Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Crise de energia. Estado presta garantia de 31,5 milhões para apoio a empresas afetadas
  2. Marcelo promulga modelo de governação dos fundos europeus mas assinala dúvidas
  3. Os três perigos de 2023 segundo Davos: mais guerra, mais despesismo e mais protecionismo
  4. Vendas a retalho no Reino Unido caem 1% em dezembro
  5. Preços industriais na Alemanha sobem em média 32,9% em 2022, um máximo de sempre
  6. Painéis solares montados no solo protegem a biodiversidade
  7. Outros

1Crise de energia. Estado presta garantia de 31,5 milhões para apoio a empresas afetadas

ri.observador
Empresas afetadas pelo aumento dos custos energéticos e das matérias-primas vão ter um apoio de 31,5 milhões de euros. O despacho surge no âmbito da Linha de Apoio ao Aumento dos Custos de Produção.

2Marcelo promulga modelo de governação dos fundos europeus mas assinala dúvidas

ri.jornalnegocios
A aplicação e eficácia administrativa do diploma suscitaram dúvidas ao chefe de Estado.

3Os três perigos de 2023 segundo Davos: mais guerra, mais despesismo e mais protecionismo

ri.expresso
O Fórum Económico Mundial terminou esta sexta-feira em Davos com Kristalina Georgieva, do FMI, a alertar para o risco de mais guerra e Christine Lagarde, do BCE, a avisar que os governos não podem sabotar a austeridade monetária e que os investimentos na mudança climática não devem provocar protecionismo.

4Vendas a retalho no Reino Unido caem 1% em dezembro

ri.noticiasaominuto
As vendas a retalho no Reino Unido caíram 1% em dezembro, segundo dados oficiais divulgados, esta sexta-feira, pelo Office for National Statistics (ONS), que atribuiu o declínio à “redução das despesas por parte dos consumidores devido ao aumento dos preços”.

5Preços industriais na Alemanha sobem em média 32,9% em 2022, um máximo de sempre

jornaleconomico
Os preços industriais na Alemanha aumentaram em média 32,9% em 2022, contra 10,5% em 2021, representando o maior aumento de preços desde o início da série em 1949, anunciou hoje a agência federal de estatística alemã (Destatis).

6Painéis solares montados no solo protegem a biodiversidade

eco
O II Relatório de Sustentabilidade e Energia Solar conclui que projetos de energia solar montada no solo são um lugar para a proteção e restauração da biodiversidade.

7Outros

dinheirovivo

Bruxelas rejeita estender travão ao preço do gás ibérico

Espanha tinha pedido para renovar o mecanismo em vigor por mais um ano, até ao final de 2024, mas a Comissão Europeia avisa agora que esse apoio não pode ser prolongado além de dezembro de 2023.

Subsídio máximo com salário só para contratos sem termo

Também é necessário que o desempregado de longa duração aceite uma oferta no mês seguinte ao de ter completado um ano fora do mercado de trabalho para poder acumular 65% do subsídio com o ordenado.

Pouca preparação para o futuro preocupa as empresas portuguesas

Estudo da Odgers Berndtson revela que os líderes empresariais nacionais se mostram no que ao desempenho as suas organizações ao longo dos últimos dois anos diz respeito.

Centeno atribui “sucesso” económico à melhoria da escolaridade em Portugal

O governador do Banco de Portugal declarou, em Faro, que a economia portuguesa saiu no ano de 2022 a crescer mais do que a economia europeia.

Euro avança face ao dólar pelo terceiro dia consecutivo

Às 18h05 de Lisboa, o euro negociava a 1,0871 dólares, quando na quinta-feira seguia a 1,0838 dólares.

eco

Compensação por despesas adicionais no teletrabalho tem de estar justificada

O pagamento de valor fixo, sem correspondência com a despesa efetiva, fica sujeito a imposto, de acordo com a Autoridade Tributária.

Convenções coletivas crescem 12% em 2022. Mais de 800 mil trabalhadores podem ser abrangidos

No Boletim do Trabalho e Emprego foram publicados 315 instrumentos de regulamentação coletiva do trabalho em 2022. Governo quer incentivar estas modalidades.

Continente é o maior anunciante publicitário de 2022

A Carat foi a agência de meios que movimentou mais investimento publicitário no último ano. Nas agências criativas, a liderança é da Fuel.

ri.expresso

Economia portuguesa abranda após forte arranque do ano (mas, cresce acima dos 5%)

Depois de crescer a dois dígitos na primeira semana de 2023, a atividade económica no país abrandou, mas manteve um crescimento acima dos 5%, sinaliza indicador do Banco de Portugal.

PSI sobe 0,88% em linha com ganhos das bolsas europeias

Doze das 15 cotadas do PSI valorizaram-se na sessão desta sexta-feira. A Greenvolt liderou os ganhos, crescendo 3,05%, depois do acordo para emissão de obrigações com a KKR.

ri.jornalnegocios

Compras com cartão nos centros comerciais superam níveis pré-pandemia

A faturação em compras com cartão das lojas dos centros comerciais aumentou 20,6% em 2022 face ao ano pré-pandémico de 2019. O número de transações subiu 20,9%, segundo um estudo divulgado esta quinta-feira.

