Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Bruxelas dá luz verde ao Governo para avançar com apoios às empresas intensivas em gás
  2. Governo propõe salário mínimo de 760 euros no próximo ano
  3. Exportações nacionais cresceram mais de 60% desde 2007
  4. Vendas a retalho caem 0,3% na zona euro e 0,2% na UE em agosto
  5. Farfetch passa a aceitar pagamentos em criptomoedas
  6. Prémio Nobel da Literatura atribuído à escritora francesa Annie Ernaux
  7. Outros

1Bruxelas dá luz verde ao Governo para avançar com apoios às empresas intensivas em gás

ri.jornalnegocios
Portugal já pode aumentar da taxa de apoio para 40%, aumentar o limite máximo de apoio atribuível para 500 mil euros, por empresa, e alargar o sistema de incentivos às empresas da indústria transformadora agroalimentar.

2Governo propõe salário mínimo de 760 euros no próximo ano

ri.correiodamanha
Objetivo de alcançar os 900 euros até final da legislatura mantém-se.

3Exportações nacionais cresceram mais de 60% desde 2007

ri.diariodenoticias
Vendas de bens e serviços ao exterior pesam cada vez mais no PIB do país que tinha, no final do ano passado, mais de 22 mil empresas exportadoras. AICEP reúne em Viseu para discutir os próximos 15 anos para a economia portuguesa.

4Vendas a retalho caem 0,3% na zona euro e 0,2% na UE em agosto

jornaleconomico
Vendas a retalho caem 0,3% na zona euro e 0,2% na UE em agosto
Comparativamente com o mês de agosto do ano passado, registaram-se quedas mais acentuadas, na ordem dos 2,0% e 1,3% respetivamente, de acordo com o Eurostat. Em Portugal, porém, a evolução foi positiva, quer face a julho do presente ano, quer face a agosto de 2021.

5Farfetch passa a aceitar pagamentos em criptomoedas

ri.expresso
A Farfetch, empresa de comércio eletrónico de artigos de luxo, vai passar a aceitar pagamentos em seis criptomoedas, incluindo a Bitcoin e a Ethereum.

6Prémio Nobel da Literatura atribuído à escritora francesa Annie Ernaux

ri.lusa
O prémio Nobel da Literatura 2022 foi atribuído à escrita francesa Annie Ernaux, anunciou hoje a Academia Sueca.

7Outros

ri.correiodamanha

Banco de Portugal antecipa “desaceleração significativa da atividade económica” em 2023

Poupanças e os apoios estão a segurar o consumo das famílias.

ri.diariodenoticias

“Oasis é uma bolha onde vamos poder mergulhar no que é a moda e esquecer um bocadinho o resto”

A diretora da ModaLisboa, Eduarda Abbondanza, esteve à conversa com o DN sobre a edição deste ano, o que podemos esperar destes quatro dias, como a tecnologia se tornou essencial para determinar quais as tendências e como o nomadismo marca este evento ano após ano.

Governo propõe aumentar indemnizações por despedimento

A nova proposta do Governo para o acordo de rendimentos que está a ser discutida na Concertação Social prevê o aumento das compensações por despedimento coletivo ou extinção de posto de trabalho de 12 para 14 dias.

UGT, CIP e CTP confiantes num acordo com Governo na Concertação Social

A UGT, e as confederações patronais CIP e CTP consideraram que há condições para assinar um acordo de médio prazo sobre rendimentos, salários e competitividade com o Governo, defendendo no entanto que ainda há melhorias a fazer.

dinheirovivo

Parlamento Europeu pede novas moratórias para quem não consiga pagar luz e gás

Líder da Comissão Europeia anunciou em Estrasburgo que as infraestruturas energéticas vão ser alvo de testes de stress para detetar “pontos fracos”.

Empresas portuguesas devem arriscar em tempos crise

Conferência “Brand Development in Unstable Times”, pretende ajudar os empresários a ultrapassar a atual conjuntura económica e enfrentarem o medo da perda de volume dos seus negócios.

Google lança o seu primeiro smartwatch com tecnologia Fitbit integrada

Marca também revelou os novos smartphones Pixel 7 e Pixel 7 Pro e o Pixel Tablet.

eco

Há mais uma empresa a adotar em Portugal a semana de 4 dias. E não há corte de salário

A partir da próxima segunda-feira, 10 de outubro, os 180 colaboradores da 360imprimir.pt podem adotar um novo modelo de trabalho: a semana de 4 dias.

Portugal 2020 com taxa de execução de 77% em agosto

Programa Capital Humano continua a liderar a execução das verbas com uma taxa de 91%, seguido do Compete que executou 86%, mais 2 pontos percentuais do que o Programa Inclusão Social e Emprego.

Micro-empresas são as mais penalizadas com subida das taxas de juro

A contínua subida dos juros em 2023 deverá ter um impacto duas vezes superior nas contas das micro-empresas quando comparado com as médias e grandes.

ri.expresso

Pedidos de subsídio de desemprego nos EUA sobem para 219.000 na semana passada

Os pedidos de subsídio de desemprego nos EUA aumentaram em 29.000, na semana passada, fixando-se em 219.000, um número historicamente baixo. O número de vagas de emprego tem vindo a aumentar desde agosto.

BCE só espera pico da inflação em dezembro e vê zona euro estagnada no fim do ano

A média da inflação na zona euro no último trimestre do ano ainda deverá estar acima de 9% e a economia deverá entrar em estagnação, segundo as atas da reunião do Banco Central Europeu publicadas esta quinta-feira. Decisão de subida de juros em 75 pontos base acabou por ser consensual.

