Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Portugal investiu 1,7% do PIB em investigação e desenvolvimento em 2021
  2. Confiança dos consumidores continua a diminuir, mas clima económico melhora
  3. PME portuguesas desconhecem conceitos básicos de sustentabilidade
  4. Sentimento económico na UE e zona euro aumentou pela primeira vez desde fevereiro
  5. Filiais estrangeiras pagam mais 42,7% a trabalhadores que empresas nacionais em 2021
  6. Calçado português aposta nas 145 cidades mais ricas do mundo
  7. Outros

1Portugal investiu 1,7% do PIB em investigação e desenvolvimento em 2021

eco
Portugal investiu cerca de 1,7% do PIB em I&D em 2021, revelou a Eurostat. O país ficou abaixo da média da União Europeia, que investiu 328 mil milhões de euros.

2Confiança dos consumidores continua a diminuir, mas clima económico melhora

ri.jornalnegocios
Apesar da confiança dos consumidores ter continuado a diminuir nos últimos três meses, as perspetivas de evolução económica futura, tanto das famílias, como da situação económica do país, aumentou.

3PME portuguesas desconhecem conceitos básicos de sustentabilidade

dinheirovivo
De acordo com as conclusões preliminares de um inquérito promovido em Portugal pelo Projeto Europeu Erasmus + CATALYST, “a maioria das PME portuguesas não tem consciência do valor acrescentado que a sustentabilidade pode trazer para os seus negócios”.

4Sentimento económico na UE e zona euro aumentou pela primeira vez desde fevereiro

jornaleconomico
Por sua vez, o indicador de expectativas de emprego (EEI) aumentou (+1,4 pontos para 106,3 na UE e +2,0 pontos para 107,4 na área do euro) em novembro.

5Filiais estrangeiras pagam mais 42,7% a trabalhadores que empresas nacionais em 2021

ri.diariodenoticias
Em média, remuneração média mensal nas filiais estrangeiras é 396 euros mais elevada do que nas sociedades nacionais.

6Calçado português aposta nas 145 cidades mais ricas do mundo

ri.publico
Indústria fará uma “abordagem cirúrgica” ao mercado, com prioridade à metade mais rica dos países da OCDE. É um “choque estratégico” que visa 690 milhões de consumidores, diz a APICCAPS.

7Outros

dinheirovivo

Negociação coletiva vai abranger recibos verdes considerados dependentes

Começaram a ser votadas as propostas de alteração à legislação laboral, no âmbito da Agenda do Trabalho Digno.

Euro cai face ao dólar pela terceira sessão consecutiva

O euro também cedeu em comparação com a libra e com o iene.

Google financia combate à desinformação online com 12,7 milhôes de euros

A verba financiará a formação do Global Fact Check Fund para apoiar uma rede de 135 organizações de verificações de factos integradas na IFCN, que operam em 65 países e cobrem mais de 80 idiomas.

Projeto nacional lançado em Coimbra vai desenvolver marcas territoriais

Segundo o presidente executivo do Centro Estratégico de Inovação Territorial, Cristóvão Monteiro, trata-se de estudar as marcas de referência que estão já no projeto de investigação e “construir-se um referencial que possa servir, não só para as marcas que estão no projeto, mas para todas as que se quiserem juntar”.

eco

Prémio de investigação AXA IM vai para ecologista portuguesa

A fundação e gestora de ativos da gigante francesa dos seguros premiaram a bióloga portuguesa Ana Queirós pela investigação sobre carbono azul para uma transição justa e verde.

SIGI da Sonae Sierra paga 26,2 milhões por três hipermercados Continente

Sociedade de investimento e gestão imobiliária, que resulta de parceria entre o Bankinter e a Sonae Sierra, junta ao portefólio três ativos situados na Guarda, Cantanhede e Ponte de Lima.

Japonesa Line encerra corretora de criptomoedas Bitfront

Bitfront anunciou suspensão de novas inscrições e pagamentos com cartão de crédito e o fim das operações em março de 2023, apesar dos esforços para superar os desafios na indústria criptográfica.

Da construção ao retalho, estes são os perfis mais procurados em 2023. E os mais bem remunerados

Da construção ao retalho, passando pela área financeira e pelo marketing, estas são as principais tendências em cada setor para 2023, incluindo funções mais procuradas e salários praticados.

ri.expresso

Inflação estimada em novembro em Espanha abranda para 6,8%

A inflação estimada para Espanha voltou a abrandar em novembro graças aos preços dos combustíveis, que sofreram uma correção em baixa.

PSI encerra em alta com impulso da Altri e da Galp Energia

O PSI fechou em alta em dia de tendência mista na Europa. A Altri valorizou-se 1,74% e foi a ganhadora da sessão de terça-feira.

ri.jornalnegocios

Galp integra primeiro índice de igualdade de género da Euronext

A Euronext, empresa que gere a bolsa de Lisboa, lançou os índíces “Euronext Equileap Gender Equality Eurozone 100”, do qual faz parte a Galp, e o “Euronext Equileap Gender Equality France 40”.

