Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Portugueses cortam em roupa e restaurantes
  2. Redução da taxa do IRC tem impacto de 100 milhões por cada ponto percentual
  3. Previsão: economias emergentes da Ásia vão crescer mais do que a China em 2022
  4. Economia portuguesa deverá contrair 0,3% em 2023, estima Allianz Trade
  5. Empresas europeias forçadas a diminuir operações na China, diz UE
  6. Receita para enfrentar a crise. Passo 1: Tenha medo
  7. Outros

1Portugueses cortam em roupa e restaurantes

ri.jornalnegocios
Os portugueses começaram por poupar em produtos e serviços considerados supérfluos. mas 37% dos inquiridos já tiveram de ir mais longe, cortando na aquisição de bens de primeira necessidade.

2Redução da taxa do IRC tem impacto de 100 milhões por cada ponto percentual

eco
Uma descida transversal do IRC, que o ministro da Economia considerou “benéfica”, tem um impacto de 100 milhões na receita por cada ponto percentual.

3Previsão: economias emergentes da Ásia vão crescer mais do que a China em 2022

ri.expresso
O Banco Asiático de Desenvolvimento prevê que a China cresça 3,3% este ano, um crescimento superado, pela primeira vez em 30 anos, por países emergentes como a Índia e as Filipinas.

4Economia portuguesa deverá contrair 0,3% em 2023, estima Allianz Trade

jornaleconomico
O estudo mantém a estimativa de um crescimento de 6,3% do produto interno bruto (PIB) de Portugal em 2022, mas revê em alta a inflação, tanto para Portugal como para a Zona Euro, que também não deverá crescer tanto como previamente antecipado pelos economistas.

5Empresas europeias forçadas a diminuir operações na China, diz UE

ri.noticiasaominuto
As empresas europeias estão a ser forçadas a “reduzir, localizar e isolar” as operações na China, à medida que o país perde atratividade como destino de investimento, advertiu, esta quarta-feira, a Câmara de Comércio da União Europeia.

6Receita para enfrentar a crise. Passo 1: Tenha medo

dinheirovivo
O medo tem muito má fama. Na cultura empresarial do Ocidente, em especial, com o seu imaginário militar, é mesmo aquela emoção para ser cuidadosamente escondida das tropas.

7Outros

dinheirovivo

PWN abre programa de empoderamento de jovens mulheres

Já estão abertas as candidaturas ao Youth. Formação multidisciplinar da PWN Lisboa pretende capacitar uma nova geração de mulheres líderes, dos 25 e aos 35 anos e com um mínimo de dois anos de experiência profissional.

Bolsa de Lisboa fecha positiva com PSI a avançar 0,20%

Das 15 cotadas, oito terminaram em baixa e sete em alta.

eco

Consórcio liderado pela Defined.ai tem 34,5 milhões para desenvolver IA em português europeu

Consórcio Accelerat.ai espera acelerar a transformação digital dos setores público e privado de Portugal.

Bruxelas dá dois meses a Portugal para transpor novas regras sobre condições de trabalho

Bruxelas enviou cartas de notificação a 19 Estados-membros, incluindo Portugal, por estes não terem comunicado a completa transposição da diretiva para a legislação nacional.

Pedir aumento de salário é tabu? 70% dos trabalhadores não o faz

61% dos trabalhadores inquiridos em Alemanha, Espanha e Reino Unido evita negociar o salário de entrada numa nova função e quase 70% evita conversas para pedir aumentos salariais.

ri.expresso

Taxar lucros é “mais eficaz” que medidas que provoquem mais consumo, diz Bruxelas

Bruxelas considera que taxar lucros extraordinários das energéticas pode ser “mais eficaz” do que medidas que provoquem mais consumo depois de Portugal e outros países reduzirem o IVA da eletricidade.

Bruxelas aprova projeto de 5,2 mil milhões de euros no hidrogénio que inclui Portugal e 12 outros países

Vêm aí 5,2 mil milhões de euros para a construção de infraestruturas para o hidrogénio ou para a integração na indústria. E Portugal, através do grupo Bondalti, está envolvido, lado a lado com mais 12 países da UE.

OCDE defende fim de apoios nos combustíveis, descidas de IVA e outros subsídios à energia

A OCDE defende o fim das políticas de subvenção dos preços da energia, que considera que contribuem para subsidiar os combustíveis fósseis. Prioridades devem concentrar-nos nos apoios aos rendimentos mais baixos.

ri.jornalnegocios

Fed vê maior economia mundial a crescer apenas 0,2% este ano

A Reserva Federal norte-americana (Fed) reviu em forte baixa as previsões macroeconómicas para a economia dos Estados Unidos. O PIB deverá crescer apenas 0,2% este ano.

José Vieira da Silva e Carvalho da Silva defendem redução do tempo de trabalho

Vieira da Silva disse ser “um debate que deveria mobilizar a sociedade”, admitindo ter “simpatia pela semana dos quatro dias”.

ri.noticiasaominuto

Análise da DECO: Qual é o supermercado online com os preços mais baixos?

Continente vence o selo de ‘O mais barato’ numa análise da DECO Proteste aos preços dos supermercados online. Seguem-se o Pingo Doce e o Auchan.

Cotação do barril Brent baixa 0,84% para 89,83 dólares

A cotação do barril de crude Brent para entrega em novembro fechou hoje no mercado de futuros de Londres em baixa de 0,84%, para os 89,83 dólares.

Euro cai e dólar reforça-se à espera de decisão da Fed

O euro caiu hoje após o presidente russo ter anunciado a mobilização de reservistas para a guerra na Ucrânia e o dólar subiu à espera de um novo aumento das taxas de juro nos Estados Unidos.

ri.observador

Dívida das famílias, empresas e Estado cai para 792.504 milhões de euros em julho

O endividamento do setor não financeiro reduziu-se 2.256 milhões de euros em julho. Descida “resultou, essencialmente, numa redução do endividamento perante o exterior”.

Governo britânico lança plano para ajudar empresas com custo da energia

O Governo britânico anunciou um plano para empresas durante seis meses, garantindo “um desconto nos preços grossistas do gás e eletricidade a todos os clientes não domésticos”.

jornaleconomico

Governo angolano revê programação com preço médio de 100 dólares para o barril de petróleo

O Governo angolano reviu a programação macroeconómica executiva para 2022 adotando um preço médio por barril de 100 dólares e mantendo a taxa de inflação nos 18% e a previsão de crescimento da economia nos 2,7%.

Wall Street em regime de carrossel

Num dia marcado por importantes notícias para os mercados mobiliários – as iniciativas da Reserva Federal na frente das taxas de juro, os principais índices oscilaram sem rumo fixo na linha de água. E seguem do lado negativo.

ri.portugalnews

Internacionalizar o Mercado Português: as Missões Virtuais de Outubro

A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) agenda duas missões virtuais aos mercados da Turquia, da Geórgia e do Azerbaijão durante o mês de outubro.

Fórum de Negócios Portugal | Paris | 29 de setembro

Integrado no âmbito da Temporada Cruzada França-Portugal 2022 será realizado, em Paris, no próximo dia 29 de Setembro, nas prestigiadas instalações do Senado francês, o Fórum de Negócios Portugal organizado pela Business France em parceria com a AICEP e o Crédit Agricole.