PSI fecha no “vermelho” com EDP a liderar perdas

O PSI fechou a sessão desta quinta-feira no “vermelho”, com o grupo EDP a liderar as quedas. As principais praças europeias também encerraram em terreno negativo.

ri.lusa

Banco de Portugal revê em alta inflação deste ano para 7,8%

O Banco de Portugal reviu em alta de 1,9 pontos percentuais (pp.) a previsão da taxa de inflação para este ano, para 7,8%, o valor mais elevado desde 1993, refletindo as crescentes pressões externas sobre os preços.

ri.jornalnegocios

Governo disposto a ceder mais no IRC

Proposta apresentada aos parceiros alarga a aplicação das taxas reduzidas para PME e para empresas no interior e abre caminho à redução das tributações autónomas, uma das grandes reivindicações das empresas. UGT favorável a um acordo.

Bolsas norte-americanas fecham no vermelho à espera de dados do emprego

Um dia antes de serem divulgados os dados do emprego relativos a setembro, as bolsas norte-americanas fecharam o segundo dia consecutivo de perdas.

Macron mantém oposição francesa a gasoduto desde Península Ibérica

O chefe de Estado francês disse que já há “muitas interconexões”, que permitem à França “exportar gás, por exemplo para a Alemanha e até para a Espanha” – dois países, além de Portugal, que têm insistido na importância do gasoduto.

ri.noticiasaominuto

Cotação do barril Brent sobe 1,22% para os 94,49 dólares

A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em dezembro terminou hoje no mercado de futuros de Londres em alta de 1,22%, para os 94,49 dólares.

Euro cai e segue nos 0,98 dólares

O euro caiu hoje face ao dólar, seguindo na barreira dos 0,98 dólares, no mesmo dia em que a diretora-geral do FMI disse que a situação económica mundial “ainda vai piorar antes de melhorar”.

Valor das horas extra sobe a partir das 100 horas e terá menor retenção

O Governo propõe hoje aos parceiros sociais um aumento do valor das horas extraordinárias a partir das 100 horas anuais, contra as anteriores 120 horas, e uma redução da taxa de retenção na fonte para metade nestas horas suplementares.

Luís Carvalho: “Não podemos desenvolver sem pensar em sustentabilidade”

No arranque da edição número 59 da ModaLisboa, que decorre até domingo, 9 de outubro, no espaço Lisboa Social Mitra, sob o tema ‘Oásis’, o Lifestyle ao Minuto esteve à conversa com o ‘designer’ português.

jornaleconomico

Diretora do FMI avisa que situação económica “ainda vai piorar antes de melhorar”

“A incerteza é muito elevada”, referiu Kristalina Georgieva, destacando os efeitos da guerra, apontando que pandemia que “ainda não desapareceu” e acrescentando também que “os riscos em torno da estabilidade financeira estão a crescer”.

Consórcio confirma existência de petróleo em São Tomé e Príncipe

O consórcio é composto pela Galp STP (operador) com 45% de interesses participativos, Shell STP com 45%, e a ANP–STP, em representação do Estado são-tomense, com 10% de interesses participativos.

Maioria dos diretores de tecnologia nacionais querem implementar novas formas de cortar custos energéticos

Metade (54%) dos decisores inquiridos referem que as impressoras a jato de tinta os ajudarão a atingir o objetivo de redução de despesas, de acordo com os dados de um estudo da tecnológica japonesa Epson divulgado esta quinta-feira.

ri.portugalnews

Conferência AICEP Exportações & Investimento 2022

A AICEP realiza no dia 12 de outubro a sua Conferência Anual “Exportações & Investimento”, subordinada ao tema “15 anos a fazer crescer Portugal”, uma vez que este ano se celebram os 15 anos da criação da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal. A Conferência realiza-se Montebelo Príncipe Perfeito Viseu Garden Hotel, em Viseu, com início às 15:00 e encerramento previsto às 17:45.

Big Data e Analytics permitem às empresas tomar decisões a partir dos dados

Gerir e analisar grandes quantidades de dados é fundamental para o sucesso das empresas, por isso a AICEP, em colaboração com o FutureCast Lab do ISCTE, acaba de publicar no site Portugal Exporta o relatório Big Data e Analytics 3.0 que aborda esta tendência e a importância de transformar os dados em conhecimento útil e valioso para o negócio.

ri.publico

Banco de Portugal diz que economia escapa à recessão no final de 2022

Entidade liderada por Mário Centeno volta a rever em alta a previsão do PIB de 2022 para 6,7%, com crescimentos trimestrais perto de zero, mas nunca negativos no final do ano. Para 2023, contudo, antecipa “uma desaceleração significativa”.

Biden quer reduzir controlo da OPEP sobre preços do petróleo

Os membros da OPEP+ acordaram cortar a produção de petróleo em dois milhões de barris por dia, uma medida que não agrada à Europa e aos Estados Unidos, que receiam um novo agravamento da inflação por conta desta decisão.

ModaLisboa de regresso para levar um “oásis” à Lisboa Social Mitra

O evento de moda da capital arranca esta quinta-feira, 6 de Outubro, no novo espaço de inovação social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, para reflectir sobre a indústria e apresentar as colecções de mais de 20 criadores nacionais.

Governo propõe manter incentivo fiscal ao mecenato científico até 2027

Iniciativa legislativa que renova e faz cair benefícios fiscais deu entrada no Parlamento nesta terça-feira. Incentivo no IRS aos rendimentos da propriedade intelectual mantém-se.

ri.sol

CES. Crescimento de 15,5% entre 2019 e 2024 é difícil de concretizar

Organismo diz ainda que metas do Governo para evolução do salário mínimo devem ser revisitas.

CEO. Salários batem recordes

Foram analisados os rendimentos dos CEO das 350 maiores empresas do país, que ganharam em média 27,8 milhões de dólares (cerca de 27,9 milhões de euros) no ano passado.