Inflação alemã terá caído para 10% em novembro, indicam dados preliminares

Em novembro, os preços da energia terão diminuído ligeiramente, enquanto os preços dos alimentos registaram uma subida acima da média. Em outubro a inflação tocou em 10,4%.

Qatar fornece gás à Alemanha e preenche parte do vazio deixado pela Rússia

O Qatar vai fornecer gás à Alemanha a partir de 2026, como parte de um contrato que se deverá estender durante 15 anos, ou seja até 2041. De acordo com o ministro da energia do Qatar novos acordos estão ainda a ser estudados.

“Todos à espera” de Powell. Wall Street fecha mista antes do discurso do presidente da Fed

O dia foi marcado pela reação aos mais recentes acontecimentos relativos às manifestações na China contra a política “zero covid-19”, assim como pela antevisão do discurso de Jerome Powell que será proferido esta quarta-feira. “Ninguém compra ações antes de Powell falar”, defende especialista.

ri.noticiasaominuto

Portugal 2020 atinge 80% de execução e 115% de compromisso

O programa Portugal 2020 (PT 2020) atingiu 80% de execução e 115% de compromisso em outubro, segundo dados hoje revelados.

Mais de 80% dos patrões quer contratar em 2023 apesar do maior pessimismo

Mais de 80% dos empregadores pretendem contratar em 2022, sobretudo trabalhadores em regime permanente, apesar de cerca de metade estar pouco ou nada otimista quanto ao clima económico global, segundo um estudo da consultora Hays.

Exportações dos países lusófonos para Macau sobem 45,9%

As exportações de mercadorias dos países lusófonos para Macau, nos primeiros dez meses do ano, subiram 45,9%, em comparação com igual período de 2021, indicam dados oficiais hoje divulgados.

Cotação do Brent para entrega em janeiro baixa 1,04% para 83,16 dólares

A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em janeiro terminou hoje no mercado de futuros de Londres em baixa de 1,04%, para os 83,16 dólares.

ri.observador

Preços médios dos combustíveis regressam esta semana a valores pré-guerra

Preço deverá ficar e nos 1,660 Euro/l para a gasolina 95 simples e nos 1,685 Euro/l para o gasóleo simples, o que representa face à semana passada uma descida de 5,1 e 4,1%, respetivamente.

jornaleconomico

Minipreço diz que lança o primeiro saco de plástico que protege os oceanos, mas é virtual

A cadeia de supermercados Minipreço, no sentido de alertar para a imprescindibilidade de reduzir o consumo de plástico, nomeadamente sacos e descartáveis, diz que foi criado “um saco de plástico virtual que, ao invés de prejudicar a natureza, auxilia na sua preservação através de donativos”.

Portugal vai ter energia mais barata a médio prazo

“São [as energias renováveis] altamente competitivas, como esta crise energética na Europa está a demonstrar. E, portanto, a médio prazo vamos ter energia mais barata, mais competitiva”, afirmou António Costa Silva, na inauguração do novo centro da Nokia de investigação e desenvolvimento em 5G e 6G, em Alfragide.

ri.portugalnews

A sustentabilidade e a integração omnicanal no setor da moda

A exigência dos consumidores tem induzido a criação de labels de sustentabilidade nos produtos do setor da Moda a fim de certificar que, do seu processo de produção, resultam artigos mais duradouros e amigos do ambiente. Em simultâneo, os compradores exigem uma abordagem omnicanal por parte das empresas, capaz de agregar todas as formas de contacto com o cliente. A AICEP, em colaboração com o FutureCast Lab do ISCTE, analisou estas duas tendências no setor da Moda e acaba de publicar dois relatórios que ajudam as empresas a identificar o impacto destas mudanças.

A Índia é o próximo destino da sua empresa? Beneficie de um aconselhamento personalizado

A primeira sessão da iniciativa One-to-One Índia decorrerá no dia 13 de dezembro. Uma reunião de aconselhamento personalizado sobre o mercado indiano, através da análise de estratégias de internacionalização adequadas para o perfil da empresa nacional respetiva. A iniciativa decorre entre as 9h e as 14h, via Zoom, mediante agendamento prévio.

ri.publico

Kim Kardashian reavalia parceria com Balenciaga depois das recentes campanhas

A socialite norte-americana confessa estar indignada com as últimas duas campanhas da marca de luxo, lançadas entre 16 e 21 de Novembro, considerando inadmissível o ocorrido.

Idade da reforma estabiliza-se nos 66 anos e quatro meses em 2024

Efeitos da pandemia levaram a um recuo da idade da reforma em 2023, mas em 2024 estabilizou-se nos 66 anos e quatro meses. Pensões antecipadas terão corte de 13,8% no próximo ano.

EUA e Reino Unido levam Portugal a recorde nos serviços partilhados

Multinacionais abrem 32 centros este ano e 26 são de tecnologias de informação. No da Adidas, na Maia, há trabalhadores a sair, mesmo sem despedimento colectivo.