Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Ministro da Economia diz que há investidores interessados na antiga Triumph
  2. Tecnologia: Despesa deve aumentar 4,5% este ano e continuar a crescer em 2019
  3. Centro de Portugal cresce o dobro da média nacional
  4. Preços à saída das fábricas subiram 3,4% em 2017
  5. Há cinco vinhos portugueses no Top 50 da Vivino
  6. C&A quase vendida a investidores chineses
  7. Outros

1Ministro da Economia diz que há investidores interessados na antiga Triumph

ri.jornalnegocios
O Governo revelou que existem investidores interessados na fábrica da Têxtil Gramax Internacional (TGI), a antiga Triumph que corre o risco de fechar. Manuel Caldeira Cabral destacou que o Governo está preocupado em manter os cerca de 460 postos de trabalho na fábrica de roupa interior feminina.

2Tecnologia: Despesa deve aumentar 4,5% este ano e continuar a crescer em 2019

ri.diarioeconomico
Estudo da consultora Gartner aponta para um mercado de 3 biliões de euros. Principais focos para o investimento serão os processos de digitalização, a tecnologia blockchain, a internet das coisas (IoT, na sigla inglesa), utilização de big data e algoritmos para inteligência artificial.

3Centro de Portugal cresce o dobro da média nacional

dinheirovivo
Número total de dormidas na região Centro cresceu mais de 20% em comparação com novembro de 2016.

4Preços à saída das fábricas subiram 3,4% em 2017

ri.jornalnegocios
O índice de preços da produção industrial acelerou no ano passado em relação ao ano anterior. Descontando os preços da energia, este indicador teria aumentado menos de metade.

5Há cinco vinhos portugueses no Top 50 da Vivino

dinheirovivo
A Vivino é a app de vinhos mais popular no mundo, com mais de 26 milhões de utilizadores.

6C&A quase vendida a investidores chineses

dinheirovivo
A empresa sublinhou, no entanto, que está em curso uma transformação da C&A, que passa pela exploração de mercados emergentes, como a China.

7Outros

ri.diarioeconomico

Componentes automóveis ultrapassam barreira dos 10 mil milhões

Aumento da produção de automóveis em Espanha, para onde vão a maioria das exportações, está a aquecer a indústria nacional. Mas a concorrência de Marrocos aperta. Portugal tem capacidade para receber pelo menos mais uma unidade de produção de automóveis.

Coimbra acolhe centro de direitos humanos para empresas e negócios

O Coimbra Business & Human Rights Centre vai dedicar-se à forma como nacionais e estrangeiros veem respeitados os seus direitos nas empresas portuguesas. O projeto é apresentado esta quarta-feira, 17 de janeiro.

 

Todas as embalagens de plástico no mercado europeu vão ser recicláveis até 2030

A Comissão Europeia divulgou esta terça-feira a Estratégia Europeia para a substituição de produtos de plástico por materiais reutilizáveis.

ri.diariodenoticias

Progressões na carreira não chegam a todos em janeiro

As progressões na carreira dos funcionários públicos serão pagas “assim que possível”, havendo serviços que não vão conseguir processar o acréscimo salarial em janeiro, mas apenas nos meses seguintes, com retroativos, disse à Lusa fonte do Ministério das Finanças.

dinheirovivo

Mais de 40% do novo crédito ao consumo é para comprar carro

Nos primeiros 11 meses do ano, as entidades financeiras emprestaram mais de 6,1 mil milhões de euros para compra de bens ou serviços de consumo. Mais de 2,52 mil milhões de euros foram destinados para a aquisição de automóvel a um ritmo de cerca de 230 milhões por mês.

Incubadora de empresas cria 18 postos de trabalho em Carrazeda de Ansiães

São nove as empresas instaladas na incubadora. O apoio aos empreendedores dura 24 meses.

ri.expresso

Conselho de Finanças Públicas prevê défice abaixo de 1,4%

O Conselho de Finanças Públicas (CFP) alinha com o Governo e acredita que o défice orçamental de 2017 será inferior a 1,4% do PIB, devido ao aumento da receita com impostos e à menor despesa com juros, alinhando com as previsões do Governo.

