Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Produção industrial cresceu 2,5% na zona euro e 3,5% na UE em agosto
  2. Portugal já angariou 2.500 milhões de investimento de 42 novas empresas em 2022
  3. Governo alemão prevê recessão e inflação elevada em 2023
  4. PIB britânico cai 0,3% em agosto arrastado pela indústria transformadora
  5. A Contextile é o fio que liga Guimarães à arte contemporânea
  6. Nova Zelândia quer taxar emissões de metano de vacas e ovelhas
  7. Outros

1Produção industrial cresceu 2,5% na zona euro e 3,5% na UE em agosto

jornaleconomico
Em comparação com julho de 2022, o índice cresceu 1,5% na zona euro e 1,1% na UE em agosto.

2Portugal já angariou 2.500 milhões de investimento de 42 novas empresas em 2022

eco
De saída do cargo, o presidente da AICEP revelou que este ano já foram captadas 42 novas empresas, com projetos de investimento no valor de 2.500 milhões de euros e que criam 6.100 empregos no país.

3Governo alemão prevê recessão e inflação elevada em 2023

dinheirovivo
Alemanha vai ter uma recessão de 0,4% e uma inflação de 7% no próximo ano.

4PIB britânico cai 0,3% em agosto arrastado pela indústria transformadora

ri.noticiasaominuto
O produto interno bruto (PIB) do Reino Unido caiu 0,3% em agosto passado, por oposição ao crescimento de 0,1% em julho, arrastado pelo setor industrial, informou hoje o gabinete de estatísticas britânico.

5A Contextile é o fio que liga Guimarães à arte contemporânea

ri.publico
Assinalando dez anos, a bienal de arte têxtil contemporânea aproveita para “repensar” a sua existência. Com exposições, conversas e workshops, decorre até ao final do mês de Outubro em diversos locais de Guimarães.

6Nova Zelândia quer taxar emissões de metano de vacas e ovelhas

ri.expresso
A Nova Zelândia quer recuperar uma ideia antiga: um imposto sobre as emissões de metano do gado, rumo à neutralidade carbónica. Os agricultores temem que isso os obrigue a vender as quintas a grandes empresas.

7Outros

ri.diariodenoticias

Ana Duarte: “A nossa marca é pensada para todos os tipos de corpos”

Depois de passar pelo concurso Sangue Novo em 2016 com uma menção honrosa, Ana Duarte, também conhecida como Duarte, apresentou a nova coleção Street Swell na ModaLisboa. A designer esteve à conversa com DN para falar sobre sustentabilidade e inclusividade no mundo da moda.

dinheirovivo

“Temos de acabar com a interminável paranoia da produtividade”, diz CEO da Microsoft

Satya Nadella anunciou o lançamento da Microsoft Places, para ajudar empresas no futuro do trabalho híbrido, e Microsoft Teams Premium, com funcionalidades alimentadas por IA.

Schréder apresenta soluções para cidades inteligentes na Portugal Smart City Summit

Empresa belga de soluções para iluminação exterior marca presença na feira em Lisboa de 11 a 13 de outubro e apresenta tecnologias inovadoras para cidades inteligentes.

Energia das ondas produzida pela CorPower Ocean na rede nacional em novembro

Energia das ondas vai ser suficiente para abastecer 300 casas.

Católica prevê crescimento homólogo de 4% e contração em cadeia de 0,5% no terceiro trimestre

“Na prática, a recuperação do turismo não terá sido suficiente para compensar as perdas de atividade em outros setores mais penalizados pela subida dos preços da energia e das matérias-primas”, segundo o NECEP – Católica Lisbon Forecasting Lab.

OPEP revê em baixa previsão de procura de petróleo em 2022 e 2023

Segundo o relatório mensal de outubro, “o aumento da procura mundial de petróleo em 2022 foi revisto em baixa de 0,5 milhão de barris por dia” para 2,6 milhões de barris por dia.

eco

Gulbenkian lança 500 novas bolsas de mérito

O valor anual da bolsa a atribuir será de 2.000 euros para todos os alunos selecionados, valor que será reforçado com mais 2.000 euros, caso o aluno frequente um semestre no estrangeiro.

ri.expresso

Riqueza mundial deve cair mais de 2% em 2022, a maior queda desde 2008. E muito por causa dos bancos centrais

A riqueza global deverá cair mais de 2% em 2022, com as famílias a perderem um décimo do seu património, segundo a Allianz.

