Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Comissão Europeia propõe financiamento adicional de 300 milhões de euros a Portugal
  2. Banco de Fomento escolheu 14 capitais de risco para apoiar empresas
  3. Taxa de desemprego estabiliza nos 6,0% em agosto
  4. Apoio alemão a famílias e empresas atinge 200 mil milhões para mitigar preço da energia
  5. Lucro da H&M cai 30% nos primeiros nove meses do ano fiscal
  6. Aos 76 anos, Cher deslumbra ao desfilar para a Balmain
  7. Outros

1Comissão Europeia propõe financiamento adicional de 300 milhões de euros a Portugal

dinheirovivo
Empréstimo a Portugal, no âmbito da pandemia de covid-19, ajudará principalmente a financiar despesas incorridas até maio de 2022, relacionadas com a continuação de medidas relacionadas com o mercado de trabalho e a saúde.

2Banco de Fomento escolheu 14 capitais de risco para apoiar empresas

ri.publico
Dezanove candidaturas ficaram pelo caminho. Escolhas anunciadas esta quinta-feira garantem pelo menos 752 milhões para empresas, com 30% de privados.

3Taxa de desemprego estabiliza nos 6,0% em agosto

ri.diariodenoticias
A taxa de desemprego manteve-se em 6,0% pelo quarto mês consecutivo.

4Apoio alemão a famílias e empresas atinge 200 mil milhões para mitigar preço da energia

eco
O governo alemão está a reativar um fundo de estabilização económica usado durante a pandemia e a crise económica internacional.

5Lucro da H&M cai 30% nos primeiros nove meses do ano fiscal

ri.expresso
A H&M teve um lucro de 406 milhões de euros nos nove primeiros meses do ano fiscal (dezembro a agosto), menos 30% que no período homólogo. Queda é explicada pelo fecho das lojas na Rússia.

6Aos 76 anos, Cher deslumbra ao desfilar para a Balmain

ri.noticiasaominuto
Cher surpreendeu tudo e todos ao desfilar para a Balmain esta quarta-feira, 28 de setembro. Tal aconteceu na apresentação da coleção primavera/verão do próximo ano durante a Semana da Moda de Paris.

7Outros

dinheirovivo

Euro mantém tendência de subida apoiada em declarações de Lagarde

Euro seguia a 0,97844 dólares, quando na quarta-feira ao fim da tarde negociava a 0,97052 dólares.

Crise do gás empurra Alemanha para uma recessão em 2023

Relatório dos principais institutos de investigação económica da Alemanha pintam um quadro de aumento drástico dos preços da energia, de aumento dos custos de produção que leva a aumentos de outros produtos e de níveis de inflação não visto.

eco

Inscrições para subsídio de desemprego recuam nos EUA

Entre 18 e 24 de setembro, 193.000 pessoas inscreveram-se para receber subsídio de desemprego, um recuo de 16.000 em relação à semana anterior.

Inflação estimada em Espanha desacelera para 9% em setembro

Descida dos preços da eletricidade e dos combustíveis terão sido a principal razão para a queda de 1,5 pontos percentuais da taxa de inflação espanhola face a agosto.

ri.expresso

Como financiar os apoios às famílias e empresas? Subindo impostos aos mais abonados, recomenda economista-chefe do BCE

Philip Lane avisa que a partir do próximo ano a pressão sobre as contas públicas começa a aumentar. E diz que aumentar impostos sobre os mais ricos e as empresas mais lucrativas é menos nocivo para a economia, do que deixar derrapar os défices.

ri.lusa

EUA confirmam recuo de 0,6% do PIB no 2.º trimestre

O Departamento do Comércio confirmou hoje que a economia norte-americana caiu 0,6%, em ritmo anualizado, no segundo trimestre deste ano, na terceira e última estimativa sobre a evolução do Produto Interno Bruto.

Universidade de Macau prevê queda do crescimento económico entre 26,4% e 29,2% este ano

A última revisão das previsões macroeconómicas da Universidade de Macau (UM) aponta para uma queda entre 26,4% e 29,2% no crescimento económico do território neste ano.

Filme “Restos do Vento” de Tiago Guedes premiado em Espanha

A longa-metragem “Restos do vento”, do realizador português Tiago Guedes, foi distinguida com o prémio de melhor filme no Festival de Cinema de Ourense, que decorre naquela localidade galega, em Espanha, foi hoje anunciado.

Bruxelas ameaça levar Portugal a tribunal por tratamento inadequado de resíduos

A Comissão Europeia considera que Portugal não está a aplicar corretamente a legislação comunitária sobre resíduos e aterros comunitários e ameaçou hoje recorrer a tribunal se as autoridades não tomarem as medidas necessárias no prazo de dois meses.

ri.jornalnegocios

Sentimento económico recua em setembro na zona euro pelo oitavo mês consecutivo

O indicador recuou nas maiores economias da UE, com destaque para a Alemanha (-4,8 pontos), seguindo-se os Países Baixos (-3,7), Itália (-3,7), França (-3,2), Polónia (-2,4) e, em menor medida, a Espanha (-1,0).

