Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Corte de 15% do gás na Europa, um acordo para todos os gostos: Portugal consegue exceções, mas não a isenção total
  2. Fundação para a Ciência e Tecnologia apoia 630 novos projetos com 74,8 milhões de euros
  3. Goldman Sachs prevê uma recessão na zona euro na segunda metade do ano
  4. Uso da inteligência artificial? Maioria das empresas em fase experimental
  5. Câmara de Lisboa aprova reconhecimento de oito estabelecimentos como Lojas com História
  6. Amancio Ortega investe 3,5 milhões em renovável espanhola
  7. Outros

1Corte de 15% do gás na Europa, um acordo para todos os gostos: Portugal consegue exceções, mas não a isenção total

ri.expresso
Os 27 chegaram a acordo para cortar 15% do consumo de gás até à primavera. Mas o compromisso fica marcado por várias exceções que se aplicam também a Portugal. No caso português, o corte deve ficar abaixo dos 7%. O governo quer ainda tirar partido do Porto de Sines para fornecer gás à Europa.

2Fundação para a Ciência e Tecnologia apoia 630 novos projetos com 74,8 milhões de euros

dinheirovivo
Os projetos, que serão financiados pela fundação foram selecionados no âmbito da edição deste ano do concurso de projetos de investigação e desenvolvimento em todos os domínios científicos, que teve uma taxa de sucesso de 15,4%.

3Goldman Sachs prevê uma recessão na zona euro na segunda metade do ano

jornaleconomico
O banco norte-americano projeta agora que o terceiro trimestre feche com uma contração de 0,1% e o quarto com 0,2%, dado o peso da questão energética, a normalização monetária em curso e o esgotar do ímpeto dado pela reabertura da economia.

4Uso da inteligência artificial? Maioria das empresas em fase experimental

ri.noticiasaominuto
A maioria das empresas (63%) ainda está numa fase experimental de uso da inteligência artificial e 12% estão num nível de maturidade mais avançado, segundo um estudo da Accenture.

5Câmara de Lisboa aprova reconhecimento de oito estabelecimentos como Lojas com História

ri.observador
A Câmara de Lisboa aprovou o reconhecimento de oito estabelecimentos como Lojas com História, incluindo A Ginjinha Popular. O objetivo é promover o comércio local como marca identitária de Lisboa.

6Amancio Ortega investe 3,5 milhões em renovável espanhola

ri.jornalnegocios
O antigo dono da Inditex dá assim o primeiro passo para um investimento em energias renováveis e passa a deter 5% da Enagas Renovables.

7Outros

dinheirovivo

Startup portuguesa cria recifes artificiais para salvar os oceanos

Tecnologia da The Reef Company serve de abrigo para a vida marinha e recolhe dados marítimos para posterior estudo. Comporta, Cascais e Madeira foram os locais escolhidos para a implantação dos primeiros “eco recifes”.

Euro cai face ao dólar pela terceira sessão consecutiva

O euro também caiu em comparação com a libra, mas subiu face ao iene.

ri.expresso

Wall Street responde em alta à subida da taxa de juro pela Reserva Federal

Alguns analistas de Wall Street estão mais pessimistas e admitem que a Fed possa não optar por subidas da taxa de juro mais moderadas, em particular quando a inflação acelerou para 9,1%, o ritmo anual mais rápido em 41 anos.

ri.lusa

National Gallery evoca Paula Rego com exposição sobre mural

A obra que Paula Rego produziu enquanto artista associada da National Gallery, nos anos 1990, está exposta pela primeira vez no museu londrino juntamente com o quadro do século XV de Carlo Crivelli no qual a portuguesa se inspirou.

Presidente da Fed afasta recessão nos EUA mas previsões serão divulgadas na quinta-feira

O presidente da Reserva Federal norte-americana considerou que a economia dos EUA não está em recessão, ainda que tenha alertado que não viu as previsões sobre o PIB do país.

ri.jornalnegocios

Consumo das famílias diminuiu no primeiro trimestre do ano na Zona Euro

Na União Europeia, o consumo familiar registou também uma queda, superior à Zona Euro no primeiro trimestre do ano. A quebra é semelhante à dos últimos três meses de 2021.

Gazprom cortou 20% do abastecimento de gás à Alemanha

A redução do fluxo de combustível russo começou às 9h em Moscovo (6h em Lisboa) e segundo as informações que constam do portal o volume diário de abastecimento à Alemanha, pelo Nord Stream, vai ser de 33 milhões de metros cúbicos.

ri.noticiasaominuto

Cotação do barril Brent para entrega em setembro sobe 2,13%

A cotação do barril de crude Brent para entrega em setembro encerrou hoje no mercado de futuros de Londres em alta de 2,13%, para os 106,62 dólares, devido aos receios com uma escassez da oferta provocada pelas tensões geopolíticas.

Bolsas europeias em alta à espera de mais resultados e da reunião da Fed

As principais bolsas europeias negociavam hoje em alta, à espera de mais resultados empresariais e das decisões decorrentes da reunião de política monetária da Reserva Federal dos EUA (Fed).

FMI melhora previsão de crescimento para 1,7% no Brasil este ano

O Fundo Monetário Internacional (FMI) melhorou hoje a previsão de crescimento económico no Brasil para 1,7%, quando em abril apontava para um crescimento de 0,8%.

ri.observador

Receitas trimestrais da dona do Facebook e Instagram caem pela primeira vez

O volume de negócios da Meta caiu 1% no segundo trimestre do ano, enquanto que os lucros caíram 36%. Já os ganhos por ação no segundo trimestre foram de 2,46 dólares.

Campos angolanos de Quiluma e Maboqueiro começam exploração de gás em 2026

O projeto, aprovado esta quarta-feira, começa a operar em 2026 e “inclui duas plataformas offshore, uma fábrica de processamento de gás e uma ligação à fábrica de GNL”.

jornaleconomico

Crédito às empresas cresceu 2,9% e a particulares 4,8% em junho

No final de Junho de 2022, o montante de empréstimos concedidos pelos bancos às empresas era de 77,3 mil milhões e 99,2 mil milhões de euros o crédito a particulares, segundo o Banco de Portugal.

Bolsa de Lisboa encerra no ‘verde’. BCP valoriza mais de 6%

As principais bolsas europeias também terminaram a sessão em terreno positivo. O DAX (Alemanha) cresceu 0,53%, IBEX 35 (Espanha) aumentou 0,61%, o CAC 40 (França) valorizou 0,75% e o FTSE 100 (Reino Unido) avançou 0,60%.

ri.portugalnews

Instituições Europeias – EIC OTF 2.0: Candidaturas abertas para a participação no Pavilhão Europeu durante a CES Las Vegas 2023

No âmbito do EIC Overseas Trade Fairs (OTF) 2.0, o European Innovation Council (EIC) abriu candidaturas para a participação na Consumer Electronics Show 2023 (CES), a maior feira internacional de tecnologia nos EUA, que terá lugar, nos dias 5 a 8 de janeiro de 2023, em Las Vegas, EUA.

Missão Virtual Marrocos e Missão Virtual Brasil

De 19 a 23 de setembro a CCIP vai realizar 2 missões virtuais: Missão Virtual Marrocos e Missão Virtual Brasil.