Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Preços na produção industrial abrandam para 16,2%, à boleia da energia
  2. Atividade económica e consumo privado voltam a abrandar em outubro
  3. Número de trabalhadores que caíram no desemprego disparou quase 10% no terceiro trimestre
  4. Taxa de inflação em outubro com recorde de 10,6% na zona euro e de 11,5% na UE
  5. Luxo resiste à crise, cresce 22% este ano e bate recorde
  6. Portugueses tencionam gastar 326 euros nesta Black Friday, em linha com 2021
  7. Outros

1Preços na produção industrial abrandam para 16,2%, à boleia da energia

ri.jornalnegocios
Descida nos preços da energia permitiram abrandamento do índice. Apesar disso, o agrupamento registou um crescimento homólogo de 21,7% em outubro.

2Atividade económica e consumo privado voltam a abrandar em outubro

jornaleconomico
Os indicadores coincidentes para a atividade económica e para o consumo privado voltaram em outubro a abrandar face ao mês anterior, informou hoje o Banco de Portugal.

3Número de trabalhadores que caíram no desemprego disparou quase 10% no terceiro trimestre

ri.diariodenoticias
Nos meses de julho a setembro, cerca de 55,1 mil pessoas caíram no desemprego. Agravamento homólogo é o maior desde o primeiro trimestre de 2021, estava o país no pior da pandemia.

4Taxa de inflação em outubro com recorde de 10,6% na zona euro e de 11,5% na UE

ri.jornaldenoticias
A taxa de inflação homóloga na zona euro chegou, em outubro, ao recorde de 10,6%, 0,1 pontos abaixo do inicialmente estimado, e na União Europeia (UE) fixou-se no novo máximo de 11,5%, divulga hoje o Eurostat.

5Luxo resiste à crise, cresce 22% este ano e bate recorde

ri.expresso
Pela primeira vez, o mercado dos bens pessoais de luxo vai passar a barreira dos 300 mil milhões de euros, prevê o relatório da consultora Bain & Company.

6Portugueses tencionam gastar 326 euros nesta Black Friday, em linha com 2021

eco
Tecnologia, moda/acessórios e eletrodomésticos lideram as intenções de compra na Black Friday. Marketing enganador, ausência de necessidade e questões financeiras são as maiores barreiras.

7Outros

ri.diariodenoticias

TdC. Governo deixou por executar 1,8 mil milhões de euros em apoios covid às empresas

Tribunal de Contas (TdC) critica ainda as faltas de reporte. Ministério da Economia diz que muitos apoios foram pagos de outra forma. “Além da insuficiente execução das medidas (84% do previsto), só sete tiveram meta definida e só uma a atingiu”, atiram os auditores.

dinheirovivo

Alemanha financia Janela de Ação Climática em África com 40 milhões

“A contribuição serve para apoiar a adaptação climática em Estados africanos frágeis”, explica o governo alemão.

Amazon inicia despedimentos em massa na sua força de trabalho corporativa

A gigante do comércio “online” emprega mais de 1,5 milhões de trabalhadores em todo o mundo, principalmente trabalhadores pagos à hora.

eco

Na véspera do grande final, primeira versão de acordo da COP27 desilude

O rascunho apresentado pela presidência deixa de fora qualquer referência aos esforços para eliminar gradualmente a eletricidade produzida a partir de gás e produtos petrolíferos.

Conselho de Ministros aprova transferência de competências para as CCDR

Governo aprova transferência de competências de serviços regionais do Estado para as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional.

ri.expresso

Inflação leva 41% das empresas portuguesas a fazer vendas com pré-pagamento, nota estudo

As vendas com pré-pagamento, aparecem no topo das medidas preventivas (por causa da inflação) usadas por 41% das empresas portuguesas, menos que a média europeia (46%), indica um estudo da Intrum.

Lucros do grupo Alibaba caem mais de 95% entre abril e setembro

Os lucros do Alibaba caíram 95,69% entre abril e setembro. Num ambiente de políticas ‘covid zero’ e menor consumo, o grupo justificou-se com a “queda dos preços de mercado” das empresas em que investe.

China consolida segundo lugar nas bolsas, mas renminbi perde posição nos pagamentos internacionais

As três bolsas chinesas detêm 15% da capitalização mundial, três vezes mais do que o Euronext ou Tóquio, de acordo com dados para setembro publicados pela World Federation of Exchanges. Mas o renminbi, a divisa chinesa, caiu para 2,13% dos pagamentos internacionais, segundo dados da SWIFT para outubro publicados esta quinta-feira.

ri.lusa

Cotação do Brent cai 3,35% e fica abaixo dos 90 dólares por barril

A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em janeiro fechou hoje no mercado de futuros de Londres em queda de 3,35%, para os 89,78 dólares.

ri.jornalnegocios

Governo anuncia programa de 50 milhões para empresas de turismo e indústria

Ministério liderado por António Costa Silva vai comprar imóveis às empresas destes setores, sendo que estes serão depois arrendados a longo prazo às mesmas, para “disponibilizar a liquidez que permita o investimento na adaptação, requalificação e modernização dos imóveis afetos à atividade turística ou industrial”.

