Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. CE propõe certificação de remoções de carbono para atingir neutralidade carbónica
  2. Indústria consumiu sobretudo eletricidade e gás em 2020
  3. Preços na produção industrial sobem mais de 30% na zona euro e na UE em outubro
  4. Atividade da indústria transformadora da China volta a contrair
  5. McDonald’s recicla fardas e faz sacos para a Fundação Infantil Ronald McDonald
  6. Portugueses compraram mais na Black Friday e na Cyber Monday deste ano
  7. Outros

1CE propõe certificação de remoções de carbono para atingir neutralidade carbónica

ri.jornalnegocios
Proposta é contestada por mais de 200 organizações ambientalistas, que consideram que abre precedentes para que empresas poluidoras compensem emissões em vez de se focarem na redução das mesmas.

2Indústria consumiu sobretudo eletricidade e gás em 2020

eco
Mais de metade (51%) do consumo final de energia da indústria europeia, em 2020, foi suportado por combustíveis fósseis.

3Preços na produção industrial sobem mais de 30% na zona euro e na UE em outubro

ri.observador
As estatísticas europeias os preços na produção industrial subiram 30,8% na zona euro e 31,2% na UE, face a outubro de 2021, continuando a ser impulsionados pelo setor da energia.

4Atividade da indústria transformadora da China volta a contrair

ri.noticiasaominuto
A atividade da indústria transformadora da China voltou a contrair, em novembro, devido ao impacto das medidas de prevenção contra a covid-19 vigentes no país, segundo dados publicados hoje pela revista de informação económica Caixin.

5McDonald’s recicla fardas e faz sacos para a Fundação Infantil Ronald McDonald

dinheirovivo
Os sacos destinam-se aos Kits de Acolhimento de Higiene e Conforto para as famílias que acompanham crianças internadas.

6Portugueses compraram mais na Black Friday e na Cyber Monday deste ano

ri.expresso
As compras em cartão na rede Reduniq aumentaram 11% durante a “semana negra” de descontos entre 21 e 28 de novembro, de acordo com as estatísticas da rede de pagamentos.

7Outros

ri.diariodenoticias

Rendas comerciais em zonas nobres ao nível de 2019

O Chiado é a zona comercial do país onde o preço por metro quadrado é mais elevado. Rua Garrett é a 27ª mais cara do mundo.

À porta da crise. Grandes tecnológicas despedem mais de 30 mil a antecipar 2023 difícil

O boom da big tech impulsionado pela pandemia de covid-19 chegou ao fim e está em forte correção. Amazon, Meta e Twitter fizeram os despedimentos em massa mais visíveis, mas não são as únicas a reduzir. Porquê?

dinheirovivo

Produção industrial brasileira acumula queda de 0,8% até outubro

A queda na produção das fábricas brasileiras chega a 1,4% considerando os últimos 12 meses até outubro na comparação com o período entre novembro de 2020 e outubro de 2021.

Empresas alemãs dispostas a contratar mais trabalhadores

Barómetro de emprego do instituto de investigação económica alemão (ifo) subiu para 99,6 pontos em novembro.

eco

Diversidade e inclusão. 84% dos portugueses querem ver empresas mais focadas no tema

84% dos trabalhadores em Portugal acredita que a sua organização deveria dar mais atenção à diversidade e inclusão. Colaboradores portugueses entre aqueles que mais valorizam este tema.

De guerra a inflação. Já abriu a votação para Palavra do Ano de 2022

Porto Editora anuncia as dez finalistas da iniciativa Palavra do Ano, várias delas relacionadas com o atual contexto económico, como energia, inflação ou juros. Qual sucede a “vacina”, eleita em 2021?

ri.expresso

Bolsas registam melhor mês do ano com ganhos de 7,6% em novembro

Os mercados acionistas registaram em novembro um segundo mês consecutivo de ganhos. O otimismo é movido por expetativas de recuo na rigidez da política Covid-Zero na China e de abrandamento da subida dos juros pela Fed e BCE.

Economia portuguesa no vermelho em novembro

Atividade económica no país ficou abaixo do ano passado durante todo o mês de novembro, sinaliza indicador do Banco de Portugal.

Maioria das empresas vai aumentar salários muito abaixo da inflação

Estudo da consultora Hays revela que 61% dos empregadores nacionais não irão além de 4,9% nas atualizações salariais no próximo ano. Apenas 7% das empresas inquiridas garantem ganhos de poder de compra aos trabalhadores. Incerteza não vai travar contratações.

ri.jornalnegocios

Criação de emprego nos Estados Unidos acelera para 263 mil em novembro

Foram criados 263 mil postos de trabalho nos Estados Unidos em novembro, superando as estimativas dos analistas. Taxa de desemprego fixou-se nos 3,7%.

Há 20% de um shopping à venda em leilão online por 130 mil euros

Na sequência da falência de A Construtora do Arunca, uma das donas do Foz Center – Figueira Shopping, cujo condomínio é o credor maioritário da insolvente, uma dúzia e meia de espaços para arrecadação e 13 das 67 lojas deste centro comercial da Figueira da Foz foram colocadas em leilão eletrónico.

EUA preveem que PIB russo fique abaixo de níveis pré-guerra até 2030

A economia russa está em recessão, com contrações de 4,1% no segundo trimestre e 4% no terceiro, depois de crescer 3,5% nos primeiros três meses do ano.

