos Estados Unidos de acelerar a redução dos estímulos, devido à “força” da economia.

Associações querem consulta pública a Corte Inglés no Porto

Nove associações e movimentos do Porto pediram hoje que a decisão final sobre a estação ferroviária da Boavista, onde o Corte Inglés quer construir, seja tomada depois de uma consulta à população e de uma avaliação de impacto ambiental.

Doze convenções coletivas publicadas no Boletim do Trabalho e Emprego

Os dados foram divulgados pela Direção-Geral do Emprego e Relações do Trabalho.

Bolsas europeias em alta à espera do BCE e do Banco de Inglaterra

As principais bolsas europeias negociavam hoje em alta, à espera das reuniões do Banco Central Europeu e do Banco de Inglaterra, depois da Reserva Federal dos EUA ter admitido que pode realizar três subidas das taxas de juro em 2022.

ri.observador

Crescimento em 2022 vai moderar-se e estímulos começam a ser retirados, revela JP Morgan

O JP Morgan lembra que os bancos centrais “foram muito claros que não estão dispostos a correr riscos na recuperação”, mas considera que eventualmente terão de aumentar as taxas de juro.

Prémios. Madeira e Algarve os melhores do mundo

Os World Travel Awards distinguiram esta quinta-feira os melhores do mundo e Portugal recebeu 11 prémios. Madeira e Algarve destacam-se, mas há ainda troféus para projetos turísticos, hotéis e TAP.

jornaleconomico

Exportações de bens na zona euro cresceram 7,3% em outubro

A zona euro registou um excedente de 3,6 mil milhões de euros no comércio de bens com o resto do mundo em outubro, com as importações a cresceram 24,1%.

ri.portugalnews

Comércio eletrónico dispara 20 por cento

A fintech euPago deverá fechar o mês de dezembro com €36M de transações registadas pelos seus clientes de comércio eletrónico graças ao efeito das compras de Natal, enquanto o ecommerce no geral deverá crescer mais de 20% face a novembro de 2021.