Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Apoios totais para aumentos excecionais do gás e eletricidade podem chegar a 2 milhões por empresa
  2. Governo simplifica procedimentos de produção de energia renovável
  3. Primavera está a recrutar 50 pessoas para responder ao crescimento do negócio
  4. PIB. Crescimento revisto em baixa e fica aquém da meta do Governo
  5. Prada diz que teve um início de ano “acima das expectativas”, apesar da guerra
  6. Pablo Isla nomeado presidente do Conselho Consultivo Internacional da IE University
  7. Outros

1Apoios totais para aumentos excecionais do gás e eletricidade podem chegar a 2 milhões por empresa

ri.observador
Para além do programa Apoiar indústrias intensivas de gás até 400 mil euros por empresa, há outras ajudas públicas para aumentos excecionais do gás e da eletricidade. Total pode chegar a 2 milhões.

2Governo simplifica procedimentos de produção de energia renovável

ri.noticiasaominuto
O Governo simplificou os procedimentos de produção de energia a partir de fontes renováveis, reduzindo a necessidade de avaliação de impacte ambiental (AIA) fora de áreas sensíveis, segundo um diploma hoje publicado em Diário da República.

3Primavera está a recrutar 50 pessoas para responder ao crescimento do negócio

jornaleconomico
A tecnológica integra um grupo que emprega 700 pessoas e procura sobretudo perfis técnicos, como engenheiros de software e consultores para trabalhar no país.

4PIB. Crescimento revisto em baixa e fica aquém da meta do Governo

ri.sol
O PIB nacional deverá crescer 4% em 2022, abaixo dos 4,9% estimados pelo Governo na proposta de Orçamento do Estado. FMI está também pessimista quanto ao crescimento da zona euro.

5Prada diz que teve um início de ano “acima das expectativas”, apesar da guerra

ri.expresso
Prada diz que teve um início de ano “acima das expectativas”, apesar da guerra
Vendas nos Estados Unidos conseguiram compensar o impacto sentido pela suspensão do negócio na Rússia e pelos confinamentos na China. Metas para 2022 mantêm-se.

6Pablo Isla nomeado presidente do Conselho Consultivo Internacional da IE University

dinheirovivo
Até ao passado mês de março desempenhou funções no grupo Inditex, onde era presidente executivo.

7Outros

dinheirovivo

Marcas estão de volta e em força ao icónico festival Coachella

HP, Lay”s, Absolut, Heineken, Meta e outras investiram em presenças dentro e fora do Empire Polo Club, onde o grande festival do deserto californiano decorreu este fim de semana e regressará no próximo

Dinamarca quer deixar de importar gás russo a partir de 2023

O país vai incrementar a produção de gás natural do Mar do Norte e também o investimento em energias renováveis.

Produção hídrica da EDP cai 64% no primeiro trimestre devido à seca

EDP explica que o período entre outubro de 2021 e março de 2022 foi o mais seco desde 1931, o que resultou em fluxos de água anormalmente baixos.

GfK Portugal apresentou tendências de inovação e tecnologia para a indústria e retalho

Conferência da empresa de estudos de mercado analisou também mudanças nos hábitos dos consumidores e comércio online.

eco

FMI revê em baixa crescimento mundial. Rússia afunda 8,5% e Ucrânia 35%

FMI aponta para aceleração da inflação para 5,7% este ano nas economias desenvolvidas e 8,7% nos mercados emergentes. Uma revisão em alta de 1,8 e 2,8 pontos percentuais face a previsões de janeiro.

Portugal é o 4.º país da UE que mais depende de gás natural importado

A par com Espanha, Estónia e Bélgica, Portugal registou uma taxa de dependência de importações de gás natural de 100%, ficando acima da média da União Europeia (83%).

Magic Beans tem 50 vagas para jovens engenheiros

A tecnológica portuguesa estima duplicar este ano a faturação, para mais de três milhões de euros.

Petróleo desvaloriza mais de 2% para 110 dólares por barril

A negociação do petróleo continua a ser marcada por alta volatilidade. O “ouro negro” oscila entre ganhos e perdas, negociando junto da linha de água.

