Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. E ao quarto trimestre, o investimento ressuscitou
  2. Semana das 35 horas penalizou a retoma em 2016
  3. UMinho quer conhecer as empresas familiares portuguesas
  4. Governo vai lançar apoio de 320 milhões a empreendedores
  5. Career Day: Há 30 empresas disponíveis para recrutar
  6. Calçado. O caso de sucesso de uma indústria com uma voz única
  7. Outros

1E ao quarto trimestre, o investimento ressuscitou

O investimento deu finalmente sinais de vida com um crescimento de quase 4%, o melhor resultado em ano e meio. No entanto, é cedo para saber se a recuperação é sustentável. Na totalidade de 2016, caiu 0,3% face a 2015. O sector pede mais investimento público.

2Semana das 35 horas penalizou a retoma em 2016

Economia cresceu 1,4% em 2016 e acelerou até 2% no 4.º trimestre puxada por consumo privado e investimento. Turismo brilhou, mas não chegou. Importações disparam.

3UMinho quer conhecer as empresas familiares portuguesas

dinheirovivoO Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS) – Polo da Universidade do Minho está a mapear as empresas familiares do Norte do país, com o objetivo de avaliar o seu impacto na economia local, nacional e internacional. Financiado com 260 mil euros até 2018, o projeto conta com a parceria da Associação Empresarial de Portugal (AEP), tendo o apoio do programa Norte 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

4Governo vai lançar apoio de 320 milhões a empreendedores

ojeEste programa deverá ser gerido de forma descentralizada, em proximidade com os territórios e com as populações, garante o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas.

5Career Day: Há 30 empresas disponíveis para recrutar

dinheirovivoMais de 30 empresas vão estar no ISAG, no Porto, a 2 de março. Além da feira de emprego, vão realizar-se workshops e ações de speed recruitment.

6Calçado. O caso de sucesso de uma indústria com uma voz única

A calçado português tem apresentado nos últimos sete anos um aumento consecutivo no valor da exportações. Falámos com Paulo Gonçalves, director de comunicação da APICCAPS, para perceber este caso de sucesso.

7Outros

Dona da Time pondera venda de publicações

A dona da revista Time está avaliada em 1,74 mil milhões de dólares (1,64 mil milhões de euros) mas tem uma dívida de 1,5 mil milhões de dólares.

Novo iPhone. Apple pondera porta igual aos outros smartphones

A bateria do novo iPhone poderá ser carregada com o mesmo cabo que é utilizado para todos os outros smartphones. A Apple está a ponderar trocar a porta Lightning pela porta USB Type-C, considerado o standard da indústria, segundo informação divulgada na noite de terça-feira.

dinheirovivo

Espanhola Mercadona comprou 52 milhões a produtores nacionais em 2016

A cadeia espanhola Mercadona comprou o ano passado 52 milhões de euros a produtores nacionais, valor acima dos 50 milhões de compras realizadas em Portugal em 2015, adiantou Elena Aldana, diretora de relações externas Portugal.

Câmara dos Lordes atrasa Brexit para garantir direitos de cidadãos da UE

A Câmara dos Lordes britânica votou a favor, esta quarta-feira, de uma alteração ao plano do governo de Theresa May para a saída da União Europeia.

ri.expresso

Inflação na zona euro sobe para 2% em fevereiro

Inflação no mês passado alcança meta da política monetária do BCE, mas a inflação subjacente – sem contar as componentes mais voláteis, nomeadamente a energia – mantem-se em 0,9% desde dezembro do ano passado.

ri.jornalnegocios

Desemprego na Zona Euro estabiliza no nível mais baixo desde Maio de 2009

O mercado de trabalho no espaço do euro estabilizou em Janeiro. A taxa de desemprego manteve-se em 9,6%. Portugal alinha com tendência da Zona Euro.

Exportações penalizam crescimento da Suíça no último trimestre

O crescimento económico da Suíça nos últimos três meses do ano passado ficou aquém do estimado pelos analistas. As exportações, que registaram o seu pior trimestre em quase dois anos, e uma queda do investimento penalizaram a evolução do PIB da Suíça.

Aberturas dos mercados: Bolsas próximas de máximos. Juros e dólar em alta

As praças europeias estão sem tendência definida, ainda que continuem a negociar próximas de máximos de 15 meses. Os juros e o dólar estão a subir, numa altura em que é cada vez mais certo que a Fed subirá o preço do dinheiro dos EUA já em Março.

ri.noticiasaominuto

Empresa de Coimbra apresenta-se numa das maiores feiras de joias do mundo

A jovem empresa portuguesa Carlton Jewellery dá o pontapé de partida da marca com a apresentação das suas coleções numa das maiores feiras de joalharia do Mundo, que se realiza no fim do mês, em Basileia, Suíça.

oje

Empréstimos ao consumo aumentam em janeiro para 24,107 mil milhões de euros

Total de empréstimos concedidos pelos bancos a particulares para consumo e outros fins aumentou em janeiro para 24,107 mil milhões de euros, de acordo com dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).

ri.portugalnews

Índia: Componentes para Automóveis

Este Breve Apontamento, agora editado pela AICEP aborda, em traços gerais, o setor automóvel e de componentes na Índia, as suas características próprias, desenvolvimentos recentes e perspetivas de curto e médio prazo. Inclui ainda uma caracterização sucinta da presença e projetos dos principais operadores no mercado.

Seminário Portugal – Brasil

O impacto económico e comercial do novo acordo UE – Mercosul é o principal tema do seminário Portugal – Brasil, organizado pela Associação Industrial Portuguesa e pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, no dia 8 de março, em Lisboa.