Banco central de Angola prevê economia a crescer 3,3% e inflação entre 9 e 11% em 2023

O “outlook” foi dado pelo banco central, no mesmo dia em que a autoridade monetária decidiu descer todas as taxas de juro diretoras do país.

ri.noticiasaominuto

Wall Street fecha em alta com mais despedimentos nas tecnológicas

A bolsa nova-iorquina encerrou em alta nítida, com os investidores satisfeitos com os anúncios de despedimentos elevados no setor da tecnologia e um tom menos intransigente de membros da Reserva Federal (Fed) sobre o custo do dinheiro.

Brent. Cotação para entrega em março sobe 1,32% para 86,15 dólares

A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em março terminou hoje no mercado de futuros de Londres em alta de 1,32%, para os 86,15 dólares.

ri.observador

COP27: Indústria dos combustíveis fósseis gastou 3,7 milhões de euros em “desinformação climática”

Relatório divulgado pela Rede de Ação Climática contra a Desinformação informa que foram gastos milhões em mensagens “enganosas”. Indústria do petróleo e do gás na mira das críticas.

Estudo mostra importância de fundos europeus para emprego e exportações de empresas portuguesas

Estudo indica que fundos europeus contribuíram para a criação de emprego, a expansão da capacidade produtiva e a internacionalização das empresas portuguesas beneficiárias.

Lei das 40h em 1996 afetou consumidor não empresas

Investigadores concluíram que lei das 40 horas não afetou produção nem vendas das empresas (pelo contrário). Parte da subida dos custos laborais foi transmitido aos consumidores através dos preços.

Museu do Design e da Moda reabre no final de 2023 remodelado e com maior acervo

O espaço original está encerrado desde 2016, mas o museu continuou em atividade numa programação de exposições, dentro e fora da capital, reforçando a importância da história do design em Portugal.

jornaleconomico

Portugal perto dos 50% do PIB em exportações e crescimento é para manter

O mercado externo tem sido um balão de oxigénio para a economia portuguesa, que acelerou os esforços de internacionalização na última década e conquistou novos mercados. Apesar da quebra global esperada, 2023 será de novos ganhos.

Nasdaq fecha terceira semana seguida de ganhos à boleia da Netflix e Alphabet

Os resultados da Netflix até ficaram abaixo do esperado no que respeita a lucros, mas o crescimento de subscritores surpreendeu pela positiva, arrastando o Nasdaq consigo. Também as notícias de despedimentos na Alphabet foram bem recebidas num dia em que as financeiras deram um salto assinalável.

ri.portugalnews

Intramuros destaca o design “Made in Portugal”

No seguimento da visita da jornalista Anne Swynghedawn à Portugal Home Week e à exposição “Metamorfose” na Paris Design Week, a conceituada revista francesa “Intramuros” dedicou um artigo (Le design booste le “Made in Portugal”) exclusivamente ao design português e sobre a sua perceção e recetividade além-fronteiras.

Oportunidade de fazer negócios na América Latina com a CCIP

A CCIP vai realizar no mês de março a Missão Empresarial à Argentina e Uruguai, mercados dinâmicos e com imenso potencial. A missão irá realizar-se entre 19 e 24 de março.

Oportunidade de negócios em Espanha para startups do setor industrial

A Stage2, principal aceleradora de startups industriais em Espanha, acaba de lançar um novo concurso europeu para candidaturas ao seu programa. Neste caso, será dada prioridade a projetos dedicados à criação de hardware e com tecnologia proprietária em diversos âmbitos como a mobilidade, robótica e automação, bem como energytech, foodtech, agrotech e cleantech.

ri.publico

O que já se sabe sobre o Met Gala? Será uma homenagem a Karl Lagerfeld

A mítica cerimónia terá lugar a 1 de Maio no Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque. A exposição a inaugurar será dedicada ao criador alemão que liderou a Chanel durante várias décadas.

Governo cria centro de formação em competências “verdes”

Novo centro instalado em Vila Nova de Santo André tem como prioridade pessoas em risco de perder o emprego por causa da transição energética.

Ameaça de uma nova guerra comercial mundial ganhou palco em Davos

Plano de subvenções à indústria dos EUA foi o “elefante na sala” da cimeira que hoje termina. Europa e Ásia acusam Washington de proteccionismo. Mas a UE está longe de ter uma resposta concertada.

ri.sol

FMI afasta recessão mas mostra cautela quanto a 2023

Kristalina Georgieva não vê nenhuma “melhoria drástica” em 2023.

Risco de pobreza diminuiu para 16,4% em 2021

O risco de pobreza diminuiu quer para a população empregada, de 11,2% em 2020 para 10,3% em 2021, quer para a população desempregada, de 46,5% em 2020 para 43,4% em 2021.

Combustíveis mais caros na próxima semana

Este é o segundo aumento consecutivo.