Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Há uma têxtil em Valongo que ajuda a fechar as mochilas dos militares ucranianos
  2. Apoios Covid levam falências para nível mais baixo em dez anos
  3. Confiança dos consumidores na Alemanha cai em julho para mínimo histórico
  4. Metaverso pode crescer cinco biliões de euros até 2030
  5. Lisboa desce para 109.ª cidade mais cara do mundo quanto ao custo de vida para expatriados
  6. Fundadora da Zouri vence prémio ‘Outstanding female entrepeneur’ na Conferência dos Oceanos
  7. Outros

7Há uma têxtil em Valongo que ajuda a fechar as mochilas dos militares ucranianos

ri.expresso
O “verde NATO” é uma das cores do portefólio da têxtil portuguesa MCS Textile Solutions, que deixou cair um projeto na Rússia… e passou a produzir material usado nos equipamentos dos militares ucranianos.

6Apoios Covid levam falências para nível mais baixo em dez anos

eco
Em 2021 foram declaradas 1.991 insolvências, isto é, menos 5,4% face a 2020 e o valor mais baixo desde 2000, quando tinham sido registadas 1.744 falências, segundo o Ministério da Justiça.

5Confiança dos consumidores na Alemanha cai em julho para mínimo histórico

ri.noticiasaominuto
A confiança dos consumidores continua a cair na Alemanha e as previsões para julho, depois da breve pausa do mês anterior, marcam um novo mínimo histórico devido à guerra na Ucrânia e ao aumento da inflação, foi hoje anunciado.

4Metaverso pode crescer cinco biliões de euros até 2030

jornaleconomico
De acordo com o estudo da McKinsey – “Criação de valor no metaverso” – o comércio eletrónico é a área com maior potencial de criação de valor, com a consultora a estimar um mercado de quase 2,5 biliões de euros, ficando à frente de sectores como a publicidade (196 mil milhões de euros) e o gaming (119 mil milhões de euros).

3Lisboa desce para 109.ª cidade mais cara do mundo quanto ao custo de vida para expatriados

ri.lusa
Lisboa é a 109.ª cidade mais cara do mundo em termos de custo de vida para expatriados, descendo 26 posições em relação a 2021, num ‘ranking’ liderado por Hong Kong, na China, segundo o estudo da Mercer hoje divulgado.

2Fundadora da Zouri vence prémio ‘Outstanding female entrepeneur’ na Conferência dos Oceanos

dinheirovivo
A Zouri, criada por Adriana Mano, é uma marca de calçado sustentável cujas solas são produzidas a partir de plástico recolhido do mar.

1Outros

ri.diariodenoticias

Portugal é o país da UE com reservas de gás mais cheias

As reservas nacionais de gás estão cheias. Portugal é o país da União Europeia com os níveis de armazenamento mais elevados numa altura em que a Rússia começa a fechar a torneira a vários países.

BCE em Sintra. Como controlar a inflação sem danificar mais a economia

Inflação começou a subir no ano passado, mas em fevereiro a guerra da Rússia contra a Ucrânia veio apertar muito mais este quadro. No Fórum BCE, em Sintra, economistas vão tentar encontrar saídas.

dinheirovivo

Em Portugal apenas 8% dos consumidores utiliza pagamentos fracionados nas compras

O sistema “Buy Now Pay Later”, método de pagamentos fracionados de compras, com um número concreto de prestações e sem juros, deve atingir um valor de transações globais de mais de 645 mil milhões de euros, até 2025.

eco

Certificado digital Covid-19 da UE prolongado até fim de junho de 2023

Conselho da UE prolonga por um ano regras relativas ao Certificado Digital Covid-19 da EU. Comissão propõe emissão de certificados para testes de antigénio de alta qualidade baseados em laboratório.

Indústria, comércio, construção e serviços da UE já recuperaram da pandemia

Índices de produção dos 27 já recuperaram dos efeitos da Covid-19. Segmento dos serviços apresenta o indicador mais elevado.

ri.expresso

Fórum do BCE. Quando o curto prazo e o longo prazo se juntam à mesa

O debate em Sintra tem sempre um cunho académico. Sobre questões estruturais da economia e da dinâmica dos preços. Mas com a inflação a disparar, não há como escapar ao tema. Esta terça-feira, falou-se de globalização e energia. Enquanto Lagarde prometia tudo fazer para travar a inflação e evitar a fragmentação da zona euro.

Acionistas da Microsoft exigem à empresa mais transparência fiscal

Um grupo de acionistas da Microsoft apresentou uma resolução antes da assembleia geral anual da empresa exigindo que esta seja mais transparente quanto à sua informação fiscal.

