Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. INE: Empresas reportam agravamento dos custos de contexto em 2021
  2. PIB de 66% dos destinos das exportações abranda
  3. Probabilidade de EUA evitarem recessão é baixa, diz economista do FMI
  4. FMI revê em baixa crescimento para a zona euro para 2,6% este ano
  5. Pires de Lima: “Tem-se cultivado” em Portugal uma cultura “que não premeia a meritocracia”
  6. Estudo revela quanto dinheiro é necessário para uma vida confortável
  7. Outros

1INE: Empresas reportam agravamento dos custos de contexto em 2021

dinheirovivo
As empresas reportaram um agravamento dos custos de contexto em 2021, cujo indicador aumentou para 3,09 valores (numa escala de um a cinco), mantendo-se o sistema judicial como o domínio mais apontado, divulgou esta terça-feira o INE.

2PIB de 66% dos destinos das exportações abranda

ri.jornalnegocios
Mais inflação do que o esperado, condições de financiamento mais apertadas: o FMI espera agora menos crescimento este ano a nível global, mas também nos principais destinos das exportações portuguesas. Cenário pode deteriorar-se rapidamente, admite o Fundo.

3Probabilidade de EUA evitarem recessão é baixa, diz economista do FMI

ri.noticiasaominuto
A probabilidade de os Estados Unidos evitarem uma recessão nos próximos meses é baixa, afirmou hoje o economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Pierre-Olivier Gourinchas.

4FMI revê em baixa crescimento para a zona euro para 2,6% este ano

jornaleconomico
A revisão em baixa, assinala, reflete “as repercussões da guerra na Ucrânia”, bem como uma política monetária mais restritiva, com o Banco Central Europeu a subir as taxas de juros pela primeira vez desde 2011 e a terminar com as compras líquidas de ativos.

5Pires de Lima: “Tem-se cultivado” em Portugal uma cultura “que não premeia a meritocracia”

ri.observador
Pires de Lima criticou a existência de uma cultura em Portugal “que não premeia a meritocracia” e disse que as pessoas trabalham muito mas “não têm através do seu trabalho acesso a uma vida digna”.

6Estudo revela quanto dinheiro é necessário para uma vida confortável

ri.correiodamanha
Um grupo de investigadores britânicos inquiriu oito mil pessoas a fim de descobrir qual seria o montante ideal para viverem uma vida feliz. As respostas poderão surpreendê-lo.

7Outros

dinheirovivo

Bolsas europeias em baixa pendentes das previsões do FMI

EuroStoxx 600 descia 0,04% para 426,06 pontos, as bolsas de Paris e Frankfurt recuavam 0,09% e 0,38%, respetivamente, enquanto as de Madrid e Milão se desvalorizavam 0,26% e 0,36%. Bolsa de Lisboa mantinha a tendência.

FMI revê em alta inflação na zona euro para 7,3% este ano

Instituição assinala que a projeção para a inflação global é mais pessimista, esperando agora que atinja 8,3% no quarto trimestre.

Euro cai com crise do gás na Europa e receios de recessão

A Reseva Federal dos Estados Unidos ameaça subir pela quarta vez as taxas de juro.

eco

Faltam ainda 132 anos para existir igualdade de género

Entre os 146 países abrangidos pelo índice, Portugal está no 29.º lugar do “Global Gender Gap Index Ranking”, com um score de 0,766. O valor representa uma ligeira queda relativamente ao ano passado.

Espanha revê em baixa crescimento para 2023

Quanto à inflação em 2022, o executivo espanhol subiu de 6,1% para 7,8% a estimativa para este indicador.

Sistema judicial apontado como o maior entrave à atividade das empresas, releva inquérito do INE

Em 2021, o sistema judicial voltou a ser identificado pelas empresas como o maior entrave à sua atividade, sendo que, neste âmbito, as disputas fiscais são elencadas como o maior obstáculo.

Natixis lança campanha de verão para preencher mais de 300 vagas

Em causa estão posições, tanto juniores como seniores, nas áreas de engenharia informática, economia, contabilidade, finanças, gestão, direito, relações internacionais, RH, psicologia e comunicação.

ri.expresso

FMI mais pessimista que BCE: Inflação na zona euro estará perto de 4% em 2023

Apesar do aperto da política monetária por parte do Banco Central Europeu, a inflação registará 3,9% em 2023, segundo a previsão do FMI. Um nível ligeiramente acima da última previsão avançada pela equipa de Christine Lagarde.

Apple, Microsoft, Amazon e Google compraram ouro ilegal extraído na Amazónia brasileira

Investigação jornalística no Brasil concluiu que a Apple, Microsoft, Amazon e Google compraram ouro às empresas Chimet e Marsam, respetivamente investigada e acusada de extração ilegal de ouro em terras indígenas.

BCP cai e arrasta PSI para o “vermelho”

O BCP liderou as quedas na sessão de negociação desta terça-feira e arrastou o índice PSI para terreno negativo. Europa também fechou em baixa.

ri.lusa

Há condições para amplo acordo social sobre competitividade e rendimento até outubro – CES

O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis, disse hoje estar convencido de que “há todas as condições” para ser aprovado até setembro/outubro um “amplo acordo social” sobre as questões da competitividade e rendimentos.

Incêndios e seca vão agravar inflação e aumentar gastos dos governos

A agência de notação financeira Moody’s alertou hoje para o facto de os incêndios florestais e da seca contribuírem para o aumento da inflação e para os gastos dos governos, incluindo em Portugal.

modalisboa

Constança Entrudo celebra parceria com Instituto Bordado Madeira

A coleção outono/inverno 2021/22 da Designer regressa a casa e é celebrada na Madeira, já esta quarta feira.

ri.jornalnegocios

Tecnológicas, retalho e Powell derrubam Wall Street

Wall Street terminou o dia em terreno negativo, numa altura marcada pela apresentação de resultados das tecnológicas, pelo mau prognóstico para o setor do retalho e pelo arranque da reunião de política monetária do banco central dos EUA.

