Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Comprar em segunda mão ajudou a reduzir quatro mil toneladas de CO2
  2. Economia portuguesa acelera em abril e cresce a dois dígitos face a 2021
  3. Máscaras passam a ser obrigatórias só em estabelecimentos de saúde, lares e transportes coletivos
  4. Metro de Lisboa renovou todos os bancos. Forro passa a ser de cortiça
  5. Valispace levanta 3,3 milhões para ajudar engenheiros a desenvolver robôs
  6. Faltam 30 anos para as mulheres terem o mesmo salário para as mesmas funções que os homens
  7. Outros

1Comprar em segunda mão ajudou a reduzir quatro mil toneladas de CO2

dinheirovivo
Cash Converters revelou que nos primeiros três primeiros meses deste ano, as compras em segunda mão nas suas lojas de Portugal e Espanha, ajudaram a aumentar a poupança ambiental em cerca de 23%.

2Economia portuguesa acelera em abril e cresce a dois dígitos face a 2021

ri.expresso
A atividade económica no país está a ganhar fôlego desde o início do mês, sinaliza o indicador diário de atividade económica do Banco de Portugal

3Máscaras passam a ser obrigatórias só em estabelecimentos de saúde, lares e transportes coletivos

ri.jornalnegocios
O Governo acabar com a obrigatoriedade de uso de máscara em locais fechados, nomeadamente nas escolas, mantendo-se apenas a regra para o acesso a locais onde estejam pessoas especialmente vulneráveis, caso dos serviços de saúde, e nos transportes públicos.

4Metro de Lisboa renovou todos os bancos. Forro passa a ser de cortiça

ri.noticiasaominuto
Os novos bancos são revestidos com um “produto de origem nacional, mais fácil de manter e amigo do ambiente, a cortiça”.

5Valispace levanta 3,3 milhões para ajudar engenheiros a desenvolver robôs

eco
Nova ronda de investimento irá apoiar expansão e crescimento da equipa da empresa alemã, instalada em Lisboa, em mais 20 pessoas.

6Faltam 30 anos para as mulheres terem o mesmo salário para as mesmas funções que os homens

ri.jornaldenoticias
Só dentro de 30 anos é expectável que as mulheres recebam o mesmo salário médio mensal que os homens nas mesmas funções, indica um estudo divulgado esta quinta-feira, com base nas evoluções registadas em Portugal na última década.

7Outros

dinheirovivo

Goodbag está de volta às lojas Continente

Por cada saco adquirido é plantada uma árvore e a cada reutilização é recolhido plástico do oceano.

Expofranchise distinguiu 12 marcas com os Selos de Excelência em Franchising

Feira que acontece depois de dois anos de interregno teve a participação de 50 marcas e contou com um milhar de visitas. Setor do franchising ultrapassou os 11 mil milhões de euros e tem um peso de 5,8% no PIB, segundo a Associação Portuguesa de Franchising.

eco

“Pesos pesados” atiram Lisboa para o “vermelho”

Quedas dos “pesos pesados”, com a Jerónimo Martins a cair mais de 3% e o grupo EDP mais de 2%, pressionaram o índice de referência nacional. Lisboa contraria tendência das praças europeias.

Tesla acelera 10% após fortes resultados e impulsiona Wall Street

Depois de cair 35%, Netflix volta a deslizar 2% esta quinta-feira. Já o setor da aviação descola com a United e American Airlines a dispararem 10% com boom na procura de viagens.

80% dos profissionais põem ética na IA nas mãos dos executivos

Cerca de 80% dos CEO inquiridos estão preparados para implementar práticas de ética na IA, mas menos de um quarto das organizações já atuaram nessa área.

Tesla acelera 10% após fortes resultados e impulsiona Wall Street

Depois de cair 35%, Netflix volta a deslizar 2% esta quinta-feira. Já o setor da aviação descola com a United e American Airlines a dispararem 10% com boom na procura de viagens.

80% dos profissionais põem ética na IA nas mãos dos executivos

Cerca de 80% dos CEO inquiridos estão preparados para implementar práticas de ética na IA, mas menos de um quarto das organizações já atuaram nessa área.

ri.expresso

Taxa de emprego subiu para 68,7% na OCDE e 71% em Portugal no quarto trimestre de 2021

Portugal regista uma taxa de emprego acima dos níveis de emprego pré-pandemia, tendo aumentado 1,1% desde o quarto trimestre de 2019, o último livre dos impactos económicos da Covid

Confiança dos consumidores recupera em abril na zona euro e na UE

O indicador de confiança dos consumidores europeus ainda está em terreno negativo, mas recuperou este mês, segundo a Comissão Europeia.

Elon Musk assegura financiamento de 46,5 mil milhões de dólares para comprar o Twitter

O dono da Tesla, que já tem 9% do Twitter, lançou uma oferta para comprar a rede social e já garantiu financiamento para o negócio, por um consórcio de uma dezena de bancos, liderados pelo Morgan Stanley.

