Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Têxtil investe 138 milhões na bioeconomia sustentável com o apoio do PRR
  2. Governo aprova alterações ao regime especial para novas centrais de biomassa
  3. Portugal sobe dois lugares na inovação, mas vê os da frente cada vez mais longe
  4. Empresas que reduzam disparidades salariais devem ser favorecidas no IRC
  5. Ciclo de conferências no Porto para preparar o PT2030
  6. Exposição do fotógrafo Steve McCurry em Lisboa lembra o passado para melhorar o futuro
  7. Outros

1Têxtil investe 138 milhões na bioeconomia sustentável com o apoio do PRR

ri.expresso
Estar na moda é …. ser sustentável, diz o sector têxtil, apostado em cumprir princípios e metas de defesa ambiental e, em simultâneo, desenvolver novas estratégias de conquista de mercados.

2Governo aprova alterações ao regime especial para novas centrais de biomassa

ri.observador
Documento define as novas centrais de biomassa como um “relevante contributo que podem assumir na defesa da floresta e no combate aos incêndios rurais”.

3Portugal sobe dois lugares na inovação, mas vê os da frente cada vez mais longe

ri.publico
País continua a ser classificado como um inovador moderado, com fraquezas no investimento das empresas, no comportamento ambiental e na criação de produtos.

4Empresas que reduzam disparidades salariais devem ser favorecidas no IRC

ri.noticiasaominuto
A criação de mecanismos no IRC que favoreçam a valorização dos rendimentos e reduzam as disparidades salariais é uma das propostas de negociação do Governo no âmbito do acordo de rendimentos e competitividade, segundo uma versão das Grandes Opções.

5Ciclo de conferências no Porto para preparar o PT2030

dinheirovivo
Associação Comercial do Porto convoca personalidades de vários setores da economia e da sociedade para debater a execução do próximo quadro comunitário de apoio.

6Exposição do fotógrafo Steve McCurry em Lisboa lembra o passado para melhorar o futuro

ri.lusa
Algumas das imagens que o fotógrafo norte-americano Steve McCurry registou em países como o Afeganistão ou o Kuwait podem ser vistas a partir de sexta-feira em Lisboa, para lembrar o passado na esperança de no futuro se fazer melhor.

7Outros

dinheirovivo

Cotação do barril Brent sobe 0,60% para 90,37 dólares

Crude do Mar do Norte concluiu a sessão a cotar 54 cêntimos acima dos 89,83 dólares com que fechou as transações na quarta-feira.

Exportações portuguesas de bens para São Tomé e Príncipe sobem 7,2% no 1.º semestre

Valor representa 29,9 milhões de euros entre janeiro e junho deste ano face aos 27,9 milhões de euros registados em igual período do ano passado.

Portugal recebe convenção anual da indústria europeia de Leasing e Crédito ao Consumidor

A iniciativa vai decorrer nos dias 6 e 7 de outubro, em Cascais e contará com mais de 400 participantes.

eco

Economia alemã vai perder 60 mil milhões em 2022, avisa ministro da Economia

Ministro da Economia defende utilização total da política orçamental para preservar investimentos das empresas e das indústrias na sequência do disparo dos custos energéticos.

Feira do Empreendedor da ANJE quer ajudar pequenos e médios empresários

Casa da Arquitetura de Matosinhos é palco da 23.ª edição da Feira do Empreendedor, que aborda temas como geopolítica da economia digital, digitalização das PME e economia circular.

Consumo estrangeiro em Portugal disparou 82,5% este verão. Franceses são a maior fatia

Consumo estrangeiro em Portugal supera largamente o consumo nacional, sendo os irlandeses os que mais gastam. Faturação de negócios de aluguer de carros dispara 85%.

ri.expresso

PSI cai quase 2% em dia de trambolhões na Europa

As praças europeias fecharam em baixa com perdas superiores a 1%. Por Lisboa, os CTT e a Greenvolt perderam mais de 5% da sua capitalização nesta sessão.

Governo dá novos prazos para dinamizar instalação de centrais de biomassa

Os prazos para apresentação dos pedidos de instalação e exploração de centrais de biomassa vão ser alterados, de forma a agilizar a criação destas unidades industriais de produção de energia.

Conselho das Finanças Públicas: economia portuguesa cresce 6,7% este ano, mas abranda para 1,2% em 2023

O Conselho das Finanças Públicas reviu em forte alta o cenário de crescimento para a economia portuguesa este ano. Já a projeção para 2023 foi revista em baixa. Instituição espera que a inflação se mantenha elevada em 2023.

ri.lusa

Fisco intensifica controlo a faturas de comércio e serviços a consumidores

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai intensificar a sua presença no terreno numa ação a nível nacional dirigida aos setores de comércio e de prestação de serviços a consumidores finais, visando detetar desconformidades na faturação.

Inflação a subir para 7,7% este ano e 5,1% em 2023

O Conselho das Finanças Públicas reviu em forte alta a taxa de inflação para este ano para 7,7%, esperando uma redução gradual para 5,1% em 2023 e 1,9% no médio prazo, foi hoje divulgado.

ri.jornalnegocios

Bruxelas autoriza Portugal a descer ISP abaixo do mínimo previsto na lei da UE

Além de Portugal, Bruxelas aprovou um pedido semelhante feito pela Suécia sendo que “o Conselho [da UE] deverá adotar estas decisões antes do final de setembro”.

Lisboa aprova apoios para empresas com dívidas covid

A Câmara de Lisboa aprovou esta quinta-feira um conjunto de medidas de apoio a empresas e famílias. Às propostas de Carlos Moedas juntaram-se outras dos vários partidos da oposição, incluindo o programa municipal ATACA, iniciativa do PS.

