Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Governo quer saber consequências do brexit para as empresas
  2. Costa admite candidatura à presidência do Eurogrupo
  3. “É importante atrair novas empresas que criem riqueza”
  4. Preços na produção industrial aumentam 2,5% em agosto
  5. Quatro novas marcas portuguesas estreiam-se na maior feira de calçado do mundo
  6. Numa capela londrina, Alexandra Moura deu um sermão em estilo
  7. Outros

1Governo quer saber consequências do brexit para as empresas

As exportações de calçado estão a crescer praticamente em todos os mercados, mas as vendas para o Reino Unido estão a cair 4,4%. Um valor relevante, se se tiver em conta que é o quinto maior mercado de destino do calçado nacional, representando cerca de 12% das exportações. Os empresários apontam para o efeito brexit e o governo admite que a decisão de saída do Reino Unido da União Europeia está a afetar as empresas nacionais.

2Costa admite candidatura à presidência do Eurogrupo

Primeiro-ministro diz que Portugal pode submeter candidatura do ministro das Finanças numa entrevista ao site Politico.

3“É importante atrair novas empresas que criem riqueza”

dinheirovivoManuel Machado, presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e da Câmara Municipal de Coimbra, garante que a primeira prioridade das autarquias é apoiar a atividade económica e tornar as suas cidades e vilas o mais atrativas possível para a captação de novos investimentos. Mas para fixar as empresas já existentes e atrair novas empresas que criem emprego e riqueza em cada município, defende, há que investir na criação de incubadoras e de parques empresariais, industriais e tecnológicos.

4Preços na produção industrial aumentam 2,5% em agosto

dinheirovivoPreços na energia aumentaram 8,1% e contribuíram de forma significativamente para aumento dos custos de produção industrial.

5Quatro novas marcas portuguesas estreiam-se na maior feira de calçado do mundo

dinheirovivoA presença na maior feira de calçado do mundo é uma aposta consolidada para muitas empresas portuguesas do sector, mas a 84.ª edição da MICAM, que decorre em Milão, Itália, marca a estreia de quatro novas marcas nacionais.

6Numa capela londrina, Alexandra Moura deu um sermão em estilo

A criadora apresentou a sua colecção de Primavera/Verão 2018 numa antiga igreja presbiteriana, durante a semana de moda de Londres.

7Outros

Skip Leitner “Portugal é 25% exergeticamente eficiente”

Como crescer e criar emprego numa economia de baixo carbono? O MEET 2030 quer dar resposta a esta pergunta e pede ajuda a Leitner, que vem falar a Lisboa. Uma iniciativa da BCSD Portugal, em parceria com o Dinheiro Vivo.

Sonae junta-se à Porto Tech Hub

A Sonae, através da sua área de sistemas de informação Sonae BIT, aderiu ao Porto Tech Hub, e no âmbito desta parceria, está a co-organizar um evento de tecnologia em Portugal, o Porto Tech Hub Conference. A iniciativa terá lugar no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, onde a 20 de setembro.

dinheirovivo

Portos conseguem volume de tráfego mais elevado de sempre até julho

O volume de tráfego portuário nos portos comerciais do continente atingiu entre janeiro e julho o valor mais elevado de sempre.

ri.expresso

EDP, NOS e PT apanhadas a partilhar dados de clientes

Contactos de novos clientes da elétrica cedidos ilegalmente a operadoras de comunicações. Empresas desmentem mas Comissão Nacional de Proteção de Dados confirma casos e abertura de processos-crime.

Centeno promete menos carga fiscal em todos os escalões

A fórmula ainda não está encontrada mas o ministro das Finanças promete redução da carga fiscal para todos os escalões de IRS em 2018. O assunto está a ser discutido com os parceiros da coligação que apoia o Governo na Assembleia da República.

ri.jornalnegocios

Inflação em Portugal abaixo da média da Zona Euro pelo terceiro mês

O Eurostat confirmou que a taxa de inflação na Zona Euro acelerou em Agosto para o nível mais elevado desde Abril.

Licenciados em universidades privadas caem 41% em dez anos

O número de estudantes do ensino superior privado que obteve uma licenciatura no último ano lectivo foi 41% inferior ao de há 10 anos. A crise e o menor número de inscritos nessas instituições de ensino são algumas das razões, escreve o Público.

Como reagiram os mercados à saída de “lixo” de Portugal?

A Standard & Poors surpreendeu o mercado ao subir o “rating” de Portugal, retirando o país do nível considerado especulativo. Rui Barroso, jornalista do Negócios, explica a reacção dos mercados a esta decisão.

ri.portugalnews

Ferramentas online influenciam crescimento internacional

As PME portuguesas exportadoras atribuem o crescimento das receitas à utilização de ferramentas online para comercializar internacionalmente: 60 por cento concorda que a utilização destas ferramentas fez aumentar as receitas e 43 por cento afirma que mais de 75 por cento das vendas internacionais dependem de ferramentas online.

Programa Gestão da Internacionalização

A terceira edição do Programa Gestão da Internacionalização, que mais uma vez conta com o apoio institucional da AICEP, realiza-se em Lisboa e tem início no próximo dia 23 de outubro. As candidaturas já estão a decorrer.