Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Futuros deveres de diligência para a sustentabilidade nas empresas serão desafio para PME
  2. Rating. Agência Moody’s preocupada com “atrasos” na execução do PRR
  3. Dez anos depois, Europa aprova diretiva que traça objetivos de maior representação de mulheres nas grandes empresas cotadas
  4. Dono da Zara nega interesse em comprar Manchester United
  5. Alessandro Michele deixa de ser director criativo da Gucci
  6. Estas serão as profissões mais procuradas no próximo ano
  7. Outros

1Futuros deveres de diligência para a sustentabilidade nas empresas serão desafio para PME

eco
O dever de diligência das empresas e responsabilidade empresarial está em debate na UE e visa obrigar empresas a adotar orientações que consagrem a proteção de direitos humanos, ambiente e governança.

2Rating. Agência Moody’s preocupada com “atrasos” na execução do PRR

ri.observador
Agência de “rating” emitiu uma “opinião de crédito” onde, apesar de não mexer na notação de crédito de Portugal, avisa que um “risco negativo” para o “rating” está relacionado com a execução do PRR.

3Dez anos depois, Europa aprova diretiva que traça objetivos de maior representação de mulheres nas grandes empresas cotadas

ri.expresso
A Diretiva que está congelada desde 2012 e abrange a representação de mulheres nos conselhos de administração nas grandes empresas cotadas foi aprovada pelo Parlamento Europeu. Para Maria da Graça Carvalho, relatora do projecto, “não é a diretiva mais ambiciosa mas é um ponto de partida importante”.

4Dono da Zara nega interesse em comprar Manchester United

ri.jornalnegocios
O empresário galego Amancio Ortega, a 23.ª pessoa mais rica do mundo, desmentiu estar a planear fazer uma oferta para comprar o mítico clube inglês.

5Alessandro Michele deixa de ser director criativo da Gucci

ri.publico
Alessandro Michele estava há vinte anos na marca italiana.

6Estas serão as profissões mais procuradas no próximo ano

dinheirovivo
Um estudo da empresa de recursos humanos Randstat lista as profissões e os setores que terão mais ofertas de emprego em 2023. Numa comparação entre 26 países do mundo, a análise conclui ainda que Portugal lidera nas ofertas de trabalho remoto com 8% das vagas a oferecer esta possibilidade, contra os 4,6% da média global.

7Outros

dinheirovivo

Só 29,6% dos consumidores portugueses fazem as compras para o lar online

Dos 36 mercados analisados, Portugal foi o país onde os consumidores mais reduziram as suas compras em 2022.

Crise acelera fusões e aquisições na tecnologia e energia

Conferência da CFI trouxe a debate temas de investimento no contexto internacional de enorme incerteza que hoje vivemos.

eco

Lola Normajean cria cachecol-manta para o Mundial e oferece-o a Marcelo Rebelo de Sousa

A agência ofereceu o cachecol-manta a Marcelo Rebelo de Sousa, para usar durante o voo para o Qatar ou caso sinta frio com o ar condicionado nos estádios.

Mais de 2 mil empreendedores no Portugal Exportador

Esta quarta-feira, o Centro de Congressos de Lisboa recebeu mais de dois mil empreendedores no Portugal Exportador. O evento reuniu especialistas de vários mercados e de vários pontos do mundo.

Pela primeira vez, mulheres representam 30% do talento na Microsoft. Mas recebem menos 14% menos do que os homens

É a primeira vez que a representação feminina ultrapassa os 30%. Os prémios para elas são também superiores, mas os salários continuam a ser apenas 86,2% da remuneração total dos homens.

ri.expresso

Roménia ultrapassa Portugal no PIB per capita em 2024

De 2016 a 2024, entre altos e baixos, Portugal convergirá somente um ponto percentual com a média europeia. E a Roménia? Mais de 20 pontos.

O caminho para a sustentabilidade da FORteams LAB

Reutilizar, reciclar e dar uma nova vida aos materiais são as ações que caracterizam a FORteams LAB. No âmbito do projeto Acelerador de Sustentabilidade, damos a conhecer esta empresa portuguesa que já é uma referência no mundo da economia circular. Este é o quinto e penúltimo filme de sustentabilidade, para um total de 6, promovidos pelo Expresso e pelo BPI.

Alemanha aplica imposto de 90% sobre lucros inesperados de energias renováveis

Os lucros inesperados na energia serão taxados a 90%, propõe o governo alemão. A taxa extraordinária vai penalizar mais as renováveis, por não dependerem de combustíveis fósseis.

ri.jornalnegocios

Universidade do Porto lidera ranking de melhores universidades portuguesas do mundo

A liderança global é da Universidade de Harvard, seguida por Stanford e Califórnia-Los Angeles. Nas portuguesas, ainda no pódio está a Universidade de Lisboa e Aveiro.

Pesos pesados levam Lisboa a fecho positivo

A bolsa portuguesa encerrou com uma ligeira subida, acompanhando o sentimento positivo vivido nas principais praças europeias. Os ganhos de hoje foram sustentados pelos pesos pesados, já que apenas as cinco maiores cotadas evitaram perdas.

Parlamento Europeu aprova empréstimo de 18 mil milhões de euros a Kiev

A decisão foi aprovada com 507 votos a favor, 38 contra e 26 abstenções, no último dia da sessão plenária de novembro, realizada na cidade francesa de Estrasburgo.

Portugal tem de encher reservas de gás a 70% até fevereiro e 80% até julho

Adotado em junho passado, o Regulamento de Armazenamento de Gás prevê que as instalações de armazenamento subterrâneo de gás no território dos Estados-membros estejam a pelo menos 80% da sua capacidade este inverno e a 90% na estação fria do próximo ano.

