Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Comissão Europeia reconhece “esforço impressionante” de Portugal
  2. Patentes concedidas a Portugal em 2017 atingem o valor mais elevado numa década
  3. PIB da China poderá superar o da Zona Euro já este ano
  4. UE rejeita ambições do Reino Unido para o comércio mas abre a porta a uma renegociação
  5. Conheça as 10 pessoas (cada vez) mais ricas do mundo
  6. Barbies que homenageiam mulheres “inspiradoras”
  7. Outros

1Comissão Europeia reconhece “esforço impressionante” de Portugal

ri.diariodenoticias
A Comissão Europeia retirou hoje Portugal da lista de Estados-membros com “desequilíbrios macroeconómicos excessivos”.

2Patentes concedidas a Portugal em 2017 atingem o valor mais elevado numa década

ri.jornalnegocios
Os pedidos de patentes feitos pelas instituições nacionais caíram quase 6% em 2017, o que pode ser explicado nomeadamente pelo facto de a Novadelta não ter apresentado tantos pedidos de patentes como em 2016. As patentes concedidas a entidades nacionais subiram 15% para o valor mais alto em dez anos.

3PIB da China poderá superar o da Zona Euro já este ano

ri.jornalnegocios
A China está prestes a ultrapassar a economia da Zona Euro este ano, naquele que é já apelidado como o “século asiático”, de acordo com a Bloomberg.

4UE rejeita ambições do Reino Unido para o comércio mas abre a porta a uma renegociação

ri.jornalnegocios
O Conselho Europeu preparou um documento onde define os seus objectivos para a futura relação comercial com o Reino Unido. Ficam aquém das pretensões de Londres, mas o bloco regional admite renegociar, se os britânicos mudarem a sua posição.

5Conheça as 10 pessoas (cada vez) mais ricas do mundo

dinheirovivo
A única fortuna portuguesa na lista dos 500 mais ricos é a de Maria Fernanda Amorim, viúva do empresário Américo Amorim.

6Barbies que homenageiam mulheres “inspiradoras”

ri.diariodenoticias
A artista Frida Kahlo e a a aviadora norte-americana Amelia Earhart são duas das personalidades que têm uma versão em boneca.

7Outros

ri.diariodenoticias

Portugal sai da lista dos países com desequilíbrios macroeconómicos excessivos

A Comissão Europeia retirou hoje Portugal da lista de Estados-membros com “desequilíbrios macroeconómicos excessivos”, por ocasião da adoção do “pacote de inverno de semestre europeu” de coordenação de políticas económicas, considerando agora que o país apresenta apenas “desequilíbrios”.

Angola corta 14% no dinheiro em circulação física para valorizar o kwanza

Angola vive desde finais de 2014 uma profunda crise financeira e económica decorrente da quebra para metade nas receitas com a exportação de petróleo.

dinheirovivo

Bolsa de Wall Street segue em baixa no meio de incerteza sobre medidas protecionistas

A bolsa de Nova Iorque negociava hoje em baixa no início da sessão, no meio da incerteza quanto às medidas protecionistas defendidas pelo Presidente Donald Trump.

Centro de Competências Digitais da Administração Pública em maio

O Centro de Competências Digitais da Administração Pública, que visa dotar o setor de recursos especializados estará em funcionamento em dois meses.

Obras do Mercado do Bolhão arrancam em maio

Transferência dos comerciantes para o espaço que os vai acolher durante dois anos de obra é feita em abril, anunciou hoje a autarquia.

Há 11 países da UE que ainda apresentam desequilíbrios económicos

A Comissão Europeia considera que a economia comunitária está a “crescer robustamente”, mas identifica ainda 11 Estados-membros com desequilíbrios económicos, três dos quais “excessivos”, grupo no qual já não está incluído Portugal.

ri.expresso

Bruxelas diz que subidas do salário mínimo não prejudicaram emprego

A Comissão Europeia considera que os rendimentos dos trabalhadores de menores salários subiram e não houve efeitos negativos na criação de postos de trabalho. Mas pede ao Governo e aos parceiros sociais para monitorizarem a situação.

oje

Férias já não são só no verão. 47% dos portugueses também vão na Páscoa

Quanto aos gastos, os números globais deste estudo apontam, ainda, para que 22% dos inquiridos utilize cartão de crédito nas férias pascais.

ri.portugalnews

Workshop: As oportunidades das multilaterais para o setor TIC

A aicep Portugal Global, o GPEARI do Ministério das Finanças, em parceria com a ANETIE-Associação Nacional Empresas das Tecnologias de Informação e Eletrónica e a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, organizam o Workshop “As oportunidades do mercado das multilaterais para o setor das TIC”, a 14 de março, pelas 10h 30m, desta vez no Porto, Sede Nacional da ANJE (Rua Paulo da Gama).

Banco central de Inglaterra alerta para os riscos das moedas virtuais

O governador do Banco de Inglaterra comentou recentemente o estado das moedas virtuais, nomeadamente de que forma poderão estar a redefinir as conceções que a sociedade tem de dinheiro e os desafios que se colocam ao futuro do setor financeiro.