Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Governo cria nova linha de crédito para apoiar empresas
  2. Semana de quatro dias começa a chegar às empresas no próximo ano
  3. Produção industrial recua em julho na zona euro e na União Europeia
  4. Empresas europeias enfrentam crescente falta de trabalhadores
  5. Lucros da Inditex cresceram 41% para 1.794 milhões de euros
  6. Exposição mostra tapetes de Arraiolos em museu de Mira de Aire
  7. Outros

1Governo cria nova linha de crédito para apoiar empresas

ri.jornalnegocios
Encargos com o agravamento do custo das matérias-primas serão suportados e a verba chegará via Banco de Fomento. Quanto ao gás, taxa que cobre diferença no aumento de custos para indústrias intensivas sobe para 40%.

2Semana de quatro dias começa a chegar às empresas no próximo ano

ri.publico
Projecto-piloto será coordenado por Pedro Gomes, professor da Universidade de Londres e autor do livro Sexta-feira É o Novo Sábado. Governo vai apresentar proposta aos parceiros sociais em Outubro.

3Produção industrial recua em julho na zona euro e na União Europeia

ri.expresso
Face a julho do ano passado, a produção industrial abrandou 2,4% na zona euro e 0,8% nos 27 países da União Europeia.

4Empresas europeias enfrentam crescente falta de trabalhadores

ri.observador
As empresas admitem incapacidade para encontrar trabalhadores e oferecem melhores condições de trabalho, enquanto alguns Estados-membros apostem em requisitos de trabalhadores de países terceiros.

5Lucros da Inditex cresceram 41% para 1.794 milhões de euros

dinheirovivo
Empresa que detém marcas como a Zara, Bershka ou Massimo Dutti fechou o primeiro semestre com resultados históricos. Vendas cresceram 24,5% para 14.858 milhões. Vendas online deverão pesar já mais de 30% em 2024.

6Exposição mostra tapetes de Arraiolos em museu de Mira de Aire

ri.noticiasaominuto
Seis valiosos tapetes da coleção do Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos (CITA) são apresentados a partir de quinta-feira em Mira de Aire, no distrito de Leiria, anunciou hoje o diretor do Museu Industrial e Artesanal do Têxtil (MIAT).

7Outros

dinheirovivo

Cotação do barril Brent para entrega em novembro sobe 0,91% para 94,09 dólares

Crude do Mar do Norte concluiu a sessão no International Exchange Futures a cotar mais 0,85 dólares em relação à sessão anterior.

Euro sobe ligeiramente face ao dólar

O euro seguia, no entanto, a cotar-se em 1,0006 dólares, quando na terça-feira, quase à mesma hora, se transacionava a 1,0002 dólares.

IAPMEI garante que não há atrasos na análise de projetos do PT2020

Confrontado com as críticas à morosidade da execução do programa Portugal 2020, o presidente da Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI), organismo responsável pela gestão dos fundos europeus, assegurou que, salvo quatro exceções, todas as candidaturas se encontram em condições de contratualização.

Bolsa de Wall Street negoceia positiva mas ambiente de incerteza paira nos mercados

Índice Dow Jones Industrial subia 0,34% para 31.207,27 pontos, enquanto o Standard & Poor’s ganhava 0,31% para 3.944,81 pontos e o Nasdaq valorizava-se 0,41% para 11.678,50 pontos.

Wallapop é a app de artigos em segunda mão que chega a Portugal

Plataforma espanhola que conta com 15 milhões de visitantes mensais chega ao mercado nacional. Eletrónicos, artigos de casa e jardim, livros, música, moda e até carros são alguns dos produtos que podem ser comprados através da app.

ri.expresso

Prepare-se para a crise. Os 5 riscos que vai enfrentar na zona euro em 2023

Depois da decisão do Banco Central Europeu ficámos a saber melhor com o que podemos contar para o próximo ano. À subida dos juros vão juntar-se na zona euro cinco riscos alimentados por esse aperto da política monetária e pelas tensões geopolíticas e nos mercados energético e alimentar.

PSI segue Europa e fecha em terreno negativo

O PSI encerrou o dia no “vermelho”, tal como as grandes praças europeias. Quase todos os “pesos pesados” se desvalorizaram, mas a Galp conseguiu manter-se em terreno positivo.

Inflação homóloga no Reino Unido desacelera para 9,9% em agosto

Segundo o instituto estatístico britânico, a inflação no Reino Unido desceu de 10,1% em julho para 9,9% em agosto, devido a um recuo nos preços dos combustíveis.

ri.jornaldenoticias

Economia portuguesa vai crescer acima de 6% em 2022, diz Medina

O ministro das Finanças, Fernando Medina, disse hoje que o Produto Interno Bruto (PIB) deverá crescer acima de 6%, reiterando que a resiliência da economia se verifica num contexto de “contas certas”.

