Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Apoios ao tecido empresarial ascendem a 51% do PRR
  2. Quase metade do mundo em situação “muito vulnerável” pelas alterações climáticas
  3. Empresa francesa procura fabricantes de bancos/assentos para o setor automóvel
  4. Sword convida talento a resolver “grande problema humano”. Tem 300 vagas
  5. Brasil pode vir a fornecer empresas nacionais de calçado
  6. Museu de Arte Antiga adquire pintura do pai de Josefa de Óbidos com donativos
  7. Outros

1Apoios ao tecido empresarial ascendem a 51% do PRR

ri.expresso
Pelas contas da estrutura de missão Recuperar Portugal, 8474 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência apoiarão, direta ou indiretamente, os empresários até 2026.

2Quase metade do mundo em situação “muito vulnerável” pelas alterações climáticas

ri.diariodenoticias
A ONU admite que o aquecimento global já provocou “impactos negativos em grande escala” que afetam a humanidade e a natureza.

3Empresa francesa procura fabricantes de bancos/assentos para o setor automóvel

ri.portugalnews
A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa divulga uma empresa francesa especializada no comércio por grosso de equipamentos automóveis.

4Sword convida talento a resolver “grande problema humano”. Tem 300 vagas

eco
Criada internamente, “Why Sword” vai ficar visível durante um mês e tem como objetivo recrutar o melhor talento para a unicórnio que pretende recrutar 300 profissionais a nível global.

5Brasil pode vir a fornecer empresas nacionais de calçado

jornaleconomico
As empresas nacionais Multicouro e Group MF estiveram no salão com o objetivo de encontrarem novas parcerias e novos materiais sustentáveis para o sector do calçado português.

6Museu de Arte Antiga adquire pintura do pai de Josefa de Óbidos com donativos

ri.lusa
Uma natureza morta da autoria de Baltazar Gomes Figueira (1604-1674), pai da pintora Josefa de Óbidos, foi adquirida pelo Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, por 60 mil euros, através de donativos, revelou hoje a entidade.

7Outros

dinheirovivo

Ucrânia formaliza pedido de adesão à União Europeia

Parlamento da Ucrânia partilhou no Twitter a informação de que o presidente ucraniano assinou pedido de adesão à União Europeia.

Dono russo do grupo que controla Minipreço na lista de sanções europeias

Apesar da carta a apelar ao fim do conflito, empresário russo Mikhail Fridman, nascido na Ucrânia, está na lista de sancionados da União Europeia.

Conforama lança campanha de descontos de 3 de março a 6 de abril

Promoções vão sendo alternadas de forma a abranger todas as famílias de produtos. Em cada semana, no decorrer do mês, serão reveladas as novas promoções.

ANJE e Universidade do Algarve juntas para impulsionar economia na região

A ANJE, Associação Nacional de Jovens Empresários, juntamente com a Universidade do Algarve, pretendem reforçar a rede de incubação na região, acelerar empresas incubadas e dar novas ferramentas aos empresários.

PSI20 sobe 1,24% em contraciclo com Europa

Das 19 cotadas que integram o PSI20, 11 ficaram em alta e oito em baixa.

eco

Governo garante “reservas confortáveis” de gás e combustíveis para mais de 90 dias

“Portugal não depende em nada do gasoduto que vem da Rússia”, disse Matos Fernandes, adiantando que o país recebe, em média, seis navios por mês com GNL e, até final de março, chegarão oito.

Portugal com mais 4.209 casos e 24 óbitos por Covid-19

Portugal registou 4.209 casos de infeção e 24 mortes por Covid-19, desde o último balanço, indica boletim divulgado esta segunda-feira.

Empresários do Minho pedem boicote às relações comerciais com a Rússia

“É imperativo isolarmos economicamente a sociedade empresarial russa”, reclama a Associação Empresarial do Minho, que vai lançar uma plataforma de oferta de emprego para refugiados ucranianos.

Centeno admite estagflação na Zona Euro após ataque russo

Governador do Banco de Portugal admite que a economia da Zona Euro poderá entrar numa situação de estagnação e de altas taxas de inflação, na sequência do ataque militar da Rússia na Ucrânia.

ri.expresso

Riqueza criada no comércio e turismo em 2021 ficou ainda 12,5% abaixo do valor pré-pandemia

Há sectores de atividade em Portugal onde o valor criado já ficou no ano passado acima do registado em 2019, mas outros ainda estão abaixo. Comércio e turismo são destaques pela negativa.

