Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Fundos europeus: 800 10 35 10 é o telefone para ficar a saber tudo
  2. Atrasos no PRR atiram segundo pedido de pagamento para Setembro
  3. Inflação em Espanha acelera para 10,2% em junho, máximo desde abril de 1985
  4. Comércio externo da China cresce 9,4% no primeiro semestre de 2022
  5. Procura por engenheiros cresce na região Norte
  6. Farfetch regressa com Dream Assembly Base Camp para startups de moda e lifestyle
  7. Outros

1Fundos europeus: 800 10 35 10 é o telefone para ficar a saber tudo

ri.expresso
Quem estiver interessado nos apoios comunitários dispõe agora de dois novos serviços para tirar dúvidas e submeter e acompanhar as candidaturas: a Linha dos Fundos e o Balcão dos Fundos

2Atrasos no PRR atiram segundo pedido de pagamento para Setembro

ri.publico
Portugal tem direito a novo cheque de 1820 milhões de euros, mas desta vez deixará o pedido para a recta final. Entrada de comandos sub-regionais da Protecção Civil e o aumento de capital do Banco de Fomento são dois dos marcos e metas que derraparam.

3Inflação em Espanha acelera para 10,2% em junho, máximo desde abril de 1985

ri.lusa
A inflação homóloga em Espanha subiu para 10,2% em junho, o nível mais alto desde abril de 1985, confirmou hoje o Instituto Nacional de Estatística espanhol.

4Comércio externo da China cresce 9,4% no primeiro semestre de 2022

ri.jornalnegocios
O comércio entre a China e o resto do mundo registou um crescimento homólogo de 9,4%, no primeiro semestre de 2022, para 19,8 biliões de yuans (2,92 biliões de euros), segundo dados oficiais hoje divulgados.

5Procura por engenheiros cresce na região Norte

dinheirovivo
Oferta salarial aumentou 15% em 2022. Profissionais mais procurados são engenheiros de processo, projeto e desenvolvimento de produto, assim como profissionais da área de eletrotecnia, automação e robótica.

6Farfetch regressa com Dream Assembly Base Camp para startups de moda e lifestyle

eco
Candidaturas para o programa de 12 semanas, em formato remoto, decorrem até 19 de agosto. Programa arranca no final de setembro.

7Outros

dinheirovivo

Queixas de cibercrime aumentaram 143% no primeiro semestre

As denúncias recebidas por correio eletrónico pelo Gabinete Cibercrime aumentam consistentemente, de ano para ano, desde 2016.

Bolsa da Fundação José Neves já garantiu empregabilidade a 92% dos alunos

Através das bolsas ISA FJN, a Fundação José Neves já apoiou a formação de 304 portugueses, num investimento de 2,3 milhões de euros em pagamento de propinas. Dos 146 que já concluíram os estudos, cerca de 134 já estão empregados.

Confiança dos cidadãos nos governos manteve-se na pandemia, diz OCDE

Em média, 41,4% dos inquiridos diz confiar no seu Governo nacional, enquanto 41,1% admite o contrário. O secretário-geral da OCDE diz que “os governos precisam de se envolver e responder melhor à evolução das expectativas dos povos”.

Agência Internacional de Energia revê em baixa previsão de consumo de petróleo em 2022

Agência justifica correção tendo em conta os últimos dados que mostram que o consumo é inferior ao esperado nas três principais regiões da OCDE.

Produção industrial aumenta em maio na zona euro e na UE

Face ao período homólogo de 2021, os maiores crescimentos foram observados na Bulgária (20,2%), Dinamarca (17,2%) e Polónia (12,5%). Já os maiores recuos foram registados em Malta (-4,8%), Luxemburgo (-2,1%) e Alemanha (-1,4%).

eco

Eurobarómetro aponta para aumento da perceção do nível de corrupção em Portugal

51% dos inquiridos disseram que a corrupção no país cresceu, superando os 41% do espaço dos 27 Estados-membros da União Europeia.

Dois terços das medidas do Acordo de Formação Profissional e Qualificação já avançaram

O acordo de Formação Profissional e Qualificação foi assinado em 2021, entre o Governo e os parceiros sociais. Falta avançar um terço.

Desemprego na OCDE mantém-se em 5% em maio, um mínimo desde 2001

A taxa de desemprego no conjunto da OCDE manteve-se em maio em 5%, o nível mais baixo desde o início da série, em 2001.

Petróleo recupera 1% e volta a ultrapassar 100 dólares por barril

Preços da matéria-prima nos mercados internacionais aceleraram, depois de terem afundado 7% na terça-feira. Contrato de referência para as importações de Portugal aproxima-se de 101 dólares.

ri.expresso

Projeto português quer fazer a ponte entre a inovação mediterrânica e as empresas

Ligar projetos de investigação científica de toda a bacia mediterrânica às empresas é o objetivo da iniciativa S3E, apresentada esta quarta-feira, em Lisboa.

G20 alerta para combinação perigosa de menos crescimento e elevadas taxas de juro e inflação

O Conselho de Estabilidade Financeira, que reúne os países do G20, alerta para a combinação de crescimento mais lento, inflação alta e taxas de juro mais elevadas.

Inflação na Alemanha abranda para 7,6% em junho

A inflação na Alemanha desacelerou em junho para 7,6%, depois de ter ascendido a 7,9% em maio, de acordo com a agência federal Destatis.

