Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Maioria dos portugueses já corta no lazer, gás, luz e água
  2. Portugal regista excedente de 1,9% no segundo trimestre
  3. Economia espanhola caiu 0,2% no primeiro trimestre e cresceu 1,5% no segundo
  4. Atividade da zona euro cai em setembro pelo terceiro mês consecutivo e mais acentuadamente
  5. Reino Unido aposta em cortes nos impostos para combater estagnação económica
  6. Jovens ativistas voltaram à greve global para exigir medidas climáticas dos governos
  7. Outros

1Maioria dos portugueses já corta no lazer, gás, luz e água

eco
Cortes no lazer foram a primeira resposta de 72% dos portugueses. Mais de 60% já reduziu consumos de gás, luz e água e um terço cortou em bens de primeira necessidade.

2Portugal regista excedente de 1,9% no segundo trimestre

jornaleconomico
“Tomando como referência os valores trimestrais e não o ano acabado no trimestre, o saldo das AP no 2.º trimestre de 2022 atingiu 1.104,6 milhões de euros, correspondendo a 1,9% do PIB, o que compara com -5,6% no período homólogo”, refere a nota do INE.

3Economia espanhola caiu 0,2% no primeiro trimestre e cresceu 1,5% no segundo

dinheirovivo
Nos primeiros três meses do ano, a revisão é em baixa, porque a estimativa inicial do INE espanhol era de que o Produto Interno Bruto (PIB) de Espanha tinha crescido 0,2%, o que o número divulgado não confirma.

4Atividade da zona euro cai em setembro pelo terceiro mês consecutivo e mais acentuadamente

ri.expresso
A atividade da zona euro contraiu-se em setembro pelo terceiro mês consecutivo e mais acentuadamente do que nos meses anteriores, nota um índice da S&P Global.

5Reino Unido aposta em cortes nos impostos para combater estagnação económica

ri.lusa
O Governo britânico confirmou hoje uma série de cortes nos impostos para tentar estimular a economia e deixar para trás um “ciclo de estagnação” numa altura em que o país sofre com a inflação e está prestes a entrar em recessão.

6Jovens ativistas voltaram à greve global para exigir medidas climáticas dos governos

ri.observador
Manifestações repetiram-se em cidades de todo o mundo e foram organizadas pelo movimento de jovens “Fridays for Future”, criado por iniciativa da ativista Greta Thunberg em 2018.

7Outros

dinheirovivo

Taxa de inflação abranda em Macau e fixa-se em 1,13%

As rendas das habitações em Macau caíram 8,3% em termos homólogos na primeira metade do ano, sobretudo devido ao “elevado desemprego”, segundo um relatório da imobiliária JLL, divulgado em agosto.

Bolsas europeias em baixa, ainda devido à subida das taxas de juro da Fed

Às 9.05 horas em Lisboa, o EuroStoxx 600 estava a recuar 0,35% para 398,35 pontos.

eco

Europa já gastou mais de meio bilião a combater a crise energética, indica Bruegel

Europa já gastou mais de meio bilião a combater a crise energética, indica Bruegel
A despesa com medidas para o combate à crise energética aumentou consideravelmente no espaço de menos de um mês, segundo as contas do centro de estudos económicos Bruegel.

Marcelo queria 100 mil pessoas mas Web Summit terá 70 mil em 2022

Cimeira tech vai ocupar mais espaço face a 2019, apesar de não terem sido feito obras de ampliação da FIL no último ano. O número de visitantes estimados são 70 mil.

ri.expresso

Governo mantém projeção do défice para este ano nos 1,9%, e melhora previsão para rácio da dívida

Na segunda notificação do Procedimento dos Défices Excessivos, publicada pelo Instituto Nacional de Estatística, o Ministério das Finanças manteve inalterado o valor para o défice inscrito no Orçamento do Estado para 2022. Contudo, reviu a previsão do rácio da dívida pública para 118,9%

Euro cai para mínimo abaixo de 0,98 dólares pela primeira vez em mais de 20 anos

O euro caiu esta sexta-feira para um nível abaixo do mínimo de duas décadas de 0,98 dólares. Indicadores económicos fracos da Alemanha e da zona euro que apontavam para uma recessão pressionaram a moeda única.

ri.lusa

Euro cai para mínimo abaixo de 0,98 dólares pela primeira vez em mais de 20 anos

O euro caiu esta sexta-feira para um nível abaixo do mínimo de duas décadas de 0,98 dólares. Indicadores económicos fracos da Alemanha e da zona euro que apontavam para uma recessão pressionaram a moeda única.

