Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Inflação rouba 4,6% aos salários. Microempresas foram as que mais compensaram os trabalhadores
  2. Apoio à retoma progressiva mantém direito a desconto para a Segurança Social
  3. Taxa de desemprego desce para 5,7% no 2.º trimestre
  4. Inflação na China regista maior subida dos últimos dois anos
  5. Preços na produção caem nos EUA pela primeira vez desde a pandemia
  6. Sustentabilidade e casas inteligentes. A maior feira de decoração do país acontece em Lisboa
  7. Outros

1Inflação rouba 4,6% aos salários. Microempresas foram as que mais compensaram os trabalhadores

ri.expresso
A inflação fez fazer desaparecer 4,6% do valor real dos salários brutos dos trabalhadores em Portugal no segundo trimestre de 2022, segundo o INE. Empresas que têm até 4 trabalhadores foram as que mais aumentaram as remunerações.

2Apoio à retoma progressiva mantém direito a desconto para a Segurança Social

eco
Quem trocou o apoio extraordinário à normalização da atividade pela retoma progressiva mantém o direito à dispensa parcial de 50% do pagamento de contribuições para a Segurança Social.

3Taxa de desemprego desce para 5,7% no 2.º trimestre

ri.diariodenoticias
A população empregada foi estimada em quase 4,908 milhões de pessoas e manteve-se “praticamente inalterada em relação ao trimestre anterior” e subiu 1,9% (91,3 mil) relativamente ao mesmo período de 2021.

4Inflação na China regista maior subida dos últimos dois anos

ri.noticiasaominuto
A inflação na China acelerou em julho para o nível mais alto dos últimos dois anos, devido sobretudo ao aumento do custo da carne de porco, enquanto a débil procura pelos consumidores manteve estáveis os preços dos restantes itens.

5Preços na produção caem nos EUA pela primeira vez desde a pandemia

dinheirovivo
Declínio refletiu queda dos custos da energia e recuo da inflação. O índice de preços dos produtores caiu 0,5%, comparando com junho. Mas, subiu 9,8% em relação ao ano anterior, revela a Bloomberg.

6Sustentabilidade e casas inteligentes. A maior feira de decoração do país acontece em Lisboa

ri.jornalnegocios
De 6 a 9 de outubro, a Intercasa – Living & Design apresenta as últimas tendências do mundo da decoração, provando que é possível ter um lar mais amigo do ambiente sem esquecer o decor.

7Outros

ri.diariodenoticias

Guerra leva a corrida portuguesa às importações de Angola, Brasil, Espanha, Congo e Tobago

Procura de alternativas à energia russa e aos cereais da Ucrânia trazem para a ribalta novos fornecedores como Congo e Trindade e Tobago, por exemplo, segundo dados do INE.

dinheirovivo

Cotação do Brent para entrega em outubro sobe 2,09% e aproxima-se dos 100 dólares

Brent aproximou-se dos cem dólares depois de a OPEP ter mantido esta quinta-feira a previsão de uma subida do consumo global de crude em 2,7% no próximo ano.

Euro regista valorização após abrandamento da inflação nos EUA

Euro seguia a 1,0332 dólares, quando na quarta-feira quase à mesma hora negociava a 1,0322 dólares.

Pedidos de subsídio de desemprego nos EUA aumentaram em 14 mil na semana passada

O número conhecido ficou abaixo da média da previsão dos economistas consultados pela agência financeira Bloomberg, que apontava para os 263 mil pedidos.

Desemprego afeta 73 milhões de jovens em todo o mundo sobretudo mulheres

A taxa de emprego mundial dos trabalhadores entre os 15 e 24 anos ainda não recuperou do impacto da covid-19. Contrariando esta tendência, Portugal está melhor do que o período pré-pandemia.

eco

Alemanha avança com plano anti-inflação de 10 mil milhões de euros

O ministro alemão das Finanças anunciou um pacote de 10 mil milhões de euros destinado a combater a inflação. Limite base para a isenção de impostos será aumentado.

ri.expresso

PSI fecha em alta à boleia da Galp

Apenas seis cotadas encerraram o dia no “verde”, mas foi o suficiente para o PSI terminar o dia em alta. Galp e BCP destacaram-se com ganhos acima dos 3%.

OPEP mantém previsão de um aumento do consumo de crude em 2023

A OPEP mantém a previsão de um aumento de 2,7% do crude em 2023, em parte graças à melhoria da contenção da pandemia na China. Para 2022, a organização prevê um consumo de 100,3 milhões de barris por dia.

Seca ameaça transporte de mercadorias nos rios europeus. Barcos já mal conseguem passar no Reno e Danúbio

Não chove, ou chove pouco, e o calor bate recordes na Europa. Os grandes rios europeus, que durante séculos ligaram, alimentaram, e refrescaram populações, estão a ficar secos. Navios de transporte de mercadorias já mal conseguem passar no Reno nem no Danúbio.

ri.lusa

Incumprimento nos empréstimos das PME em Macau sobe 32% para 83,6 ME

O incumprimento das pequenas e médias empresas (PME) de Macau no pagamento de empréstimos nos primeiros seis meses aumentou 32% em comparação com o semestre anterior, segundo dados oficiais hoje divulgados.

Elon Musk vende ações da Tesla por mais de 6.000 ME em três dias

O presidente da Tesla, Elon Musk, vendeu ações da sua empresa por 6.500 milhões de dólares (6.363 milhões de euros) em três dias, segundo documentos divulgados na terça-feira pelo regulador norte-americano.

