Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. The Economist coloca Portugal entre “vencedores económicos improváveis” em 2022
  2. Greve nos portos paralisa importação e exportação de mercadorias
  3. Economistas preveem recessão em 2023 na zona euro, com possível escassez de energia, inflação alta e queda dos preços das casas
  4. Decathlon aumenta salário mínimo bruto para 1.040 euros em 2023
  5. Retalhistas estão a investir em ferramentas de experiência do cliente
  6. Morreu Vivienne Westwood, a rainha do punk na moda
  7. Outros

1The Economist coloca Portugal entre “vencedores económicos improváveis” em 2022

eco
No topo da lista elaborada pela publicação britânica encontra-se a Grécia, seguida de Portugal. Fatores como a retoma do turismo contribuíram para este desempenho.

2Greve nos portos paralisa importação e exportação de mercadorias

dinheirovivo
Funcionários das administrações portuárias iniciaram esta quinta-feira uma greve nacional. Sete entidades setoriais enviaram carta ao governo a pedir que intervenha.

3Economistas preveem recessão em 2023 na zona euro, com possível escassez de energia, inflação alta e queda dos preços das casas

ri.expresso
A zona euro deverá enfrentar uma recessão em 2023, a inflação continuará acima dos 6% e mais aumentos das taxas de juro vão fazer cair os preços das casas, segundo os economistas ouvidos pelo Financial Times.

4Decathlon aumenta salário mínimo bruto para 1.040 euros em 2023

ri.jornalnegocios
A loja de equipamentos desportivos revelou ainda que a este valor será possível somar os prémios mensais de performance (0% a 20%) do salário base, fazendo com que o valor mensal mínimo, caso um trabalhador receba a totalidade do prémio, chegue aos 1.220 euros.

5Retalhistas estão a investir em ferramentas de experiência do cliente

ri.noticiasaominuto
Objetivo é aumentar as receitas e desenvolver abordagens de serviço ao cliente mais interativas e unificadas.

6Morreu Vivienne Westwood, a rainha do punk na moda

ri.publico
A designer que levou uma fatia radical e contracultural do youthquake para a indústria da moda tinha 81 anos. Depois, tornou o romântico provocador.

7Outros

dinheirovivo

Empresas fizeram donativos no valor de 195 milhões de euros em 2021

Setor do retalho é responsável por quase um terço do valor total. Empresas não financeiras são responsáveis por cerca de 168 milhões de euros em donativos.

Euro mantém-se próximo dos 1,07 dólares

Moeda única mantém-se estável depois da publicação de dados que mostram um enfraquecimento do mercado imobiliário norte-americano.

eco

Estas são as funções mais procuradas pelas empresas estrangeiras. Salário supera os seis mil euros

Entre os perfis mais realocados em 2022 estão os de software developers, software engineers, quality assurance engineers, senior software engineers e product managers.

Sobe e desce nos preços da luz e gás. O que esperar em 2023?

A evolução do preço da luz vai divergir em 2023, consoante o comercializador. Há subidas, manutenções e até descidas. Já o do gás, deve estabilizar no mercado livre e subir um pouco no regulado.

Combustíveis. Governo admite levantamento gradual da suspensão da taxa de carbono no próximo ano

Na sequência da decisão de Espanha, o ministro do Ambiente garantiu que do lado de Portugal está a ser avaliado o levantamento da suspensão da taxa de carbono.

ri.expresso

Natal ajuda economia portuguesa a recuperar

Queda da atividade económica no país na comparação com 2021 atenuou-se com a aproximação do período Natalício, ficando quase em linha com o ano passado, sinaliza indicador do Banco de Portugal.

Pedidos de subsídio de desemprego nos EUA aumentaram para 225.000 na semana passada

Apesar de terem aumentado na semana passada, os pedidos iniciais de subsídio de desemprego nos EUA continuam perto de mínimos históricos.

Preço da eletricidade no mercado ibérico cai para o valor mais baixo desde fevereiro de 2021

O preço grossista da eletricidade em Portugal e Espanha alcançará esta sexta-feira um mínimo de quase dois anos, tirando partido principalmente de uma maior produção eólica.

