Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Empregadores portugueses estão a planear subir 3,2% os orçamentos para aumentar salários em 2023
  2. Costa assegura que nenhum projeto de inovação será excluído por falta de financiamento
  3. Fusões e aquisições a caminho do segundo melhor ano de sempre
  4. Confiança empresarial na Alemanha em julho cai para mínimo desde junho de 2020
  5. Incerteza no futuro leva classe média chinesa a preparar “plano de fuga”
  6. Saiba quais são as 10 profissões que a Europa mais contrata
  7. Outros

1Empregadores portugueses estão a planear subir 3,2% os orçamentos para aumentar salários em 2023

dinheirovivo
Conclusão é do Relatório Salary Budget Planning da WTW.

2Costa assegura que nenhum projeto de inovação será excluído por falta de financiamento

ri.lusa
O primeiro-ministro, António Costa, assegurou hoje que nenhum projeto de inovação candidato ao programa “Agendas mobilizadoras” será excluído por falta de financiamento e propôs encontros anuais para avaliar a execução dos projetos.

3Fusões e aquisições a caminho do segundo melhor ano de sempre

jornaleconomico
A Bain&Company acredita que o mercado pode movimentar 4,7 mil milhões de dólares no total de 2022, fechando assim o segundo melhor desempenho de sempre, apesar do arrefecimento registado no primeiro semestre.

4Confiança empresarial na Alemanha em julho cai para mínimo desde junho de 2020

ri.jornalnegocios
As empresas esperam mais dificuldades nos próximos meses e estão também menos satisfeitas com a sua situação atual.

5Incerteza no futuro leva classe média chinesa a preparar “plano de fuga”

ri.noticiasaominuto
‘Runxue’, ou “planear a fuga”, é o novo termo em voga entre a classe média chinesa, numa altura em que a crise no imobiliário e a política ‘zero covid’ geram crescente insegurança face ao futuro.

6Saiba quais são as 10 profissões que a Europa mais contrata

ri.expresso
Profissões técnicas dominam as contratações na União Europeia. Dados do Eurostat mostram que nem só de profissionais altamente qualificados se ‘alimentam’ as empresas. Assistente de cozinha foi a profissão que mais cresceu na União Europeia no primeiro trimestre de 2022.

7Outros

dinheirovivo

Gasolina a 1,954 euros por litro e o gasóleo a 1,919

Segundo o relatório da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos o preço eficiente registou uma atualização de – 1,8%, para a gasolina e de – 0,1% para o gasóleo.

Gazprom anuncia novo corte drástico nas entregas de gás à Europa

O grupo russo disse, através da sua conta no Telegram, que a partir de quarta-feira, o fornecimento de gás vai passar para 33 milhões de metros cúbicos diários. A Rússia já tinha reduzido por duas vezes o volume das suas entregas, em junho.

Euro mantém-se acima de 1,02 dólares apesar de ter recuado

O Banco Central Europeu (BCE) fixou o câmbio de referência do euro em 1,0236 dólares.

Bolsas europeias em baixa em início de semana repleta de referências macroeconómicas

Em Lisboa, o EuroStoxx 600 descia 0,28% para 424,50 pontos. Bolsas de Londres, Paris e Frankfurt recuavam 0,28%, 0,22% e 0,58%, enquanto a de Madrid subia 0,27% e a de Milão se mantinha.

eco

Portugal é um mercado “altamente desejável” para estabelecer centros de dados, revela estudo

Elaborado pela Akin Gump Strauss Hauer & Feld e pela PLMJ, o paper descreve Portugal como um hub acolhedor para grandes empresas internacionais de tecnologia e hyperscalers.

Wall Street a recuperar à espera de resultados da tecnologia

Mercados estão a inverter as perdas da semana passada, com os investidores à espera que sejam publicados os lucros de várias empresas esta semana.

Greenvolt investe 30 milhões na instalação de 90 mil painéis solares em Tábua

A obra, que está em construção na freguesia de São João da Boavista, em Tábua, no distrito de Coimbra, vai estar concluída no último trimestre do ano.

Petróleo recua com preocupações relativas ao abrandamento económico

Matéria-prima arranca a semana com perdas, numa altura em que os analistas temem que um abrandamento económico tenha implicações na procura pelo “ouro negro”.

ri.lusa

MNE português quer intensificar relações bilaterais com Albânia

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou hoje querer intensificar as relações bilaterais com a Albânia em áreas como a política, a economia e a educação, sublinhando o apoio de Portugal à adesão daquele país à União Europeia.

ri.jornalnegocios

Receita do petróleo em Angola sobe 71% até junho para 96,3 mil milhões de euros

Os analistas da Oxford Economics Africa estimam um aumento da produção este ano, de 1,13 milhões de barris diários em 2021, para 1,18 milhões este ano.