Falências de empresas na UE voltam a aumentar pelo quinto trimestre consecutivo

As declarações de falência voltaram a aumentar pelo quinto trimestre consecutivos. Em comparação com o segundo trimestre deste ano, e portanto numa análise em cadeia, o número de declarações de falência disparou 16,3%.

Wall Street com perdas ligeiras sem sinais de abrandamento da Fed

Os principais índices norte-americanos terminaram o dia em queda, pressionados por comentários de membros da Fed que reforçam a necessidade de manutenção de uma política monetária restritiva.

ri.noticiasaominuto

Inscrições semanais para subsídio de desemprego nos EUA baixam

Os pedidos de subsídio de desemprego nos Estados Unidos registaram uma descida de 4.000 para 222.000 na semana passada, o que significa que o mercado laboral permanece sólido, indicou hoje o Departamento do Trabalho.

“Criar ou transformar”. 5 formas de estimular a criatividade nas empresas

Competência é “das mais desejadas pelas empresas”, porque colaboradores criativos “conseguirão criar e encontrar caminhos mesmo para os problemas que parecem mais difíceis”.

Comprar produtos embalados em plástico? Maioria assume sentir ‘culpa’

Comparando as faixas etárias, observa-se que os mais velhos, dos 65 aos 74 anos, tendem a sentir menor impacto em relação aos seus comportamentos de consumo.

Euro cai devido à aversão ao risco

O euro caiu hoje e negociava na faixa de 1,03 dólares, devido à aversão ao risco, que beneficia o dólar, considerado um investimento seguro em momentos de incerteza.

ri.observador

Governo britânico antecipa contração económica de 1,4% em 2023

Com base nas estimativas do Gabinete de Responsabilidade Orçamental, o ministro das Finanças britânico, Jeremy Hunt, admitiu que “o Reino Unido, tal como outros países, está agora em recessão”.

Mais de 20% dos empresários dizem ter lidado com situações de fraude e conduta imprópria nas próprias empresas

Os dados constam do estudo “Corruption & Fraud Survey Portugal 2022”, tendo por base 190 respostas de empresários e gestores, mais de metade dos quais (58%) de grandes empresas.

AIP avisa que semana de 4 dias é “um grave erro” e rejeita “imposição transversal” da medida

AIP discorda de qualquer tentativa de imposição transversal da medida da semana de 4 dias e defende que cada empresa devia ter possibilidade de escolher as práticas para o seu modelo de gestão.

jornaleconomico

Banco de Fomento quer reduzir ao máximo tempo para dinheiro chegar às empresas

A presidente indigitada do Conselho de Administração do Banco Português de Fomento disse hoje que, do que depender da instituição, as linhas financeiras irão chegar rápido às empresas que delas precisem, contando com a colaboração dos dois ministérios normalmente envolvidos.

PSI lidera perdas na Europa arrastado pela desvalorização de 3% do BCP

Bolsas europeias fecham em queda, à exceção do DAX alemão que fechou no verde graças à subida de quase 7% das ações da Siemens. Por cá, o PSI contraiu mais que os congéneres europeus, penalizado pelo BCP, que caiu mais de 3%.

ri.portugalnews

Candidaturas para as empresas à 26ª edição do Programa inov contacto

As candidaturas para as empresas que pretendam acolher estagiários através do Programa inov contacto estão abertas até 30 de novembro.

Go to Market Marrocos | 25 de novembro 2022 | Porto

Marrocos é o mercado em destaque no evento Go to Market que a Academia AICEP vai realizar a 25 de novembro, dedicado às empresas portuguesas que pretendem exportar para este país ou conhecer melhor as suas oportunidades. A sessão contará com a presença do delegado da AICEP em Rabat, Rui Cordovil, e terá início às 10h00 no Hotel Da Música do Porto.

ri.sol

Criptomoedas: fim do paraíso fiscal?

Penalização prevista no Orçamento do Estado irá incidir sobre investimentos inferiores a um ano, ‘mas no pior dos casos, deixamos de ter investimentos a curto prazo’.

Governo avança com imposto sobre lucros extraordinários

Em causa está o setor da distribuição e da energia.