Governo lança “a maior intervenção de sempre no mercado de energia”. Eis como funcionará

O ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, apresentou esta quarta-feira o pacote de apoios de 3 mil milhões de euros para mitigar o impacto do aumento do custo da energia. A intervenção irá beneficiar os clientes empresariais.

Putin diz que Rússia está preparada para retomar o fornecimento de gás à Europa

A Rússia está preparada para voltar a abrir as torneiras do gás à Europa, disse Vladimir Putin. O presidente russo culpou também os EUA pelas fugas nos gasodutos Nordstream.

ri.jornalnegocios

O Orçamento do Estado de A a Z

A proposta do Orçamento do Estado para 2023 foi apresentada segunda-feira, 10 de outubro. Veja as principais novidades que o Governo inclui no documento.

Nova tributação deixa criptoativos mais atrativos do que as ações

Tanto em sede de IRS como de imposto do selo os especialistas encontram “discrepâncias de tratamento” entre cripto e restantes valores mobiliários. O setor justifica o regime com a “competitividade” e a atração das gerações mais novas.

ri.noticiasaominuto

Cotação do barril Brent para entrega em dezembro cai para 92,50 dólares

A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em dezembro terminou hoje no mercado de futuros de Londres em baixa de 1,89%, para os 92,50 dólares.

Bruxelas avança com mecanismo temporário para limitar preços do gás na UE

A Comissão Europeia vai propor na terça-feira um mecanismo temporário para limitar os preços do gás e um instrumento de compras conjuntas na União Europeia, novo pacote de medidas que “não será o último” face à crise energética.

Euro volta a cair face ao dólar

O euro desvalorizou hoje face à divisa norte-americana e ao final da tarde negociava a 0,97 dólares, interrompendo a valorização da sessão anterior.

PSI cai 1,86% penalizado por descidas na energia

A bolsa de Lisboa encerrou hoje com o índice PSI a descer 1,86% para 5.190,28 pontos, penalizada essencialmente pela queda das empresas do setor da energia.

ri.observador

Em guerra pela Vénus. Galerias Uffizi processam marca de moda Jean Paul Gaultier por uso de imagens

Gaultier por uso de imagens
As Galerias Uffizi resolveram processar a marca Jean Paul Gaultier pelo uso, alegadamente não autorizado, de imagens do famoso quadro de Botticelli “O Nascimento da Vénus” numa gama de peças de roupa.

jornaleconomico

OPEP revê em baixa previsão de procura de petróleo em 2022 e 2023

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) reviu em baixa as previsões de crescimento de procura de petróleo para este ano e para 2023, num contexto de incerteza económica, segundo um relatório publicado hoje.

Wall Street esqueceu as más notícias e optou pelos bons indicadores

Sim, a Reserva Federal vai continuar a manter as taxas de juro a um nível muito alto. Mas, do outro lado do sistema, os preços no final da cadeia de valor parecem estar a subir mais devagar. O dia foi positivo, mesmo que muito pouco.

ri.portugalnews

Encontros Económicos Franco-Portugueses

Resultado de uma parceria entre o Institut Français, Business France, Comité de Mecenas da Temporada e a AICEP, e integrado no âmbito da Temporada Cruzada França-Portugal, terá lugar durante os meses de outubro e novembro uma série de encontros que visam reunir startups e grandes empresas francesas e portuguesas dos setores da habitação sustentável, saúde, economia azul e energias renováveis.

Seminário sobre o Investimento e Comércio Sino-Português – 17 a 26 de outubro de 2022

Organizado pelo Instituto de Comércio de Xangai/Ministério do Comércio da China, em colaboração com a Secção Económica e Comercial da Embaixada da República Popular da China em Lisboa e com o apoio da AICEP.

ri.publico

Ministro da Economia promete fundos para manter Portugal Fashion

Até ao fim do ano, adiantou a directora do certame, Mónica Neto, deverá abrir novo concurso do fundo comunitário Portugal 2030.