Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Portugal, Espanha e França fecham acordo sobre novo corredor da energia verde para o centro da UE
  2. Transformação digital pode impulsionar economia da UE em 2,8 triliões de euros
  3. Atividade económica e consumo privado voltam a recuar em setembro
  4. Web Summit: Mais de 70.000 participantes e de 2.600 ‘startups’
  5. ONU e Prada unem-se para formar mulheres do Gana e Quénia em moda
  6. A arte de bater com a porta: milhões de trabalhadores começaram a despedir-se depois da pandemia (e ainda não pararam)
  7. Outros

1Portugal, Espanha e França fecham acordo sobre novo corredor da energia verde para o centro da UE

ri.publico
Os três governos decidiram abandonar o anterior projecto do MidCat, e construir uma nova ligação para distribuir hidrogénio verde e outros gases renováveis da Península Ibérica para o centro da Europa, através de um gasoduto submarino entre Barcelona e Marselha.

2Transformação digital pode impulsionar economia da UE em 2,8 triliões de euros

dinheirovivo
Valor poderá ser desbloqueado se a adoção digital for acelerada até 2030, segundo explica um estudo da Amazon Web Services “que explora o papel que a tecnologia cloud pode desempenhar no desbloqueio das ambições digitais da União Europeia”

3Atividade económica e consumo privado voltam a recuar em setembro

ri.lusa
Os indicadores coincidentes para a atividade económica e para o consumo privado voltaram em setembro a recuar face ao mês anterior, informou hoje o Banco de Portugal (BdP).

4Web Summit: Mais de 70.000 participantes e de 2.600 ‘startups’

ri.noticiasaominuto
O ministro da Economia e Mar, António Costa Silva, afirmou hoje que a edição deste ano da Web Summit contará com mais de 70.000 participantes e acima de 2.600 ‘startups’ e empresas.

5ONU e Prada unem-se para formar mulheres do Gana e Quénia em moda

eco
Ao todo, 30 mulheres no Gana e 15 no Quénia terão formação em desenho e produção de moda, nomeadamente em moda reciclada e design de tecidos tradicionais.

6A arte de bater com a porta: milhões de trabalhadores começaram a despedir-se depois da pandemia (e ainda não pararam)

ri.expresso
A pandemia mudou a forma como encaramos o trabalho: o resultado foi uma vaga de demissões a nível mundial que está a causar mudanças estruturais no mercado laboral.

7Outros

ri.correiodamanha

Euro e libra sobem após demissão de Liz Truss

Quando foram anunciadas medidas pelo Governo britânico a libra caiu para um mínimo histórico.

Relações económicas entre Portugal e Qatar têm registado “crescimento constante”

Registou-se um aumento do volume de trocas comerciais, o que fortaleceu as pontes de cooperação mútua e abriu uma janela para explorar novas oportunidades de parceria.

dinheirovivo

PSI avança 0,74% em linha com os ganhos da Europa

No topo das subidas está a Galp e nas descidas a Altri.

Só 11% dos estudantes dizem estar preparados para o mercado de trabalho

De mais de 1300 estudantes inquiridos, “só um terço dos inquiridos admite ter tido excelentes experiências na universidade”, 32% dos estudantes da Geração Z dizem sentir que têm recursos para aprender competências digitais para aplicar no mundo profissional e 48% consideram que as qualificações adquiridas só serão úteis na profissão escolhida nos primeiros cinco anos.

Fórum para a Competitividade diz ser “cada vez mais provável” recessão em Portugal em 2023

Entidade liderada por Pedro Ferraz da Costa prevê um intervalo de estimativa entre uma contração de 2% e um crescimento de 1%.

eco

Luz fica mais cara entre 35 cêntimos e 2,15 euros em janeiro

Dependendo no nível de consumo, os consumidores sentirão mais ou menos a subida dos preços da eletricidade no próximo ano. Veja aqui o caso dos três perfis típicos.

“Lisboa é a cidade mais sexy para fundar uma companhia”, diz Paddy Cosgrove

O Governo está a “trabalhar” no dossier da ampliação do espaço da FIL, que recebe a cimeira tecnológica, garante o ministro da Economia António Costa Silva.

Covilhã anuncia apoio de 2,3 milhões de euros a famílias, empresas e instituições sociais

Câmara Municipal da Covilhã vai apoiar famílias, empresas e instituições sociais com cerca 2,3 milhões de euros. A verba será inscrita no orçamento municipal de 2023.

ri.expresso

Economia portuguesa não consegue descolar em outubro face a 2021

O ligeiro crescimento da atividade económica no país no arranque de outubro – depois de ter estado quase estagnada ou sofrido mesmo variações negativas em setembro – já foi invertido, sinaliza o Banco de Portugal.

Vendas da Hermès no terceiro trimestre disparam 32,5%

A marca de luxo Hermès registou no terceiro trimestre deste ano uma subida da sua faturação global superior a 30%, com as vendas a alcançar os 3,1 mil milhões de euros.

ri.lusa

Gás pela primeira vez abaixo dos 40 euros/MWh desde criação de teto ibérico

O mecanismo ibérico para reduzir o preço da eletricidade no mercado grossista está hoje sem aplicação, pela primeira vez desde a criação, dado que o preço do gás está abaixo do teto de 40 euros por megawatt-hora.

Défice da balança comercial do Japão mais que triplica em setembro

O Japão registou um défice comercial de 2,1 biliões de ienes (14,3 mil milhões de euros) em setembro, mais de três vezes superior ao registado em igual mês do ano passado, avançou o Governo.

ri.jornalnegocios

Mercado do emprego a crescer. Só quatro setores ainda não recuperam

Apenas energia, educação, alguns serviços e indústrias chegaram a meio do ano com menos pessoal do que antes da pandemia. Na maioria, o emprego cresceu. Governo aposta em medidas para atrair mão de obra estrangeira. Segurança Social é a grande beneficiária.