Atividade económica e consumo privado voltam a diminuir em agosto

Já o indicador para o consumo privado foi de 2,8% no período em análise, abaixo dos 3,5% de julho (revisto em alta 0,1 pontos percentuais) e dos 4,3% de junho.

ri.noticiasaominuto

Economistas divididos entre ligeiro excedente ou défice no 2.º trimestre

Os economistas consultados pela Lusa mostram-se divididos nas estimativas entre um ligeiro excedente orçamental ou um pequeno défice, no segundo trimestre, depois do défice de 0,4% Produto Interno Bruto (PIB) registado nos primeiros três meses do ano.

Alterações laborais “nos antípodas” do necessário para promover economia

A CIP – Confederação Empresarial de Portugal defendeu hoje que as alterações laborais propostas pelo Governo no âmbito da Agenda do Trabalho Digno “estão nos antípodas do que é necessário para promover a economia” e vão aumentar a conflitualidade laboral.

Pedidos de subsídio de desemprego nos EUA aumentam em 5 mil

Os novos pedidos de subsídio de desemprego nos Estados Unidos aumentaram em 5.000 na semana concluída em 17 de setembro, para 213.000, face à semana anterior, anunciou hoje o Departamento do Trabalho norte-americano.

Governo espanhol desce para 2% previsão de crescimento em 2023

A economia de Espanha deve crescer “cerca de 2%” em 2023, disse hoje a ministra espanhola das Finanças, que avançou com um número que é sete décimas inferior ao da última estimativa oficial do executivo, divulgada em julho.

ri.observador

Confiança dos consumidores na zona euro em mínimo histórico

O indicador recuou mas conseguiu recuperar em agosto. Em setembro, a confiança dos consumidores voltou a andar para trás para os -28,8 pontos na zona euro e -29,9 na UE atingindo valores históricos.

Comissão Europeia espera ter Banco Europeu de Hidrogénio a funcionar em 2023

A Comissão Europeia indicou esperar ter em funcionamento, em 2023, o novo Banco Europeu de Hidrogénio. Projeto de 5,2 mil milhões de euros foi aprovado esta quarta-feira.

Macron quer equivalente à exceção ibérica e que EUA baixem preço do gás

“Com o gás, tentaremos alcançar pelo menos a mesma coisa que os nossos amigos espanhóis e portugueses obtiveram”, apela Emmanuel Macron, que pede a fixação do preço para a produçáo de energia.

jornaleconomico

OE2023: Governo estima que economia cresça 15,5% entre 2019 e 2024

“Os próximos anos deverão ser marcados por um importante crescimento económico, baseado em investimento público e privado e com o apoio do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR)”, refere a proposta das Grandes Opções (GO) 2022-2026.

Portugal foi o segundo parceiro comercial de Angola no segundo trimestre de 2022

O Relatório da Balança de Pagamentos e Posição de Investimento Internacional relativo ao segundo trimestre 2022, publicado hoje pelo Banco Nacional de Angola (BNA), refere que a China lidera a lista dos principais parceiros comerciais com uma quota de 14,3%.

Banco de Inglaterra estima contração do PIB de 0,1% no terceiro trimestre

Na reunião de hoje, o Comité de Política Monetária (Monetary Policy Committee, MPC) votou para aumentar a taxa, de 1,75% para para 2,25%, o nível mais alto desde dezembro de 2008.

Wall Street encerra no ‘vermelho’ pela terceira sessão consecutiva

A nível empresarial, destaque para a queda das empresas Amazon, Tesla e Nvidia Corp, que caíram 0,48%, 3,66% e 4,57%, respetivamente, após à quebra nas yields do Tesouro dos EUA atingirem a maior alta em 11 anos.

Euro segue a 0,98 dólares em mínimos de 20 anos

Às 17:55 (hora de Lisboa), o euro seguia a 0,98438 dólares quando na quarta-feira negociava a 0,98704 dólares.

ri.portugalnews

Novo incentivo PRR ao E-Commerce Internacional dá apoio de 23 milhões de euros às empresas portuguesas

A Medida “Internacionalização via E-commerce”, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que visa dinamizar as exportações online de produtos e serviços portugueses, prevê uma dotação de 23 milhões de euros que será gerida pela AICEP.

Setor Industrial – França

Segundo os últimos dados do observatório sobre emprego e investimento da consultora Trendeo, foram lançados em França 90 projetos de sitios industriais no primeiro semestre deste ano, contra 35 encerramentos.

Ações Internacionais da CCIP até dezembro

A quase três meses do final do ano, a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) promove um conjunto de eventos, com vista à exportação do comércio português. A oferta passa por missões empresariais, webinars e sessões de consultoria e mentoria.

ri.publico

Espanha estuda imposto temporário para os mais ricos

O imposto sobre as maiores fortunas poderá entrar em vigor já em 2023. Ministra das Finanças defende a necessidade de “pedir um maior esforço” a quem tem benefícios extraordinários “e os maiores rendimentos”.

Número de empresas que pagam IRC caiu quase 15% em três anos

Apenas 56,9% é que pagam imposto. Volume de vantagens fiscais quase quadruplicou na última década. Taxa efectiva estabilizou nos 25%.

A cultura popular coreana chegou ao londrino Victoria & Albert Museum

Uma nova exposição em Londres celebra, até Junho de 2023, a cultura popular da Coreia do Sul que, nos últimos anos, transformou-se num fenómeno global.