FMI: Apoios devem ser compensados com mais impostos ou menos despesa

Para o FMI, os orçamentos já estão limitados (ainda) pela despesa com a pandemia e pelas condições de financiamento mais apertadas. Por isso, os apoios à mitigação da perda de poder de compra das famílias mais vulneráveis, que devem existir, devem ser compensados com uma subida de impostos ou um corte na despesa, defende a instituição.

Alibaba quer cotação principal em Hong Kong

Em causa estão disputas entre os Estados Unidos e a China sobre regulção. Os norte-americanos querem mais transparência e os chineses querem maior controlo.

Rublo torna-se moeda mais forte do mundo na guerra, mas corte de juro enfraquece

A dívida russa tem vivido dias de fortes ganhos, apesar da guerra e das sanções por parte dos países do Ocidente. Para travar a escalada do rublo, o banco central cortou juros, mas isso pode ter pouco impacto.

ri.noticiasaominuto

FMI mantém crescimento de 3,8% em África este ano e 4% em 2023

O Fundo Monetário Internacional (FMI) manteve hoje a previsão de crescimento para a África subsaariana nos 3,8% este ano e 4% em 2023, salientando que as perspetivas por país mantêm-se “inalteradas ou positivas”.

Cotação do Brent para entrega em setembro baixa 0,72% para 104,40 dólares

A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em setembro terminou hoje no mercado de futuros de Londres em baixa de 0,72%, para os 104,40 dólares.

Inova+ com projeto europeu sobre alterações climáticas de 25 milhões

A Inova+, 10 entidades nacionais e 45 parceiros europeus, “vão investir 25 milhões de euros para a aceleração da transformação e adaptação de 12 regiões da União Europeia vulneráveis às alterações climáticas”, foi hoje divulgado.

ri.observador

FMI revê crescimento económico mundial em baixa para 3,2% e prevê mais inflação

O FMI reviu em baixa a previsão de crescimento mundial para 3,2% este ano, devido ao impacto da guerra na Ucrânia, desaceleração mais acentuada na China e aperto das condições financeiras.

OE2022: Pandemia custou 2.306,3 ME ao Estado no primeiro semestre

A pandemia custou 2.306,3 milhões de euros ao Estado até junho. A Direção Geral do Orçamento salientou ainda a respeitante ao setor da Saúde, no valor de 726,8 milhões de euros.

jornaleconomico

Mais de 60% das empresas que usa IA ainda está numa fase experimental da tecnologia

É esperado um aumento do nível de maturidade do uso da tecnologia, nos próximos dois anos, junto dos fabricantes de automóveis e fornecedores, mas também dos retalhistas. Mas, independentemente do sector, o impacto da IA nas organizações está a crescer consideravelmente, revela o estudo da Accenture.

Walmart lançou “profit warning” para resultados do segundo trimestre e total do ano

A maior retalhista norte-americana, a Walmart, cortou a sua previsão de lucros à medida que o aumento dos preços dos alimentos e do combustível leva os clientes a reduzirem as suas compras.

ri.portugalnews

Missão Empresarial Virtual Marrocos

De 19 a 23 de setembro vai ser realizada uma Missão Virtual a Marrocos, um mercado cada vez mais relevante para as empresas portuguesas, devido à sua posição geoestratégica no contexto africano, bem como à afinidade cultural com Portugal e à imagem bastante positiva do nosso país junto dos cidadãos marroquinos.

Evento de apresentação dos 4 artigos científicos sobre Internacionalização, que o GEE e a AICEP premiaram no valor total de 12 mil euros

No dia 13 de setembro de 2022, pelas 10 horas, realiza-se a apresentação dos 4 (quatro) trabalhos/artigos científicos vencedores da Call for Papers sobre a “Internacionalização da Economia Portuguesa no Pós-Covid-19: Oportunidades e Desafios”, promovido pelo Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) do Ministério da Economia e do Mar e pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E.P.E.

ri.publico

Acordo para aprovar corte de 15% do consumo de gás na UE já está garantido

Plano de redução de consumo de gás obteve acordo esta manhã no conselho extraordinário de energia dos 27.

Preços do gás acusam pressão da dependência russa e sobem 20%

A notícia de mais uma redução nos abastecimentos russos à Alemanha fez regressar os preços do gás para valores na casa 200 euros por MWh.

Lucro semestral da Jerónimo Martins sobe 40% para 261 milhões

Vendas consolidadas subiram 20% face ao mesmo período de 2021, com um aumento de 8,5%, para 2100 milhões de euros, no Pingo Doce.

FMI baixa previsão de crescimento na zona euro para 1,2% em 2023

Com os bancos centrais a ter de responder à inflação, Fundo está preocupado com a possibilidade de se virem a repetir os episódios de recessão e desemprego elevado do passado.

ri.sol

Subida dos preços do carbono pode provocar falências

O Banco Central Europeu (BCE) deixou um aviso: um aumento do preço do carbono pode levar à falência de empresas em cadeia.

DGO. Medina com excedente de 1113 milhões à boleia da subida da receita

Só a receita fiscal subiu 28,1% no primeiro semestre, puxada pelo IVA. Também a receita contributiva aumentou 9,7% face ao mesmo período do ano passado. Valores ultrapassam os que tinham sido alcançados em 2019.