- Evolução do sector têxtil em três gráficos
- 85% da indústria portuguesa aceita prazos de pagamento mais alargados
- Empresas “têm de empregar mais e melhor”, diz ministro
- OCDE: Portugal continua a ter doutorados a menos e em situação laboral precária
- Mercadona “esmaga” concorrência em 2017. Grupo está a chegar a Portugal
- Incubadora espacial portuguesa aceita novas candidaturas
- Outros
1Evolução do sector têxtil em três gráficos
Após subir ao pico da montanha em 2001, a entrada da China na OMC, o alargamento a Leste e a crise financeira global atiraram a indústria têxtil e de vestuário “ao tapete”. Um ano antes da intervenção externa, começou a recuperar os principais indicadores.
285% da indústria portuguesa aceita prazos de pagamento mais alargados
No setor da Indústria, o prazo médio de pagamento concedido ao setor público em Portugal é 50% superior ao da Europa.
3Empresas “têm de empregar mais e melhor”, diz ministro
O ministro da Ciência considera “particularmente importante” o ensino superior politécnico para “a qualificação de Portugal”.
4OCDE: Portugal continua a ter doutorados a menos e em situação laboral precária
Portugal continua a ter doutorados a menos, sobretudo nas empresas, e em situação laboral precária e desperdiça dinheiros públicos escassos ao financiar bolsas de doutoramento sem priorizar áreas de investigação onde essa formação faz falta.
5Mercadona “esmaga” concorrência em 2017. Grupo está a chegar a Portugal
Cadeia espanhola, que está a caminho de Portugal, cresceu mais do que ninguém no setor e quase triplicou a quota do seu concorrente mais próximo.
6Incubadora espacial portuguesa aceita novas candidaturas
O apoio financeiro é 50 mil euros por empresa e o apoio técnico e de negócio é coordenado pelo Instituto Pedro Nunes, em Coimbra.
7Outros
Crowdfunding regulado a partir de sábado. Multas podem atingir um milhão
Definição de sanções era o passo que faltava para definir este meio de financiamento para startups ou para campanhas particulares.
Portugal disposto a aumentar contribuição para orçamento da UE
António Costa afirmou que Portugal está disponível para aumentar a contribuição nacional para o orçamento comunitário europeu.
Exportações do têxtil português batem “recorde absoluto”
As exportações portuguesas de têxtil e vestuário atingiram em 2017 um “recorde absoluto”, aumentando 4% face ao ano anterior.
Google vai abrir centro de operações e não ‘call center’ em Portugal
A empresa tecnológica Google assegurou hoje que o espaço que vai abrir em Oeiras não é um ‘call center’, mas sim um centro de operações.
Alemanha e França pedem repressão global contra a bitcoin
Os ministros das Finanças da Alemanha e França, bem como a maior parte dos banqueiros centrais, juntaram-se para apelar a uma repressão global contra a bitcoin e as outras criptomoedas.
Calçado bate novo recorde e fica “ao pé” dos dois mil milhões de exportações
A indústria portuguesa de calçado fechou 2017 com um novo máximo histórico nas exportações, o que acontece pelo oitavo ano consecutivo. As vendas de sapatos para mais de 150 países atingiram os 1,979 mil milhões de euros, mais cerca de 56 milhões do que no ano anterior.
Preços dos combustíveis descem para mínimos do ano
As fortes descidas das matérias-primas vão ditar reduções nos preços dos combustíveis, que só não serão mais acentuadas porque o euro valorizou.
Quem manteve o emprego recebeu aumentos de 3,7%
Salários subiram, em termos nominais, 3,7% para os trabalhadores que se mantiveram empregados, um número que desce para 3,3% se excluirmos os trabalhadores com salário mínimo. Apesar disso, a remuneração média declarada esteve, em termos reais, quase estagnada em 2017.
Bolsas europeias acompanham EUA na nova vaga de desvalorizações
Os principais índices europeus estão a meio da sessão com perdas entre 1% e 2%, depois das vincada desvalorização da véspera registada em Wall Street. Os analistas falam em correcção de expectativas em relação à inflação e taxas de juro nos EUA.