Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Empresas portuguesas vão beneficiar do efeito Trump
  2. O dia em que se começou a proteger a propriedade intelectual
  3. Taxa de empregos disponíveis sobe na zona euro no final de 2016
  4. Merkel e Abe defendem comércio livre e acordo UE/Japão
  5. Estes são os países mais poderosos do mundo. Saiba quais são.
  6. Portugal Fashion. Casar “arte da moda portuguesa” e abraçar a “mudança”
  7. Outros

1Empresas portuguesas vão beneficiar do efeito Trump

O fim do acordo comercial entre os Estados Unidos e o México anunciado por Donald Trump vai beneficiar empresas portuguesas. Quem o diz é a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana (CCILM), que quer aproveitar o chamado “efeito Trump” para relançar as relações económicas entre os dois países.

2O dia em que se começou a proteger a propriedade intelectual

ojePortugal foi um dos 11 primeiros países signatários que é hoje dos tratados mais amplamente aceites no mundo.

3Taxa de empregos disponíveis sobe na zona euro no final de 2016

ri.noticiasaominutoA taxa de empregos disponíveis na zona euro estabeleceu-se nos 1,7% no quarto trimestre de 2016, face aos 1,6% do trimestre homólogo de 2015 e do anterior, com Portugal a registar a terceira menor europeia, segundo o Eurostat.

4Merkel e Abe defendem comércio livre e acordo UE/Japão

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, apontaram hoje o comércio livre como caminho para o crescimento e defenderam o acordo entre a União Europeia e o Japão, em negociação.

5Estes são os países mais poderosos do mundo. Saiba quais são.

dinheirovivoOs EUA continuam a ocupar o primeiro lugar como nação mais poderosa, apesar da “perda de respeito” por causa da eleição de Donald Trump.

6Portugal Fashion. Casar “arte da moda portuguesa” e abraçar a “mudança”

ri.noticiasaominutoCasar a “arte da moda portuguesa” com o aumento de vendas e exportações do setor têxtil e calçado é o objetivo traçado para o futuro do Portugal Fashion, que inicia esta quarta-feira a 40.ª edição.

7Outros

Despedimentos coletivos diminuíram 22% no ano passado

421 empresas fizeram despedimentos coletivos para dispensar 4712 trabalhadores. Desde 2008 que os números não eram tão baixos.

UTAO vai analisar subida da receita do ISP

Os deputados da comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa (COFMA) vão pedir aos serviços da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) um estudo sobre o aumento da receita com o imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos (ISP) em 2016. O estudo, proposto por Duarte Pacheco, deputado do PSD, na reunião do passado dia 8, avançou com os votos favoráveis do CDS e dos sociais-democratas e com a abstenção dos socialistas.

dinheirovivo

A velhinha cortiça saltou das garrafas para o espaço

Do chão de casa e dos campos de futebol, à rolha da garrafa de vinho, aos telemóveis ou até ao isolamento de naves espaciais da NASA, a velhinha cortiça está a mostrar que é cada vez mais um produto versátil e inovador, como demonstrou António Rios de Amorim, presidente e CEO da Corticeira Amorim, a empresa em foco nos Encontros 560 desta semana, organizados pelo Ministério da Economia, em parceria do Dinheiro Vivo.

Boicote fecha 90% dos estabelecimentos da Lotte na China

Quase todos os supermercados da firma sul-coreana Lotte na China foram encerrados como parte de um boicote encorajado por Pequim, em protesto contra a instalação na península coreana do sistema antimísseis norte-americano THAAD.

Finanças: S&P considera que Portugal excedeu expectativas

“O Governo está confiante que esta realidade será brevemente refletida na avaliação das agências de rating”, dizem as Finanças.

ri.jornalnegocios

IMF – Dólar arrisca acelerar perdas

“Head and shoulders” em formação sugere possível reversão à tendência de alta. Euro/Dólar aproxima-se de importante resistência. Crude e ouro corrigem em alta.

“Zona Franca da Madeira tem credibilidade e dá segurança”

Na perspectiva do presidente do governo regional da Madeira, Miguel Albuquerque, a denominada Zona Franca é atractiva para as empresas porque é muito escrutinada, e isso dá-lhe credibilidade.

ri.noticiasaominuto

Custo da mão-de obra subiu na zona euro e em Portugal no quarto trimestre

Os custos horários da mão-de-obra aumentaram no quarto trimestre de 2016, 1,6% na zona euro, 1,7% na União Europeia (UE) e 1,2% em Portugal, face ao mesmo período de 2015, segundo o Eurostat.

Instrumentos de financiamento especializado em Portugal cresceram em 2016

A Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF) considera que os crescimentos alcançados pelos instrumentos de financiamento especializado em Portugal sinalizam uma evolução positiva da economia no ano passado.

ri.observador

Da primeira Versace ao paraíso do vintage, 3 novas lojas em Lisboa

300 + 440 + 1.700 metros quadrados. A julgar por três das mais recentes lojas de Lisboa, não falta espaço para compras na cidade. Visita guiada à Versace, à Vintage Department e à megastore da Mango.

oje

PSI 20 sobe em contraciclo com Europa, apesar de quedas das debutantes Ibersol e Novabase

Na primeira sessão com 19 cotadas, o PSI 20 negoceia em alta, mas as ‘promovidas’ ao principal índice seguem em queda.

Em 2021 haverá no mundo mais telemóveis do que contas bancárias

Em 2021 haverá no mundo mais telemóveis que contas bancárias, água canalizada ou linhas de telefone fixo e mais de três quartos do tráfego de dados móveis do mundo serão de vídeo.

ri.portugalnews

Debate sobre investimento empresarial em Portugal e no Brasil

O Consulado Geral de Portugal em São Paulo e a AICEP Portugal Global no Brasil acolheram um seminário sob o tema Oportunidades de Investimento Empresarial em Portugal e no Brasil.

Acordo entre a União Europeia e Canadá tem redução significativa nas tarifas alfandegárias

A Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques, destacou a «redução significativa» que o acordo comercial entre União Europeia e Canadá (CETA) introduz nas tarifas alfandegárias.

ri.publico

Como “A Bela e o Monstro” conquistou a indústria da moda

Christopher Kane acaba de lançar uma colecção cápsula inspirada no clássico da Disney. E não é o único.