Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Há cinco anos que não havia tão poucos casais desempregados
  2. Luxemburgo: Exportações portuguesas sobem 2,9% no primeiro trimestre
  3. França e Alemanha vão propor mexidas na Zona Euro até Julho
  4. Negociações para o Brexit devem arrancar a 19 de Junho
  5. Malta é o paraíso dos impostos para mais de 50 mil empresas
  6. Casa Decor. Design português dá cartas em Espanha
  7. Outros

1Há cinco anos que não havia tão poucos casais desempregados

dinheirovivoEm abril contavam-se 9982 casais com ambos os elementos no desemprego. É a primeira vez desde 2012 que o número é inferior a 10 mil.

2Luxemburgo: Exportações portuguesas sobem 2,9% no primeiro trimestre

dinheirovivoO Luxemburgo, que o Presidente da República visita entre terça e quinta-feira, é atualmente o 41.º país de destino das exportações portuguesas.

3França e Alemanha vão propor mexidas na Zona Euro até Julho

Os ministros das Finanças dos dois países anunciaram a criação de um grupo de trabalho conjunto. Propostas franco-alemãs serão postas em cima da mesa até Julho, antes das eleições alemãs.

4Negociações para o Brexit devem arrancar a 19 de Junho

A data foi apontada esta segunda-feira, dia em que ficaram definidas as directrizes para a negociação. Bruxelas diz que quanto mais depressa ficar fechado o acordo para a saída do Reino Unido, melhor.

5Malta é o paraíso dos impostos para mais de 50 mil empresas

Há 465 portugueses com negócios naquele país do Mediterrâneo, incluindo empresários muitos conhecidos.

6Casa Decor. Design português dá cartas em Espanha

dinheirovivoLuxo e autenticidade. Estes foram os adjetivos escolhidos pelos organizadores da Casa Decor, uma das maiores exposições de decoração, interiores, arquitetura, design e arte, a decorrer até 18 de junho em Madrid, para descrever a participação das empresas portuguesas na edição de 2017.

7Outros

Estas são as cinco profissões mais surpreendentes do mundo automóvel

O processo de fabrico e montagem de um automóvel vai muito além dos operários e da muita tecnologia na linha de produção. Há cinco profissões surpreendentes nesta área e que têm um papel fundamental para que o carro seja posto à venda nas devidas conduções, de acordo com a Seat.

Alemanha vai mesmo aumentar o investimento público

A Alemanha, criticada pelo excedente comercial, penalizante para os seus parceiros comerciais, quer acelerar os investimentos públicos em infraestruturas nos próximos anos, segundo um relatório do Ministério alemão das Finanças a ser divulgado hoje.

Empresas com precários penalizadas nos concursos

A Câmara de Lisboa vai discriminar positivamente as empresas fornecedoras de bens e serviços que não tenham trabalhadores precários. A revelação foi avançada pelo vereador dos Recursos Humanos e das Finanças da autarquia, João Paulo Saraiva. A ideia “é introduzir na avaliação das propostas dos fornecedores que concorrem a um determinado procedimento da câmara o critério da percentagem de trabalhadores com vínculo permanente e/ou vínculos precários e haverá penalizações para quem tiver mais precários”, explicou ao DN/ Dinheiro Vivo no final de um seminário organizado pela câmara sobre “gestão das pessoas na administração pública”, que decorreu no final da semana no Museu do Oriente.

Dois terços dos trabalhadores mais jovens têm contratos a prazo

Apesar da recuperação do mercado do trabalho, 62,4% dos jovens até aos 24 anos ainda têm um contrato temporário. Portugal é o terceiro país da UE com maior precariedade entre os jovens. Pior só na Eslovénia e na Espanha.

dinheirovivo

Banco internacional proposto pela China deverá ter 85 membros até final do ano

O Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas (BAII), instituição financeira internacional proposta por Pequim e na qual Portugal é membro fundador, espera alargar o número de membros para 85 até ao final de 2017, foi hoje noticiado.

ri.jornalnegocios

Abertura dos mercados: Petróleo em máximos de um mês e bolsas pouco alteradas

As principais praças europeias abriram a semana entre ganhos e perdas ligeiros. O PSI-20 cede 0,05% e os juros da dívida recuam num dia em que é expectável que Portugal deixe o Procedimento por Défices Excessivos.

Insolvências valem 80% do negócio das leiloeiras

As empresas temem o alargamento do acesso ao portal “e-leilões” por parte dos administradores de insolvência e garantem ter recuperado 500 milhões de euros para os credores nos 12 mil processos de 2016.

ri.observador

Globos de Ouro 2017: da elegância à ousadia

O Coliseu dos Recreios voltou, este domingo à noite, a ser o palco da passadeira vermelha dos Globos de Ouro. A XXII cerimónia honrou o talento português com vestidos longos e decotes acentuados.

oje

Bruxelas: Governo tem de ir mais longe para promover contratação sem termo

“Alguns aspetos do enquadramento legal ainda podem desencorajar as empresas a contratar trabalhadores com contratos sem termo”, diz a Comissão Europeia.

Alfândegas contabilizam por ano 125 milhões de euros em malas de dinheiro

Nos últimos cinco anos, entraram em média em Portugal 125 milhões de euros em dinheiro, cem vezes mais do que as verbas que saíram do país. Dados da Autoridade Tributária e Aduaneira mostram que mais de metade das verbas declaradas nas alfândegas são provenientes de Cabo Verde, Angola, África do Sul e Venezuela.

Catalunha vai declarar independência unilateral e imediata caso não haja referendo

No caso de a Espanha voltar a negar a consulta popular para a independência da Catalunha, a região leste do país irá declará-la na mesma, definindo uma Constituição provisória para o efeito.

ri.portugalnews

Visita intitulada “Vida e Obra de Álvaro Siza Vieira”

No âmbito da visita do arquiteto António Choupina à exposição “Álvaro Siza Vieira: Visões Da Alhambra”, a Fundação de Serralves realiza uma visita gratuita intitulada “Vida e Obra de Álvaro Siza Vieira”, no dia 25 de maio.

Suécia – Síntese Setorial de Calçado

Nesta Síntese Setorial de Mercado, encontra uma caraterização do mercado, com destaque para as questões relacionadas com a dimensão, relações comerciais internacionais, países fornecedores, distribuição, consumo e outra informação económica e de carácter prático sobre o setor do calçado na Suécia.