Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. “Bons sinais” da América dão fibra à Polopiqué
  2. Crise económica. 67% dos portugueses reconhece impacto no orçamento para o Natal
  3. Exportações nacionais crescem puxadas pelos EUA
  4. OCDE. Taxa de desemprego mantém mínimo histórico
  5. Fábricas entram no jogo do talento
  6. De Saint Laurent a Dries Van Noten. Stivali, agora também para homem
  7. Outros

1“Bons sinais” da América dão fibra à Polopiqué

dinheirovivo
Grupo têxtil reforça instalação de energias renováveis, com investimentos de 10 milhões de euros até 2024. Atrasos na assinatura do contrato do PRR geram descontentamento.

2Crise económica. 67% dos portugueses reconhece impacto no orçamento para o Natal

jornaleconomico
De acordo com os dados recolhidos por um inquérito do custojusto.pt, há ainda 40,3% que ponderam comprar artigos em segunda mão. Em 66% dos casos, o objetivo de poupar nos gastos é mencionada como um dos motivos.

3Exportações nacionais crescem puxadas pelos EUA

ri.expresso
Num ano marcado pela inflação, há muitos sectores com recorde à vista nas vendas ao exterior. Estados Unidos e Angola são dois mercados em destaque.

4OCDE. Taxa de desemprego mantém mínimo histórico

ri.sol
Desemprego manteve-se nos 4,9% em outubro, mas há grandes disparidades entre países.

5Fábricas entram no jogo do talento

eco
Aumento das qualificações, antecipação da fase de recrutamento, programas de desenvolvimento. A indústria é obrigada a disputar o jogo do talento e a Corticeira Amorim é um dos melhores executantes.

6De Saint Laurent a Dries Van Noten. Stivali, agora também para homem

ri.jornalnegocios
Há 30 anos que a Stivali é uma referência de elegância na moda feminina. Com a abertura da secção masculina, a oferta diversifica-se e a qualidade mantém-se.

7Outros

ri.correiodamanha

Preço dos combustíveis volta a descer esta segunda-feira

Gasolina e gasóleo simples baixam sete cêntimos e 9,5 cêntimos por litro, respetivamente.

ri.diariodenoticias

Portugueses gastaram mais 800 milhões em super e hipermercados

No total, os consumidores deixaram, de janeiro até final de outubro, acima de 9800 milhões de euros no grande retalho alimentar.

Von der Leyen: Chegou a altura de avançar com compras conjuntas de gás

Um dia antes dos ministros europeus da tutela se reunirem num Conselho de Energia na capital belga, a líder do executivo comunitário apelou a “um acordo sobre o regulamento de emergência proposto a 18 de outubro”. E garantiu ainda que a União Europeia está a salvo este inverno no fornecimento energético.

dinheirovivo

Salários não acompanham crescimento da riqueza do país

Inflação já provocou recuo de três anos no valor real das remunerações. A manter-se a escalada do custo de vida, rendimentos do trabalho podem voltar a níveis da última crise.

PIB do Reino Unido recupera 0,5% em outubro

Em novembro, o ministro da Economia britânico, Jeremy Hunt, indicou que o Reino Unido já tinha entrado em recessão, dado que, no terceiro trimestre do ano, o PIB britânico contraíu-se 0,2%.

Alemães usam cortiça portuguesa para revolucionar mobilidade ferroviária

Cortiça é fornecida pela Corticeira Amorim para o projeto Monocab, que consiste num veículo ferroviário que se desloca apenas num rail do carril.

PSI contraria maioria das bolsas europeias e sobe 0,32%

Das 15 cotadas que integram este índice, sete subiram, sete desceram e uma ficou inalterada.

eco

Unidos na guerra, EUA e União Europeia estão em conflito no comércio

Governo português defende uma solução negociada para a disputa comercial com os EUA sobre os subsídios à energia verde, sem envolver a Organização Mundial de Comércio.

Barril de brent inverte e soma mais de 2% com suspensão de oleoduto

Os preços do petróleo nos mercados internacionais inverteram a tendência de queda, numa altura em que o oleoduto Keystone continua fechado devido a uma fuga.

ri.expresso

Vendas da indústria transformadora em 2021 superaram em 2,9% os valores pré-pandemia

Em parte graças à inflação, os valores das vendas de produtos e serviços da indústria transformadora portuguesa em 2021 superaram os de 2019, o último ano livre do impacto da covid-19, segundo o INE.

Crescimento do volume de negócios na indústria abranda para 16,2% em outubro

O índice de volume de negócios na indústria abrandou, em outubro, para os 16,2% face à variação homóloga de 22,1% em setembro, graças ao crescimento menor dos preços, segundo o INE.

ri.jornaldenoticias

Inflação já fez salário real recuar para níveis de 2019

Estudo traça retrato das remunerações e desigualdades em Portugal. Setor energético é o que mais premeia quem tem curso superior.

Estágios Ativar.pt podem ser encurtados de nove para três meses

Os estágios do Ativar.pt, financiados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), vão poder ser encurtados de nove para três meses, mediante acordo entre as partes e desde que cumpridas algumas condições, segundo uma portaria publicada esta segunda-feira.

ri.jornalnegocios

Sonae vende Continente do Colombo a fundo alemão

Sem revelar o valor da transação, em comunicado o fundo alemão Union Investment explica que o ativo – que conta com uma área total de 23,445 metros quadrados – ficará sob a gestão da Sonae Sierra.

