Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Portugal foi dos países onde os salários mais peso perderam
  2. UE contraria May e quer discussão faseada: primeiro o divórcio, depois o comércio
  3. Governo nomeia nova direção do IAPMEI
  4. Prepare o bolso: Os combustíveis devem aumentar na próxima semana
  5. Nos EUA, por cada robot que entra até seis pessoas podem perder trabalho
  6. Vida em Marte: Drone da NASA vai preparar colonização humana
  7. Outros

1Portugal foi dos países onde os salários mais peso perderam

dinheirovivoCrise económica comprimiu salários, mas o congelamento do salário mínimo e da negociação coletiva também ajudaram.

2UE contraria May e quer discussão faseada: primeiro o divórcio, depois o comércio

Bruxelas só abordará futuro acordo de comércio livre quando negociações para a separação do Reino Unido da UE estiverem avançadas, recusando discussões paralelas.

3Governo nomeia nova direção do IAPMEI

Secretário de Estado da Indústria dissolveu o atual conselho diretivo do instituto público de apoio às empresas, que estava sem presidente, mas já nomeou uma nova estrutura, que ainda terá de ser validada pela Cresap.

4Prepare o bolso: Os combustíveis devem aumentar na próxima semana

ri.noticiasaominutoO mês de março foi relativamente pacífico no que toca aos combustíveis, com muito mais descidas do que aumentos. No entanto, abril vai começar de forma bastante diferente.

5Nos EUA, por cada robot que entra até seis pessoas podem perder trabalho

dinheirovivoEm mil trabalhadores, cada robot que passar a funcionar pode tirar o trabalho até seis trabalhadores, nos Estados Unidos. Esta é a conclusão de um estudo divulgado esta semana pelos economistas Daron Acemoglu, do MIT, e Pascual Restrepo, da Universidade de Boston. Além da perda de postos de trabalho, os salários dos trabalhadores podem cair até três quatros por cento, segundo o documento citado pelo The New York Times.

6Vida em Marte: Drone da NASA vai preparar colonização humana

ojeProjeto vai estar equipado com novos motores e baterias para facilmente enfrentar a atmosfera pouco densa e a menor quantidade de energia solar disponível.

7Outros

Termina hoje o prazo para empresas pagarem o PEC

As empresas têm até hoje para pagar a totalidade do Pagamento Especial por Conta (PEC) ou a primeira prestação deste encargo.

ri.expresso

Marcelo quer Portugal a crescer mais de 2%

Para o Presidente, quando se trata de previsões, “às vezes, há uns” números “que são melhores e outros piores”, mas esse não é o caso das projeções do Banco de Portugal para a economia portuguesa para os próximos anos.

ri.jornalnegocios

Abertura dos mercados: Bolsas descem no último dia do melhor Março desde 2010

As bolsas europeias estão a aliviar de máximos de Dezembro de 2015, numa altura em que o petróleo regista descidas ligeiras, preparando-se, ainda assim, para a maior valorização semanal deste ano.

Portimão Retail Center comprado por imobiliária espanhola

A empresa espanhola Olimpo comprou a Portitail, dona do Portimão Retail Center.

Deco acusa quatro empresas de cobrarem 10 milhões a mais na factura de gás natural

A Deco acusa a EDP Comercial, a Galp, Goldenergy e Lisboagás de cobrarem desde Janeiro pelo menos 10 milhões de euros aos clientes de gás natural pela taxa de ocupação do subsolo, que passou a ser um encargo das empresas.

Desemprego na Alemanha recua para novo mínimo histórico

A taxa de desemprego na maior economia da Zona Euro baixou uma décima para 5,8%.

ri.noticiasaominuto

Taxa de inflação fixa-se nos 1,5% na zona euro em março

A taxa de inflação homóloga da zona euro recuou 0,5 pontos para os 1,5% em março, face a fevereiro, segundo uma estimativa rápida hoje divulgada pelo Eurostat.

oje

Macau lança “Intercâmbio Verde”

Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM) lança “Intercâmbio Verde”, para promover negócios entre empresas da China, da Lusofonia e de outras regiões do globo.

ri.portugalnews

“FT Business of Luxury Summit”

A cidade de Lisboa foi escolhida pelo Financial Times para a realização do “FT Business of Luxury Summit”, uma conferência onde estarão presentes os líderes de várias marcas de luxo, que se realiza entre 14 e 16 de maio, no Four Seasons Ritz Hotel.

Países Baixos | Economia, relações económicas com Portugal e condições de acesso ao mercado

A “Ficha de Mercado Países Baixos” (março 2017), agora publicada pela AICEP, faz uma breve análise da economia do país, das relações económicas Portugal-Países Baixos e das condições de acesso ao mercado, apresentando também um conjunto de informações úteis para exportadores e investidores nacionais.