BCP dispara e PSI fecha no “verde”

O PSI encerrou a sessão desta quinta-feira no “verde”, com todas as cotadas a fecharem em terreno positivo e o BCP a liderar os ganhos.

ri.jornalnegocios

Entraves à produção na China tiram tapete a Tesla e Apple

Problemas nas fábricas colocaram as duas gigantes tecnológicas a desvalorizar em bolsa. Apple caiu para o valor mais baixo em ano e meio, enquanto a Tesla chegou a tocar mínimos desde agosto de 2020.

Proibição de produtos químicos nocivos em resíduos entra em vigor

A limitação da presença destas substâncias químicas nos resíduos impedirá a sua reentrada na economia.

No pós-covid, indústria é o que mais agrava preços

Pandemia e guerra alteraram contágio de preços no cabaz de compras. Bens industriais foram responsáveis por 38,2% do aumento do resto das componentes do cabaz. Alimentos são os que mais “importam” efeitos indiretos da subida de preços noutros bens e serviços.

ri.noticiasaominuto

Cotação do barril Brent para entrega em fevereiro baixa 1,67%

A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em fevereiro terminou hoje no mercado de futuros de Londres em baixa de 1,67%, para os 82,26 dólares.

Produção Industrial angolana subiu 3,8% no 3.º trimestre de 2022

O Índice de Produção Industrial (IPI) angolano, do III trimestre deste ano, registou uma variação de 3,8% comparativamente ao período homólogo de 2021, influenciada sobretudo pelo aumento da Produção e distribuição de eletricidade, gás e vapor, com 7,4%.

Governo russo diz que inflação no país rondará os 12% no final de 2022

O ministro das Finanças da Rússia, Antón Siluanov, afirmou hoje que a inflação vai rondar os 12% este ano, abaixo das previsões dos analistas, o que se deve à “boa gestão” do Governo russo.

ri.observador

Preço da gasolina simples este mês abaixo dos valores do início do ano

De acordo com os preços, publicados no Portal Preços dos Combustíveis Online da DGEG, na semana passada a gasolina custava, em média, 1,58 euros por litro, tendo iniciado o ano a 1,66 euros por litro.

jornaleconomico

Atual situação política é negativa para as empresas, diz Confederação do Comércio e Serviços

O presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) disse esta quinta-feira que a atual situação política é negativa para as empresas, indicando que o Presidente da República manifestou ter consciência da necessidade de ultrapassar a situação para que o país ganhe nova dinâmica económica.

Associação Empresarial do Minho critica Governo pela falta de “medidas efetivas” para potenciar economia

Numa análise ao ano de 2022, a associação fala em “más decisões estratégicas”, que deixam os empresários e as empresas numa situação delicada. A associação faz, ainda assim um balanço interno positivo.

Goldman Sachs confirma despedimentos em 2023. Corte pode ser de até quatro mil trabalhadores

A garantia foi deixada pelo CEO do banco de investimento que, sem falar em números, disse que a decisão vai ser executada na primeira metade de janeiro.

Wall Street encerra no ‘verde’

Quanto ao mercado cambial o euro está a valorizar face ao dólar com uma subida de 0,54% para os 1,06695 dólares.

ri.portugalnews

O que dizem as empresas sobre as iniciativas internacionais da CCIP

A CCIP organiza diversas missões empresariais ao longo do ano. Estas iniciativas têm como objetivo apoiar as empresas portuguesas a reforçar as suas vendas em novos mercados, a estabelecer contatos internacionais, ou a consolidar a sua presença em mercados em já se encontram.

ri.publico

Escândalos, segunda mão e uma potencial crise no luxo: como foi a moda em 2022

Foi um ano de partidas e de chegadas, mudanças à mistura, sem esquecer as polémicas. Cresceu o metaverso e o mercado em segunda mão. Em Portugal voltou a falar-se do financiamento da moda de autor.

A roupa velha do mundo chega ao Gana e torna-se moda vintage

O Gana recebe semanalmente cerca de 15 milhões de artigos de vestuário usado do resto do mundo. E há quem esteja em missão de lhe dar nova vida.

Promoções à vista. Pisque o olho aos saldos de Inverno

Para um Natal sem sobressaltos, a DECO divulga, durante este mês, dicas de poupança para uma época festiva sustentável, mitigando os efeitos da inflação, e para entrar em 2023 com saldo positivo.

Artesãos portugueses juntam-se a europeus para fazer boas noites de sono

Um projecto junta artesãos de conceitos, produtos e materiais que, defende o fundador, contribuem para ter a noite de sono perfeita. A partir de Janeiro em Castro Marim.