Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Regras mais generosas para apoio às empresas intensivas em gás são retroativas
  2. Linha de crédito de 600 milhões para empresas lançada até novembro
  3. I&D. Europa pode captar entre 2 a 4 biliões de euros por ano até 2040 se inverter tendência atual
  4. Consumo de eletricidade recua 0,3% em setembro e consumo de gás cai 15%
  5. Bella Hadid e o vestido criado com spray na passarela: O momento sensação da Semana de Moda de Paris
  6. Prémio Nobel da Física distingue trabalho sobre mecânica quântica
  7. Outros

1Regras mais generosas para apoio às empresas intensivas em gás são retroativas

eco
Primeiro concurso encerrou em 30 de junho com 183 candidaturas, predominantemente de empresas do têxtil e da cerâmica, sendo 65% micro, pequenas e médias empresas. Já o segundo fechou em setembro.

2Linha de crédito de 600 milhões para empresas lançada até novembro

ri.noticiasaominuto
O Banco Português de Fomento tem 30 dias, até ao início de novembro, para promover a linha de crédito de 600 milhões de euros destinada a empresas afetadas pelo preço da energia, das matérias-primas e perturbações nas cadeias de abastecimento, segundo diploma hoje publicado.

3I&D. Europa pode captar entre 2 a 4 biliões de euros por ano até 2040 se inverter tendência atual

jornaleconomico
Neste momento, as empresas europeias estão a apresentar um crescimento económico mais lento, a gerar rendimentos mais baixos, e a investir menos em Inovação e Desenvolvimento (I&D) do que as suas homólogas americanas, em grande parte porque estão tecnologicamente atrasadas, refere o estudo do McKinsey Global Institute (MGI).

4Consumo de eletricidade recua 0,3% em setembro e consumo de gás cai 15%

ri.expresso
O consumo de eletricidade em Portugal recuou 0,3% em setembro face ao mesmo mês do ano passado, o primeiro deslize desde janeiro, de acordo com a REN. No gás natural a queda de consumo foi mais pronunciada: 15%.

5Bella Hadid e o vestido criado com spray na passarela: O momento sensação da Semana de Moda de Paris

ri.correiodamanha
Um vestido branco foi criado no corpo da modelo de 25 anos durante um desfile da marca Coperni em Paris.

6Prémio Nobel da Física distingue trabalho sobre mecânica quântica

ri.jornalnegocios
O anúncio do prémio de Física segue-se ao da Medicina, atribuído na segunda-feira ao sueco Svante Pääbo pelos seus estudos sobre evolução humana, e nos próximos dias serão conhecidos os de Química, Literatura, da Paz e Economia.

7Outros

ri.correiodamanha

CEO dos EUA ganham em média 399 vezes mais do que um funcionário comum

Dados são divulgados num relatório do Economic Policy Institut.

dinheirovivo

Aposta em tecnologia pode beneficiar Europa em até quatro biliões de euros anuais

Inverter atraso tecnológico das empresas europeias poderá significar ganhos equivalentes a 90% das despesas sociais do Velho Continente.

Porto, Gaia e Matosinhos unidos para atrair investimento empresarial e imobiliário

Numa conferência de imprensa conjunta, em Munique, na Alemanha, a presidente da Câmara de Matosinhos, o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia e o vereador da Economia da Câmara do Porto realçaram a necessidade de colocar os três municípios ao “nível” de outras regiões e cidades europeias, assumindo-se como um polo de atratividade.

Gasolina vendida 0,4 cêntimos e gasóleo 1,2 cêntimos abaixo da referência, segundo a ERSE

Relatório Semanal de Supervisão dos Preços de Venda ao Público declara que “em termos percentuais, a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 0,2% abaixo do Preço Eficiente e o gasóleo simples foi anunciado 0,1% abaixo do Preço Eficiente”.

Energia: Bruxelas quer mecanismo europeu de empréstimos para apoiar famílias e empresas

O comissário europeu da Economia defende a criação de um mecanismo europeu temporário para apoiar famílias e empresas devido à crise energética.

eco

Portugal teve segunda maior quebra nos preços na produção industrial na UE

Na variação mensal, Portugal foi um dos três países que registaram quedas nos preços na produção industrial. Na comparação homóloga, preços aumentaram mais de 40% na UE.

Quase metade da despesa em medidas Covid foi para apoiar emprego e retoma da atividade

Dos 4.721 milhões de euros gastos em 2021 em medidas relacionadas com a pandemia, 47% foram em apoios ao emprego, laboração e retoma da atividade, já 39% foram para capacitar o SNS e tratar a Covid.

ri.expresso

Kanye West usa t-shirt com a frase “As vidas dos brancos importam”

4 anos depois de dizer que “a escravatura foi uma escolha”, Kanye West juntou-se à comentadora política, defensora de Trump e crítica do movimento Black Lives Matter Candace Owens num desfile da Semana da Moda de Paris.

Crise financeira mundial bate à porta. Bolsas afundam-se 10% em setembro e arriscam pior ano desde 2008

O ano de 2022 pode vir a ser o pior nos mercados de ações desde a crise financeira de 2008, depois da quebra de 9,7% em setembro. Bancos centrais aceleram subida dos juros. China, Japão e Reino Unido com stresse cambial. ‘Politização’ dos mercados é cada vez maior.

ri.jornalnegocios

EUA. Vagas de emprego têm maior recuo desde chegada da pandemia

Ainda assim, indicadores de robustez do mercado de trabalho mantêm-se muito acima dos registados em toda a década até ao início da crise trazida pela Covid-19.

