Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Indústria portuguesa dos têxteis-lar ruma a Frankfurt, apresentando-se como “uma das mais dinâmicas do mundo”
  2. Portugal capta 32,7 milhões para energia e clima e lidera projeto inovador de gás natural
  3. Apoios para mega projetos no PRR atingem 3 mil milhões. Investimentos previstos de 7,6 mil milhões nas agendas mobilizadoras
  4. Produtividade mais longe da média europeia e salário só sobe nos menos qualificados
  5. Estas dicas vão ajudá-lo a poupar (ainda mais) nos saldos
  6. Quais são as skills mais procuradas no mercado de trabalho em 2022?
  7. Outros

1Indústria portuguesa dos têxteis-lar ruma a Frankfurt, apresentando-se como “uma das mais dinâmicas do mundo”

ri.expresso
No primeiro trimestre as exportações portuguesas do setor de têxteis-lar cresceram mais de 13%. Mais de duas dezenas de empresas nacionais participam esta semana na feira Heimtextil, em Frankfurt.

2Portugal capta 32,7 milhões para energia e clima e lidera projeto inovador de gás natural

eco
Na última ronda de resultados para o fundo europeu Horizonte Europa, 21 entidades portuguesas angariaram 12,5 milhões de euros para 11 projetos.

3Apoios para mega projetos no PRR atingem 3 mil milhões. Investimentos previstos de 7,6 mil milhões nas agendas mobilizadoras

ri.observador
As agendas mobilizadoras são o principal programa de apoio a empresas e inovação do PRR. Passaram à negociação 51 consórcios que prevêem 7,6 mil milhões de investimento. Há 3 mil milhões disponíveis.

4Produtividade mais longe da média europeia e salário só sobe nos menos qualificados

ri.diariodenoticias
É o Estado da Nação na Educação, Emprego e Competências. Retrato da última década é preocupante, com perda de rendimentos e recuo nas médias europeias. Fundação José Neves quer inverter a tendência com qualificações, para levantar produtividade e rendimentos.

5Estas dicas vão ajudá-lo a poupar (ainda mais) nos saldos

dinheirovivo
Os saldos de verão arrancam esta semana. Esta época é uma oportunidade para comprar alguns artigos de que precisa ou deseja a preços mais reduzidos. No entanto, podem um período onde gasta mais do que devia, apenas porque os preços “estão baixos”.

6Quais são as skills mais procuradas no mercado de trabalho em 2022?

jornaleconomico
Ana Castro Dias, da Michael Page, revela quais são as skills necessárias no novo mercado de trabalho. Descubra ainda neste episódio qual a diferença entre hard-skills e soft-skills.

7Outros

ri.diariodenoticias

Só Portugal e mais cinco países da UE conseguem subida real do salário mínimo nacional

Maioria do bloco vê recuo no poder de compra do salário mínimo em 2022. Portugal é exceção que não deve durar. Inflação pressiona debate sobre os rendimentos.

Desemprego registado recua 5,7% em maio face a abril e 26,3% em termos homólogos

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social destaca tratar-se do valor de desemprego “mais baixo dos últimos 19 anos”

dinheirovivo

Indústria portuguesa de componentes para automóveis cresce acima da europeia

De acordo com os dados da Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, entre 2015 e 2019, a indústria nacional de componentes automóveis teve um crescimento de 8% anualmente, que compara com um aumento de 0,3% da produção automóvel europeia.

Bolsas europeias em alta, refletindo uma estabilização do sentimento de mercado

As principais bolsas europeias negociavam hoje em alta, refletindo uma estabilização do sentimento de mercado depois das perdas registadas na semana passada.

eco

INE vê “trajetória marcadamente ascendente” dos preços em maio

Índice de preços na produção da indústria transformadora subiu 22,9% em maio face ao mesmo mês de 2021, registando o crescimento mais elevado da atual série.

Salário competitivo é o benefício mais valorizado pelos portugueses. Mas apenas 13% afirma tê-lo

Apesar de 56% dos profissionais portugueses considerarem o salário competitivo o benefício mais importante, apenas 13% refere tê-lo. No caso das mulheres, o desfasamento é ainda maior.

ri.expresso

El Corte Inglés recompra metade da participação do acionista do Qatar por 390 milhões de euros

A Primefin, empresa do acionista catariano Al Thani, detinha cerca de 11% do El Corte Inglés, até hoje. A retalhista recomprou 5,53% por 390 milhões de euros.

Goldman Sachs aumenta probabilidade de recessão nos EUA para 30% em 2023

Numa altura em que a inflação atinge valores recorde, o Goldman Sachs prevê uma probabilidade de 30% de os Estados Unidos entrarem em recessão em 2023. Antes o banco apontava para os 15%.

“Modelo económico a que as pessoas estão habituadas vai ser bastante diferente”.

António Horta-Osório, que há pouco tempo saiu do Credit Suisse, diz que estamos num momento de inversão de política económica e que empresas e particulares devem ser “prudentes”.

Faurecia investe mais €13 milhões em Santa Maria da Feira e quer criar 1500 empregos

A fabricante de componentes para automóveis Faurecia Forvia vai investir 13 milhões de euros num novo edifício em Santa Maria da Feira, que será a base para reforçar a atividade e a contratação de pessoal.