Espanha apaga montras e sobe ar condicionado para 27 graus à meia-noite

Espanha adota a partir da próxima meia-noite “medidas urgentes” de poupança de energia que incluem montras sem iluminação à noite e ar condicionado nos 27 graus no verão em espaços públicos e comerciais.

Exportações crescem 31,2% e importações 37,7% no 2.º trimestre

As exportações e importações cresceram 31,2% e 37,7%, no segundo trimestre, face ao mesmo período de 2021, divulgou hoje o INE, que reviu também os resultados preliminares de 2021, para crescimentos de 18,3% nas exportações e 22% nas importações.

Volume de negócios na indústria acelera 31,5% em junho – INE

O índice de volume de negócios na indústria acelerou em junho para um aumento homólogo de 31,5%, mais 2,4 pontos percentuais do que em maio e refletindo o aumento “expressivo” de preços na indústria, segundo o INE.

ri.jornalnegocios

Espanhóis pagam menos pela gasolina do que antes da guerra na Ucrânia

O preço médio do litro de gasolina em Espanha foi 1,66 euros na semana que terminou na segunda-feira, se for levado em conta o desconto de 20 cêntimos por litro aplicado no momento do pagamento, que é suportado pelo Governo espanhol.

Saldos não chegam para descer preços em julho

Preços tendem a cair em julho devido aos saldos. Mas, este ano, a inflação registou uma variação em cadeia nula, pela primeira vez desde 2012. Subida dos preços da energia e alimentação está a eclipsar reduções de preços típicas desta altura.

ri.noticiasaominuto

Bolsas na Europa negoceiam em alta animadas por Wall Street

As bolsas europeias estão a negociar em alta, à exceção de Londres que recua 0,08%, depois de na quarta-feira Wall Street ter encerrado com um excelente desempenho.

Inflação nos EUA abranda para 8,5% em julho

Em junho, a inflação homóloga tinha ficado em 9,1%.

Número de empresas com despedimentos coletivos cai 27% até junho para 148

O número de despedimentos coletivos comunicados pelas empresas no primeiro semestre do ano foi de 148, uma redução de 27% face ao mesmo período de 2021, segundo dados da Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT).

ri.observador

Cogeração na indústria podia ajudar a poupar gás, mas está a parar por causa dos preços altos

Preços altos no gás natural estão a travar a cogeração nas indústrias. Estas centrais que produzem calor e electricidade podiam ajudar a poupar gás. Paradas têm o efeito contrário, diz associação.

Talkdesk e OutSystems escalam posições na lista da Forbes das mais influentes da cloud. Talkdesk entra no top 10

Há novamente presença portuguesa na lista das 100 empresas mais influentes da cloud, feita anualmente pela Forbes. A Talkdesk e a OutSystems conquistaram este ano lugares mais elevados no ranking.

jornaleconomico

Singapura revê em baixa previsão para crescimento do PIB em 2022

Ainda assim, a economia da cidade-Estado de cerca de 5,7 milhões de habitantes cresceu mais do que o primeiro trimestre (3,8%), fechando a primeira metade do ano com um crescimento de 4,1%.

Wall Street começa bem mas acaba no vermelho

Os mercados finalmente parecem ter entendido que a Reserva Federal ainda não se decidiu a moderar o aumento das taxas de juro. Antes disso, é preciso que a moderação do crescimento da inflação se consolide.

ri.portugalnews

Marca portuguesa 8000kicks é a primeira do mundo a vender sapatos de cânhamo impermeáveis

A 8000kicks é uma startup portuguesa criada por um neto, Bernardo, e a sua avó, Otilia, que desenvolve sapatos feitos a partir de cânhamo e materiais 100 por centos veganos e eco sustentáveis.

Curso de Introdução à Realidade Virtual e Realidade Aumentada

A Academia AICEP e a VRARA Portugal/APDC iniciam no próximo dia 1 de setembro a segunda edição do curso online Introdução à Realidade Virtual e Realidade Aumentada. O curso vai decorrer na plataforma de e-learning da Academia AICEP e tem uma duração de 24 horas, divididas por seis sessões.

FI Group vai debater oportunidades e desafios do Portugal 2030

A FI Group, empresa global líder em gestão da inovação, vai organizar no dia 16 de setembro, sexta-feira, pelas 11 horas, uma sessão de esclarecimentos relativos ao programa Portugal 2030 e ao Programa de Recuperação e Resiliência, em formato webinar.

ri.publico

Alemanha faz lobby pela construção de um novo gasoduto europeu a partir de Portugal

No limbo há mais de uma década, o projecto de construção de um corredor de gás que ligue Portugal, Espanha e França à Europa Central ganha força com a intervenção do chanceler alemão Olaf Scholz.

Governo “alivia” tribunais da graduação de créditos nas insolvências

Transferência de responsabilidades para os operadores privados visa melhorar uma das fases mais complexas dos processos de insolvência. Medida foi prometida a Bruxelas.

Morreu Issey Miyake, o revolucionário da moda japonesa, aos 84 anos

Da gola alta preta de Steve Jobs ao uniforme das elites artísticas dos anos 1980, Miyake mudou a relação entre costura e corpo, aplicando a tradição e os materiais japoneses mas depois inovando tecnologicamente. Até perfumou o mundo. Morreu em 5 de Agosto de cancro do fígado.

ri.sol

INE confirma inflação de 9,1%, a mais alta desde 1992

Em julho, a taxa de inflação voltou a crescer.