John Kerry: Transição energética é “a mais excitante oportunidade económica das nossas vidas”

Os estados não têm bolsos assim tão fundos para pagar a transição energética, pelo que é essencial entrarem os privados em jogo, disse John Kerry na conferência Sustainable Blue Economy, no Estoril.

ri.lusa

Bolsa de Lisboa abre a descer 0,80%

A bolsa de Lisboa encerrou hoje em baixa, com o índice PSI a perder 0,80% para 6.123,39 pontos, depois de ter encerrado a última sessão a subir.

Concertação social discute hoje acordos de mobilidade de trabalhadores

Governo e parceiros sociais reúnem-se hoje na Concertação Social para discutir os acordos de mobilidade de trabalhadores e a simplificação do regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros.

ri.jornalnegocios

Europa quer comprar petróleo e gás a “países amigos”

Do Canadá à Venezuela, sem esquecer a Austrália, são muitos os países na fila para substituir a Rússia como principal fornecedor de energias fósseis. Europeus estão preocupados com o inverno que se aproxima.

Líderes do G7 reforçam sanções contra Moscovo e apoio a Kiev

O G7 aprovou também a criação de um mecanismo para proibir o transporte de petróleo russo, uma das principais fontes de receita de Moscovo, se a sua venda não respeitar um preço máximo acordado com parceiros internacionais.

ri.noticiasaominuto

Wall Street. Baixa da confiança dos consumidores provoca fecho negativo

A falta de confiança dos consumidores norte-americanos acabou por levar a praça nova-iorquina a encerrar em baixa, depois de ter iniciado o dia em alta, prosseguindo a tendência da semana passada.

Cotação do barril Brent para entrega em agosto sobe 2,40%

A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em agosto terminou hoje no mercado de futuros de Londres em alta de 2,40%, para os 117,99 dólares.

Euro cai após duas sessões consecutivas de ganhos

O euro caiu face ao dólar, após duas sessões consecutivas a valorizar, mas manteve-se na barreira dos 1,05 dólares, após os líderes do G7 terem reforçado as sanções e a condenação à Rússia pela invasão da Ucrânia.

ri.observador

UE aprova plano que impede venda de carros a gasóleo ou a gasolina após 2035

Com o objetivo de reduzir para zero as emissões de dióxido de carbono a UE aprovou um plano que impede a venda de carros movidos a gasolina e gasóleo com prioridade para as tecnologias alternativas.

jornaleconomico

Aumento de 30% no preço do petróleo pode reduzir PIB da zona euro em 1,5%

Um aumento de 30% nos preços do petróleo pode reduzir o PIB na zona euro em 1,5%, segundo um estudo apresentado hoje no Fórum BCE, em Sintra.

Barómetro de emprego na Alemanha cai em junho

As empresas alemãs estão cada vez mais relutantes em fazer novos recrutamentos de pessoal. É o resultado do Inquérito às empresas alemãs levado a cabo pelo instituto Ifo, relativo a junho de 2022.

Bankinter Portugal ajuda empresas a obter apoios dos fundos europeus

Em complemento a todos estes serviços e soluções, o Bankinter celebrou ainda parcerias com as consultoras especializadas Baker Tilly, Moneris e FI Group, para apoiar as empresas na elaboração de candidaturas e no acompanhamento dos processos relacionados com os fundos, procurando encaminhá-las para as linhas de financiamento mais adequadas a cada projeto.

ri.portugalnews

Portugal com mais 2.337 empresas exportadoras em 2021

Os países onde se concentraram o maior número de empresas exportadoras foram Espanha, França e Reino Unido e os produtos mais fabricados por estas foram Máquinas e Aparelhos, Metais Comuns e Plásticos e Borracha. Espanha foi o principal destino das exportações em valor e em número de empresas.

Marrocos no top 10 dos exportadores de vestuário para a União Europeia

Apesar de uma conjuntura mundial e setorial difícil, Marrocos mantém-se no top 10 dos principais exportadores de vestuário para a União Europeia (UE).

ri.publico

Ondas de choque do abanão das cripto estão a chegar a Portugal

Em sete meses, os criptoactivos perderam 70% do seu valor. Economistas, reguladores e bancos centrais estão a subir o tom dos alertas quanto ao impacto que uma derrocada deste mercado poderá ter sobre a economia real.

Inflação em máximos “torna mais difícil” construção de acordo de rendimentos

Secretário de Estado do Emprego reconhece que o momento que se vive é exigente, mas mantém como objectivo fechar um acordo até ao Outono. Grupo de trabalho reuniu-se pela primeira vez na semana passada.

G7 vai estudar imposição de limites ao preço da energia russa

Líderes europeus receptivos a proposta feita pelos EUA, mas “ainda há muito trabalho a fazer”. Itália quer tectos no gás, França defende limitações de preço para outros fornecedores além da Rússia.