Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Têxtil e vestuário. Mais um ano de recordes, com vendas ao exterior de seis mil milhões
  2. Vendas online representaram 17,2% da faturação das empresas em 2021
  3. Desemprego registado aumenta há três meses. Em outubro havia 289 mil inscritos nos centros de emprego
  4. Recessão na Zona Euro começa mais cedo e será mais severa que nos EUA, diz Fitch
  5. Dona da Zara garante subsídio de mil euros aos seus trabalhadores em Espanha
  6. Cristiano Ronaldo e Lionel Messi juntos em campanha de marca de luxo
  7. Outros

1Têxtil e vestuário. Mais um ano de recordes, com vendas ao exterior de seis mil milhões

jornaleconomico
O ano está a correr bem, mas forneceu indicadores negativos para 2023. A quebra das encomendas está a marcar o trimestre.

2Vendas online representaram 17,2% da faturação das empresas em 2021

ri.observador
Segundo o INE, “comparativamente à União Europeia (UE-27), Portugal registou proporções inferiores em 2015, 2016 e 2020 e superiores em 2017 e 2018, registando a mesma proporção em 2019”.

3Desemprego registado aumenta há três meses. Em outubro havia 289 mil inscritos nos centros de emprego

ri.expresso
Número de desempregados registados nos centros de emprego nacional aumentou no último mês 0,7%. Mas na comparação com outubro do ano passado recua 17,8%.

4Recessão na Zona Euro começa mais cedo e será mais severa que nos EUA, diz Fitch

ri.jornalnegocios
Desde 1980 será a quarta vez que as duas maiores economias do mundo terão uma recessão simultânea, prevê a Fitch, mas terão ritmos e profundidades distintas, com os Estados Unidos a entrarem mais tarde e a saírem mais cedo.

5Dona da Zara garante subsídio de mil euros aos seus trabalhadores em Espanha

dinheirovivo
Incentivo será pago, numa única prestação, em fevereiro do próximo ano aos colaboradores que trabalham mais de 24 horas semanais. Os que laboram menos horas recebem 600 euros.

6Cristiano Ronaldo e Lionel Messi juntos em campanha de marca de luxo

ri.jornaldenoticias
Rivais nos relvados, as estrelas de Portugal e da Argentina promovem os tradicionais baús da Louis Vuitton, inspirados no mote “a vitória é um estado de espírito”. Na imagem este sábado divulgada, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi surgem a jogar xadrez sobre o padrão que há muito descreve a marca francesa.

7Outros

dinheirovivo

Segundo pagamento do PRR deve chegar este mês

O presidente da Comissão de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência, Pedro Dominguinhos, explicou que Portugal cumpriu metas e objetivos designados pela Comissão Europeia. Segunda tranche vale 1,8 mil milhões de euros.

Sport Zone quer apoiar a internacionalização de marcas portuguesas

O marketplace da insígnia de desporto da Sonae está a comemorar um ano. Tem mais de 200 vendedores e 35 mil produtos. Além de Portugal e Espanha vai alargar presença aos Países Baixos em 2023.

Dependência energética nacional diminuiu 8,3 pontos para 64,2% em 2020

A dependência energética nacional foi de 64,2% em 2020, diminuindo 8,3 pontos percentuais face a 2019, pelo terceiro ano consecutivo, e registando o menor valor desde 2000, revela o INE.

Síntese da COP27: Entre o copo meio cheio e meio vazio, ressalta criação de fundo de compensação

Para a presidência egípcia da conferência, o saldo é positivo, considerando que os acordos alcançados cumprem o objetivo inicial de tornar Sharm el-Sheikh a “conferência de implementação”, disse o primeiro-ministro do Egito, Sameh Shukri no discurso de encerramento dos trabalhos.

eco

Alerta Emprego tem mais de 300 vagas para norte do país

iServices e Mercadona são algumas das empresas com ofertas disponíveis na plataforma de emprego nacional.

Portugal Exportador reúne mais 2 mil empresas no Centro de Congressos em Lisboa

O Portugal Exportador acontece já esta quarta-feira, dia 23 de novembro, às 9h30, no Centro de Congressos de Lisboa. São esperadas mais de duas mil empresas no evento.

Como será o dinheiro no futuro? Será “programável”, mas há um “lado sombrio”

No futuro o dinheiro vai ser “programável” e através vai ser possível incorporar comportamentos. Contudo, há um lado sombrio de termos o governo a controlar as nossas decisões com o novo dinheiro.

ri.expresso

Petróleo cai para o preço mais baixo em cerca de dois meses

Com o Brent (petróleo de referência no mercado europeu) a cair cerca de dois dólares e o WTI 1,87 dólares, os preços do crude caíram para valores próximos de mínimos de dois meses esta segunda-feira.

Bolsa de Lisboa fecha estável em dia negativo para maioria das bolsas europeias

O PSI terminou o dia em 5766,14 pontos, não tendo sofrido qualquer variação percentual face ao fecho de sexta-feira. Na Europa, as principais praças fecharam quase todas no ‘vermelho’.

ri.jornalnegocios

China diz que há ainda “longo caminho a percorrer” após acordo na COP27

“A governação global em assuntos do clima ainda tem um longo caminho a percorrer”, disse a porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros Mao Ning, em conferência de imprensa.

