Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Indústria têxtil nacional está de olho nos negócios da Defesa
  2. Negociação coletiva cresceu 9% em 2021 e salários 3,7%
  3. Portugal destaca-se na UE ao reduzir emissões de CO2 em 2021
  4. FMI corta previsão de crescimento dos EUA para 2,9% este ano
  5. Clima de negócios degrada-se na Alemanha em junho
  6. IBM instala centro de inovação em Vila Real e poderá criar 300 postos de trabalho
  7. Outros

1Indústria têxtil nacional está de olho nos negócios da Defesa

ri.expresso
Dos fios aos fardamentos, o interesse dos empresários do sector têxtil pela Defesa está a aumentar. É uma área que está a ganhar interesse pelo potencial de novos negócios que promete trazer.

2Negociação coletiva cresceu 9% em 2021 e salários 3,7%

ri.noticiasaominuto
A negociação coletiva cresceu em 2021 face a 2020, com mais 9% de Instrumentos de Regulação Coletiva de Trabalho publicados, que garantiram aumentos salariais de 3,7%, os mais elevados da ultima década, anunciou hoje o Ministério do Trabalho.

3Portugal destaca-se na UE ao reduzir emissões de CO2 em 2021

eco
Em 2021, o aumento das emissões de CO2 na UE deveu-se principalmente ao aumento da utilização de combustíveis fósseis sólidos. Portugal e Finlândia contrariaram a tendência e reduziram as emissões.

4FMI corta previsão de crescimento dos EUA para 2,9% este ano

ri.jornalnegocios
O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou esta sexta-feira o corte da previsão de crescimento dos Estados Unidos para 2,9% em 2022 e 1,7% em 2023.

5Clima de negócios degrada-se na Alemanha em junho

jornaleconomico
No comércio, o ambiente de negócios tombou. As empresas estão muito menos satisfeitas com sua situação atual. As expectativas caíram para o nível mais baixo desde abril de 2020. Os grossistas e retalhistas estão extremamente preocupados com as perspectivas para os próximos meses.

6IBM instala centro de inovação em Vila Real e poderá criar 300 postos de trabalho

dinheirovivo
Espaço vai dedicar-se a a áreas como as cidades inteligentes ou inteligência artificial. As acessibilidades e a proximidade a Espanha contribuíram também para a instalação da empresa em Vila Real.

7Outros

ri.diariodenoticias

Incumprimento das empresas é dos principais riscos para estabilidade financeira

Regulador diz que aumento das taxas de juro, nos próximos anos, deverá traduzir-se numa “melhoria da margem financeira dos bancos.

Mais de 60% dos portugueses faz compras online

A faixa etária entre os 45 e 54 anos aumentou o volume de compradores online em Portugal, mas a geração mais jovem é a que continua a comprar mais pela internet.

BCE. Previsões de crescimento deste ano caem para quase metade e as de inflação triplicam

Cenário de recessão ou estagnação da zona euro por causa desta nova crise “está longe”, mas economia está a perder gás a olhos vistos e inflação não dá tréguas, indica um estudo do BCE. Incerteza disparou.

Défice orçamental fixa-se em 0,4% do PIB no 1.º trimestre

Reflexo de uma melhoria da atividade económica e uma diminuição da despesa com a pandemia.

dinheirovivo

Instagram testa inteligência artificial para verificar idade de utilizadores

Ferramenta de inteligência artificial verifica se os utilizadores têm 18 ou mais anos.

Antigo edifício do Entreposto vai dar lugar a “hub para empresas inovadoras”

Edifício de 48 mil metros quadrados em Lisboa, comprado no ano passado por 98 milhões de euros pela Jamestown, vai passar a chamar-se IDB Lisbon.

Preço do gasóleo deverá descer 3 cêntimos e gasolina 1 na segunda-feira

Litro do gasóleo deverá descer no início da próxima semana para 2,05 euros em média e o da gasolina para 2,11 euros.

