Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Empresas europeias prejudicadas pela guerra podem receber até 500 mil euros dos Estados
  2. Será a ‘bazuca’ só para grandes empresas?
  3. Primeiro impacto da guerra pode roubar 1,2 mil milhões de euros à produção nacional
  4. Comissão Europeia antecipa revisão em baixa do crescimento económico e subida da inflação
  5. Holanda a um passo de tornar teletrabalho um direito legal
  6. Lisboa, Porto e Guimarães entre as 100 cidades neutras em carbono até 2030
  7. Outros

1Empresas europeias prejudicadas pela guerra podem receber até 500 mil euros dos Estados

ri.jornalnegocios
As empresas europeias podem receber mais 25% em auxílios do Estado, até 500 mil euros. Até aqui, cada Estado-membro da UE podia apoiar cada companhia com um pacote de até 400 mil euros.

2Será a ‘bazuca’ só para grandes empresas?

ri.expresso
Excluídas do futuro Portugal 2030, grandes empresas encaram PRR como derradeira oportunidade. Milhares de PME foram, entretanto, apoiadas pelo REACT-EU, o envelope menos conhecido da ‘bazuca’ europeia.

3Primeiro impacto da guerra pode roubar 1,2 mil milhões de euros à produção nacional

ri.diariodenoticias
Governo publicou estudo sobre os impactos na atividade nacional, onde já identifica setores que podem ser mais afetados pela crise, como produção de máquinas, equipamentos e veículos automóveis.

4Comissão Europeia antecipa revisão em baixa do crescimento económico e subida da inflação

ri.lusa
A Comissão Europeia antecipou hoje uma revisão em baixa do crescimento económico da zona euro e da União Europeia (UE) este ano e “ainda mais” em 2023, enquanto a inflação será revista em alta, nas previsões divulgadas na quinta-feira.

5Holanda a um passo de tornar teletrabalho um direito legal

eco
A proposta segue para o Senado holandês, onde se ditará a aprovação final.

6Lisboa, Porto e Guimarães entre as 100 cidades neutras em carbono até 2030

ri.jornaldenoticias
As três cidades portuguesas estão entre as 100 escolhidas (e 12 adicionais de países associados) pela Comissão Europeia para serem neutras em carbono até 2030 e receberem os fundos necessários para atingir essa meta.

7Outros

dinheirovivo

Elétricos vão liderar vendas de automóveis na Europa em seis anos

Estudo conclui que automóveis elétricos vão representar maioria do mercado de carros novos até 2028. Até 2035, serão responsáveis por 9 em cada 10 vendas realizadas na Europa.

População mundial deve chegar aos 8 mil milhões em 15 de novembro

Segundo a projeção do Departamento de Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas, a Índia ultrapassará a China, tornando-se o país mais populoso do mundo já em 2023.

eco

FCT Nova incentiva alunos do secundário a escolherem área das ciências e tecnologias

A universidade está a promover atividades de verão durante as próximas semanas, e também no mês de setembro. Será possível descobrir mais sobre a impressão 3D e fazer experiências num laboratório.

Advance Furniture Technologies investe 10 milhões de euros em São João da Madeira e cria 200 empregos

A empresa portuguesa Advance Furniture Technologies adquiriu a antiga fábrica da Molaflex, em São João da Madeira, num investimento de 10 milhões de euros que permitirá criar 200 empregos.

Euro continua sob pressão e recua para 1,0107 dólares

Valor da moeda única continua sob pressão, à medida que os investidores vão procurando o refúgio da divisa norte-americana. Dólar tocou mesmo um máximo de 24 anos face ao iene japonês.

Aldi, Auchan, ECI, Ikea, Leroy Merlin, Pingo Doce, Recheio. Estas cadeias têm mais de 1.000 vagas

Cadeias de retalho estão a reforçar equipas para a época de verão. As ofertas são sobretudo para as lojas, mas há várias para serviços centrais.

ri.expresso

Gasolina vendida 0,2 cêntimos abaixo do preço de referência e gasóleo 1,9 cêntimos acima

A média dos preços nas gasolineiras ficou, na semana de 4 a 10 de julho, no caso da gasolina, 0,2 cêntimos abaixo do preço médio semanal e 1,9 cêntimos acima no gasóleo.

Regulação dos criptoativos deve ser feita “com urgência”, avisam técnicos do BCE

O BCE recomenda que os ativos digitais, em particular as stablecoins, “entrem no perímetro regulatório com urgência”.