FMI revê em baixa previsão de crescimento da economia dos EUA para 2022 e 2023

Fundo Monetário Internacional espera que a economia dos Estados Unidos cresça 2,3% este ano e apenas 1% no próximo ano.

Aumento de custo de vida prejudicará mais as mulheres, prevê Fórum Económico Mundial

O aumento do custo de vida deverá atingir mais duramente as mulheres, previu o Fórum Económico Mundial.

PRR: DST e Efacec têm cada uma cerca de 1% do total de investimento dos consórcios pré-selecionados

O investimento do grupo DST nas agendas mobilizadoras do PRR representa 1,2% dos cerca de 7,6 mil milhões de euros de investimento total dos 51 consórcios pré-selecionados, enquanto o investimento da Efacec corresponde a 1,1%.

ri.jornalnegocios

Com inflação ao nível de 1981, Wall Street volta a tropeçar

Os principais índices nova-iorquinos terminaram o dia pintados de vermelho, numa sessão marcada pela inflação de junho nos EUA acima do esperado e em máximos de 41 anos.

20 anos depois, euro volta à paridade com o dólar

Em 20 anos, o euro viveu grandes oscilações, sendo a segunda vez na sua história que entra em paridade com o dólar. O cenário de queda livre parece voltar a repetir-se, mas a história dá sinais de que a moeda pode recuperar.

Quase dois terços das renováveis são mais baratas que o carvão

O relatório da Agência Internacional de Energia Renovável indica que as energias “verdes” mantêm a competitividade face aos combustíveis fósseis, já que os custos de produção continuam a diminuir.

ri.noticiasaominuto

Bruxelas dá aval a 23 mil milhões para Portugal atrair investimento

A Comissão Europeia anuncia na quinta-feira, no Fundão, um acordo com Portugal para os fundos da política de coesão e dos assuntos marítimos, pescas e aquicultura, de 23 mil milhões de euros, visando atrair investimento para o país.

PSI fecha em baixa com BCP a descer quase 5%

A bolsa de Lisboa encerrou hoje em baixa, em linha com as principais praças europeias, tendo o índice PSI recuado 0,97% para 5.863,41 pontos, com o BCP a perder quase 5%.

FMI vai rever em baixa perspetivas de crescimento económico

As perspectivas económicas globais estão ensombradas, disse hoje a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, que anunciou que a instituição irá cortar, no final do mês, as perspetivas de crescimento para este ano e 2023.

Paridade da igualdade de género no mundo laboral cai para mínimo em 2022

A paridade global da igualdade de género no mundo laboral, que tinha vindo a aumentar lentamente desde 2009, agravou-se com a pandemia e caiu para o nível mais baixo desde que há registo, foi hoje anunciado.

Taxa de inflação em França em junho foi de 5,8%, máximo desde 1985

A taxa de inflação em França atingiu 5,8% em junho, contra 5,2% maio, um máximo desde 1985, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INSEE).

Bolsas europeias em baixa pendentes da inflação de junho nos EUA

As principais bolsas europeias negociavam hoje em baixa, com os investidores pendentes da taxa de inflação de junho nos EUA, que será divulgada hoje.

ri.observador

Noé, o designer que trocou Paris por Lisboa e anda a conhecer Portugal através das técnicas artesanais

Noé Duchaufour-Lawrance mantém um estúdio de design em Paris, mas a sua casa é em Lisboa. Mudou-se com a família em 2017 e tem andado a descobrir os tesouros artesanais. O mais recente é o azulejo.

Inflação nos EUA atinge em junho 9,1%, a mais alta desde novembro de 1981

A inflação subiu em junho nos Estados Unidos e atingiu 9,1%. Este aumento é um novo revés para Joe Biden que está, há vários meses, a tentar baixar os preços.

Berlim dá “luz verde” à reativação de centrais elétricas alimentadas a carvão

O Governo alemão deu “luz verde” para reativar centrais elétricas alimentadas a carvão e a petróleo que fazem parte da reserva energética. “Queremos poupar gás agora no verão”.

jornaleconomico

Economia portuguesa vai travar a fundo em 2023, depois de crescer 6,6% este ano, prevê banco holandês

A falta de confiança dos portugueses com o futuro devido à guerra na Europa e o aumento do custo de vida vão levar a economia nacional a travar a fundo no próximo ano. ING ainda prevê um crescimento de 6,6% este ano, uma previsão bem mais otimista do que a do Governo de Costa.

Twitter entra com processo em tribunal contra Elon Musk

A rede social quer obrigar o homem mais rico do mundo a concluir o negócio avaliado em mais de 40 mil milhões de dólares.

ri.portugalnews

Convocatória: 8ª edição do Startup Olé – Salamanca

Startup Olé, um dos principais eventos de empreendedorismo tech em Espanha, abriu o período de inscrições para participar na sua 8ª edição, que terá lugar de 5 a 7 de setembro, em Salamanca (Espanha).

Oportunidades para Nearshoring no México: Financiamento público

O Ministério das Finanças do México anuncia financiamento de 200M de dólares para potenciar o nearshoring no sul do país.

ri.publico

Quem ganha e quem perde com a queda do euro

A depreciação do euro face ao dólar traz vantagens e desvantagens para os dois blocos económicos. A subida dos preços dos bens importados sentida pelos consumidores europeus domina neste momento as atenções.