Inflação na Alemanha atinge valor mais elevado em 70 anos

O aumento dos preços superou as expetativas dos analistas e atingiu os 10,9%.

Inflação brasileira abranda e isso é um problema no Palácio do Planalto

Uma regra orçamental original, que condiciona gastos públicos à subida de preços, tomou o debate económico das eleições gerais brasileiras, que têm este domingo a primeira volta. Quase tudo separa Lula e Bolsonaro, principais candidatos, menos a vontade de a mudar.

Bancos chineses vão começar a vender reservas para salvar o renmimbi

O renmimbi ‘onshore’, negociado no mercado interno, caiu para o nível mais baixo desde 2008, enquanto a moeda ‘offshore’ alcançou mínimos históricos.

Bolsa de Lisboa volta a fechar no vermelho. Jerónimo Martins afunda mais de 6%

A dona do Pingo Doce encerrou a sessão de quinta-feira a perder mais de 6%, num dia em que o setor do retalho europeu regista também fortes perdas.

ri.noticiasaominuto

Wall Street fecha em forte quebra com ajustamentos de carteira

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em forte baixa, sob o efeito da subida dos rendimentos obrigacionistas e ajustamentos de carteira com a aproximação do final do trimestre.

Cotação do barril Brent para entrega em novembro baixa para 88,61 dólares

A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em novembro terminou hoje no mercado de futuros de Londres em baixa de 0,83%, para os 88,61 dólares.

Brasil. Banco central melhora previsão de crescimento para 2,7% este ano

O banco central do Brasil subiu hoje a previsão de crescimento para a economia pela segunda vez este ano, prevendo agora uma expansão de 2,7%, que compara com os 1,7% previstos em junho.

Economia cabo-verdiana cresceu quase 18% no segundo trimestre

O crescimento da economia cabo-verdiana voltou a acelerar no segundo trimestre, para quase 18%, que se soma a 16,8% nos primeiros três meses, indicam dados provisórios divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) cabo-verdiano.

ri.observador

Um quinto das empresas paga dentro dos prazos acordados e número melhorou face a 2021

Melhoria dos indicadores não foi suficiente para retirar Portugal das piores posições a nível internacional. Só a Roménia regista uma percentagem pior (14,4%).

Bruxelas favorável a limite de preço para gás russo

Declarações da comissária europeia da Energia surgem numa altura em que 15 Estados-membros, incluíndo Portugal, subscreveram uma carta conjunta a reclamar um teto para o preço de todo o gás importado.

Preços da energia em Itália vão subir ainda mais apesar de já estarem elevados

O Executivo de Roma já dedicou este ano 60 mil milhões de euros a medidas para procurar reduzir o impacto da subida destes preços.

Espanha avança com descidas no IRS e confirma novo imposto sobre grandes fortunas

Reduções abrangem contribuintes que ganhem até 21.000 euros brutos anuais. Imposto sobre fortunas deve durar por dois anos, mas “tudo depende de como se desenrolar a guerra na Ucrânia”, diz ministra.

Um casaco que deu um espetáculo, várias divas e algum humor. Cinco destaques da Semana da Moda de Milão

A Gucci pôs-nos a ver a dobrar com um desfile de gémeos. Há ainda a performance dos 70 anos da Moncler, as bóias Moschino e divas a abrilhantar algumas coleções. Sem, claro, esquecer Prada e Fendi.

jornaleconomico

El Corte Inglés contrata mais de 500 colaboradores para o Natal

“Para além deste período de Natal, há ainda possibilidade de permanecerem em contratos futuros, tal como tem acontecido em anos anteriores”, garante a empresa.

Brasil é o país mais perigoso para ativistas ambientais na última década, diz relatório

Pelo menos 1.733 ativistas foram mortos em todo o mundo entre 2012 e 2021, o que representa, em média, um homicídio a cada dois dias, com o Brasil a registar o número mais elevado, indicou o relatório divulgado na quarta-feira. 85% dos assassínios de ativistas no Brasil ocorreram na Amazónia.

Presidente do Banco Mundial vê como provável recessão na Europa

Malpass definiu na quarta-feira a situação macroeconómica global como uma “tempestade perfeita”, capaz de levar a uma situação de ‘estagflação’, ou seja, alta inflação e baixo ou nenhum crescimento económico.

ri.publico

UGT quer salário mínimo de 765 euros em 2023

Central sindical pede aumentos salariais de 7,5%, acima da proposta de 4,8% que o Governo inscreveu no Acordo de Rendimentos para a legislatura.

Andrea Incontri, o novo director criativo da Benetton, é um profissional “metade criativo, metade científico”

O novo director criativo da histórica marca italiana vê a moda como “um grande edifício com diferentes andares”, que tem como principal alicerce a qualidade da confecção. “Muitos criadores de moda dizem que não é o produto que mais interessa. Mas acredito que é a qualidade que fala por si”, defende, em entrevista ao PÚBLICO.