Crescimento económico deverá perder impulso nas economias da OCDE nos próximos seis a nove meses

O crescimento económico dos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico poderá perder impulso entre os próximos seis e nove meses, aponta a última atualização dos indicadores compósitos da OCDE.

ri.jornaldenoticias

Wall Street segue em queda e dólar aproxima-se da paridade com o euro

A bolsa de Nova Iorque seguia hoje em baixa no início da sessão, numa semana em que começa a temporada de apresentação de resultados trimestrais das grandes empresas e o dólar se aproxima do euro.

ri.lusa

Credit Essencial sem habilitação para exercer atividades financeiras em Portugal

O Banco de Portugal (BdP) alertou hoje que a entidade Credit Essencial não está habilitada a exercer em Portugal atividades financeiras como a atividade de intermediário de crédito ou a prestar serviços de consultoria relativamente a contratos de crédito.

ri.jornalnegocios

Há 40% de probabilidade de haver uma recessão na Zona Euro, apontam economistas

Os economistas ouvidos pela Bloomberg apontam para que haja 40% de probabilidade de haver uma recessão na Zona Euro, uma subida expressiva face aos 30% contabilizados no último inquérito.

Necessidade de financiamento da economia atingiu 0,2% no ano acabado no 1.º trimestre

“Este resultado reflete as necessidades de financiamento das sociedades não financeiras e das administrações públicas, que, em conjunto, excederam as capacidades de financiamento dos particulares e das sociedades financeiras”, diz o Banco de Portugal.

ri.noticiasaominuto

Cabo Verde com apoio da UNIDO para desenvolver indústria

A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) vai apoiar Cabo Verde na criação de empregos e dinamização do tecido empresarial, conforme acordo de colaboração assinado hoje na Praia.

Portugueses reciclaram mais 6% de embalagens no primeiro semestre

Os portugueses reciclaram mais 6% de embalagens no primeiro semestre do ano em comparação com o mesmo período de 2021, indica a Sociedade Ponto Verde num comunicado divulgado hoje.

Gás russo e novos confinamentos na China deixam bolsas europeias em baixa

As principais bolsas europeias negociavam hoje em baixa, influenciada pelo risco crescente de um corte de fornecimento de gás russo à Europa e pelos receios de novos confinamentos na China devido ao avanço das novas variantes da covid-19.

jornaleconomico

Menos incorporação renovável na eletricidade faz país descer para quinto

A incorporação de renováveis na eletricidade foi de 47,3% em junho, uma descida de 9% face a maio, fazendo Portugal descer uma posição, para quinto país europeu com maior incorporação renovável, divulgou esta segunda-feira a APREN.

Bolsa de Lisboa encerra no ‘vermelho’ com os CTT a liderar as perdas

As principais bolsas europeias também se encontram quase todas em terreno negativo, exceto o FTSE 100. O DAX (Alemanha) desce 1,40%, o FTSE 100 (Reino Unido) cresce 0,02%, o CAC 40 (França) a desvalorizar 0,61% e o IBEX 35 (Espanha) a recuar 0,39%.

ri.portugalnews

A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa organiza a 28ª edição dos Troféus Luso-Franceses

Todas as empresas (qualquer que seja o seu ramo de atividade e/ou dimensão) poderão apresentar as suas candidaturas até ao dia 20 de setembro de 2022.

Sanlife faz “hat-trick” em Prémios Internacionais de Design

“Red dot Award 2022” foi a mais recente distinção obtida pela Sanindusa na categoria de Product Design.

Convocatória para Startups no âmbito da Industry 4.0

A BIND 4.0 abriu a sua sétima convocatória dirigida a startups que contem com produtos e serviços tecnológicos disruptivos no âmbito da Industry 4.0.

ri.publico

Nord Stream 1: o que acontece se a Rússia parar de exportar gás para a Alemanha?

Berlim está a preparar-se para todos os cenários, incluindo uma paragem completa do fornecimento do gás russo ou a diminuição do fluxo. Qual a importância do Nord Stream 1, quais os sectores mais em risco e o que pode acontecer à economia se Moscovo cortar a torneira do gás?

Portugal exige a Bruxelas que reconheça potencial no hidrogénio

Governo reclamou junto da Comissão Europeia uma alteração ao texto das recomendações específicas do Semestre Europeu para destacar o potencial da produção solar e de hidrogénio e o contributo do país para diversificar o fornecimento de gás à Europa.