Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Vestuário e calçado à procura de oportunidades em Angola
  2. T-shirt de cânhamo tingida com cascas de cebola ganhou prémio de inovação: o têxtil português está pronto para a moda da sustentabilidade?
  3. Dono da Zara vai receber 1,7 mil milhões em dividendos da Inditex
  4. Produção Industrial sobe 0,9% em termos homólogos, mas cai 2,5% em cadeia
  5. Inflação na zona euro sobe aos dois dígitos. Atingiu 10,7% em outubro
  6. Portugal com 13.ª eletricidade mais cara e 10.º gás natural mais barato da UE até junho
  7. Outros

1Vestuário e calçado à procura de oportunidades em Angola

dinheirovivo
Missão empresarial da ANIVEC e da APICCAPS visa o estabelecimento de parcerias locais para o desenvolvimento da fileira têxtil e da moda em Angola.

2T-shirt de cânhamo tingida com cascas de cebola ganhou prémio de inovação: o têxtil português está pronto para a moda da sustentabilidade?

ri.expresso
Estabelecida há pouco mais de um ano, a Sensihemp, distinguida em Barcelona na feira internacional CBD Hemp Business Fair, não é tímida quanto ao papel que pretende desempenhar no mercado da moda: “Acreditamos que é nossa responsabilidade repensar a forma como as roupas são projetadas, feitas e consumidas”.

3Dono da Zara vai receber 1,7 mil milhões em dividendos da Inditex

eco
Amancio Ortega receberá este ano um total de 1.718 milhões de euros em dividendos da Inditex, da qual é fundador e principal acionista.

4Produção Industrial sobe 0,9% em termos homólogos, mas cai 2,5% em cadeia

ri.noticiasaominuto
O índice de Produção Industrial subiu 0,9% em setembro, face ao mesmo mês de 2021, e desceu 2,5% relativamente a agosto, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

5Inflação na zona euro sobe aos dois dígitos. Atingiu 10,7% em outubro

ri.jornalnegocios
Estimativa rápida do Eurostat aponta para que a inflação tenha atingiu um novo máximo na zona euro, subindo pela primeira vez aos dois dígitos. Portugal continua ligeiramente abaixo da média dos países do euro.

6Portugal com 13.ª eletricidade mais cara e 10.º gás natural mais barato da UE até junho

jornaleconomico
Portugal foi o 13.º dos 27 países da União Europeia (UE) com o preço mais alto de eletricidade para consumo doméstico e o 10.º com o gás natural mais barato no primeiro semestre, informou hoje a ERSE.

7Outros

ri.correiodamanha

Algumas empresas dão apoios extraordinários aos trabalhadores para aliviar esforço financeiro

Ajudas surgem numa altura em que, em Portugal, a inflação atingiu 10,2% em outubro, o valor mais alto desde maio de 1992.

Indemnizações por despedimentos coletivos vão custar mais aos patrões

Aumento vai recair sobre os últimos nove anos de trabalho e não apenas sobre o trabalho prestado daqui em diante.

ri.diariodenoticias

PIB cresce 4,9% no terceiro trimestre deste ano

Instituto Nacional de Estatística divulgou boletim de estimativa rápida e explica que, em comparação o 2º trimestre de 2022, o PIB aumentou 0,4%. Ou seja, mais 0,3 pontos percentuais.

Preços da luz e do gás domésticos batem máximos na UE no primeiro semestre

Houve apenas um Estado-membro em que os preços do gás natural para os consumidores domésticos caíram neste período, a Hungria (-0,5%), por ali os preços serem regulados, adianta o Eurostat.

dinheirovivo

Portugueses já pouparam 17,5 milhões de euros por utilizarem sites comparadores de preços

Forretas.com diz que cada utilizador poupa quase 42% ao comparar produtos na plataforma. “Desporto e Lazer”, “Telemóveis” e “Informática e Gaming” são as três categorias preferidas dos compradores portugueses.

Euro cai devido a aversão ao risco

Euro negociava a 0,99008 dólares, abaixo do valor de 0,99596 dólares registado na sexta-feira quase à mesma hora.

eco

OIT prevê menos ofertas de trabalho no último trimestre do ano

Um novo relatório da OIT nota que o aumento do desemprego e das desigualdades no mercado de trabalho contribuirá para a disparidade entre economias desenvolvidas e economias em desenvolvimento.