Guerra da Ucrânia continua a penalizar bolsas europeias e poupa Ásia. Banco Central da Rússia trava colapso do rublo

A Ásia fechou ligeiramente acima da linha de água nesta segunda-feira, mas o principal índice bolsista da zona euro cai quase 3%. Rublo chegou a cair 31% face ao euro na abertura, mas medidas de emergência do Banco Central da Rússia reduzem colapso para 12%. Bolsa de Moscovo ainda não abriu.

INE confirma crescimento de 4,9% em 2021, o mais elevado desde 1990

A economia portuguesa cresceu 5,8% nos últimos três meses do ano passado e 4,9% no conjunto de 2021, confirmou o INE. Recuperação do consumo privado e do investimento impulsionou o crescimento, que também beneficiou do aumento “significativo” das exportações.

Inflação anual em Espanha volta a subir em fevereiro, para 7,4%

A subida deve-se aos aumentos “generalizados” na maioria dos produtos dos componentes do cabaz, entre os quais se destacam os dos alimentos e bebidas não alcoólicas e combustíveis, assim como o comportamento dos preços da eletricidade.

“CODA”, “Squid Game”, “Succession” e “Ted Lasso” vencem noite histórica dos prémios SAG

Entre várias vitórias e derrotas surpreendentes, a cerimónia fez história ao premiar o elenco de um filme sobre a cultura surda com vários atores surdos, “CODA”, e os atores principais da primeira produção em língua não inglesa nomeada para estes prémios, “Squid Game”.

“Nenhuma sociedade aceita os crimes que cometeu no passado.” Grande entrevista a Abdulrazak Gurnah, Nobel da Literatura em 2021

Os leitores portugueses já podem ler o último livro do tanzaniano que foi Nobel da Literatura em 2021. “Vidas Seguintes” fala do que é ser-se abalroado pelo colonialismo europeu. Conversa com o Expresso a partir do Reino Unido, morada do escritor há mais de 50 anos.

ri.lusa

Cinemateca apresenta em Paris clássicos do cinema mudo português

A Cinemateca Portuguesa vai ter “carta branca” para apresentar filmes clássicos do cinema mudo português na Fundação Jérôme Seydoux-Pathé, em Paris, entre 09 e 29 de março, anunciou hoje a instituição sediada em Lisboa.

Cotação do barril Brent fecha em alta de 3,12% para 100,99 dólares

A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em abril encerrou hoje no mercado de futuros de Londres acima dos 100 dólares, no seguimento da invasão da Ucrânia pelos russos e do aumento de sanções impostas a Moscovo.

Operações da LeYa em Portugal e Moçambique compradas por neerlandesa Infinitas Learning

As operações da LeYa em Portugal e Moçambique foram compradas pela empresa neerlandesa Infinitas Learning, anunciou hoje o grupo lusófono, sem divulgar o valor do negócio.

ri.jornalnegocios

Vendas a retalho disparam 14% em janeiro em termos homólogos. Confinamento é o culpado

O índice de volume de negócios no comércio a retalho acelerou 14% face ao primeiro mês de 2021, devido ao confinamento vivido naquele ano. Destaque ainda para os índices de emprego, de remunerações e de horas trabalhadas que caíram face a dezembro.

Suíça deixa cair neutralidade e avança com sanções contra a Rússia

A Suíça, que tradicionalmente se mantém à margem dos conflitos e disputas internacionais, anunciou esta segunda-feira que vai aplicar as sanções adotadas pela União Europeia contra a Rússia.

Despesa com apoios sociais pesou 22% no PIB dos Estados-membros em 2020

Proteção social concentrou o maior aumento das despesas totais das administrações públicas da União Europeia a 27. A justificar este aumento estiveram as medidas adotadas pelos Estados-membros para mitigar o impacto da pandemia de covid-19.