Taxa de IRC paga pelas empresas recua para 18,4%

Taxa média efetiva do imposto pago pelas empresas caiu para 18,4%. Desde 2011, altura em que atingiu 17,2%, que não era tão baixa.

ri.expresso

Previsões do FMI: Portugal vai crescer acima da zona euro e das economias de Leste este ano

A economia portuguesa vai crescer 4% em 2022, mais do que a zona euro e do que as 11 economias do Leste europeu membros da União Europeia, segundo as previsões do FMI divulgadas esta terça-feira.

Economia mundial arrisca partir-se em blocos geopolíticos, avisa economista-chefe do FMI

A invasão russa provocou uma “mudança tectónica” avisa Pierre-Olivier Gourinchas, o novo economista-chefe do FMI. Criação de “blocos geopolíticos” distintos poderão redesenhar a globalização.

Empresas e sindicatos na Alemanha querem que se mantenham as importações de gás da Rússia

Empregadores e trabalhadores estão a avançar um protesto conjunto contra as sanções europeias devido à guerra na Ucrânia, alegando que podem levar ao fecho de fábricas e gerar uma crise de emprego no país.

ri.jornalnegocios

Incerteza da guerra ofusca “boom” no mercado da arte

A negociação de obras de arte teve um ano de excelência em 2021. Contudo, a guerra na Ucrânia poderá voltar a trazer dificuldades. Ainda assim, a história mostra boas perspetivas de investimento.

Corte total com a Rússia pode levar Brent aos 185 dólares, diz JPMorgan

O banco de investimento norte-americano refere que, num cenário mais agressivo, os preços da matéria-prima poderiam disparar.

ri.noticiasaominuto

Sustentabilidade? Menos de 20% dos retalhistas estão a cumprir objetivos

Estudo revela também que a maioria dos inquiridos (90%) que trabalha na sustentabilidade acredita que a colaboração é essencial para alcançar os objetivos e metas.

Espanha. El Corte Inglés e Mango mantêm máscaras para evitar risco

A utilização de máscara nos espaços interiores em Espanha deixa de ser obrigatória esta terça-feira. Aguardam-se mais detalhes sobre as regras, que deverão ser divulgados após uma reunião do conselho de ministros do país vizinho, agendada para hoje.

Bolsas europeias em baixa pendentes da guerra na Ucrânia

As principais bolsas europeias negociavam hoje em baixa, pendentes da guerra na Ucrânia e das respetivas consequências económicas.

FMI está mais pessimista e vê zona euro a crescer 2,8% este ano

O Fundo Monetário Internacional (FMI) está mais pessimista sobre o crescimento económico da zona euro, prevendo agora uma expansão do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,8% este ano e de 2,3% em 2023, foi hoje divulgado.

FMI melhora ligeiramente crescimento na África subsaariana para 3,8%

O Fundo Monetário Internacional (FMI) melhorou hoje ligeiramente a previsão de crescimento económico para a África subsaariana em 0,1 pontos percentuais, para 3,8%, mantendo a estimativa de 4% para 2023, face às previsões de janeiro.

Um terço das PME de Macau despediu trabalhadores

Quase um terço das Pequenas e Médias Empresas (PME) de Macau despediu trabalhadores devido ao impacto da pandemia de covid-19, sendo que perto de 10% ponderam fechar portas, segundo um inquérito divulgado hoje.

Economia da Guiné-Bissau cresceu 5% em 2021

O Fundo Monetário Internacional estimou hoje que o crescimento económico na Guiné-Bissau em 2021 tenha acelerado para 5%, mas as perspetivas para 2022 são “mais incertas” devido a aumento de preços provocado pela guerra na Ucrânia.

FMI prevê crescimento de 0,8% no Brasil e inflação de 8,2% este ano

O Fundo Monetário Internacional (FMI) melhorou hoje ligeiramente a previsão de crescimento económico no Brasil para 0,8% e estimou que o gigante lusófono terá uma inflação de 8,2% este ano.