Portugal deverá atingir meta de 80% da energia a partir de fontes renováveis em 2025

Secretário de Estado do Ambiente e da Energia, João Galamba, reforçou ainda, num evento dedicado às comunidades de energia, que o Governo “está a fazer tudo ao seu alcance para redobrar os esforços para colocar Portugal na frente da transição energética”.

Investimento no setor imobiliário comercial soma 1.100 milhões no terceiro trimestre

Portugal “está entre os mercados mais apetecíveis para investir em logística, juntamente com países como a França, Alemanha, Espanha e Itália”, diz a Savills.

Empresas sem vontade de investir na sustentabilidade

Maioria das empresas considera que o investimento sustentável não é mais que uma obrigação dispendiosa. A percentagem de investimento médio não ultrapassa os 0,41%.

ri.noticiasaominuto

Seleção de clientes? 28% das empresas não utilizam critérios de solvência

O estudo elaborado pela Crédito y Caución e divulgado em comunicado pela Iberinform permitiu ainda saber que 11% das empresas “não aplicam uma política de riscos” para gerir a sua prospeção de clientes.

Menos de 20% das organizações veem futuro do trabalho na agenda do CEO

Estudo da BCG mostra que 94% dos líderes afirma “ser importante” ter iniciativas relacionadas com o futuro do trabalho, mas lembra que “apenas 20% das organizações veem o futuro do trabalho como uma prioridade do CEO”.

Euro cai ligeiramente antes de decisões dos bancos centrais

O euro recuou hoje ligeiramente, mas continuava a negociar acima de 1,05 dólares, com os investidores a evitarem riscos antes de serem conhecidas as decisões de vários bancos centrais que se reúnem esta semana.

ri.observador

Portugal com incorporação renovável na eletricidade de 54,4% até novembro

Portugal foi o quarto país com maior incorporação renovável na geração de eletricidade, ficando atrás da Noruega, Dinamarca e Áustria, que obtiveram 99,3%, 81,7% e 65,0%, respetivamente.

Microsoft vai comprar participação de 4% na bolsa de Londres por 1,9 mil milhões de euros

A tecnológica e a bolsa de Londres (LSEG) firmaram uma parceria estratégica de dez anos. No âmbito do acordo, a Microsoft vai comprar uma participação de 4% na LSEG.

jornaleconomico

Produção industrial sobe 15% em 2021 e ultrapassa valores pré-pandemia

O total de vendas de produtos e prestações de serviços nas indústrias transformadoras subiu 15,0% em 2021 para 96.792 milhões de euros, ultrapassando o valor de 2019 em 2,9%.

EUA e zona euro vão ter uma “aterragem dura” na pista da recessão no próximo ano

A subida das taxas de juro para controlar a inflação vai ter forte impacto na economia em 2023. Alemanha afunda acima da média, com China a crescer acima do previsto.

Negócios com empresas portuguesas recuam até novembro

A operação de M&A em destaque no mês de novembro foi a compra 8,71% do Banco CTT pelo grupo segurador italiano Generali.

Wall Street fecha primeira sessão da semana com ganhos

A marca de roupa Ralph Lauren valorizou mais de 3%, na sequência de ter sido eleita ‘top pick’ pelo banco de investimento norte-americano Cowen. A dona dos cereais Kellogg’s subiu 2% após anunciar um programa de recompra de ações de até 1,5 mil milhões de dólares.

ri.portugalnews

Tendências & Oportunidades – Impacto da crise energética na fileira Casa

De acordo com os dados apurados no barómetro nº5 da “Maison & Objet” (após um inquérito feito a um universo de 810 profissionais do setor), observa-se uma importante degradação das perspetivas da fileira casa no mercado francês.

Exportações de bens mantêm crescimento acima dos 25 por cento

As exportações totais de bens portuguesas têm-se mantido numa rota de crescimento ao longo do ano, ascendendo aos 65.385 milhões de euros, no período de janeiro a outubro de 2022. Este valor representa um aumento de 25,2 por cento face ao mesmo período em 2021. Espanha, França e Alemanha asseguram os seus lugares no top 3 de destinos das exportações nacionais.

ri.publico

Recuo da globalização é mais um risco para a subida dos preços

A vontade de mais autonomia económica trazida pela pandemia e pela guerra na Ucrânia pode significar um recuo no processo de globalização. E vir a significar uma elevação do nível de preços.

Bruxelas vai desenhar um fundo soberano para investir em tecnologias limpas

É a resposta da UE aos subsídios dos EUA no âmbito da lei de combate à inflação. Von der Leyen diz que a liderança europeia depende do reforço do investimento público na transição energética.

Investidores resgatam níveis recorde de bitcoin depois do colapso da FTX

No último mês, os investidores resgataram o equivalente a 1,5 mil milhões de dólares em bitcoin. É um recorde que reflecte os estragos que o colapso da FTX fez na confiança do mercado.

ri.sol

Exportações e importações aumentaram 21,1% e 26,2% em outubro

Preços cresceram mais de 14%. Défice da balança comercial agravou-se em 814 milhões de euros.