Dados do emprego trocam as voltas a Wall Street. Sessão fechou mista

As bolsas norte-americanas fecharam o dia entre ganhos e perdas, numa sessão que ficou marcada por uma grande instabilidade. Dados do emprego acima do esperado deram força às perspetivas de que política monetária deverá manter-se “hawkish”, ou seja, mais agressiva.

ri.noticiasaominuto

Cotação do Brent para entrega em fevereiro baixa 1,45% para 85,62 dólares

A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em fevereiro terminou hoje no mercado de futuros de Londres em baixa de 1,45%, para os 85,62 dólares.

Cancelada greve em empresas de calçado após avanços negociais

A greve prevista para sexta-feira nas empresas de calçado que recusassem negociar a atualização dos salários e do subsídio de refeição foi cancelada, na sequência de

Brasil regista o seu maior excedente comercial em cinco meses

O Brasil registou um excedente da balança comercial de cerca de 6,67 mil milhões de euros em novembro, o maior saldo positivo dos últimos cinco meses, revertendo o défice de mil milhões de euros no mesmo mês de 2021.

França ultima planos para eventuais cortes de energia este inverno

O Governo francês divulgou planos para efetuar cortes de energia em caso de falhas de abastecimento este inverno, que afetariam rotativamente algumas zonas do país, durante períodos de pico de consumo, podendo atingir no total 60% da população.

ri.observador

Da Nike à Zara. Os russos voltam às compras nas marcas do Ocidente após quase dez meses de guerra

Através de uma parceria com a empresa Post Global, sediada em Hong Kong, os russos terão voltado a conseguir comprar produtos de marcas ocidentais e contornar as sanções do Ocidente.

BCE. Desaceleração económica não será tão profunda quanto se temia

Luis De Guindos, vice-presidente do BCE, reconhece que há uma “elevada probabilidade” de uma recessão na zona euro. Mas quebra económica será menos gravosa do que se temia há algumas semanas.

Governo aproveita folga nos preços e recupera 4 cêntimos no imposto sobre o gasóleo

Com os combustíveis ao nível pré-guerra, Governo reduz o desconto no imposto petrolífero em 4 cêntimos no diesel e 2,4 cêntimos na gasolina. Efeito deve travar descidas previstas na próxima semana.

UE chega a acordo para impor teto de 60 euros às compras de petróleo russo

Limite do preço deve estar 5% abaixo do valor de mercado do petróleo russo. Teto aplica-se a transações que envolvam petroleiros, armadores e seguradoras baseados na União Europeia.

Semana 4 dias: 1/3 de funcionários com ritmo maior

Resultados do teste em países como Irlanda e EUA já são conhecidos: produtividade e receitas subiram. Mais tempo livre significou mais exercício físico. Mas nem todos conseguiram trabalhar só 4 dias.

jornaleconomico

Altri quer abrir fábrica de fibras têxteis na Galiza

Para preparar a mudança, a empresa já está a cumprir várias etapas, com a realização de estudos sobre o impacto ambiental e planos de engenharia e viabilidade económica.

Empresários pedem “velocidade” nos dossiers da economia e turismo

Confederações de empresários da indústria e de turismo agradecem aos secretários de Estado demissionários e esperam que os novos continuem o trabalho já realizado, concretizando planos anunciados.

Fitch: Crise energética e custo de financiamento conduzem a recessão na Europa Ocidental ainda este ano

A agência de rating estima que o crescimento real médio do PIB da região é de apenas 0,8% em 2023, significativamente abaixo dos 3,8% em 2022. “Acreditamos que a zona do euro entrará em recessão a partir do quatro trimestre de 2022”, acrescenta.

Euro regista ligeira valorização e segue acima de 1,05 dólares

O euro subiu hoje ligeiramente e mantinha-se a negociar acima de 1,05 dólares, após a divulgação de números melhores do que o previsto sobre a criação de emprego nos Estados Unidos.

Bolsa de Lisboa encerra sessão a perder mais de 1%

Entre as cotadas que mais perdem está a Semapa a recuar 7,67%para 13,72 euros, seguida da Altri a perder 4,44%

ri.portugalnews

Conhece o Programa ExportarOnline da AICEP?

A AICEP disponibiliza um conjunto de produtos e serviços para apoiar as empresas a exportar online.

Conferência “International Trends for a New Economic World 2022”

A AICEP e o FutureCast Lab do ISCTE-IUL dão a conhecer as principais tendências em gestão e marketing internacional na Conferência “International Trends for a New Economic World 2022” que terá lugar no dia 6 de dezembro, no Grande Auditório do ISCTE, na Av. Prof. Aníbal Bettencourt, 9, em Lisboa, a partir das 9h30.

Portugal e Arábia Saudita discutem oportunidades de Comércio e Investimento

O Presidente da AICEP, Luís Castro Henriques, esteve na Arábia Saudita com o objetivo de reforçar as relações económicas com Portugal.

ri.publico

Colapso da FTX tira 160 mil milhões ao universo cripto

As principais criptomoedas desvalorizaram perto de 20% no último mês e há mais empresas a falirem ou a suspenderem pagamentos na sequência do colapso da FTX.

Costa Silva livrou-se da herança, agora falta arrumar a casa, começando pelo IAPMEI

Ministro da Economia tirou escolhas do antecessor no Banco de Fomento e nas secretarias de Estado. Resta ainda o IAPMEI, fundamental no apoio às empresas, que está num limbo directivo há meses.

Consumo ainda resistiu à inflação no terceiro trimestre

INE confirmou crescimento do PIB de 0,4% em cadeia e de 4,9% em termos homólogos durante o terceiro trimestre deste ano. Ligeira aceleração do consumo ajudou.