Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. A indústria têxtil portuguesa bate recordes
  2. Taxa de desemprego em junho nos 9,1%, o valor mais baixo desde novembro de 2008
  3. Moody’s revê em alta perspectivas de crescimento para a Zona Euro
  4. Produção industrial acelera em Julho
  5. Compras de verão batem recorde: 130 milhões por dia
  6. De quem é este amarelo? Cores que podem levar a tribunal
  7. Outros

1A indústria têxtil portuguesa bate recordes

Em 2016, a fileira exportou 5,063 mil milhões de euros e obteve o seu melhor desempenho dos últimos 14 anos. Em 2017, a tendência de crescimento do primeiro semestre (4,9%) promete um recorde absoluto para o sector que se apresenta ao mundo como um “case study” pela sua capacidade de resistência e de adaptação. O modelo de negócio assenta no design, na moda, na inovação tecnológica, na criação de valor acrescentado, mas também em pequenas séries, resposta rápida, flexibilidade, logística.

2Taxa de desemprego em junho nos 9,1%, o valor mais baixo desde novembro de 2008

A taxa de desemprego de junho de 2017 situou-se em 9,1%, menos 0,1 pontos percentuais (p.p.) do que no mês anterior e menos 0,6 p.p. em relação a três meses antes, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE). Aquele valor representa uma revisão de mais 0,1 p.p. face à estimativa provisória divulgada há um mês e constitui o valor mais baixo observado desde novembro de 2008 (8,9%), indica o organismo.

3Moody’s revê em alta perspectivas de crescimento para a Zona Euro

A agência de notação financeira prevê agora que a área do euro cresça 2,1% este ano e 1,9% em 2019. A Zona Euro deverá ser impulsionada pela economia germânica, para a qual a Moody’s aponta um crescimento de 2,2% este ano.

4Produção industrial acelera em Julho

Os números do INE dão conta de um aumento de 6,4% em termos homólogos e de 2% em cadeia, no mês em que estreia uma nova série de índices de Produção Industrial tomando o ano 2015 como base 100.

5Compras de verão batem recorde: 130 milhões por dia

As compras nas lojas em Portugal durante o mês de Julho superaram os 4 mil milhões de euros. Um valor recorde na rede Multibanco, avança o Correio da Manhã.

6De quem é este amarelo? Cores que podem levar a tribunal

Toma cereais ao pequeno-almoço? De que cor é a embalagem? A Cheerios queria que só ela pudesse ter uma caixa amarela. Contudo o tribunal norte-americano das marcas registadas negou-lhe o pedido. “É prática de toda a indústria ornamentar as caixas de cereais com cores coloridas, imagens fortes e palavras proeminentes”, indicou o juiz Anthony R. Masiello, citado pela Quartz.

7Outros

Portugueses também já querem entrar na “febre” da Bitcoin

A moeda digital Bitcoin já quase quadruplicou de valor, este ano, e muitos acreditam que ainda vale a pena entrar na “febre” do ouro eletrónica.

dinheirovivo

BCE: Empréstimos a empresas crescem na zona euro em julho

A concessão de empréstimos a empresas da zona euro cresceu em julho 2,4% em termos homólogos, mais quatro décimas do que em junho.

Empresa de arquitetura e design trabalha em Serpa para o mundo

A Designmark Group, empresa portuguesa de arquitetura e design, que trabalha a partir de Serpa para o mundo – Europa, Kuwait, Rússia, Arábia Saudita, são apenas alguns exemplos – foi uma das estrelas da feira industrial internacional, Innoprom, que se realizou este verão, onde estiveram representadas mais de 600 empresas de 20 países, onde o Japão era o país convidado.

Turcos dominam terminais de contentores em Portugal

A movimentação dos contentores nos portos nacionais está quase toda nas mãos de uma empresa turca, Yilport Holding.

Governo autoriza 14 novas centrais solares fotovoltaicas

Estas centrais traduzem uma capacidade instalada de 521 megawatts e um investimento estimado de 381 milhões de euros.

ri.expresso

Confiança dos consumidores e clima económico recuam em agosto após máximos de julho

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, o indicador de confiança dos consumidores “diminuiu em agosto, após ter atingido no mês anterior o valor máximo da série iniciada em novembro de 1997, interrompendo a trajetória positiva observada desde o início de 2013”

ri.jornalnegocios

Economia dos EUA cresceu ao ritmo mais rápido em mais de dois anos

O crescimento do PIB no segundo trimestre foi revisto em alta de 2,6% para 3%, a evolução mais expressiva desde os primeiros meses de 2015.

Brexit: Nova ronda com Londres a insistir no relacionamento com a UE pós-2019

Arranca mais uma ronda de negociações para o Brexit. Londres continua a pressionar para que em cima da mesa esteja o relacionamento pós-Março de 2019. Bruxelas recusa abordar esse tema enquanto a factura e outras questões não estiverem afinadas.

ri.noticiasaominuto

Millennial pink, a ‘velha’ cor que faz agora furor

Millennial pink, a ‘velha’ cor que faz agora furor

ri.observador

Joalharia portuguesa. A nova geração de designers vale ouro e quer conquistar o mundo

Os últimos anos têm sido generosos para a joalharia portuguesa. Há uma nova geração de criadores a vingar cá dentro e a brilhar lá fora. Portugal soube lapidar-se e já não é um diamante em bruto.

oje

Mercado liberalizado ou regulado da eletricidade: o que vai mudar?

“Acreditamos que esta mudança legislativa pode ser o abanão necessário para trazer maior concorrência ao mercado liberalizado”, avalia a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.

ri.portugalnews

Abertas as candidaturas para a edição de 2017/2018 do Programa INOV Contacto da AICEP

O INOV Contacto é reconhecido internacionalmente como exemplo de Boas Práticas e Case Study pela União Europeia, OCDE e FSE.

ri.publico

Todas as pensões serão actualizadas em 2018, pela primeira vez em oito anos

Se a inflação prevista para este ano se concretizar, todas as pensões serão actualizadas em 2018. Aumentos reais, como exigem o PCP e o BE, dependem do crescimento do PIB ou de uma decisão política.

Ricardo Oliveira defende o aroma e as cores da Lemon Jelly

Empresa de Vila Nova de Gaia exporta para 20 países e posiciona-se entre as marcas de calçado de luxo.