Rússia já perdeu 90% do mercado europeu de petróleo desde as sanções

Atualmente, 75% do crude russo que é carregado nos navios a partir dos portos bálticos tem como destino a Ásia. Desde a invasão russa à Ucrânia, as exportações para o norte da Europa têm vindo a cair.

Black Friday: Empresas têm de cumprir regras. ASAE vai fiscalizar

O preço praticado na Black Friday tem de ser inferior ao preço mais baixo do produto nos últimos 30 dias.

Comentários da Fed e mortes na China pressionam Wall Street

Índices norte-americanos fecharam o dia no vermelho, com o tecnológico Nasdaq Composite a ser o que mais caiu durante a negociação.

ri.noticiasaominuto

Preços da produção industrial alemã caem 4,2% em outubro

O índice de preços da produção industrial alemã caiu 4,2% em outubro face ao mês anterior, o primeiro declínio mensal desde maio de 2020, anunciou hoje a agência federal de estatística alemã (Destatis).

Euro cai devido à aversão ao risco

O euro baixou esta segunda-feira face ao dólar, devido à aversão ao risco causada pela preocupação com o aumento de casos de covid-19 na China e com eventuais subidas das taxas de juro nos Estados Unidos.

Combustíveis ficam mais baratos hoje (e ‘aqui’ custam menos)

As previsões apontam para uma descida de oito cêntimos tanto no caso do gasóleo como no da gasolina, adiantou fonte do setor ao Notícias ao Minuto.

Nova Iorque acolhe mercados ‘pop-up’ portugueses antes do Natal

Os nova-iorquinos poderão incluir produtos portugueses nas suas compras de natal já a partir de domingo, quando a cidade de Mount Vernon, no estado de Nova Iorque, acolherá um mercado ‘pop-up’ (temporário) com pequenos negócios de lusodescendentes.

ri.observador

Qatar assina contrato para fornecer gás à China por 27 anos

Acordo entre os dois países prevê o fornecimento de “quatro milhões de toneladas de gás natural liquefeito por ano”, de acordo com o ministro de Assuntos Energéticos qatari.

Produção de petróleo em Angola vai cair 20% até 2031

“A principal razão para o crescimento medíocre da produção petrolífera é o efeito do legado da maturação dos poços petrolíferos”, diz a consultora Fitch Solutions.

jornaleconomico

ISEG revê em alta meta do PIB: “o crescimento mais provável em 2022 será de 6,7%”

Segundo a Síntese de Conjuntura divulgada esta sexta-feira, caso se verifique um crescimento em 6,7%, “o PIB de 2022 terá recuperado o nível pré-pandemia e situar-se-á cerca de 3,2% acima do registado em 2019”.

EUA preparam-se para “recessão ligeira” em 2023, prevê JP Morgan

“Prevemos um furacão económico de categoria um” na segunda metade de 2023, escreveram Michael Feroli e Daniel Silver, economistas do JP Morgan, sobre a economia norte-americana.

Operações ESG crescem num mercado de fusões e aquisições em decréscimo, diz BCG

O relatório do Boston Consulting Group (BCG) prevê que estratégias ambientais, sociais e de governance (ESG) poderão motivar um número crescente de transações, mesmo perante condições macroeconómicas desafiantes que explicam que em 2022, as fusões e aquisições tenham caído 13% em volume e 32% em valor face a 2021.

ri.portugalnews

Exportações de Bens e Serviços ultrapassam os 90 mil milhões de euros

As exportações de bens e serviços portuguesas, de janeiro a setembro de 2022, ascenderam a 90.100 milhões de euros, um aumento de 39 por cento face ao mesmo período do ano anterior. Espanha foi o principal destino das nossas Exportações com uma quota de 20,9 por cento no total, seguindo-se França e Alemanha.

Investimento estrangeiro em Portugal ascende a 5 mil milhões de euros

O Investimento Direto do Exterior em Portugal (IDE), de janeiro a setembro de 2022, aumentou 467 milhões de euros face ao mesmo período de 2021, atingindo os 5.674 milhões de euros. Espanha, Alemanha e Reino Unido foram os principais mercados de origem do IDE.

ri.publico

Morreu Mário Matos Ribeiro, co-fundador da ModaLisboa

Mário Matos Ribeiro morreu em Lisboa, aos 64 anos. Foi um dos “mais relevantes pioneiros” da moda de autor em Portugal.

Reuniões à distância são uma realidade em 47,7% das empresas

Inquérito do INE mostra que a utilização da Internet para fins profissionais e as reuniões remotas foram práticas incentivadas pela pandemia que ficaram no dia-a-dia das empresas.

Preços já estão a abrandar nos EUA, mas na Europa ainda não

Quando é que a inflação vai deixar de subir? Num cenário de incerteza, não são ainda claros os sinais de uma mudança de ciclo em Portugal e no resto da Europa, ao contrário do que já acontece nos EUA.

ri.sol

PIB dos países da OCDE cresce 0,4% no terceiro trimestre

No entanto, OCDE diz que as taxas de crescimento trimestrais “permanecem fracas”.

Endividamento da economia sobe para 798,7 mil milhões até setembro

Um aumento de 4,3 mil milhões de euros, revela o Banco de Portugal.