Ecossistema nacional de startups e inovação defende quadro legal “mais favorável”

O desafio da competitividade para Portugal passa pelos contextos legal e fiscal, para reter talento. Outro desafio passa por transformar inovação em valor económico para o país.

Designer ucraniana a viver em Braga leva “uma pátria frágil” à passarela de Nova Iorque

Em fevereiro, Svitlana Bevza acabava de regressar a Kiev, depois de participar em mais uma semana de moda nova-iorquina, quando a Rússia invadiu a Ucrânia. Quase sete meses depois, voltou à América, com uma coleção inspirada na dor do seu povo e criada a partir de Braga, em Portugal, onde tem vivido nos últimos meses.

ri.jornalnegocios

Parlamento Europeu quer elevar para 45% o consumo de energias renováveis em 2030

O consumo final de energia renovável na UE foi de 9,6% em 2004 e de 22,1% em 2020.

MOBI.E lança concurso até 100.000 euros para estudo sobre mobilidade sustentável

O concurso terá um preço máximo de 100.000 euros e a apresentação de propostas termina em 12 de outubro.

AIE adverte para agravamento da falta de gasóleo no mercado mundial em 2023

Se a Rússia não conseguir desviar a produção de gasóleo que atualmente vende à Europa para outros compradores, a agência receia que os importadores europeus, latino-americanos e africanos concorram por fluxos mais baixos.

Parlamento Europeu quer empresas a evitarem produtos responsáveis pela desflorestação mundial

Nos últimos 30 anos, o mundo perdeu uma área florestal superior ao espaço da União Europeia, sendo o consumo da União responsável por 10% desta perda. Próximo passo será iniciar negociações sobre um novo regulamento com os estados-membros da UE.

ri.noticiasaominuto

Competências digitais são “essenciais” para impulsionar a empregabilidade

A Michael Page diz que se tem assistido a uma procura crescente por parte das empresas de perfis com competências digitais.

Bruxelas quer proibir na UE produtos fabricados em trabalho forçado

A Comissão Europeia quer proibir no mercado da União Europeia (UE) produtos fabricados com recurso a trabalho forçado, importados ou produzidos no bloco.

Paris baixa crescimento económico para 1% em 2023

O Governo francês assumiu que o abrandamento económico no próximo ano será mais pronunciado do que tinha previsto e, consequentemente, reduziu a previsão em quatro décimas, para 1%, reconhecendo que a inflação não descerá até ao verão de 2023.

ri.observador

Bruxelas propõe teto de 180 euros/MWh para eletricidade desde renováveis

CE propõe fixar o limite de receitas inframarginais em 180 euros por MWh, o que permitirá aos produtores cobrir os seus investimentos, em conformidade com os objetivos energéticos e climáticos.

ri.portugalnews

Conferência Exportar Online está de volta. AICEP organiza 3ª edição

AICEP organiza já na próxima quarta-feira, dia 21 de setembro, pelas 14:00, no Teatro Jordão, em Guimarães, a 3ª edição da conferência Exportar Online, com a presença do Secretário de Estado Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, do Presidente da AICEP, Luís Castro Henriques e de Rita Araújo, Administradora da AICEP.

AICEP e GEE apresentaram os 4 artigos premiados sobre “Oportunidades e Desafios para a Internacionalização da Economia Portuguesa”

A apresentação dos 4 (quatro) trabalhos/artigos científicos vencedores da Call for Papers sobre a “Internacionalização da Economia Portuguesa no Pós-Covid-19: Oportunidades e Desafios”, teve lugar no auditório da AICEP, no passado dia 13 de setembro. Este evento foi promovido pelo Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) do Ministério da Economia e do Mar e pela AICEP.

ri.publico

Cravos, punhos e vassouras partidas: são trajes de Viana com uma mensagem feminista

Para a designer de moda Margarida Coelho, os costumes do Estado Novo ainda estão bem assentes na sociedade. Amor? Luta! nasceu para acabar com a desigualdade de género através de símbolos revolucionários aplicados nos tradicionais trajes de Viana.

Apoio à viabilização criado na pandemia só ajudou sete empresas

Processo Extraordinário de Viabilização de Empresas registou apenas 22 adesões em 16 meses. Administradores vêem vantagens, mas recomendam ajustes. Medida expira a 30 de Junho de 2023.