Portugal recebe 8,7 milhões de euros para novos projetos ambientais

Programa LIFE atribui 380 milhões de euros a 168 novos projetos ecológicos em toda a Europa. Portugal recebe financiamento para seis projetos.

Crise na Zona Euro deve ser menos profunda

Melhoria no índice PMI em novembro mantém expectativa de contração na Zona Euro no quarto trimestre, mas inferior. Inflação está perto do pico e retira pressão ao BCE, dizem analistas.

Reguladores mundiais de olho nas plataformas cripto após tombo da FTX

O agregador mundial de supervisores, a IOSCO, pretende lançar um relatório no primeiro semestre do próximo ano sobre as grandes plataformas cripto que exercem paralelamente atividades de corretagem, emissão de criptoativos, entre outras.

Portugal finta onda de despedimentos nas tecnológicas

Apesar de ter havido alguns casos de despedimentos no país, o setor da tecnologia está a passar ao lado da grande onda a que se assiste lá fora, garantem empresas de recrutamento. Apontam, aliás, que o principal desafio nesta área é atrair e reter talento.

ri.noticiasaominuto

Fundos Europeus vão financiar projetos em regiões com perdas de população

O Governo vai poder financiar projetos em territórios de baixa densidade com variações significativas e rápidas da população residente, através de fundos europeus, uma proposta orçamental do PS, hoje aprovada.

Angola prevê crescimento económico de 3,5% nos próximos cinco anos

O Governo angolano antecipa um crescimento económico de 3,5% entre 2023 e 2027, impulsionado pela diversificação económica, sobretudo pelo agronegócio que vai contar com um financiamento de 3 mil milhões de dólares.

Black Friday perde importância para os portugueses, revela estudo

Estudo do Portal da Queixa “revela que, apesar de o fenómeno estar a perder importância, metade dos inquiridos ainda assume esperar pela ocasião para fazer aquela compra, e 27% vê o evento como uma oportunidade para fazer compras de Natal”.

Euro nos 1,04 dólares após melhoria da confiança empresarial na Alemanha

O euro manteve-se acima de 1,04 dólares depois da melhoria da confiança das empresas na Alemanha em novembro.

Comércio da China com América Latina superou níveis anteriores à pandemia

O volume das trocas comerciais entre China e América Latina recuperou totalmente e “superou já o valor registado antes da pandemia da covid-19”, anunciou hoje o ministério do Comércio chinês.

Comerciantes do Chiado, em Lisboa, confiantes face às vendas de Natal

O presidente da Associação de Valorização do Chiado, Victor Silva, mostrou-se hoje confiante em relação às vendas de Natal naquela zona de Lisboa, mas preocupado com o primeiro trimestre de 2023, antevendo que venha a ser difícil.

ri.observador

Bruxelas aprova regime de 175 milhões de euros de ajudas de Estado

O regime destina-se a compensar parcialmente as empresas com utilização intensiva de energia pelos preços mais elevados da eletricidade resultantes do impacto dos preços do carbono.

Preço da energia aumenta 20% no Reino Unido mas sem afetar consumidores

O regulador Ofgem indica que o preço por unidade vai subir para 0,67 libras por kW hora para a eletricidade e 0,17 libras por kW hora para o gás, valores definidos de acordo com o atual custo do gás.

Portugal assinala esta quinta-feira Dia Mundial da Ciência com programas de apoio a investigadores

Os dois programas de apoio a apresentar são coordenados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e são para cientistas que foram pais ou que estão sem bolsas do Conselho Europeu de Investigação.

jornaleconomico

Alemanha: Índice Ifo revela algum otimismo, mas cenário continua a ser de recessão

O índice de confiança e clima económico alemão registou algumas melhorias sectoriais e nas expectativas futuras, mas ainda consistentes com uma economia em recessão. Encomendas industriais continuam a cair e perspetivas de cortes de energia podem castigar ainda mais sector secundário germânico.

Programa Promove 2023 da Fundação la Caixa e BPI abre candidaturas de projetos para interior

O BPI dá conta que em quatro edições, o Programa Promove já apoiou 46 projetos e 22 ideias inovadoras, num valor total de perto de 7,6 milhões de euros. Deste montante, 2,5 milhões foram assegurados pela FCT ao abrigo de um acordo de financiamento conjunto, através do qual, desde 2021, a FCT iguala a contribuição da Fundação la Caixa.

ri.portugalnews

ABC Mercado Japão | 12 de dezembro

O Japão, terceira maior economia mundial, vai estar em destaque no próximo ABC Mercado, que irá realizar-se a 12 de dezembro, às 9h30, na plataforma online da Academia AICEP. É uma oportunidade para as empresas portuguesas ficarem a conhecer melhor este mercado sofisticado de cerca de 125 milhões de consumidores.

Candidaturas para as empresas à 26ª edição do Programa inov contacto

As candidaturas para as empresas que pretendam acolher estagiários através do Programa inov contacto estão abertas até 30 de novembro.

ri.publico

Cinco cuidados a ter nas compras da Black Friday

Luís Pisco, da Deco, associação de defesa do consumidor, aconselha atenção redobrada durante a Black Friday. Objectivo: garantir que não sai prejudicado com as anunciadas promoções.

Aprovado o incentivo de IRC às empresas que aumentem salários em 5,1%

Empresas não podem agravar as diferenças salariais entre os trabalhadores que recebem menos e os que ganham mais.

ri.sol

Teto na bolsa europeia de gás. Proposta “não serve a Portugal”

Secretário de Estado da Energia diz que Governo está a avaliar com Bruxelas se Portugal e Espanha poderão manter em vigor o mecanismo ibérico.

Quantos portugueses param de trabalhar para ver o jogo e quais as consequências na economia?

Perda de faturação situa-se na casa dos milhões.