Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Empresas já podem pedir compensação pelo aumento do salário mínimo
  2. Preços altos da energia vão castigar empresas este ano e “contaminar” 2023
  3. Portugal 2020 atinge 71% de execução e 114% de compromisso até dezembro
  4. Zero alerta para grandes quantidades de resíduos hospitalares a chegar aos oceanos
  5. UE: Certificado digital Covid vai vigorar até ao verão de 2023
  6. Sustentabilidade preocupa jovens, mas mais os dos países emergentes
  7. Outros

1Empresas já podem pedir compensação pelo aumento do salário mínimo

dinheirovivo
O subsídio é de 112 euros por cada trabalhador que em dezembro de 2021 recebia o salário mínimo nacional.

2Preços altos da energia vão castigar empresas este ano e “contaminar” 2023

eco
Do lado das elétricas, “as perspetivas mais favoráveis apontam para um período de manutenção de preços altos durante o ano 2022, que vai ainda “contaminar” a entrada em 2023”.

3Portugal 2020 atinge 71% de execução e 114% de compromisso até dezembro

ri.lusa
Todos os 15 programas operacionais considerados no Portugal 2020 apresentam agora uma execução superior a 50%. A despesa executada registou um acréscimo de 1.628 milhões de euros.

4Zero alerta para grandes quantidades de resíduos hospitalares a chegar aos oceanos

ri.diariodenoticias
“Em particular, países em desenvolvimento, onde este encaminhamento apropriado dos resíduos hospitalares não tem lugar. Já existe informação muito recente que demonstra que estes resíduos estão a chegar em grande quantidade aos oceanos”, disse Francisco Ferreira.

5UE: Certificado digital Covid vai vigorar até ao verão de 2023

ri.noticiasaominuto
Esta ferramenta será assim mantida por mais 12 meses do que o previsto, visto que a atual legislação referia que o mesmo iria expirar no próximo 30 de junho.

6Sustentabilidade preocupa jovens, mas mais os dos países emergentes

jornaleconomico
Credit Suisse vê uma crescente preocupação dos mais novos com as questões ambientais, mas há discrepâncias entre os países desenvolvidos e os em desenvolvimento. Jovens da China, Índia e México estão mais comprometidos com a sustentabilidade.

7Outros

ri.diariodenoticias

Desemprego recua em dezembro na zona euro para 7% e UE para 6,4%

Em Portugal, o desemprego diminuiu para 5,9%, face aos 6,9% homólogos e aos 6,3% de novembro de 2021.

dinheirovivo

Taxas Euribor mantêm-se a três meses e sobem a seis e a 12 meses

A taxa a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, voltou a subir.

Inflação da zona euro com novo máximo de 5,1% em janeiro

A tendência de subida de preços mantém-se desde o segundo semestre de 2021, puxados pelo setor da energia.

LoRin cria rede de IoT em Portugal. Cellnex fornece infraestruturas

Rede nacional para suportar soluções em IoT da LoRin Network será acomodada pelas infraestruturas da Cellnex, operador grossista neutral de telecomunicações.

Produção industrial acelera para 0,4% em dezembro

O Índice de Produção Industrial subiu 0,4% em dezembro face ao mesmo mês de 2020, contra 0,2% em novembro, anunciou esta terça-feira o Instituto Nacional de estatística (INE).

eco

Portugal já terá atingido o pico da quinta vaga da Covid

Matemático Óscar Felgueiras, que tem colaborado com o Governo ao longo da pandemia, acredita que agora a descida de casos será “relativamente rápida”.

ri.expresso

Portugal é o quinto país europeu onde menos se fizeram compras digitais em 2021

O peso das compras online na Europa aumentou em 1 ponto percentual em relação a 2020, mas em relação a 2016 o salto já foi de 11 pontos percentuais.

Geringonça fora, dia santo para os patrões: maioria socialista deve trazer alívios fiscais às empresas, defendem as confederações

As confederações patronais estão satisfeitas com a “estabilidade governativa” nascida das eleições de domingo, já livre das restrições da ‘geringonça’. Pedem uma revalorização da concertação social e medidas de apoio às empresas numa época de viragem nas economias mundiais.

