Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Maioria das 10 maiores exportadoras trabalham à volta de um carro
  2. Desemprego na zona euro cai para níveis de 2009
  3. ‘Guerra’ aberta pela liderança na associação do calçado
  4. Portugal é o país da UE onde o investimento chinês tem mais peso
  5. China planeia nova zona económica especial perto de Pequim
  6. Quatro unicórnios e 835 contratações
  7. Outros

1Maioria das 10 maiores exportadoras trabalham à volta de um carro

As exportações de bens subiram 0,9% em 2016, o que se traduziu numa desaceleração face ao ano anterior. A Petrogal (do grupo Galp), a Navigator e a Autoeuropa continuam a dominar o pódio do ranking das 10 maiores exportadoras de mercadorias, que está repleto de empresas que trabalham para construir um carro.

2Desemprego na zona euro cai para níveis de 2009

ojeEurostat destaca Portugal como um dos países onde o desemprego mais caiu na comparação homóloga, de 12,2% em fevereiro de 2016 para 10,0% em fevereiro de 2017.

3‘Guerra’ aberta pela liderança na associação do calçado

dinheirovivoHá duas listas candidatas à APICCAPS, a associação do calçado, situação inédita em 42 anos de existência. Nova direção será eleita a 21 de abril.

4Portugal é o país da UE onde o investimento chinês tem mais peso

Portugal, com “uma população mais pequena do que a de Pequim”, situou-se no topo da tabela em termos de peso do investimento chinês no PIB nacional, entre 2011 e 2015.

5China planeia nova zona económica especial perto de Pequim

dinheirovivoA China está a planear criar uma nova zona económica especial perto de Pequim, à semelhança da que já estabeleceu em Shenzhen e Shanghai.

6Quatro unicórnios e 835 contratações

Portugal tem três startups tecnológicas com potencial para serem unicórnios no curto prazo, segundo a classificação Tech Tour Growth 2017. Ou seja, poderão alcançar uma valorização de mil milhões de dólares. São elas: a Feedzai, a Talkdesk e a Uniplaces. Além de terem crescimento exponencial de negócio, estes pré-unicórnios têm em comum o facto de serem ‘máquinas’ de criação de postos de trabalho qualificado. Só estas três startups preveem criar 335 empregos até ao final do ano.

7Outros

Nova nota de 50 euros chega à sua carteira amanhã

Entra amanhã em circulação a nova nota de 50 euros. A renovação desta nota tem como principal objetivo reforçar a sua segurança e evitar a sua falsificação. Para isso foram adicionados novos elementos que podem facilmente ser identificados pelos consumidores.

Empresas da bolsa ganham mais cem milhões de euros em 2016

Cotadas conseguiram aumentar lucros, com as exportadoras em destaque. O grande problema das empresas nacionais continua a ser as receitas. 2017 não será um ano fácil.

dinheirovivo

Brexit. Empresas em fuga da City londrina

Os principais bancos como o JPMorgan, Goldman Sachs, HSBC, Lloyds e UBS já revelaram que os seus planos de contingência estão em marcha.

Plenário do CES elege hoje vice-presidentes e conselheiros convidados

O plenário do Conselho Económico e Social (CES) elege hoje quatro vice-presidentes e cinco conselheiros convidados.

Rússia corta produção de petróleo em 1,6% para 11,05 milhões de barris por dia

A Rússia cortou a sua produção de petróleo para 11,05 milhões de barris por dia em março, no seguimento do acordo assinado com a OPEP.

ri.jornalnegocios

Abertura dos mercados: Bolsas sobem com dados económicos. Euro ganha e petróleo desce

Os dados sobre a indústria europeia fortaleceram a negociação na Europa. Ao mesmo tempo, a descida de expectativas em relação à Fed está a pressionar o dólar, o que beneficia a moeda única europeia.

Empresas de trabalho temporário crescem 100 milhões por ano

As 230 empresas de trabalho temporário que operam em Portugal facturaram mais 300 milhões de euros nos últimos três anos, tendo fechado 2016 com receitas de 1,175 mil milhões de euros.

oje

Angola ultrapassou a África do Sul e vai tornar-se o país com maior endividamento em 2017

A agência de notação financeira Standard & Poor’s prevê que Angola ultrapasse a África do Sul como o país com mais dívidas este ano, antecipando dívidas no valor de 15 mil milhões de dólares.

ri.portugalnews

Still Motion em Milão

Still Motion apresenta em Milão uma série de trabalhos originais concebidos por cinco estúdios internacionais de design gráfico e produzidos em pedra portuguesa.

Participação do Presidente da AICEP na “AIM DUDAI 2017”

Nos passados dias 2 e 3 de abril, o Presidente da AICEP, Miguel Frasquilho, participou numa das mais prestigiadas feiras de investimento dos Emirados Árabes Unidos, o Annual Investment Meeting Dubai 2017 (AIM).

ri.publico

Portugal gastou 13 mil milhões de euros na banca

País é o sexto país da União Europeia que mais injectou nos bancos, de acordo com os cálculos do INE.