Comissão Europeia apresenta em julho plano de emergência para reduzir procura de energia

Ursula von der Leyen garantiu em conferência de imprensa no final da reunião do Conselho Europeu que “não haverá um retorno aos combustíveis fósseis baratos”

Bolsas europeias em alta, a seguir Wall Street

Investidores mantêm receios de uma recessão económica.

eco

Sabe onde gasta mais tempo no trabalho? Em 45 anos, 180 dias são passados a corrigir gralhas

Corrigir erros de escrita demora, em média, 180 dias numa carreira de 45 anos. Fazer o loggin em plataformas absorve 145 dias. O mesmo tempo é gasto a olhar para um ecrã à espera que algo aconteça.

ri.expresso

A cama está feita e a roupa é de cortiça: inovação ‘made in Portugal’

É uma das novidades da Heimtextil, em Frankfurt: a primeira coleção mundial de roupa de cama feita em cortiça foi apresentada pela Têxtil Penedo, de Guimarães.

Seis rolos de fio colorido é quanto basta para uma empresa se promover no mundo, garante a Cordex

A guerra “traz novos desafios até a uma simples corda”, diz o diretor de vendas deste grupo de Esmoriz, que nasceu em 1969, ano em que o homem foi à lua, e que agora conta com 10 empresas e um estatuto de global.

PSI volta aos ganhos, impulsionado pela Galp

Galp animou o PSI, que voltou aos ganhos no final da semana. Das 15 cotadas, apenas uma não encerrou em terreno positivo. Europa também terminou o dia no “verde”.

ri.jornaldenoticias

Apoio para carros elétricos esgota em três meses

Feitos 1348 pedidos de comparticipação desde março para um limite de 1300 incentivos a conceder. Ministério do Ambiente diz que “procedimento ainda não está encerrado”.

Subida dos preços obriga dois terços dos portugueses a pouparem na comida

Cresce a insatisfação com medidas do Governo para atenuar a crise: 46% diz que a resposta é “má” e apenas 14% que é “boa”. Maioria dos cidadãos (67%) pede intervenção para limitar aumentos dos bens essenciais e da energia.

modalisboa

A paixão de YSL por Marraquexe chega ao Palácio Cadaval

A exposição “LOVE – Marrakech opened my eyes to color”, patente no Palácio Cadaval, em Évora, até 30 de outubro, revela a paixão do lendário criador de moda francês, Yves Saint Laurent, pela cidade de Marraquexe e pela sua cultura. LOVE combina Moda e Artes Plásticas, numa explosão de cores e formas.

ri.jornalnegocios

Covid-19: Portugal com 95.943 casos e 239 mortes entre 14 e 20 de junho, abaixo da semana anterior

De acordo com o boletim da DGS, a incidência a sete dias estava, na segunda-feira, nos 932 casos por 100 mil habitantes, tendo registado uma diminuição de 15% em relação à semana anterior, e o índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus registava o valor de 0,88.

Recessão na Europa e EUA é iminente, defendem economistas

A crise do gás na Europa e o endurecimento da política monetária da Fed apontam para uma provável recessão nos dois lados do Atlântico, alertam economistas ouvidos pelo Financial Times.

Inflação pode fazer subir risco de pobreza acima de 20%

Com a subida dos preços, o Banco Europeu de Investimento estima que o risco de pobreza atinja 21,17% este ano. Isso significa que um quinto dos portugueses pode ficar abaixo do limiar da pobreza. Sem medidas anti-inflação e outros apoios sociais, cenário será pior.

Euro pode brilhar no financiamento das economias emergentes

A fraqueza do euro face ao dólar pode aumentar o papel internacional da moeda única, incluindo no financiamento de mercados emergentes.

ri.noticiasaominuto

Crescimento do PIB espanhol desacelera para 0,2% no 1.º trimestre

A economia espanhola cresceu 0,2% no primeiro trimestre deste ano, menos dois pontos do que nos três meses anteriores, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística de Espanha.