Lisboa vive melhor dia em quase três meses. BCP dispara mais de 7%

A praça portuguesa acompanhou os fortes ganhos da Europa, com várias bolsas a registarem a maior subida desde março. Por cá, o PSI registou o melhor desempenho desde meados de julho, com 14 cotadas em alta e uma a fechar inalterada.

OPEP+ pode cortar a oferta em dois milhões de barris por dia

O cartel e os seus aliados reúnem-se amanhã em Viena para definir o nível de produção de novembro.

UE aprova novas regras que protegem direitos dos utilizadores online

Nova Lei dos Serviços Digitais define que o que é crime offline também o seja no online, como incitamento ao ódio e racismo.

Custo da produção industrial na Zona Euro aumenta 5% num mês. Portugal escapa

De julho para agosto, os preços na produção industrial voltaram a acelerar, tanto na Zona Euro como na União Europeia, com a energia a concentrar novamente os maiores aumentos.

ri.noticiasaominuto

Procura emprego? Vem aí mais uma edição da Job Summit

Evento vai decorrer no dia 11 de outubro, das 9h00 às 20h00.

Mais 17.679 desempregados registados em Espanha em setembro

O número de inscritos nos serviços de desemprego em Espanha aumentou em 17.679 pessoas em setembro, comparando com agosto, revelou hoje o Ministério do Trabalho espanhol.

Euro sobe e está mais perto da paridade com o dólar

O euro subiu hoje e aproximou-se da paridade com o dólar, devido ao aumento da tolerância ao risco entre os investidores que também levou a ganhos nas bolsas.

Anguila, Bahamas e ilhas Turcas e Caicos na lista de paraísos fiscais

O Conselho da União Europeia (UE) adicionou hoje Anguila, Bahamas e Ilhas Turcas e Caicos à lista das jurisdições não cooperantes para efeitos fiscais, numa lista que conta com 12 territórios que não cumpriram com as reformas necessárias.

ri.observador

Inflação homóloga na OCDE sobe para 10,3% em agosto

Quinze países da OCDE continuaram a registar uma inflação de dois dígitos em agosto, com as taxas mais elevadas observadas na Estónia, Letónia, Lituânia e Turquia.

Banco Mundial prevê crescimentos abaixo de 3% em Angola até 2024

“A taxa de crescimento de Angola deverá cair de 3,1% este ano para 2,8% em 2023 e estabilizar nos 2,9% em 2024”, lê-se num relatório divulgado pelo Banco Mundial.

Cotação do barril Brent para entrega em dezembro sobe 0,98% para 88,82 dólares

Cotação valorizou dadas as especulações entre os investidores quanto a planos do grupo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados como a Federação Russa.

jornaleconomico

BPI prevê crescimento de 6% da economia portuguesa este ano, mas ritmo vai desacelerar muito em 2023

“A questão da energia pode implicar um cenário de recessão nas economias externas com impacto em Portugal”, avisou esta segunda-feira a economista-chefe do BPI.

Um quarto dos desempregados europeus encontrou trabalho entre abril e junho

Cerca de 3,3 milhões de europeus que estavam desempregados no arranque no ano encontraram um novo trabalho entre abril e julho. Esse universo é superior ao número de empregados que ficaram sem o posto de trabalho.

União Europeia aprova em definitivo lei sobre salários mínimos adequados

O aval dos 27 ocorre depois de, em 14 de setembro passado, o Parlamento Europeu ter aprovado em Estrasburgo por larga maioria (505 votos a favor, 92 contra e 44 abstenções) a nova legislação, que os Estados-membros terão agora dois anos para transpor para o direito nacional.

Amazon congela contratações para a área de retalho

A gigante do comércio eletrónica pausou todas as contratações de executivos para a sua unidade de retalho e interrompeu os processos de recrutamento em curso. Também Google, Apple e Meta já tomaram medidas semelhantes.

Wall Street fecha eufórica com vislumbre do abrandamento da subida das taxas da Fed

Nasdaq foi o índice estrela de Wall Street. A justificar a subida das ações está a descida do ISM dos EUA para mínimos de mais de dois anos, que reforçou a narrativa de que a Fed está a ter sucesso no arrefecimento da economia, pelo que poderá abrandar o aperto da política monetária.

ri.portugalnews

Conferência AICEP Exportações e Investimento 2022

A AICEP realiza no dia 12 de outubro a sua Conferência Anual, desta vez subordinada ao tema “15 anos a fazer crescer Portugal”, uma vez que se celebra este ano os 15 anos da criação da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal. A Conferência realiza-se Montebelo Príncipe Perfeito Viseu Garden Hotel, em Viseu, com início às 15:00 e encerramento previsto às 17:45.

Fazer Negócios no Quénia e Tanzânia em Outubro

Para os últimos meses de 2022, a indústria portuguesa pode chegar até ao Quénia e Tanzânia através de uma missão empresarial. De 21 a 26 de novembro, nas cidades de Dar es Salaam e Nairóbi empresários portugueses podem encontrar-se com os mais experientes nomes do setor da construção, imobiliário, tecnologia e turismo destas regiões.

ri.publico

Há décadas que as iranianas protestam contra o hijab. O que mudou?

No Irão, as mulheres têm sido fundamentais na organização destes protestos em que exigem mais liberdade para se vestirem, mas não só.

Musk volta atrás e Twitter aceita compra por 44 mil milhões

O homem mais rico do mundo provoca mais uma reviravolta na aquisição da rede social e recupera proposta inicial por 44 mil milhões de euros. Dona da rede social aceitou já a oferta, e o processo judicial, que levaria Musk ao tribunal esta semana, fica sem efeito.