Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Empresas têm de devolver metade do apoio até 2030
  2. ISEG prevê queda de 0,4% do PIB no terceiro trimestre face ao anterior
  3. Taxa de ofertas de emprego sobe para 3,2% na zona euro no 2.º trimestre – Eurostat
  4. China vê aumento na produção industrial e vendas a retalho em agosto
  5. Um ministro, 40 latas de graxa e 41 empresas: sapatos portugueses regressam a Milão e há um recorde à vista
  6. Dono da marca Patagonia doa empresa à luta contra as alterações climáticas
  7. Outros

1Empresas têm de devolver metade do apoio até 2030

ri.jornaldenoticias
Dos 1400 milhões de euros, 720 milhões são linhas de crédito. Gastos com energia deduzem no IRC. IPSS e fábricas com ajuda na fatura do gás e lay-off é trocado
por formação. Taxa sobre lucros fica de fora. Para já.

2ISEG prevê queda de 0,4% do PIB no terceiro trimestre face ao anterior

jornaleconomico
A evolução da atividade foi favorável em julho, mas alguns indicadores sugerem que poderá ter sido menos favorável posteriormente, refere o ISEG. Em termos de confiança, em Portugal, tal como na UE e Zona Euro, esta tem vindo a decrescer, com pequenas oscilações, desde a invasão da Ucrânia e não mostra sinais de inversão. Apenas no setor dos serviços se voltou a ganhar uma assinalável confiança.

3Taxa de ofertas de emprego sobe para 3,2% na zona euro no 2.º trimestre – Eurostat

dinheirovivo
Em Portugal, a taxa de ofertas de emprego fixou-se nos 1,4%, face aos 1,0% do trimestre homólogo e aos 1,3% dos primeiros três meses do ano.

4China vê aumento na produção industrial e vendas a retalho em agosto

ri.jornalnegocios
Dados esta sexta-feira divulgados indicam um crescimento mais rápido do que o esperado, mas a crise imobiliária continua a pesar nas perspetivas do país.

5Um ministro, 40 latas de graxa e 41 empresas: sapatos portugueses regressam a Milão e há um recorde à vista

ri.expresso
Indústria do calçado quer “consolidar negócios” e “permanecer na vanguarda” porque “as conquistas do passado não são garantias do futuro”, diz o presidente da APICCAPS, Luís Onofre.

6Dono da marca Patagonia doa empresa à luta contra as alterações climáticas

ri.observador
Numa carta aberta intitulada “A Terra é agora o nosso único acionista”, Yvon Chouinard declarou que os lucros da empresa passarão a ser geridos e investidos em prol da luta climática.

7Outros

dinheirovivo

Euro segue estável em paridade com o dólar e libra cai

Euro seguia a 1,0004 dólares, o mesmo valor a que negociava na quinta-feira à mesma hora.

Galp e Repsol lançam desafio para captura e utilização de CO2 em Sines

Soluções inovadoras para a captura e utilização de carbono serão aplicadas nas instalações industriais em Sines. Vencedor do desafio ganha 50 mil euros. As candidaturas encerram dia 11 de novembro.

Entregas de produtos são a maior preocupação de retalhistas e fornecedores

Estudo Benchmarking Supply Chain 2022, da GS1 Portugal, inquiriu 10 retalhistas e 34 fornecedores que operam no mercado nacional. Documento pretende identificar as perspetivas de melhoria nas cadeias de abastecimento portuguesas.

Bolsas europeias em baixa à espera da inflação na zona euro e com medo de uma recessão

Depois de abrir em baixa, a Bolsa de Lisboa mantinha a tendência, às 08:55, com o principal índice, o PSI, a descer 0,95%, para 5.858,25 pontos.

Governo dos EUA pondera criação de um banco central para as criptomoedas

A administração liderada pelo democrata Joe Biden vai também estudar o impacto da criação de uma moeda digital apoiada pelo banco central.

eco

El Corte Inglés entrega diplomas a 80 colaboradores. Quer aumentar 10% níveis de educação

Até 2030 o retalhista quer aumentar em 10% os níveis de educação dos mais de 3.000 trabalhadores.

Alemanha prepara nacionalização de mais duas energéticas e assume controlo de subsidiárias da russa Rosneft

O agravamento da crise energética obrigou o Estado alemão a conceder ajudas estatais a mais duas energéticas e a assumir o controlo de subsidiárias da gigante russa Rosneft.

ri.expresso

Preço do gasóleo desce 6,5 cêntimos na próxima semana

O preço do gasóleo deverá descer 6,5 cêntimos na próxima semana, mas o da gasolina deverá manter-se igual. Assim, o gasóleo deverá custar 1,758 euros por litro e a gasolina 1,702.

Maré “vermelha” voltou ao PSI no fecho da semana

O PSI continuou a sua saga de perdas, ao fechar a sessão desta sexta-feira a cair 1,15%. Apenas o grupo EDP e a REN escaparam às quedas.