2022 entra no vermelho. Em janeiro bolsas afundam-se 5% e matérias-primas encarecem 10%

As bolsas entraram no novo ano com perdas centradas nos mercados de Nova Iorque, China e Zona Euro. Os preços das matérias-primas subiram 9,8% e o barril de petróleo de Brent já ultrapassou os 90 dólares.

ri.jornalnegocios

Chegada de tecnológicas a Portugal abrandou “boom” do empreendedorismo nacional

Em dez anos de atividade, a incubadora da capital já assistiu a vários ritmos no ecossistema empreendedor nacional. Por agora, há uma diminuição no “boom” de novas start-ups lusas. Por outro lado, nunca houve tantas empresas estrangeiras.

Europa pintada de verde

O PIB real da União Europeia ficou 5,9% abaixo do valor de 2019, antes da pandemia.
As principais praças europeias abriram no verde, motivadas pelas recentes declarações de vários líderes regionais da Reserva Federal norte-americana (Fed), que adotaram um tom menos agressivo sobre ã subida das taxas de juro.

Portugal só deverá recuperar o PIB pré-pandemia em 2028, alerta Fórum para a Competitividade

Entidade liderada por Pedro Ferraz da Costa considera que o novo Governo deve avançar com as reformas a que os partidos da “geringonça” se opuseram, para que Portugal possa convergir com a União Europeia.

Brexit com impacto desigual nas exportações portuguesas

O impacto do Brexit não é igual em todos os setores. Há quem não tenha recuperado, queixando-se de taxas aduaneiras, demoras na entrada e indefinição de regras para as vendas online. Mas também existe quem tenha mantido ou até aumentado as exportações. E há pelo menos uma empresa que, temendo uma quebra nas transações com o principal cliente, apostou com sucesso noutros países. Com desfecho feliz: afinal não perdeu o mercado britânico.

ri.jornaldenoticias

Há cidades que desaceleram para ganharem qualidade de vida

Ostentam o símbolo do caracol, mas não são cidades que ficam para trás. Pelo contrário, aquelas que integram o movimento Cittaslow (slow cities, em inglês), iniciado em Itália há mais de 20 anos, acreditam que desacelerar pode ser o caminho para oferecerem uma vida melhor a quem ali fixou raízes ou está de visita.

ri.lusa

Portugal lidera nas intenções de compra de carros elétricos na UE

Portugal é líder europeu nas intenções de compra de carros elétricos. 84% dos inquiridos pelo BEI admite comprar um híbrido ou elétrico na próxima compra de automóvel.

Papa Francisco, Greta Thunberg e David Attenborough na lista para Nobel da Paz

Um dia após o fim do prazo para o envio de candidaturas ao Nobel, 31 de janeiro, alguns nomes foram revelados pelos patrocinadores.

ARCOmadrid abre a 23 de Fevereiro com 17 galerias portuguesas

Galerias de Lisboa, Porto e Braga vão estar presentes na feira de arte contemporânea espanhola que se realiza de 23 a 37 de Fevereiro.

ri.noticiasaominuto

França inicia hoje alívio faseado das restrições contra a Covid-19

Trata-se da primeira de duas fases do relaxamento das medidas em vigor.

GANT presta homenagem aos clássicos do ‘sportswear’ dos anos 70

A coleção GANT primavera/verão de 2022 inspira-se em clássicos do sportswear, de arquivos dos anos 70 com cores e padrões ousados, que representam uma atitude divertida e relaxada.

jornaleconomico

Empresas como a Facebook, a Microsoft, a Nike ou Gucci estão a contratar para o metaverso

O grande investimento por parte de empresas de tecnologia no metaverso vai fazer com que venha a ser a próxima grande integração na vida do ser humano. O metaverso envolve realidade aumentada para jogos, entretenimento, trabalhar e socializar.

ri.publico

Startup sueca treina corvos para recolher beatas das ruas

Uma startup sueca está a treinar corvos para recolherem pontas de cigarro, que representam cerca de 62% do lixo total de uma cidade. É, para já, um projecto-piloto, mas pode ajudar a economizar na limpeza das ruas.

Seca obriga a suspender produção hidroeléctrica em cinco barragens e rega noutra

O ministro Matos Fernandes anunciou que as barragens de Alto Lindoso/Touvedo, no Minho, Alto Rabagão, na bacia hidrográfica do Cávado, Vilar/Tabuaço, no rio Távora, Cabril e Castelo de Bode, no Zêzere, usadas para a produção de electricidade pela EDP, terão quotas mínimas de utilização.

Um ano depois, na Birmânia resiste-se com armas, tachos ou silêncio

O golpe não foi novo, a reacção dos birmaneses sim. Num país marcado desde o nascimento por conflitos étnicos, a resistência aos militares parece ter conseguido unir a população.