Taxa de inflação ultrapassa 7% em março na zona euro e na UE

A taxa de inflação homóloga ultrapassou a barreira dos 7% tanto na zona euro quanto na União Europeia (UE) em março e só em Malta se fixou abaixo dos 5%, segundo o Eurostat.

ri.jornalnegocios

Inscrições para subsídio de desemprego recuam de novo nos Estados Unidos

Desde que foi atingido um recorde de 6,8 milhões de pedidos na última semana de março de 2020, no início da pandemia de covid-19, as inscrições para esta prestação social têm vindo a recuar.

Pequim deve fazer “all-in” no consumo ou economia mundial fica em risco, alerta FMI

Kristalina Georgieva alerta que Pequim deve direcionar o dinheiro para o consumo das famílias e não para o investimento público. Abrandamento chinês pode afetar a economia global.

Maioria já sente aumento dos preços

Quase três quartos dos portugueses dizem que já estão a alterar o estilo de vida por causa da inflação e mais de 60% defendem uma atualização extra dos funcionários públicos e reformados para fazer face à alta de preços.

ri.noticiasaominuto

Economia digital e serviços. África elogia competitividade de Cabo Verde

O secretário-geral da Zona de Comércio Livre Continental Africana (AfCFTA, na sigla em inglês), Wamkele Mene, elogiou hoje a competitividade de Cabo Verde na economia digital e os serviços, nomeadamente farmacêuticos, apontando estes setores para tirar proveito do acordo.

Fitch: Fundos da UE apoiam crescimento, mas reformas são necessárias

Os fundos da Próxima Geração da UE (NGEU) vão apoiar a recuperação do crescimento pós-pandemia de Portugal no curto prazo, apesar do conflito na Ucrânia e de uma inflação mais elevada, defende a Fitch Ratings num relatório hoje divulgado.

Corte nas compras à Rússia “poderá levar a racionamento de combustíveis”

A Comissão Central de Trabalhadores (CCT) da Petrogal, detida pela Galp, advertiu hoje que o corte na compra de produtos petrolíferos à Rússia, que considerou uma decisão “precipitada” da administração, “poderá levar a racionamento de combustíveis”.

Bolsas europeias em alta, pendentes da confirmação da inflação na Europa

As principais bolsas europeias negociavam hoje em alta, pendentes da confirmação da inflação na Europa e com os juros das dívidas soberanas a subirem a máximos devido às tensões inflacionistas e ao endurecimento das políticas monetárias dos bancos centrais.

FMI prevê inflação de 500% na Venezuela e recessão em 2022

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que a Venezuela continue a ter uma das inflações mais elevadas do mundo em 2022 e 2023, com o índice de preços anuais a subir até 500%, em clima de recessão.

Economia dos EUA expandiu-se a ritmo moderado desde meados de fevereiro

A atividade económica e o emprego nos EUA expandiram-se a um “ritmo moderado” desde meados de fevereiro, informou hoje a Reserva Federal (Fed), no seu designado ‘Livro Bege’.

ri.observador

Elétricas avisam Bruxelas. Proposta para baixar preços beneficia mais espanhóis do que portugueses

Carta de presidentes das elétricas ibéricas, incluindo a EDP, avisa Bruxelas que consumidores portugueses não vão beneficiar do mecanismo para travar preços da eletricidade. Espanhóis beneficiam mais.

jornaleconomico

Fórum para a Competitividade revê crescimento este ano em baixa para entre 2,5% e 4%

O Fórum destaca os efeitos da guerra na Ucrânia na economia global, com a subida do preço das matérias-primas a arrefecer a atividade em vários sectores. Por outro lado, a trajetória de crescimento “elevada” anteriormente prevista “resultava do grande atraso da retoma portuguesa”, argumenta.

Endividamento das empresas privadas e particulares cresceu 4,3% e 3,7% num ano

O endividamento do setor privado (empresas privadas e particulares) aumentou 0,6 mil milhões de euros, (0,2 e 0,4 mil milhões, para as empresas privadas e para os particulares, respetivamente), para 428,6 mil milhões. O acréscimo de endividamento foi sobretudo junto do setor financeiro, revela o BdP.

Espanhóis da K Fund estreiam-se em Portugal com fundo de 140 milhões para startups tecnológicas

O Leadwind, que já tem 175 milhões de euros garantidos, vai investir em tecnologias complexas na Península Ibérica e na América Latina. O alvo são os empreendedores da Internet das Coisas, das redes, dos serviços de ‘cloud’, inteligência artificial ou blockchain.

ri.portugalnews

A Academia AICEP desenvolve em parceria com o Cluster do Calçado e Moda, APICCAPS e CTCP, o Programa INTERNACIONALIZAR CLUSTERS: Calçado e Moda

Este programa tem como objetivo capacitar as empresas para abordarem mercados de elevado potencial para os seus setores bem como formá-las em temas transversais à competitividade em mercados concorrenciais.

Exportações mantêm rota de crescimento

As exportações de bens e serviços cresceram 31,7 por cento em janeiro e fevereiro de 2022, face ao período homólogo do ano passado. Espanha, França e Reino Unido foram os mercados que mais contribuíram para este aumento. As principais exportações ocorreram nos Serviços – Viagens e Turismo, logo seguido pelos Bens – Máquinas e Aparelhos e Veículos e Outro Material de Transporte.

ri.publico

Preço do petróleo sobe 1% com receios de quebra na oferta

Preço do barril de Brent, que serve de referência para o mercado europeu, sobe para 108 dólares.