Governo e sindicatos da Função Pública discutem hoje acordo negocial para 2018

O governo e sindicatos da Administração Pública têm hoje a primeira reunião do ano e vão discutir um acordo para a negociação coletiva, um diploma sobre segurança no trabalho e o processo de descongelamento de carreiras.

ri.jornalnegocios

Bitcoin afunda 20% e regressa à casa dos 11 mil dólares

A bitcoin desce 14,24% para 11.934,56 dólares, depois de ter desvalorizado um máximo de 19,53% para 11.199,07 dólares, o valor mais baixo desde 22 de dezembro.

Construtores automóveis investem mais de 90 mil milhões em carros eléctricos

Uma recolha efetuada pela Reuters aponta para um investimento de, pelo menos, 90 mil milhões de dólares por parte das grandes fabricantes mundiais num mercado que representa apenas 1% das vendas a nível mundial, mas que deverá continuar a crescer.

China, o dragão de inovação

A questão agora é se a China, bem posicionada para se tornar o líder mundial da inovação, concretizará essa oportunidade em 2018 ou pouco depois.

Jerónimo Martins e Sonae sobem no “ranking” das maiores retalhistas do mundo

A Jerónimo Martins e a Sonae subiram no ‘ranking’ global do retalho em 2017, face ao ano anterior, registando “uma evolução significativa da sua posição”, revela hoje o estudo anual da Deloitte ‘Global Powers of Retailing 2018’.

ri.jornaldenoticias

Setor automóvel vale 5,9% do PIB em Portugal

De acordo com o estudo da Mobinov, o setor agrega afinal 900 empresas, com 72 mil trabalhadores, responsáveis por 16% do valor acrescentado bruto (VAB) da indústria exportadora nacional. A atividade das empresas valeu 11 mil milhões de euros, o que equivale a 5,9% do produto interno bruto (PIB).

ri.noticiasaominuto

Setor automóvel vale 5,9% do PIB em Portugal

De acordo com o estudo da Mobinov, o setor agrega afinal 900 empresas, com 72 mil trabalhadores, responsáveis por 16% do valor acrescentado bruto (VAB) da indústria exportadora nacional. A atividade das empresas valeu 11 mil milhões de euros, o que equivale a 5,9% do produto interno bruto (PIB).

Inflação na Alemanha fixa-se em 1,8% em 2017

A taxa de inflação média homóloga na Alemanha em 2017 foi de 1,8%, depois de ter ficado abaixo de 1% entre 2014 e 2016, segundo dados definitivos divulgados hoje pela agência federal de estatística alemã (Destatis).

ri.observador

Sara Sampaio na capa da Harper’s Bazaar

A modelo portuguesa é a capa de fevereiro da publicação Harper’s Bazaar, na edição de Singapura. É a primeira capa do ano para Sara Sampaio e é a segunda vez que está na primeira página desta revista.

Miguel Vieira em Milão com rock à mistura

No ano em que assinala 30 anos de carreira, Miguel Vieira arranca com um desfile em Milão. Pela passerelle passou a coleção masculina para o próximo inverno, com o espírito rock bem ao de cima.

ri.publico

Precários do Estado estão a ser mandados para casa enquanto esperam por concursos

Existem trabalhadores do Estado em situação precária que estão a ser dispensados enquanto aguardam resposta ao requerimento do programa de “regularização extraordinária de vínculos precários” da administração pública (PREVPAP), denunciam sindicatos da função pública citados pelo Diário de Notícias esta terça-feira.

Falta um mês para os contribuintes validarem as despesas no E-factura

Uma das datas mais importantes é o dia 15 de fevereiro, o último momento que os contribuintes podem validar no Portal das Finanças as faturas. Propinas e despesas de saúde nos hospitais só aparecem no Portal das Finanças em fevereiro.