Singapura ultrapassa Hong Kong como principal centro financeiro da Ásia

Hong Kong, China, 23 set 2022 (Lusa) – Hong Kong perdeu o título de principal centro financeiro da Ásia para Singapura, numa classificação mundial em que Nova Iorque e Londres mantêm o primeiro e o segundo lugares, respetivamente.

ri.jornalnegocios

Powell: Economia dos EUA pode estar a entrar num “novo normal” pós-covid

O presidente da Fed considera que a maior economia mundial continua a enfrentar “um conjunto extraordinário de disrupções” e antecipa que vários destes fatores ainda vão perdurar.

Gasóleo fica mais barato na próxima semana, mas preço da gasolina mantém-se

A gasolina mantém-se no valor mais baixo desde o início do ano e o gasóleo segue em rota descendente. A diferença entre os dois combustíveis é a mais baixa em três semanas.

BEI investiu 14 mil milhões em projetos de energia verde em 2021

Número foi avançado pelo presidente do Banco Europeu de Investimento. Werner Hoyer alerta para “perigo muito real de interrupções totais do fornecimento de gás no Inverno”.

ri.noticiasaominuto

Wall Street encerra em baixa com investidores angustiados com recessão

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em forte baixa, com os investidores a cederem à angústia de uma recessão provocada pelo brutal endurecimento monetário em curso.

Cotação do barril Brent cai 4,74% e fecha semana abaixo dos 90 dólares

A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em novembro encerrou a sessão de hoje no mercado de futuros de Londres em queda de 4,74%, para os 86,09 dólares.

Libra segue em queda acentuada após anúncio de corte de impostos

A libra aproximava-se hoje do mínimo histórico face ao dólar, após o Governo britânico ter anunciado medidas orçamentais que levam os investidores a inquietar-se com a saúde das finanças do Estado, face aos sinais de recessão.

ri.observador

Portugal “não se pode fechar” à vontade crescente dos franceses de se mudarem

Cada vez mais franceses estão a mudar-se para Portugal, é a conclusão de um estudo da OpinionWay. Bernardo Ivo Cruz diz que a economia portuguesa deve estar aberta ao investimento estrangeiro.

Casa Branca critica posições climáticas do presidente do Banco Mundial

“Não concordamos com as declarações do presidente [do Banco Mundial, David] Malpass. Esperamos que o Banco Mundial seja um motor internacional em matérias de ambição climática”, refere Jean-Pierre.

Poder de compra cai de novo em 2023

O Conselho de Finanças Pública prevê que a inflação continue elevada no próximo ano: 5,1%. Isso significa que a generalidade da população vai continuar a ter os salários reais cortados.

jornaleconomico

Governo quer ajustar impostos das empresas para valorizar salários

O Governo quer que o IRC seja ajustado para favorecer as “boas práticas salariais”, segundo as Grandes Opções 2022-2026.

PIB aumentou 7,0% para 214,5 milhões em 2021

Depois de ter sido registada uma redução de 6,5% em 2020, o crescimento do ano passado corresponde a uma variação real de 5,5%, de acordo com os dados do INE.

Patrões defendem “redução gradual” do IRC. Querem baixa para 19% em 2023

O ministro da Economia abriu a porta a uma descida transversal do IRC. As confederações patronais salientam que esta é uma das suas reivindicações há vários anos e frisam que uma baixa para 19% seria “um sinal importante”.

Apoio à formação vai cobrir parte dos custos salariais

Em resposta à inflação, o Governo anunciou, entre outras medidas, um apoio para a formação dos trabalhadores nas horas vazias. Custos salariais serão parcialmente cobertos, aliviando os encargos das empresas, revela João Neves.

Bolsa de Lisboa com perda expressiva com todas as cotadas a fechar a semana no ‘vermelho’

As principais bolsas europeias também fecharam em terreno negativo, com o IBEX 35 (Espanha) a desvalorizar 2,41%, o CAC 40 (França) a perder 2,28%, o FTSE 100 (Reino Unido) a cair 2,01% e o DAX (Alemanha) a desvalorizar 1,98%.

ri.publico

Depois de disparar em 2020, poupança já está abaixo do nível pré-pandemia

Consumo das famílias tem vindo a crescer mais do que o rendimento disponível desde meados do ano passado. Uma ajuda para o crescimento que não pode durar para sempre.

Só 18 mil consumidores pediram para ter tarifa regulada do gás

Nas primeiras duas semanas desde a entrada em vigor da medida que permite aos consumidores regressarem ao mercado regulado do gás natural, só cerca de 18 mil fizeram esse pedido, num universo de 1,3 milhões de potenciais beneficiários.