Binance assina parceria com Cristiano Ronaldo no negócio dos NFTs

Através desta parceira, a Binance vai lançar uma campanha global destinada a dar aos fãs de Cristiano Ronaldo uma introdução à Web3 (que tem como base a tecnologia ‘blockchain’), e ao mundo dos NFT (registo não fungível, único e inalterável, que tem como objetivo atestar a autenticidade de um determinado conteúdo e atribuir propriedade ao seu detentor).

Euro sobe e negoceia nos 1,05 dólares

O euro subiu hoje face ao dólar, ficando na barreira dos 1,05 dólares, após a indústria petrolífera norte-americana ter afirmado que a reunião com a Casa Branca foi construtiva, mas sem grandes avanços.

Cotação do Brent para entrega em agosto sobe 2,79% para 113,10 dólares

A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em agosto terminou hoje no mercado de futuros de Londres com uma subida de 2,79% para os 113,10 dólares.

jornaleconomico

EDP é a marca Portuguesa mais valiosa em 2022. Continente regista o maior crescimento de valor financeiro de marca

Na banca o Millennium BCP supera a CGD em valor da marca. O Novobanco está entre os bancos aquele em que o valor da marca mais cresce. “De uma forma geral, assistimos a uma recuperação dos valores das marcas mais expostas ao efeito da pandemia”, refere o responsável da OnStrategy,

Wall Street encerra sessão com índices a ganhar mais de 2,50%

Os mercados financeiros têm estado agitados, mas recuperaram e encerraram a semana a negociar no verde.

ri.portugalnews

Wall Street encerra sessão com índices a ganhar mais de 2,50%

Os mercados financeiros têm estado agitados, mas recuperaram e encerraram a semana a negociar no verde.

Portugal Home Week consolida internacionalização da Fileira Casa portuguesa

O Portugal Home Week, evento internacional organizado pela Associação Portuguesa de Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA) com o apoio institucional da AICEP, veio confirmar e consolidar a projeção internacional das empresas da Fileira Casa Portuguesa e gerar novos conhecimentos estruturantes para o setor, a nível nacional e internacional.

Avaliação de marcas na área da Gestão em debate na Católica Porto Business School

Nuno Côrte-Real, diretor e docente do Curso Geral de Gestão da Católica Porto Business School, vai dinamizar o webinar sobre “Avaliação de Marcas” que terá lugar já no próximo dia 28 de junho, pelas 18h30. O objetivo será o de abordar, de forma integrada e sistémica, os mais relevantes temas da área da Gestão quando se fala em marcas.

Testemunhos Missões Empresariais

Com uma vasta experiência no apoio à internacionalização das empresas, a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) organiza periodicamente Missões Empresariais a mercados selecionados pelo seu potencial e crescimento económico.

ri.publico

Louis Vuitton anima o Louvre com banda da Florida

A colecção Primavera/Verão para homem coloriu a passerelle montada no Louvre, durante a semana da moda em Paris.

Criptomoedas podem impactar a banca, avisa Banco de Portugal

“As interligações” entre o mercado de criptoactivos e o sistema financeiro tradicional estão a aumentar, o que pode trazer novos riscos para a banca, nomeadamente no que diz respeito à capacidade de conceder crédito.

Portugal defende mais cinco anos para produção e venda de carros híbridos na UE

Nas vésperas da discussão da proposta para a descarbonização do sector do transporte rodoviário pelo Conselho da UE, Portugal subscreveu um documento de trabalho a defender uma derrogação do prazo para o fim dos automóveis com motor de combustão de 2035 para 2040.

Actividade económica estabiliza e consumo privado volta a diminuir em Maio

Indicador do Banco de Portugal que retrata em tempo quase real a evolução da economia portuguesa aponta, contudo, para uma variação homóloga similar à da semana anterior.