Biden condiciona baixar taxas às importações chinesas ao impacto para os trabalhadores

O Presidente norte-americano quer reduzir a inflação e beneficiar os consumidores, também “para ter certeza de que quando fizermos, se o fizermos, não haverá impacto sobre os trabalhadores americanos”, disse Raimondo no programa “Face the Nation”.

ri.noticiasaominuto

Mais de metade dos clientes esperam interação com marcas em tempo real

A conclusão é de um estudo divulgado esta segunda-feira, que acrescenta ainda que se espera que o “mercado dos assistentes virtuais cresça 37% ao ano entre 2020 e 2027”.

Subida dos impostos indiretos atingiu em maio 98% do previsto para o ano

O crescimento nominal dos impostos indiretos atingiu em maio aproximadamente o previsto no Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) para o conjunto do ano, assinala a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO), num relatório hoje divulgado.

Grécia reduziu quase para metade o défice do primeiro semestre

A Grécia registou no primeiro semestre um défice de 6.548 milhões de euros, quase metade dos 12.221 milhões registados no mesmo período do ano passado, indicam dados provisórios publicados hoje pelo Ministério das Finanças.

Angola cresce acima de 3% mas abaixo da média regional até 2025

A consultora FocusEconomics antevê que a economia de Angola cresça 3,2% este ano e acelere para até 3,6% em 2024, mas prevê também uma expansão sempre abaixo da média dos países da África subsaariana.

ri.observador

Bruxelas suaviza proposta para cortar consumo de gás que Portugal contesta

Uma das cedências de Bruxelas é a validação por uma maioria qualificada dos 27 de uma proposta da Comissão Europeia para ativar corte de 15% no consumo de gás. Ministros da Energia reunem terça-feira.

Empresa estatal de hidrocarbonetos diz que Moçambique pode ser alternativa ao gás russo

A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos admitiu a hipótese de Moçambique responder às crescentes necessidades de gás na Europa devido à invasão à Ucrânia. A construção da unidade já arrancou.

“Alemanha está à beira da recessão”, avisa IFO, o principal “think tank” económico do país

A “Alemanha está à beira da recessão”, avisou esta segunda-feira o IFO, o principal “think tank” económico do país e que publica periodicamente uma sondagem a empresários.

jornaleconomico

Alemanha e França adotam a “mesma estratégia” na luta contra inflação

Os ministros das Finanças francês e alemão disseram hoje que os seus Governos apostam na “mesma estratégia” na luta contra a inflação e sublinharam a necessidade de aliviar as famílias mais afetadas e de manter as finanças públicas sólidas.

China quer estabilizar emprego e preços para crescer no terceiro trimestre

De acordo com a análise do jornal espanhol “El Economista”, baseada em informação veiculada na passada sexta-feira pelos media estatais espanhóis (após reunião da mais alta esfera governamental chinesa), o gigante asiático pretende dar prioridade à estabilização do emprego e dos preços.

Bolsa de Lisboa encerra sessão com Altri a valorizar mais de 4%

Seguido da Altri está Galp Energia que avança 2,87% para 10,02 euros, depois de revelados os lucros do primeiro semestre.

Empresas alemãs entram em Portugal à boleia da Bosch

De acordo com a Câmara de Comércio Alemã, há empresas germânicas a fugir da Rússia e da China de olho no mercado português. Com presença por cá desde 1911, a Bosch é uma das gigantes industriais mais procuradas para abrir caminho ao investimento alemão no país.

ri.portugalnews

Youtube posiciona-se no e-commerce com novas funcionalidades

O YouTube anunciou o lançamento de novas funcionalidades, em parceria com a Shopify, que permitem realizar compras dentro da sua plataforma, entrando assim no espaço de e-commerce.

Amazon propõe acabar algumas práticas no seu marketplace

A Amazon está a reduzir o número de produtos que vende sob a alçada das suas marcas próprias, após vendas fracas e pressão dos reguladores, por estes considerarem que a Amazon tem práticas anticompetitivas e propõe acabar com algumas práticas no seu Marketplace.

Missão Virtual: Chile, Colômbia e Peru | setembro e outubro de 2022

A NERLEI realiza esta Missão Empresarial Virtual – Chile, Colômbia e Perú, inserida no seu projeto conjunto de apoio à Internacionalização. Inscrições até 27 de julho.