Taxa de inflação ultrapassou os 10% na União Europeia em agosto

A inflação na União Europeia acelerou em agosto para os 10,1%, depois dos 9,8% de julho, revelou esta sexta-feira o Eurostat.

ri.jornalnegocios

Portugal reduziu 4,8% das emissões de gases com efeito de estufa em 2021

O ministro do Ambiente e da Ação Climática salientou que a redução demonstra que “para crescer economicamente não é preciso poluir”, e que “basta fazê-lo com sentido de pertença de comunidade, inovação e responsabilidade ambiental”.

Medidas do Governo “não vão baixar os preços da eletricidade e gás natural”, dizem eletrointensivos

A APIGCEE diz que os valores anunciados são “insuficientes para fazer face ao aumento dramático do custo com o gás natural” e critica o facto de serem apenas elegíveis para o apoio de 5 milhões as empresas que apresentem EBITDA negativo.

ri.noticiasaominuto

Salários cresceram 3,4% em 2020 e diferença entre géneros atenuou-se

Os salários cresceram, em outubro de 2020, 3,4% face ao mesmo mês do ano anterior, totalizando 1.250,75 euros de ganho médio mensal, tendo-se “atenuado ligeiramente” a diferença entre géneros, indicou o Centro de Relações Laborais (CRL).

Cotação do barril Brent para entrega em novembro sobe para 91,30 dólares

A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em novembro terminou hoje no mercado de futuros de Londres com uma subida de 0,41%, para os 91,30 dólares.

Produção industrial em Cabo Verde aumentou 6,5% no segundo trimestre

A produção industrial em Cabo Verde aumentou 6,5% no segundo trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

Governo pretende transição suave para quadro comunitário do Portugal 2030

A ministra da Presidência disse hoje que o Governo pretende efetuar uma transição suave entre o quadro comunitário do Portugal 2020 para o Portugal 2030, que está em fase final de negociação com a Comissão Europeia.

Libra cai face ao dólar para mínimo desde 1985

A libra caiu hoje em relação ao dólar norte-americano para o nível mais baixo desde 1985, devido, segundo analistas, ao declínio das vendas a retalho no Reino Unido em agosto, hoje divulgado.

ri.observador

Câmara do Porto investe 6 milhões de euros para produzir “energia limpa” nos bairros municipais

A Câmara do Porto vai usar os telhados dos bairros municipais para produzir “energia limpa”, investindo cerca de seis milhões de euros para reduzir a fatura de energia e mitigar a pobreza energética.

jornaleconomico

Burocracia está a bloquear o caminho da transição energética

Metas europeias e nacionais para as renováveis são ambiciosas, mas é preciso tirar a burocracia do caminho. Hidrogénio verde, armazenamento e energia eólica marítima são desígnios nacionais na próxima década.

Falta de escala das empresas justifica a baixa produtividade, defendem especialistas na conferência do JE

No painel que juntou Vítor Bento, Paulo Macedo, Cristina Casalinho, António Mendonça e Paula Gomes Freire, a palavra de ordem para 2023 foi “incerteza”. Mas foram avançadas soluções para melhorar a produtividade das empresas.

Wall Street encerra no vermelho e Nasdaq lidera as perdas

O Dow Jones termina sessão a ceder 0,45% para 30.822,42 pontos, o S&P 500 encerra o dia a perder 0,61% para 3.877,50 pontos e o tecnológico Nasdaq a desvalorizar 0,90% para 11.448,40 pontos.

ri.portugalnews

Instituições Europeias – Call for European Partnership on Innovative SMEs/Innowwide

Estão abertas candidaturas para oportunidades de financiamento de 60 000 euros, destinadas a PMEs e start-ups inovadoras, que pretendam avaliar e testar os seus projetos de inovação e investigação em mercados fora da Europa.

10ª edição da Missão Empresarial ao México | 14 e 18 de outubro

A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) está a organizar a 10ª edição da Missão Empresarial ao México, uma das economias emergentes no contexto mundial. Esta edição acontece entre os dias 14 e 18 de outubro na Cidade do México, com um mercado bastante interessante nos setores das máquinas e equipamentos para a indústria, automóvel (moldes e componentes), aeronáutico, dispositivos médicos, tecnologias, entre outros.

Seminário Oportunidades de Negócio Portugal-Peru

O Seminário Oportunidades de Negócio e Investimento Portugal – Peru, que tem lugar no dia 28 de setembro, é uma iniciativa conjunta da AICEP e da Embaixada do Peru em Portugal, com vista a aprofundar o conhecimento deste mercado, em especial o setor das Infraestruturas. Inscreva-se até 20 de setembro.

ri.publico

Kanye West termina parceria com a Gap após dois anos de contrato

A carta a pedir o término do contrato — inicialmente previsto para uma década — foi entregue pelo advogado do rapper à gigante de vestuário a 23 de Agosto. A relação entre a Gap e a Yeezy terminou oficialmente nesta quinta-feira.

União Europeia tem estágios remunerados para jovens licenciados

As instituições e organismos da União Europeia estão à procura de jovens licenciados para vários programas de estágios. Os estagiários podem receber um bolsa mensal de 1250 euros.