FMI vê taxa de inflação em Portugal nos 4% este ano em linha com Governo

O FMI prevê que a inflação em Portugal se situe nos 4% este ano, uma revisão em alta face aos 1,3% previstos em outubro, mas abaixo dos 5,3% esperados para a zona euro, segundo as Previsões Económicas Mundiais, divulgadas hoje.

Bolsa de Lisboa segue Europa nas descidas e preço do petróleo cai

A bolsa de Lisboa encerrou hoje em baixa, com o índice PSI a descer 0,44% para 6.106,57 pontos, em linha com as principais praças europeias.

Euro recua e segue abaixo de 1,08 dólares

O euro recuou hoje e negociava abaixo de 1,08 dólares, com a subida da rentabilidade da dívida do Tesouro norte-americano a beneficiar o reforço do dólar.

‘Mais Ajuda’: Lidl entrega 361 mil euros a uma dezena de projetos

Nesta 3.ª edição da iniciativa, o objetivo foi “destacar a Educação e Formação como elementos-chave para a diminuição de assimetrias sociais”.

ri.observador

Washington vai boicotar sessões do G20 Finanças se Rússia participar

Evento vai realizar-se presencialmente e por videoconferência, com ministros das Finanças e dirigentes de bancos centrais dos países que integram o grupo, incluindo a Rússia.

jornaleconomico

CaixaBank liderou refinanciamento da dívida da Mango indexada a critérios ESG

A Mango assina primeiro financiamento indexado a critérios de sustentabilidade. O CaixaBank liderou esta transação atuando como agente coordenador, banco coordenador e agente de Sustentabilidade, além de ser um dos três bookrunners juntamente com o BBVA e o Banco de Sabadell.

Eletricidade no mercado grossista cai 24% para o preço mais baixo do ano

O preço médio da eletricidade no mercado grossista ibérico cai 24% na quarta-feira, para 85,19 euros por megawatt-hora (MWh), o preço mais baixo deste ano, segundo informação disponibilizada hoje na página do operador de mercado elétrico.

Grupo SGS investe mais de 10 milhões de euros em nova sede e laboratórios em Portugal

“É a partir deste ‘hub’ de inovação, tecnologia e conhecimento localizado em Lisboa que estão a nascer diversos projetos globais em diversas áreas de conhecimento: Global BioScience Centre, Innovation Squad e Competence Centre of Molecular Biology”, destaca um comunicado da empresa.

undefined

Missão empresarial ao México

A CCIP vai realizar, de 04 a 08 de julho, a 9ª edição da Missão Empresarial ao México, na qual as empresas portuguesas terão a oportunidade de estabelecer contactos com os principais importadores e distribuidores de uma das quinze maiores economias do mundo e, atualmente, a segunda maior economia da América Latina.

Feiras mais relevantes para empresas Portuguesas nos Países Baixos em 2022

De volta ao presencial, os Países Baixos contam com diversas feiras de potencial interesse para as empresas portuguesas que pretendam expandir os seus horizontes.

GS1 Portugal anuncia formação para promover maior eficácia na cadeia de valor

A GS1 Portugal, organização neutra, sem fins lucrativos, responsável pela implementação de standards para promover uma cadeia de valor mais eficaz, anuncia nova formação sobre eficiência nos processos de abastecimento, logística e distribuição.

ri.publico

Empresas que beneficiem do subsídio para o gás impedidas de despedir por 60 dias

Subsídio fica limitado a 400 mil euros por empresa, mas candidatos podem receber adiantamento de 200 mil euros enquanto os custos elegíveis não ficam definidos.

FMI prevê retoma mais lenta, com efeitos negativos no OE

Numa conjuntura mais difícil a nível mundial, o FMI reviu em baixa a sua projecção de crescimento para Portugal, apontando para um valor que fica 0,9 pontos abaixo da estimativa do Governo.

ri.sol

Huawei entrega 50 bolsas a estudantes universitários

“Este programa de bolsas universitárias é uma oportunidade única para quem quer investir no seu futuro, e os estudantes aqui reconhecidos serão os líderes de amanhã”, disse Tony Li, CEO da Huawei Portugal.