Pagamentos em atraso do Estado sobem para 408,8 milhões de euros

Segundo o Correio da Manhã, as faturas do Estado por pagar há mais de 90 dias aumentaram 35%, em comparação com dezembro de 2021. Ao todo, são mais 107,3 milhões que estão por liquidar. Hospitais públicos e governos regionais foram quem mais contribuiu para esta evolução.

ri.noticiasaominuto

Setor de casamentos e eventos deverá crescer 92% até junho face a 2019

Estudo da Fixando aponta para um crescimento de 92% no primeiro semestre face a 2019.

Saldo da balança comercial com PALOP quase duplicou para 1,3 mil milhões

O saldo da balança comercial entre Portugal e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) quase duplicou no ano passado face a 2020, melhorando o resultado favorável para 1,3 mil milhões de euros.

Ucrânia. Rússia caminha para uma “recessão profunda”, diz JPMorgan

A Rússia caminha para uma “recessão profunda” devido ao efeito das duras sanções económicas anunciadas pelos EUA, União Europeia e outros parceiros em retaliação pela invasão da Ucrânia, de acordo com um relatório hoje publicado pela JPMorgan.

Candidaturas dos estágios Ativar.pt arrancam a 01 de março

O primeiro período de candidaturas estágios Ativar.pt, que visa a inserção de jovens no mercado de trabalho ou à reconversão profissional de desempregados, arrancam na terça-feira, anunciou hoje o ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Bolsa russa não reabre quarta-feira devido a impacto das sanções

A Bolsa de Valores de Moscovo também não funcionará na quarta-feira, tal como hoje, devido ao impacto das sanções ocidentais contra bancos russos, dívida soberana e o Banco Central da Rússia, informou hoje a entidade monetária, em comunicado.

Euro cai face ao dólar após reforço das sanções impostas à Rússia

O euro caiu hoje face ao dólar, após terem sido impostas novas sanções à Rússia que atingem em particular sistema financeiro.

ri.observador

Inflação acelera para 4,2% em fevereiro. É o valor mais alto desde outubro de 2011

Estimativa rápida do INE indica nova aceleração do índice de preços ao consumidor que se terá fixado em 4,2% em fevereiro, o valor mais alto em 10 anos. A energia é o principal motor da nova subida.

Ucrânia: Conflito leva Standard & Poor’s a descer ‘rating’ da Rússia e da Ucrânia

A agência de notação financeira Standard & Poor’s desceu o ‘rating’ da Rússia e da Ucrânia em um nível para cada país, devido à intervenção militar em curso.

jornaleconomico

Ucrânia: Patrões pedem medidas no OE2022 para mitigar impacto nas empresas

“O Orçamento do Estado para 2022 [OE2022] terá que refletir desde já, nomeadamente na área fiscal, os ajustamentos necessários para responder à subida dos preços da matérias-primas, ao aumento dos custos de energia, em particular dos combustíveis, e à inflação”, afirma o CNCP em comunicado.

INE: PIB cresceu 5,8% no quarto trimestre de 2021

Numa nota divulgada hoje sobre as contas nacionais trimestrais, que corresponde à versão preliminar das Contas Nacionais Anuais para 2021, o organismo sublinha que o contributo da procura externa líquida para a variação homóloga do PIB foi positivo, contrariamente ao trimestre anterior, devido à aceleração em volume das Exportações de Bens e Serviços.

Wall Street minimiza perdas no final da sessão com investidores a avaliarem extensão das sanções à Rússia

Os mercados financeiros despertaram esta segunda-feira com a atividade altamente condicionada na Rússia, o que gerou uma onda de ainda mais volatilidade, com as cotadas norte-americanas, sobretudo as financeiras, a avaliarem a sua exposição ao debilitado sector russo.

ri.portugalnews

O futuro do e-commerce B2B: O que as PME precisam de saber

A pandemia da Covid-19 acelerou o crescimento do e-commerce B2B a nível mundial, marcando uma mudança fundamental no modo de operação de vendas.

ri.publico

EUA proíbem transacções com banco central e fundo soberano russos

Tesouro norte-americano confirma endurecimento das sanções que estão a colocar a economia russa sob cada vez maior pressão.

Ocidente tenta enfraquecer capacidade russa para resistir a queda da sua divisa

Congelamento do acesso do banco central às suas próprias reservas aumenta exposição da Rússia ao risco de queda do rublo, aumento da inflação e corridas aos bancos.