PSI perde 0,79% pressionado pela energia

PSI fechou o dia no “vermelho”, à boleia das energéticas. EDP liderou as perdas, ao cair 3%.

ri.jornalnegocios

Semana de trabalho de 4 dias divide, mas “sim” leva vantagem

Sondagem da Intercampus revela que metade dos portugueses vê semana de trabalho de quatro dias como uma “decisão boa” para a economia nacional. Mas maioria não quer trabalhar menos um dia, se isso implicar um corte salarial.

Mão-de-obra de empresas de crescimento elevado aumenta 150% em três anos

Cerca de 48% das ECE exportaram o que produziram e efetuaram vendas no valor de 2,8 mil milhões de euros para fora de Portugal, entre 2017 e 2020.

Escalada nos preços do gás trama eficácia do “travão” ibérico

Numa semana, a compensação paga às centrais térmicas ditada pelo novo mecanismo ibérico disparou 70 euros e elevou o preço final da eletricidade no Mibel para 282,13 euros por MWh.

Poupança extra da pandemia amortece choque da inflação

No final de 2021, a poupança média bruta dos portugueses estava acima dos 16,6 mil milhões de euros, praticamente o dobro do pré-covid. E deverá regressar a esses valores nos próximos anos.

Harry Styles desenha coleção em parceria com a Gucci

O cantor britânico e o diretor criativo da casa italiana Alessandro Michele celebram a sua amizade com o lançamento de uma linha inédita, que estará disponível no mês de outubro.

ri.noticiasaominuto

Empresas europeias esperam aumento significativo nos atrasos de pagamento

As empresas esperam que os pagamentos em atraso “cresçam significativamente” nos próximos meses devido ao aumento da inflação e das taxas de juro, segundo o estudo ‘European Payment Report’ (EPR), hoje divulgado pela Intrum.

Apesar da subida dos preços, intenções de compra dos portugueses sobem

Mesmo com a inflação a acelerar, as intenções de compra dos portugueses aumentaram em comparação com período homólogo.

Riqueza em Portugal subiu 3,3% em 2021 (e crescimento deverá continuar)

A perspetiva, revela um estudo, é que a riqueza em Portugal continue a crescer 2,9% por ano até 2026.

Euro sobe e negoceia nos 1,0534 dólares

O euro subiu hoje face ao dólar, mantendo-se acima da barreira dos 1,05 dólares.

Não aguentamos a coleção Gonçalo Peixoto X Concreto.

A roupa perfeita para dar tudo neste verão existe e, muito provavelmente, integra esta cápsula.

O vestido de 39,95 euros da Zara é tão giro que já tem lista de espera

O verão suplica por cores vivas e cores vivas é o que não falta na Zara.

ri.observador

Economia portuguesa com défice externo de 1.787 milhões de euros até abril

O valor é inferior face ao défice de 27 milhões do mesmo período de 2021. O Banco de Portugal diz que as exportações e importações de viagens e turismo superaram os valores pré-pandemia.

Angola produz 1,18 milhões de barris e sobe produção pela primeira vez desde 2015

A consultora Oxford Economics prevê que Angola consiga bombear 1,18 milhões de barris diários este ano, o que se traduz na maior produção de petróleo registada desde 2015.

jornaleconomico

Mercado global de bens pessoais de luxo atinge 288 mil milhões de euros em 2021, diz Bain

Após a sua pior queda na história, o mercado de bens pessoais de luxo conheceu uma recuperação em forma de “V”, atingindo os 288 mil milhões de euros em valor, conclui a Bain & Company no seu “Luxury 2022 Spring Update – Rerouting the Future”.

Israelitas criam centro de investigação em Lisboa e estão a contratar

Numa primeira fase, a empresa procura programadores e gestores de software especializados com experiência em Java, Angular, JavaScript, bem como outros profissionais de TI altamente especializados, que possam desenvolver novas funcionalidades para a plataforma de inteligência artificial da empresa.

Wall Street fecha com subida superior a 2%

A bolsa de Nova Iorque chega do feriado de Juneteenth revigorada, após dias marcados por perdas que fizeram com que o índice Standard & Poor’s 500 registasse a sua pior semana desde 2020. Exxon Mobil animada por causa da Credit Suisse e a Alphabet agradece à Netflix.

ri.portugalnews

Triwool: Uma referência portuguesa no mercado internacional

Dedicada ao desenho e produção de vestuário de excelência e elevada qualidade, a Triwool é uma empresa portuguesa exportadora e de referência no mercado internacional. Além disso, aposta nos recursos humanos e na transição digital e energética na sua produção.

Segunda edição Portugal Home Week

A Sessão Solene de Abertura, a decorrer às 17h30, contará com a presença de João Neves, Secretário de Estado da Economia, João Dias, administrador da AICEP, e Joaquim Carneiro, Presidente da APIMA.

CIRCO Hub Portugal | Inscrições abertas

O projeto CIRCO HUB PORTUGAL é um programa de capacitação dirigido a empresas e a designers, orientado para o desenvolvimento de produtos e negócios circulares, assente na metodologia CIRCO (Creating Business through Circular Design), desenvolvida nos Países Baixos e implementada com uma elevada taxa de sucesso.

Estocolmo no caminho para líder mundial em investimentos de impacto social e startups impulsionadas pela sustentabilidade e inovação

A sustentabilidade faz parte do ADN sueco e por isso está presente em todas as áreas.