Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Nunca foram criados tantos empregos nos primeiros sete meses
  2. Governo quer acordo sobre salário mínimo ou decide por si
  3. Volume de negócios no comércio a retalho desacelera e produção industrial evolui
  4. “A nascer como cogumelos”, startups portuguesas estão no radar do Google
  5. Empresas que não exportam são mais dinâmicas que as outras
  6. Sugestões para um fim de semana em cheio
  7. Outros

1Nunca foram criados tantos empregos nos primeiros sete meses

Entre Dezembro e Julho deste ano, foram criados 145 mil postos de trabalho. É o maior aumento durante estes meses pelo menos desde 1999. No entanto, faltam ainda recuperar 127 mil empregos face a 2010.

2Governo quer acordo sobre salário mínimo ou decide por si

Patrões e sindicatos têm três caminhos: acordo para a legislatura, compromisso anual ou deixam a decisão ao governo.

3Volume de negócios no comércio a retalho desacelera e produção industrial evolui

ojeDados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.

4“A nascer como cogumelos”, startups portuguesas estão no radar do Google

Bernardo Correia, que assumiu há poucos meses as rédeas da empresa para Portugal, diz que o país “pode ser a Califórnia da Europa”.

5Empresas que não exportam são mais dinâmicas que as outras

dinheirovivoINE diz que Portugal terá agora mil empresas grandes e quase 2 milhões de pequenas e médias. Negócios das PME aumentam mais.

6Sugestões para um fim de semana em cheio

ri.observadorEste sábado assinala-se o Dia Mundial da Música e há muitos concertos para festejar. Por estes dias também se celebram as Francesinhas na Baixa, no Porto, e a Feira do Vinho Belmonte.

7Outros

China anuncia maior estação de comboios de alta velocidade do mundo junto à Grande Muralha

A estação vai ter uma superfície equivalente a cinco campos de futebol.

Generalização do português na mão das escolas macaenses

Macau financia e Portugal garante a formação de professores, mas cabe às es¬colas da região – grande parte instituições particulares com autonomia – decidir se querem ter mais alunos a aprender por¬tuguês.

dinheirovivo

Neeleman admite voo diário da TAP para a China já em 2017

David Neeleman confirma que chineses começam a voar no próximo ano para a Lisboa. Para já serão quatro vezes, mas acionista até quer mais.

Azeite: Fadista com Edição Especial para homenagear o Fado

A Diterra acaba de lançar uma edição especial do Azeite Virgem Extra Fadista numa lata que é um tributo ao Fado e à Guitarra Portuguesa.

Grupo hoteleiro IHG concorre a recorde do Guinness

No dia 3, os hotéis da InterContinental Hotels Group da Europa vão tentar bater o recorde do Guinness: vestir o maior número de almofadas.

Desemprego na zona euro mantém-se nos 10,1%

A taxa de desemprego na zona euro foi de 10,1% em agosto e de 8,6% na União Europeia (UE).

Patrões divididos. Comércio e serviços hesitam na criação de emprego

Havia 560 mil desempregados em agosto dos quais 101 mil eram jovens com menos de 24 anos, indicou ontem o INE.

ri.diarioeconomico

Banca puxa bolsas europeias para terreno negativo

Em Portugal o BCP cai 3,27%. O índice de bancos europeus (SX7E) cai 4,25%.

INE revê em alta crescimento do PIB de 2015

O INE reviu em alta o crescimento do PIB de 2015 de 1,5% para 1,6%. O que significa que a economia do ano passado cresceu mais 0,1 ponto percentual do que anteriormente estimado pelo instituito.

ri.fashionup

Os tempos da moda ilustrada

Numa década marcada pela epidemia das plataformas digitais, os sinais de que a moda está a encontrar a cura nos clássicos começam a despontar – dos livros de colorir de casas como a Saint Laurent, ao estojo de desenho e pintura assinado por Karl Lagerfeld para a Faber Castell, passando pela velha arte da ilustração.

Os vestidos também caem no outono

Seguindo o movimento das folhas, este outono, os vestidos parecem cair das árvores – considerando a quantidade de estilos que está a marcar as tendências de moda. Das silhuetas de ombros descobertos aos híbridos camiseiros, há pelo menos um modelo para cada mulher.

Jornal I

Compete. Supremo anula despedimento de gestor público

Tribunal dá razão a Vinhas da Silva, que foi afastado do organismo público e impedido de entrar nas instalações. Gestor prepara-se para pedir uma “avultada” indemnização.

ri.jornalnegocios

A partir de 1 de Novembro, a Alcoa já estará dividida em duas

A maior produtora norte-americana de alumínio anunciou a 28 de Setembro de 2015 que iria dividir-se em duas empresas independentes. Hoje, um ano volvido, o conselho de administração da empresa aprovou a conclusão do processo.

Acordo no petróleo: mercado quer ver para crer

A OPEP anunciou um acordo que surpreendeu analistas e investidores. Depois do impacto inicial, o mercado quer agora perceber como é que se irá materializar esta redução de produção. Mas os detalhes finais só serão conhecidos em Novembro.

Yuan agrava custo do empréstimo do FMI a Portugal

O yuan vai passar a fazer parte dos cálculos da taxa de juro que o FMI cobra pelos empréstimos. No caso de Portugal, a taxa a cobrar deverá aumentar 50 pontos, o que pode representar um custo de quase cem milhões de euros.

Vendas da H&M em Portugal caem 1% entre Dezembro e Agosto

A empresa de vestuário sueca recuperou, no entanto, no trimestre entre Junho e Agosto, com uma subida de 4% no mercado nacional.

ri.noticiasaominuto

Arranca hoje serviço de táxi fluvial no Douro que liga Porto e Gaia

O novo serviço de táxi fluvial no Rio Douro, que liga as ribeiras de Gaia e Porto a cada 15 minutos, entrou hoje em atividade e propõe-se transportar 200 mil passageiros no próximo ano, anunciaram os promotores.

Preços sobem 0,4% na zona euro em setembro

A taxa de inflação homóloga na zona euro é de 0,4% em setembro, acima dos 0,2% de agosto, segundo uma estimativa rápida hoje divulgada pelo Eurostat.

oje

As 12 empresas que vão disputar os troféus luso-franceses 2016

Terminada a fase de candidaturas, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa (CCILF) acaba de divulgar a lista de empresas candidatas aos Troféus Luso-Franceses 2016.

Oportunidades para empresas portuguesas passam por São Tomé

A AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, realiza o Seminário “Oportunidades de Negócio em São Tomé e Príncipe” amanhã, dia 30 de setembro, na Pousada de Lisboa, em Lisboa.

ri.portugalnews

Workshop Negócio Internacional ICC/BST

A Camâra de Comércio Internacional (ICC) e o Banco Santander Totta vão promover quatro workshops em Lisboa (13 outubro), Porto (20 outubro), Leiria (27 outubro) e Guimarães (10 novembro) para preparar as empresas portuguesas para o negócio da exportação.

Missão Empresarial ao Brasil

A AEP – Associação Empresarial de Portugal, em coorganização com a CCILB – Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira em Portugal, está a organizar uma missão empresarial ao Rio de Janeiro e Belo Horizonte, entre 26 de novembro e 1 de dezembro.