Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Portugal pode ser a próxima California ou Silicon Valley
  2. Economia deverá crescer entre 2,4% e 2,8% este ano
  3. Subida de salários no privado vai ser mais rápida
  4. Brexit: Zona Franca da Madeira pode atrair empresas britânicas para Portugal
  5. Fórum Económico Mundial propõe reformas aos 70 anos
  6. Tudo para a praia no Summer Market Stylista
  7. Outros

1Portugal pode ser a próxima California ou Silicon Valley

O diretor executivo da Horasis e organizador da conferência económica que decorre a partir deste fim de semana em Cascais considerou hoje em entrevista à Lusa que “Portugal pode ser a próxima California ou Silicon Valley”.

2Economia deverá crescer entre 2,4% e 2,8% este ano

dinheirovivoO Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) reviu em alta a sua previsão para a economia portuguesa este ano, estimando agora um crescimento entre os 2,4% e 2,8%, mais otimista do que o Governo e Bruxelas (1,8%).

3Subida de salários no privado vai ser mais rápida

O Governo aprovou prazos mais rápidos para publicação das portarias de extensão que alargam a todo um sector de actividade aumentos salariais e outras condições de trabalho previstos em convenções colectivas.

4Brexit: Zona Franca da Madeira pode atrair empresas britânicas para Portugal

dinheirovivoA Zona Franca da Madeira pode ser um fator adicional para atrair empresas britânicas para Portugal no contexto da saída do Reino Unido da União Europeia (‘brexit’), defendeu hoje uma consultora madeirense.

5Fórum Económico Mundial propõe reformas aos 70 anos

“O aumento expectável da longevidade e o consequente envelhecimento das populações é o equivalente financeiro às alterações climáticas.” A frase do responsável de sistemas financeiros e de infraestruturas do Fórum Económico Mundial (WEF), Michael Drexler, dá o mote para a proposta da entidade que gere o Fórum de Davos: a subida da idade da reforma para os 70 anos nos países mais desenvolvidos. Ou isto ou os oito maiores sistemas de pensões podem registar um défice de 400 biliões de dólares (356,4 biliões de euros) em 2050. Em 2015, este défice era de 70 biliões de dólares.

6Tudo para a praia no Summer Market Stylista

ri.observadorNo Summer Market Stylista 2017 há biquínis para elas, calções de banho para eles e um mar de produtos, refeições e workshops para descobrir. São 110 marcas, 25 delas presentes pela primeira vez.

7Outros

Esta empresa vai capturar CO2 do ar para a Coca-cola

Fica na Suíça a primeira fábrica do Mundo capaz de colher dióxido de carbono (CO2) diretamente da atmosfera para, depois, vendê-lo a empresas de bebidas com gás, como a Coca-cola, ou a estufas agrícolas, onde o gás acelera o desenvolvimento das plantas. A ClimeWorks é a startup suíça dona da patente, cuja primeira instalação de larga escala deverá estar concluída até meados deste ano.

dinheirovivo

Proteção de dados: Sete medidas que as empresas devem adotar

O novo regulamento europeu de proteção de dados pessoais vai entrar em vigor precisamente daqui a um ano. Saiba o que as empresas devem fazer.

Terminal do Barreiro: Ambiente favorável para criar até 550 empregos

É mais um avanço para o terminal de contentores do Barreiro: os impactos positivos da construção “parecem contrabalançar os impactos negativos mais expressivos”. Esta é a conclusão do estudo de impacto ambiental elaborado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) relativo à proposta da Administração do Porto de Lisboa (APL) e que está em consulta pública até 16 de junho.

ri.jornalnegocios

Retalhistas atiram Wall Street para máximos históricos

Os mercados accionistas do outro lado do Atlântico voltaram a encerrar em terreno positivo, desta vez com a ajuda extra do sector do retalho. O S&P 500 e o Nasdaq, que ontem marcaram recordes de fecho, atingiram hoje novos máximos de sempre. O Dow Jones, que ontem regressou à casa dos 21.000 pontos, mantém-se nesse patamar.

oje

ISEG revê em alta crescimento do PIB para 2017

O ISEG reviu as suas previsões para o crescimento da economia nacional para 2017, e prevê agora um aumento do PIB entre 2,4% e 2,8%.

União Europeia prepara ‘fatura do Brexit’

O documento espera discussão entre os diplomatas já na próxima semana, antes de Michel Barnier apresentar as exigências inicias ao Reino Unido, a 19 de junho.

ri.portugalnews

Seminário “Exportar e Investir no Egipto”

A Câmara de Comércio e a AICEP organizam o seminário “Exportar e Investir no Egipto”, no dia 5 de junho, entre as 10h00 e as 12h45, na sede da Câmara de Comércio.

Seminário Empresarial Tartaristão (Rússia)

Por ocasião da visita a Portugal do Presidente da República do Tartaristão, Rustam Minnikhanov, a AICEP e a embaixada da Federação Russa em Lisboa organizam o Seminário Empresarial sobre o Tartaristão, dia 30 de maio em Lisboa.

ri.publico

Jovens emigrantes: só 8,4% é que têm planos para regressar em breve

Inquérito confirma que os jovens imigrantes são altamente qualificados: 85% da população inquirida tem uma licenciatura de 4-5 anos, mestrado ou doutoramento.