Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Sentimento económico sobe em janeiro na zona euro
  2. Governo vai passar cheques para digitalização de PME
  3. Confiança dos consumidores está no máximo de quase 17 anos
  4. Primeira unidade de produção de biopetróleo do mundo estará pronta em três anos
  5. Governo lança hoje 60 medidas para a Indústria 4.0
  6. A moda de Nashville
  7. Outros

1Sentimento económico sobe em janeiro na zona euro

dinheirovivoIndicador que mede o sentimento económico melhorou em janeiro 0,4 pontos na zona euro, mas recuou 0,2 pontos na União Europeia.

2Governo vai passar cheques para digitalização de PME

São 12 milhões de euros, divididos por vales de 7.500 euros, para apoiar a transformação digital das empresas portuguesas. Esta é uma das medidas que vai ser anunciada esta segunda-feira pelo Governo.

3Confiança dos consumidores está no máximo de quase 17 anos

dinheirovivoO indicador de confiança dos consumidores aumentou nos últimos cinco meses e atingiu em janeiro máximos desde abril de 2000, segundo o INE.

4Primeira unidade de produção de biopetróleo do mundo estará pronta em três anos

A primeira unidade no mundo de produção industrial de biopetróleo poderá estar a funcionar dentro de cerca de três anos, admitiu hoje João Nunes, director do Campus de Tecnologia e Inovação BLC3, de Oliveira do Hospital.

5Governo lança hoje 60 medidas para a Indústria 4.0

dinheirovivoO ministro da Economia lança hoje um conjunto de 60 medidas da iniciativa “Indústria 4.0 – Economia Digital”, que vai envolver 50 mil empresas.

6A moda de Nashville

ri.fashionupConhecida pela sua florescente indústria discográfica, que vai inspirando, por exemplo, séries televisivas de sucesso como “Nashville” (2012-2017), a capital do Estado norte-americano do Tennessee é apontada como a próxima morada oficial da moda americana.

7Outros

A Barbie tem uma nova chefe e vai voltar-se para a tecnologia

Quando criou a boneca Barbie, Ruth Handler tinha como objetivo ensinar às meninas que podiam sonhar em ser o que quisessem na vida. A boneca mais conhecida do mundo já teve centenas de trabalhos, além de múltiplos visuais e, mais recentemente, etnias.

“A sociedade tem de vencer a corrida da requalificação entre pessoas e máquinas”

Jorge Portugal, diretor-geral da associação empresarial para a inovação, explica o que está em causa no lançamento do programa Indústria 4.0.

dinheirovivo

Países do sul da Europa prontos para negociar saída do Reino Unido

Sete países do sul da Europa, incluindo Portugal, declararam hoje estarem prontos para iniciar as negociações com vista à saída do Reino Unido da UE.

Sensei. Eles sabem onde passamos mais tempo no supermercado

Atualmente, há muito pouca informação sobre o que se passa quando estamos num supermercado e qual a reação dos clientes aos produtos expostos nas prateleiras. Mas há um produto nascido em Portugal que vai revolucionar tudo isto. Chama-se Sensei e é a primeira grande aposta da Meta Innovation Consulting Group (Meta), sedeada em Lisboa. Tanto pode ser considerado como o Google Analytics dos espaços físicos como a aplicação real do conceito Amazon Go.

Évora Shopping com inauguração prevista para Setembro

A construção do Évora Shopping, num investimento de 35 milhões de euros, termina “em abril ou maio”. O espaço inaugura no final do terceiro trimestre.

ri.expresso

Cruzeiros no Porto de Leixões crescem 27% este ano

O Porto de Leixões tem já confirmadas 107 escalas de navios de cruzeiros para este ano, o que vai representar um crescimento na ordem dos 27% face a 2016, e estima receber cerca de 105 mil passageiros, mais 46% face ao ano anterior e mais 33% do que no melhor ano de atividade de cruzeiros, registado em 2015.

ri.fashionup

Alfaiataria de ponta

Hoje, nenhum guarda-roupa feminino está completo sem um fato e, dentro das sugestões para esta estação fria, não é possível encontrar um vencedor – todos rivalizam pela taça da alfaiataria, com os principais jogadores do luxo a reinterpretarem o intemporal equipamento com novas silhuetas e materiais.

ri.jornalnegocios

Tem dúvidas sobre as promoções nas lojas? KuantoKusta lança ferramenta para ajudar

O KuantoKusta vai lançar em Fevereiro uma ferramenta para mostrar, na ficha de cada um dos 880 mil produtos, um gráfico com a evolução do preço nos 30 dias anteriores.

Abertura dos Mercados: Bolsas no vermelho e juros da dívida portuguesa acima dos 4,2%

Depois de as bolsas asiáticas terem fechado no vermelho, também as praças europeias começaram a semana a negociar em terreno negativo pressionadas pela decisão de Trump proibir a entrada de muçulmanos nos EUA. Os juros da dívida pública portuguesa estão a negociar acima dos 4,2%.

ri.observador

Malhas e política: a moda portuguesa na Altaroma

Mensagens políticas, malhas programadas em computadores e vestidos feitos fio a fio. A Altaroma voltou a convidar três designers lusos que, num desfile colectivo, mostraram que têm muito para dar.

oje

Consumo: como as lojas de moda sofreram com a crise

A combinação da “guerra” de descontos e a queda no consumo, desde o início da crise mundial, está a ter impacto nas cadeias de moda. O jornal Expansión aponta a Blanco como um exemplo das cadeias que mais sofreu com este impacto.

PME: concurso para internacionalização para os EUA aberto

Iniciativa destinada a empresas em crescimento tem como prémio um programa de imersão na Bay Area de São Francisco, na Califórnia.

ri.portugalnews

Fornecedores do automóvel autónomo galego estabelecem-se em Portugal

Líderes mundiais de componentes eletrónicos escolhem o norte de Portugal para se instalar. O automóvel sem condutor é o grande repto do mundo automóvel mundial.

Missão empresarial a Cuba

A Câmara de Comércio organiza, de 5 a 10 de março, uma nova missão empresarial a Cuba, focada na realização de reuniões individuais de negócios entre empresas portuguesas e empresas locais, de acordo com o perfil e com os objetivos de cada empresa participante.

ri.publico

Como é que a redução do PEC se vai aplicar às empresas?

As empresas obrigadas a fazer o Pagamento Especial por Conta vão sentir alívio de tesouraria. Medida de recurso depois do chumbo da redução da TSU abrange cerca de 122 mil empresas.