Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Preços na produção industrial inalterados
  2. Famílias gastam mais 43,75 euros por mês do que há cinco anos
  3. 29% das PME nacionais não vê impacto das alterações climáticas no negócio
  4. Governo propõe aumento semestral do salário mínimo a partir de 2018
  5. Economia chinesa abrandará para 6,5% em 2017
  6. As tecnologias comuns que começaram como inovações da NASA
  7. Outros

1Preços na produção industrial inalterados

Os preços na produção de produtos industriais mantiveram-se em novembro, face ao mesmo mês de 2015, uma vez que os aumentos nos agrupamentos de energia e de bens de consumo compensaram as reduções nos restantes agrupamentos, informa esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

2Famílias gastam mais 43,75 euros por mês do que há cinco anos

dinheirovivoA despesa média anual das famílias portuguesas foi de 20 916 euros em 2015, o que representa um aumento de 525 euros em relação a 2010, de acordo com os resultados provisórios do Inquérito às Despesas das Famílias 2015-2016, ontem divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

329% das PME nacionais não vê impacto das alterações climáticas no negócio

dinheirovivoMais de um quarto dos empresários das Pequenas e Médias Empresas (PME) portuguesas considera nulo o impacto das alterações climáticas no seu negócio, mas estão preocupados com a possibilidade de ocorrerem furacões, ventos fortes e tornados, revela hoje um estudo.

4Governo propõe aumento semestral do salário mínimo a partir de 2018

Ministro apresentou aos parceiros sociais proposta de compromisso que abrange legislação laboral e apoios às empresas. Nova reunião está marcada para esta quinta-feira.

5Economia chinesa abrandará para 6,5% em 2017

A previsão surge depois de anunciados, no início deste mês, vários indicadores positivos para a segunda maior economia mundial.

6As tecnologias comuns que começaram como inovações da NASA

ri.noticiasaominutoMesmo que não se aperceba, há uma série tecnologias do domínio do quotidiano que tiveram início nos laboratório de investigação da agência espacial norte-americana.

7Outros

Confederações patronais admitem salário mínimo de 540 euros

As confederações patronais admitem o aumento do salário mínimo para os 540 euros desde que lhes garantam uma redução de 1% na Taxa Social Única (TSU) a cargo dos empregadores para os trabalhadores que recebem a remuneração mínima.

ri-diariodigital

FMI espera que haja «boas notícias» em Moçambique no primeiro semestre de 2017

O representante do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Maputo espera que haja «boas notícias» em Moçambique no primeiro semestre de 2017 e que o Fundo retome o seu apoio entretanto interrompido devido ao escândalo das dívidas escondidas.

Petróleo encerra com ganho ligeiro no NYMEX

O petróleo encerrou esta segunda-feira a valorizar no mercado nova-iorquino, com o barril para entrega em Fevereiro a atingir os 53 dólares.

dinheirovivo

Banco do Japão mais otimista sobre crescimento da economia

O Banco do Japão melhorou hoje as estimativas para a economia do país pela primeira vez durante o mandato do atual governador.

30 anos depois, o Mercado do Bolhão vai ter cara nova

O mercado do Bolhão vai ser requalificado e modernizado. O concurso público que determina uma obra com duração máxima de 720 dias e um custo de 25 milhões de euros foi publicado esta segunda-feira no Jornal Oficial da União Europeia e põe fim a uma espera de trinta anos – desde 1984 que se falava na reabilitação profunda daquele espaço.

ri.expresso

Habitação, transportes e alimentação representam 60% das despesas das famílias

A habitação (31,8%), os transportes (14,7%) e os produtos alimentares (14.4%) representam a maioria das despesas das famílias portuguesas, de acordo com os resultados provisórios do Inquérito às Despesas das Famílias 2015/2016. Juntos, estes itens respondem por 60,9% das despesas das famílias portuguesas.

ri.jornalnegocios

Grupo EDP impulsiona bolsa nacional

A bolsa lisboeta regressou a terreno positivo num início de sessão em que os ganhos do grupo EDP e do BCP estão a impulsionar.

EDP Renováveis garante financiamento de 328 milhões nos EUA

A filial americana da cotada liderada por Manso Neto anunciou ter assegurado um financiamento de “tax equity” nos Estados Unidos junto do Bank of America Merril Lynch e do Bank of New York Mellon.

Governo propõe acordo que “suspenda” caducidade dos contratos colectivos

Vieira da Silva diz que “não está limitado” nas alterações laborais, mas só revela vontade de promover um “acordo” sobre a contratação colectiva e de discutir medidas que combatam a precariedade.

Patrões representam 38% do total de trabalhadores

As associações patronais representam “apenas” 38% dos trabalhadores, conclui a OCDE, com base numa análise aos quadros de pessoal. A presença varia muito de sector para sector.

OCDE rejeita proposta do Governo para contratos a prazo

O relatório que o anterior Governo encomendou à OCDE sobre a reforma do mercado de trabalho deixa vários elogios às medidas que foram adoptadas e recomenda um caminho oposto ao do Governo para reduzir a segmentação laboral.

ri.observador

Túnel sob o Bósforo é inaugurado esta terça-feira

O túnel sob o Bósforo ligando as zonas asiática e europeia de Istambul abre com uma cerimónia que conta com a participação do Presidente e do primeiro-ministro turcos.

ri.portugalnews

Suíça – Breve Apontamento sobre o Retalho Não Alimentar

Este Breve Apontamento sobre o Retalho Não Alimentar na Suíça, agora editado pela AICEP, é uma publicação de caráter prático que identifica as principais cadeias de retalho não alimentar presentes no mercado suíço, com detalhe para as cidades de Zurique, Genebra, Basileia e Berna, e sinaliza as principais áreas de oportunidade.

ri.publico

37% dos novos contratos foram feitos com salário mínimo

37% dos novos contratos foram feitos com salário mínimo