Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Portugal e Itália têm “produzido resultados” no crescimento e desemprego
  2. Robôs portugueses que conquistaram o mundo
  3. Sindicato Têxtil do Minho vaticina “tragédia social” se grupo Ricon fechar portas
  4. Há menos 55 portugueses a emigrar por dia do que no pico da crise
  5. Trabalhadores do comércio agendam greve para véspera de Natal
  6. Horas de trabalho a mais? No Japão vai haver um drone a mandar empregados para casa
  7. Outros

1Portugal e Itália têm “produzido resultados” no crescimento e desemprego

dinheirovivo
Portugal e Itália “têm produzido resultados em crescimento e redução do desemprego”, afirmou esta quinta-feira o Presidente da República italiana.

2Robôs portugueses que conquistaram o mundo

ri.diariodenoticias
É uma empresa portuguesa que constrói os robôs que vão fazer o novo modelo da Volkswagen na Autoeuropa. Esses e também os que outras marcas incontornáveis como a BMW, a Siemens ou a ThyssenKrupp utilizam nas suas fábricas de todo o mundo. Quinze anos depois de surgir a ideia durante um jogo de bilhar de dois irmãos, e numa época em que a inteligência artificial e a automação estão na ordem do dia, a Introsys acaba de ser distinguida pela COTEC com o Prémio PME Inovação. Uma distinção que “representa muito” para os irmãos Nuno e Luís Miguel Flores e que “estimula a continuação do trabalho com afinco”.

3Sindicato Têxtil do Minho vaticina “tragédia social” se grupo Ricon fechar portas

dinheirovivo
O coordenador do Sindicato Têxtil do Minho e Trás-os-Montes Francisco Vieira disse hoje que o eventual fecho do grupo Ricon, que detém a rede de lojas Gant em Portugal, seria “uma tragédia social”.

4Há menos 55 portugueses a emigrar por dia do que no pico da crise

oje
“A emigração cresceu até 2013 e a partir daí começou a descer lentamente, com cerca de 115 mil saídas em 2014 e cerca de 110 mil em 2015. Em 2016 estimamos que tenham sido 100 mil”, afirmou ao Expresso o coordenador do Observatório da Emigração.

5Trabalhadores do comércio agendam greve para véspera de Natal

ri.jornalnegocios
O sindicato dos trabalhadores das empresas de serviços, comércio, restauração e turismo convocou uma greve para os dias 23 e 24 de Dezembro.

6Horas de trabalho a mais? No Japão vai haver um drone a mandar empregados para casa

ri.jornalnegocios
Ao som de “Chegou a hora do adeus”, a partir de Abril as empresas japonesas já podem controlar os trabalhadores que ficam horas a mais no trabalho e pressioná-los a ir para casa. Com a ajuda de um drone.

7Outros

ri.diariodenoticias

Empresa dona das lojas Gant em Portugal está à beira da falência

O grupo têxtil Ricon, que detém a rede de lojas da marca de vestuário Gant em Portugal, está à beira da falência. A notícia é avançada pelo Negócios, que diz que a empresa, com sede em Vila Nova de Famalicão, “está em processo de insolvência depois de falhar os acordos com a banca, com o grupo internacional Gant e com eventuais novos investidores”. Segundo o Negócios, a Ricon apresentou a insolvência no início desta semana, no Tribunal de Famalicão.

Como a sua personalidade condiciona o salário que ganha

Estudo holandês estabelece uma relação praticamente direta entre a personalidade do trabalhador e o salário que lhe é garantido pela empresa.

dinheirovivo

Landing.jobs vai ajudar 2500 pessoas a encontrar emprego em Berlim

200 participantes no Landing.Festival não vão pagar bilhete de avião e vão ter visita exclusiva a empresas como Mytaxi, Zalando e Trivago.

Associação das renováveis preocupada com “indefinição” do Governo

A não existência de uma legislação clara para o setor eólico causa preocupação à Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN).

ri.jornalnegocios

Irlanda e Islândia: os extremos europeus em matéria de impostos

Em 2016, a Irlanda foi o país europeu que menos impostos e contribuições sociais cobrou. A Islândia saltou para o extremo oposto. Portugal mantém-se a meio da tabela, com especial apetite pelos impostos indirectos, segundo os números do Eurostat.

Portugal cresceu abaixo da Zona Euro no terceiro trimestre

O Eurostat reviu em ligeira alta o crescimento do PIB da Zona Euro no terceiro trimestre, que foi suficiente para superar o desempenho de Portugal.

Bitcoin volta a disparar e já vale mais de 14 mil dólares

A criptomoeda mais conhecida do mundo está imparável. Só esta semana já subiu mais de 30%, o que equivale a mais quase 3.500 dólares.

PSI-20 reforça ganhos apoiado pelo grupo EDP e pelo BCP

A bolsa nacional acentuou a tendência de ganhos face ao início da sessão estando agora a somar perto de 0,5% apoiada pelas subidas da EDP Renováveis, da EDP e do BCP. Já a Mota-Engil segue em máximos de mais de três anos.

ri.observador

Bitcoin: rivais de Zuckerberg multimilionários

Os gémeos norte-americanos Tyler e Cameron Winklevoss, que acusaram Mark Zuckerberg de lhes ter roubado a ideia para o Facebook, passaram a barreira dos mil milhões de dólares em moeda virtual.

ri.portugalnews

IIº Encontro dos Investidores da Diáspora

O “IIº Encontro de Investidores da Diáspora” decorrerá em Viana do Castelo, no Forte de Santiago da Barra, nos dias 15 e 16 de dezembro de 2017, numa iniciativa conjunta do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas/Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID) e da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Seminário “Moçambique: perspetivas económicas e oportunidades do mercado para as PME portuguesas”

A AIDA– Associação Industrial do Distrito de Aveiro, em parceria com a CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e com a Universidade de Aveiro, realiza o seminário “Moçambique: perspetivas económicas e oportunidades do mercado para as PME portuguesas”, no dia 12 de dezembro de 2017.