Alto Minho compromete-se a atingir neutralidade carbónica até 2050

Alto Minho quer atingir neutralidade carbónica até 2050 com “aposta na expansão das energias renováveis, eficiência energética e redução da dependência dos combustíveis fósseis importados”.

ri.expresso

Agendas do PRR: IAPMEI já começou a pagar a grandes consórcios empresariais

São os primeiros 12 milhões de euros das agendas mobilizadoras para a inovação empresarial, cujos apoios podem chegar aos três mil milhões de euros. Adiantamentos arrancaram na semana passada, com a emissão das primeiras 34 ordens de pagamento.

Atividade da indústria transformadora da China volta a contrair em outubro

A atividade da indústria transformadora da China voltou a recuar em outubro. A política “covid zero”, que provocou quebras no consumo, e o recuo nas exportações foram os fatores responsáveis.

ri.jornaldenoticias

Preço médio semanal desce 1,1% para gasóleo e 0,4% para gasolina

O preço médio semanal dos combustíveis, calculado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), desce, esta semana, 1,1% para o gasóleo e 0,4% para a gasolina, de acordo com um relatório hoje divulgado pela entidade.

Margarida Reis e o belo têxtil feito arte

Artista foi uma das homenageadas na edição deste ano da bienal Contextile.

ri.jornalnegocios

UE e Zona Euro travam a fundo no terceiro trimestre: crescem apenas 0,2%

Segundo as estimativas rápidas que já chegaram ao Eurostat, as economias da União Europeia e da Zona Euro travaram a fundo no terceiro trimestre, aproximando-se da estagnação. Portugal cresceu acima da média; Alemanha também recuperou.

PIB de Itália cresce 2,6% no 3.º trimestre em termos homólogos e 0,5% em cadeia

O Istat também reviu em alta o crescimento estimado para 2022, apontando agora para um acréscimo de 3,9%.

Lisboa despede-se de outubro com subida de mais de 1%

A bolsa portuguesa liderou os ganhos entre as principais praças europeias esta segunda-feira, registando um ganho de mais de 1%.

ri.noticiasaominuto

Bolsa de São Paulo ganha 1,3 % em sessão volátil após o triunfo de Lula

A Bolsa de São Paulo fechou hoje com uma subida de 1,3% numa sessão volátil com fortes perdas para as empresas estatais, na sequência da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições brasileiras.

ri.observador

Porto reforça poupança energética a partir deste fim de semana

Autarquia vai reduzir o horário de funcionamento da iluminação exterior. Poupança poderão rondar os 1.000 megawatt hora (MWh) por ano, diz vice-presidente da autarquia.

Organizações pedem aceleração da eliminação das caldeiras e esquentadores a gás

Mais de 20 organizações apelaram à Comissão Europeia que acelere a eliminação progressiva das caldeiras e esquentadores a gás, substituindo-os por tecnologias limpas.

OPEP prevê em alta procura global de petróleo para 110 milhões de barris em 2045

As principais estimativas da Organização dos Países Exportadores de Petróleo baseiam-se no crescimento económico sustentado e num aumento da população global para 9.500 milhões até 2045.

jornaleconomico

Portugal com carga fiscal inferior à média da União Europeia

Vinte países da UE viram a carga fiscal subir entre 2020 e 2021. Portugal está nesse grupo, mas registou o menor aumento do rácio entre as receitas de impostos e contribuições e o PIB, entre os Estados-membros.

Wall Street fecha no vermelho mas não evita melhor mês do Dow desde 1976

O Dow Jones teve o melhor mês desde janeiro de 1976, à boleia de resultados trimestrais animadores, embora no Nasdaq o sector tecnológico tenha enfrentado um dia negativo.

ri.portugalnews

PORTUGAL FOR US: Agregador de lojas online portuguesas nos EUA

A AICEP está a construir um agregador de lojas online de produtos portugueses “PORTUGAL FOR US”, de Vestuário, Calçado, Mobiliário, Têxteis-lar, Cerâmicas e Produtos Agroalimentares, com a finalidade de ajudar as empresas portuguesas a promoverem as suas lojas online no mercado dos Estados Unidos. As inscrições são até 11 de novembro.

Candidaturas para as empresas à 26ª edição do Programa inov contacto

As candidaturas para as empresas que pretendam acolher estagiários através do Programa inov contacto estão abertas até 30 de novembro.

ri.publico

Semana de quatro dias pode significar só menos quatro horas de trabalho

O projecto-piloto da semana de quatro dias arranca em Junho de 2023 no sector privado e terá a duração de seis meses.