Moody’s melhora perspetiva de evolução do rating de Angola para positiva

A alteração da perspetiva de evolução do ‘rating’ indica que os analistas consideram que, a manter-se a trajetória atual, Angola verá a opinião da Moody’s sobre a qualidade do crédito soberano melhorada num prazo que normalmente não excede os 12 meses.

Custos com energia pressionam margens das cotadas europeias

Inflação, disrupções nas cadeias de abastecimento, conflitos geopolíticos, subidas das taxas de juro e desaceleração económica vão-se fazer sentir esta época de resultados.

Comentários da Fed atiram Wall Street para o vermelho

As perspetivas de que o cenário de subida das taxas de juro está para ficar durante os próximos tempos pesou mais do que as ‘earnings season’. Bolsas norte-americanas fecharam pelo segundo dia consecutivo em terreno negativo.

Roubini traça cenário de “crise pior que a da década de 1970”

O “profeta da desgraça” volta a fazer jus ao nome e antecipa que se avizinha uma crise pior do que a vivida na década de 1970.

ri.noticiasaominuto

Pedidos de subsídio de desemprego nos EUA caíram em 12.000 numa semana

Os novos pedidos de subsídio de desemprego nos Estados Unidos diminuíram em 12.000 na semana terminada em 15 de outubro, para 214.000, face à semana anterior, anunciou hoje o Departamento do Trabalho norte-americano.

Venezuela terá 12% de crescimento este ano, o maior da região

A Comissão Económica para a América Latina (CEPAL) atualizou as previsões económicas para a região, elevando de 10% para 12% as previsões de crescimento da Venezuela até finais de 2022, mas prevendo uma desaceleração para 5% em 2023.

Cotação do barril Brent para entrega em dezembro baixa 0,06%

A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em dezembro terminou hoje no mercado de futuros de Londres em baixa de 0,06%, para os 92,34 dólares.

ri.observador

Mulheres reformam-se mais tarde do que homens e com pensões 40% mais baixas.

Média de pensões atribuídas a mulheres em 2021 foi de 450 euros, 40% menos do que reformas atribuídas a homens. Segurança Social alerta para agravamento das disparidades de género nas pensões.

Economia portuguesa acumula défice externo de 2.439 milhões de euros até agosto

Banco de Portugal revela que défice da balança de rendimento primário e excedente da balança de capital aumentaram. Já o excedente da balança de rendimento secundário, diminuiu.

Ministério do Trabalho desconhece intenção oficial de despedimentos na Adidas

Ana Mendes Godinho afirma que a tutela está a averiguar a situação, lembrando que “não pode haver qualquer tipo de despedimento sem que sejam seguidos os procedimentos legais”.

jornaleconomico

Economia nos EUA expandiu-se moderadamente desde início de setembro, segundo a Fed

A atividade económica nos EUA expandiu-se moderadamente entre o início de setembro e meados de outubro, apontou a Reserva Federal (Fed) no seu ‘Beige Book’ mais recente, divulgado na quarta-feira.

Amazon enfrenta processo de mil milhões por violação da lei da concorrência

Em causa estará um “algoritmo secreto” que beneficia a própria empresa ao promover a compra de produtos que esta coloca no mercado em detrimentos dos produtos colocados à venda por outros utilizadores, de acordo com um comunicado sobre o processo.

Bolsa de Lisboa encerra sessão em terreno positivo impulsionada pela Galp

A liderar os ganhos está a Galp a ganhar 3,41% para 10,03 euros, seguido da Jerónimo Martins que avança 1,47% para 20,06 euros e o BCP que soma 1,43% para 0,1349 euros.

ri.portugalnews

Portugal promove capacidades tecnológicas na Irlanda

A AICEP organizou vários eventos de promoção de Portugal na Irlanda, em especial das suas vantagens competitivas enquanto hub tecnológico. Os eventos decorreram ao longo desta semana, paralelamente à visita oficial do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que se iniciou esta quarta-feira, dia 19.

Encontros Económicos Franco-Portugueses

Resultado de uma parceria entre o Institut Français, Business France, Comité de Mecenas da Temporada e a AICEP, e integrado no âmbito da Temporada Cruzada França-Portugal, terá lugar durante os meses de outubro e novembro uma série de encontros que visam reunir startups e grandes empresas francesas e portuguesas dos setores da habitação sustentável, saúde, economia azul e energias renováveis.

ri.publico

Medidas anti-inflação previstas no OE têm impacto cinco vezes menor do que em 2022

Em conjunto, o impacto orçamental directo dos pacotes de medidas contra a inflação e a pandemia deverá ascender a 7742 milhões de euros em 2022, caindo para 1267 milhões em 2023, calcula a UTAO com base nas informações presentes na proposta de OE para o próximo ano.

Governo promete reformar IRS das startups até ao fim do ano

Promessa de 2021 mantém-se, garante ministro da Economia durante a apresentação da Web Summit 2022. Noam Chomsky convidado para o encerramento.

ri.sol

Mecanismo ibérico para gás poderá ser aplicado na UE

A presidente da Comissão Europeia voltou a defender ontem que o mecanismo ibérico para limitar o preço de gás na produção de eletricidade “merece ser considerado” ao nível da União Europeia, garantindo analisar todas as soluções para baixar preços.

Centeno. Crescimento em 2023 é “desafio muito significativo”

Governador do Banco de Portugal disse que “o crescimento económico vai desacelerar de forma muito significativa”, num debate sobre o OE.