Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Indústria têxtil volta a ter empresas em lay-off
  2. PRR: 242 candidaturas para descarbonizar indústria
  3. Produção industrial cresce 1,7% no 2.º trimestre
  4. Desemprego em Portugal supera média da UE em junho
  5. Mercado de têxteis-lar Finlândia
  6. Dos fatos por medida ao pronto a vestir: o Alphaiate de Campo de Ourique que Pedro Nuno recomendou a Costa
  7. Outros

1Indústria têxtil volta a ter empresas em lay-off

ri.expresso
A suspensão de encomendas já está a afetar o sector e a impor cortes na atividade. No calçado, a produção continua em alta, mas também há preocupações.

2PRR: 242 candidaturas para descarbonizar indústria

ri.jornalnegocios
O projeto que mais gastos implica é o da Almina – Minas do Alentejo, com 99,8 milhões de euros. Seguem-se a Cimpor, que quer descarbonizar a operação industrial do Centro de Produção de Alhandra com 87,6 milhões de euros, e a Navigator, que pretende descarbonizar o Complexo Industrial de Setúbal num investimento de 79,2 milhões de euros.

3Produção industrial cresce 1,7% no 2.º trimestre

dinheirovivo
Agrupamentos industriais apresentaram comportamentos díspares. Energia foi o único a registar uma queda.

4Desemprego em Portugal supera média da UE em junho

eco
Em Portugal, a taxa de desemprego subiu para 6,1% em junho, um valor que fica abaixo da média da Zona Euro mas acima daquela calculada para o conjunto da União Europeia.

5Mercado de têxteis-lar Finlândia

ri.portugalnews
A decoração nórdica é, na sua generalidade, assente no funcionalismo dos objetos e no minimalismo enquanto doutrina.

6Dos fatos por medida ao pronto a vestir: o Alphaiate de Campo de Ourique que Pedro Nuno recomendou a Costa

ri.observador
Nasceu em São Bento, instalou-se em Campo de Ourique e vai crescer do outro lado da rua. Pedro Nuno recomendou a Alphaiate e António Costa não saiu da loja sem uma gravata. A “Belize” azul já esgotou.

7Outros

dinheirovivo

Bolsas europeias em alta, apesar de desaceleração da produção industrial

A Bolsa de Lisboa abriu em baixa, mas já inverteu a tendência e está a subir 0,14%.

eco

Universidade do Porto em projeto europeu de mobilidade financiado em 18 milhões de euros

Comissão Europeia aprova financiamento de 18 milhões de euros para programa de intercâmbio, um “supercampus” entre a Universidade do Porto e mais outras oito instituições de ensino superior da Europa.

Empresários “poupam” banca e energia a imposto sobre lucros excessivos

Populista, pouco racional, ineficaz, para engordar o Estado e mau sinal para os investidores. Líderes empresariais recusam taxa adicional para bancos e energéticas, que dispararam lucros no semestre.

EDP Comercial prevê manter preço da luz até fim do ano

No rescaldo do anúncio da Endesa de que os clientes poderão ver aumentos de 40% na fatura da eletricidade a partir deste mês, a EDP Comercial diz que não prevê alterar preços até fim do ano.

ri.expresso

Preço do Brent cai 8,3% após divulgação de dados da indústria chinesa

O barril de Brent baixou 8,3%, por receios de descida na procura após a divulgação de dados industriais piores do que o esperado na China. O petróleo do seguia a 100,86 dólares por barril.

Só 20% da população da zona euro poupou mais durante a pandemia

Apenas 20% da população da zona euro conseguiu poupar mais durante a pandemia, segundo dados do BCE. Porém, a maioria das famílias não conseguiu poupar porque o respetivo rendimento diminuiu.

ri.lusa

Euro recupera nível de 1,02 dólares

O euro subiu hoje em relação ao dólar, apoiado por expectativas de uma nova subida das taxas de juro do Banco Central Europeu em setembro.

ri.jornalnegocios

Alibaba em risco de sair da bolsa de Nova Iorque

Tecnológica chinesa tem até 2024 para ficar em conformidade com a legislação dos Estados Unidos, caso contrário deixará de estar cotada na bolsa de Nova Iorque.

UE insiste em empréstimos do PRR para conter efeitos da guerra

Recurso a empréstimos que sobram do Plano de Recuperação e Resiliência é, para a Bruxelas, a solução para dar resposta ao impacto da guerra na Ucrânia. Alternativas propostas dão pouco ou nenhum “dinheiro novo” aos Estados-membros.

ri.noticiasaominuto

Metro de Lisboa: Trabalhadores têm novo vestuário de trabalho

Nova linha de vestuário será para cerca de 800 trabalhadores da empresa.

Bolsa de Lisboa cai 0,43% alinhada com Europa

A bolsa de Lisboa fechou hoje em baixa, alinhada com a Europa, tendo o índice PSI descido 0,43% para 6.096,99 pontos, com a Altri a registar uma forte queda pela segunda sessão consecutiva.

Défice da balança comercial de Cabo Verde agrava-se em 217,5 milhões

A balança comercial de Cabo Verde foi negativa em 217,5 milhões de euros no segundo trimestre de 2022, um agravamento de 33,6% face ao período homólogo de 2021, segundo dados oficiais compilados hoje pela Lusa.

ri.observador

Quando Harry conheceu a Gucci: um lucrativo dueto de estilo entre fatos, plumas e lantejoulas

Entre a Gucci (que com ele recuperou o título de marca mais quente) e a Adidas, e com o styling de outro Harry, o músico britânico trouxe a Lisboa t’shirts com ursinhos e frases personalizadas.

Teto ibérico aos preços da eletricidade “não teve o efeito prometido”

A previsão era baixar o preço do gás para consumidores e empresas mas está previsto o aumento no preço da energia superior ao esperado. A Coopérnico considera que o mecanismo “tornou-se ineficaz”.

jornaleconomico

Vendas a retalho na Alemanha sofrem maior queda em quase 30 anos

Os números foram anunciados pelo Escritório Federal de Estatísticas da Alemanha, que fez saber ainda que no mês de junho as vendas foram menos 1,6% do que em maio.

UE começa hoje a reduzir consumo de gás natural

A medida vai estender-se até 31 de março de 2023. O objetivo da UE é diminuir o consumo de gás entre 30 mil milhões e 45 mil milhões de m3.

Wall Street abre no vermelho depois do melhor mês desde 2020

Julho trouxe uma recuperação assinalável em relação ao preocupante primeiro semestre nas bolsas norte-americanas, mas agosto arranca com o mercado apostado numa correção, dada a perspetiva de uma recessão e de mais subidas dos juros.

ri.portugalnews

Iniciativas da Comissão Europeia para empreendedorismo feminino

A Comissão Europeia tem em aberto candidaturas para duas iniciativas focadas no empreendedorismo feminino: a EU Prize for Women Innovators e a a Women TechEU.

Pavilhão de Portugal em Chengdu– O Showroom permanente de produtos portugueses na China

No próximo mês de setembro, abre em Chengdu, a capital da província de Sichuan e quarta maior cidade (em densidade populacional), aquele que será o maior showroom de produtos portugueses na China.